160 Mil Km qual oleo usar

onerox21

Novato
Boa tarde Galera sou novo aki, liiiiiiiiiiiiiiiiii tdinhu mas nao consegui chegar ao veredito meu carro é um a3 1.6 custumo usar o oleo GTX 20W50, meu carro nao pinga oleo no chao nem nd, mas o FDP baixa oleo acredito ki ainda estou normal pelo manual 1 litro a cada 1000 km, cara isso assusta mas beleza ele tem um barulho bonito nada estranho funciona como um reloginho, ja reparei ki quando vou acelerar forte tipo jogo uma 3 ou 4 e piso fundo sai uma fumaca, fora isso nao acho ki meu carro queime oleo... oque pode ser? obrigado a todos

fui inventar de usar o 10 40, o carro quente'fino' ele acende a luz,vou voltar pro normal q usava,mais grosso imagino q o meu deve ta quase ai nessa kkm,meu velocimentro e hodometro nao funciona

Boa tarde turma, desenterrando esse post. Comprei meu Audi 1.8t 150cv e o antigo dono disse que estava usando óleo semi-sintético. Vi bastante discussão sobre mineral e sintético mas nada sobre o semi. O que dizem, continuo utilizando o semi acho que é 15-40 ou 15-50 não lembro e mais o militec (que já vinha sendo utilizado pelo antigo dono) ou na próxima troca de óleo passo a usar outro?

O meu está com 196k km, usando o pentosin 5w40 e filtro de oleo original a cada troca. motor liso desde a primeira partida pela manhã, baixando 0.5l de óleo a cada 4k km, o que é normal.

Esse negocio de trocar a viscosidade do óleo com base na kilometragem é besteira. O óleo certo é aquele recomendado pela montadora, independente da km.

Se o seu carro está baixando óleo, não vai adiantar colocar um mais grosso. O motor só vai consumir óleo além do normal nas seguintes condições:

1- Desgaste acentuado de anéis/cilindros (retificar)
2- Vazamento pelas juntas e retentores do motor ou pela tubulação de respiro do carter (verificar tubulações do respiro e juntas do motor e de lubrificação da turbina)
3- Retentores de valvula com desgaste/ressecados (retificar cabeçote e trocar retentores)
3- Válvula PCV defeituosa ou ineficiente (verificar a pressão da mola da PCV. As vezes, só limpar já resolve)
4- Turbina com folga (retificar/trocar turbina)

Se algum dos itens acima estiver ocorrendo com seu carro, a única vantagem em colocar um óleo mais grosso é que normalmente não mais baratos.