160 Mil Km qual oleo usar

kleberws

Membro
É bem por ai Victor!
Sem querer dar carteirada em ninguém e muito menos parecer arrogante, estamos aqui para contribuir e aprender!!
Já que o amigo está andando com óleo mineral, assim que fizer uma boa revisão no carro, tente passar a usar o sintético, pois são compostos diferentes e principalmente pela viscosidade e lubrificação de turbina. E como a matemática não mente, é mais barato do que usar o óleo mineral + o tal do militec!

Abraço a todos!
 

Cfacioli

Membros VIP
Galera, antes de qualquer coisa, se vcs lerem o manual verão que NAO É ESPECIFICADO A VISCOSIDADE.

O que o manual recomenda, é a classificação. Relembrando:

A- óleos sintéticos, com especs: VW 500 00 ou VW 502 00
B- óleos multiuso, com especs: VW 501 01

Demais: ACEA A2 ou A3.

Traduzindo, sempre que vc for comprar óleo para seu carro pare e olhe as embalagens. Se estiver escrito que atende alguma das classificaçòes acima, pelo menos a vw 501 01, problema resolvido.

Viscosidade, tem que ser algo que se adeque ao nosso clima. Quanto menor a temperatura do ambiente, melhor viscosidades menores e vice versa (por ex, onde há NEVE, o interessante é um 0W30.... onde é quente, tropical, um 15w40 atende perfeitamente!)

Logo, sem segredos. Atendeu as normas, tá valendo. Relembrando que qnto mais cedo trocar melhor é, trocar sempre o filtro, usar combustível bom e bla bla bla
 

DouglasM

Novato
No meu uso Castrol 100% sintético 5w40 a cada 5k km junto com o filtro .
O carro está com 63k km com muita saúde, sem baixar uma gota e sem nenhuma borra .

Abs !
 

gabrielm

Novato
Galera, antes de qualquer coisa, se vcs lerem o manual verão que NAO É ESPECIFICADO A VISCOSIDADE.

O que o manual recomenda, é a classificação. Relembrando:

A- óleos sintéticos, com especs: VW 500 00 ou VW 502 00
B- óleos multiuso, com especs: VW 501 01

Demais: ACEA A2 ou A3.

Traduzindo, sempre que vc for comprar óleo para seu carro pare e olhe as embalagens. Se estiver escrito que atende alguma das classificaçòes acima, pelo menos a vw 501 01, problema resolvido.

Viscosidade, tem que ser algo que se adeque ao nosso clima. Quanto menor a temperatura do ambiente, melhor viscosidades menores e vice versa (por ex, onde há NEVE, o interessante é um 0W30.... onde é quente, tropical, um 15w40 atende perfeitamente!)

Logo, sem segredos. Atendeu as normas, tá valendo. Relembrando que qnto mais cedo trocar melhor é, trocar sempre o filtro, usar combustível bom e bla bla bla

alguem tem que fixar esse post!!!!

nao aguentava mais gente dizendo que o OLEO CERTO É O 5-40....sem mesmo dizer se tem especificação ou nao...ta louco! nao sabem nem o que dizem....

vw 50200 ou 501. e ponto.

to rodando com o schell HX7 - 50200 que é 10-40. amigo meu é representante da schell e vende os oleos pros postos...

att
 
Num sabia que a Audi num especifica a viscosidade... Interessante isso, tenho uma tabela no trampo que coloca viscosidade em função da temperatura... Teoricamente tem ela no manual, mas msm assim depois coloco aqui...
 

Cfacioli

Membros VIP
Num sabia que a Audi num especifica a viscosidade... Interessante isso, tenho uma tabela no trampo que coloca viscosidade em função da temperatura... Teoricamente tem ela no manual, mas msm assim depois coloco aqui...

Vc quer dizer que TERIA QUE TER no manual né... mas não tem. É fato.

Esses dias eu tava vendo o manual do fusca que temos, um tio meu falecido comprou ele zero km. No manul tinha tuuuudo, incrível. Até torque de parafuso de roda tinha. Inclusive a parte de óleo, com as viscosidades recomendadas de acordo com o clima onde o fusca iria "viver".

Enfim, o fato é que no nosso não tem.

Eu queria mesmo conhecer uma tabela dessas, com a viscosidade em cada faixa de temperatura... se acha, posta aí pra gente!

Abrass
 
Isto que o carlão disse eh fato quero ver um oleo com uma viscuosidade que atende no sul atender em Manaus e Cuiabá nem sempre da certo.

O Carlao viu meu motor aberto e viu que o mineral que eu ando deixa o motor limpo, agora refiz tudo motor esta zero novamente comprei o castrol, magnatec rodei com ele apenas no fds ontem voltei la na oficina tirei e coloquei o mobil 20w50 novamente com militec.
Eu concordo com muita coisa ai e discordo de umas, carro ate os 100mil da pra usar oleo fino sim mas qdo se passa dos 150 mil km nao tem como ou vc engrossa o oleo ou ele vai sair pra algum lugar, ate porque os motores vão criando folgas, ainda mais os nossos que são turbos.
Engenheiro falar que de mtores rodam 400mil km sem abrir???????? quero que eles vao todos la em casa um celta com 110Km tirado zero todas revisoes na concessionaria ja esta batendo saia de pistao, um gol G5 2010 tirado zero com 20 mil km ja tinha borra de oleo e foi parar na concessionaria e duvido que meu audi andasse mais 100 mil km sem abrir motor, aqui nio meu servico tem 12 carros saveiro stradas palio todos da faixa de 250mil km e so dois ainda nao abriram o motor, esta historia de motor rodar 500 mil km ja era nao existe isto mais nao, ainda mais com a gasolina que usamos hj em dia.

Estava conversando com o maior preparador de cabeçotes da regiao que faz para carros de arrancada que fez meu cabeçote, e ele disse que a gde maioria das borras hj em dia nem é no óleo e sim na gasolina ruim, pois forma vapores que fazem esta borra.
Entao é complicado o que servem para uns, para outros nao servem, sou do time QUE se ta ganhando nao se meche, fiz meu motor e vou voltar a usar o 20w50 com militec, ate porque ontem dpois que tirei o castrol magnatec e coloqueio que eu gosto de usar a diferenca eh mto gde ate na aprtida o motor gira mais facil, que nem o carlao viu minahs brozinas estes dias rodei 18 km com pressao de oleo a zero de casa ate na oficina com militec minhas bronzinas nem sequer arranharam.
 
O intuito de abrir est tópico era pra pegar opnioes de gente que tem carro com tal quilometragem ver o óleo que esta usando e apresentar os resultados, e não ir pelo que engenheiro e manual aconselha, se for seguir tudo que eles recomendam não teria aqui carros com roda gde up de turbina, chip e filtros esportivos, carros rebaixados e mais uma imensa lista de modificações que fazemos nos carros, pq como apresentei no inicio o ex dono do meu usava o 15w40 e qdo eu comprei estava baixando quase 1 litro por troca, qdo eu pulei pro mobil parou de baixar so que neste meio tempo rodei 50 mil km, e queria uma opniao de alguem que estivesse nas mesmas condições minhas, mas resolvi abrir o motor neste intervalo ate com opnies de pessoas do forum mesmo Andredal, Carlao etc e vi que o oleo que estou usando esta cumprindo o seu trabalho preitamente que o Carlao mesmo viu meu motor aberto e é de testemunha ocular hehehehe,

Bom dia galera abração a todos pela ajuda e opnioes tbem mto obrigados a todos.
 

Cfacioli

Membros VIP
É isso aí guilherme, realmente o motor tava limpinho, e as bronzinhas, vira, camisas, tudo 100%, sem NENHUMA marca.

Se o óleo atende às especificações, nao tem muito segredo.

Clima quente, usa graduação maior
Clima frio, graduação menor
Qnto maior o delta entre o x"W"y, melhor
qnto menor o índice w, melhor pra partida
qnto maior o indice depois do w, melhor para manter capacidade de lubrificacao qndo quente
 
Falou tudo agora Carlao

gabriel respondendo a sua pergunta vou te passar os preços detalhados

Anéis (Cofap) R$ 230,00
bronzinas (Metal Leve) R$ 76,00
Bomba de òleo Chadek R$ 314,00
Brunimento camisa R$ 60,00
Todas valvulas guias e retentores R$ 700,00
Mão de obra mecanica R$ 300,00
Mão de Obra cabeçote R$ 300,00
Correia Dentada R$ 105,00

Somando R$ 2085,00 fora isto o montante gasto.
Abraço Dr.
 

gahbriel

Novato
Pronto, esse tópico rendeu, e me tirou todas as dúvidas hehe

Na primeira troca de óleo q fiz, procurei no manual, e como não especificava viscosidade, sempre fui pela classificação vw.
Fato é q carros com alta quilometragem criam folgas, então tem q aumentar a viscosidade, se não o óleo foge, nunca deixei de por o óleo indicado,simplesmente não pus sintético.

Abs galera! Esse tópico valeu!!! haha
 

gahbriel

Novato
Falou tudo agora Carlao

gabriel respondendo a sua pergunta vou te passar os preços detalhados

Anéis (Cofap) R$ 230,00
bronzinas (Metal Leve) R$ 76,00
Bomba de òleo Chadek R$ 314,00
Brunimento camisa R$ 60,00
Todas valvulas guias e retentores R$ 700,00
Mão de obra mecanica R$ 300,00
Mão de Obra cabeçote R$ 300,00
Correia Dentada R$ 105,00

Somando R$ 2085,00 fora isto o montante gasto.
Abraço Dr.

Valeu ai, jah vou me preparando, ano q vem, qdo chegar nos 200k Km vou fazer a geral, e ver se é preciso abrir (acho q sim, mas calma calma, n criemos pânico kkk). Aproveito e ja preparo o Up.

E aquele miltec, do ML, será q é quente? Nunca comprei, mas vi o pessoal comentando o preço mto baixo, sempre fico desconfiado.

Abs
 
Guilherme, meu Fiesta está com mais de 122.000km... Está aqui em casa desde 0km e ainda não vi nenhuma necessidade de trocar o 5W30 Motorcarft especificado pela Ford... Não bate tucho, não bate corrente, não bate saia, não tem borra, não fuma, nem consome óleo... O carro fez a primeira revisão na Ford, o resto foi troca de óleo e filtro numa casa de óleo aqui perto do meu trabalho, sempre por marca boa... Combustível sempre do mesmo posto Ipiranga... Velas troco a cada 50mil km por velas Motorcraft, precisei trocar bobina duas vezes e limpei bico duas vezes tb (maioria das coisas eu faço em casa, só num faço coisa mto pesada pq num tenho elevador nem nada)... Pelo menos quando falamos de motores Ford, poucas pessoas obtiveram sucesso com a troca da especificação do óleo por mais grossos...Tanto no RoCam qnt no Duratec...

Eu num achei a tabela completa das temperaturas e viscosidades, mas essa aqui dá pra ter uma idéia...
 

Anexos

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    Sem título.png
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Assim é bom victor sinceramente ninguem la de casa teve ford entao nao posso dizer mas estes outros ai la de casa ja estao neste nivel, gasolina tbem sempre ando com 3 tanques de normal e 1 tanque de podium pra ajudar da uma limpada.

Gahbriel sobre est militec aqui na cidade tem um revendedor e ele me disse qie pode abrir o olho que nem de custo sai isto pra ele, entao rpefiro pagar um pouco a mais pegar em maos sem frete do que tomar um susto dpois e nao receber ainda mais estando bem abaixo do rpeco assim em relação aos outros.
 

gahbriel

Novato
Assim é bom victor sinceramente ninguem la de casa teve ford entao nao posso dizer mas estes outros ai la de casa ja estao neste nivel, gasolina tbem sempre ando com 3 tanques de normal e 1 tanque de podium pra ajudar da uma limpada.

Gahbriel sobre est militec aqui na cidade tem um revendedor e ele me disse qie pode abrir o olho que nem de custo sai isto pra ele, entao rpefiro pagar um pouco a mais pegar em maos sem frete do que tomar um susto dpois e nao receber ainda mais estando bem abaixo do rpeco assim em relação aos outros.

O pior não é não receber nada. O pior é receber uma porcaria e envenenar o carro.

Em relação a durabilidade do motor, tudo depende do regime de trabalho do mesmo. Nem digo sobre andar suave ou arrepiando geral, mas em relação a potência, torque. Um carro 1.0 l, 70 cv tem q durar mais q um carro com pegada semi-esportiva e 180 cv turbo. O motor trabalha bem mais intensamente, mesmo q os engenheiros sejam os caras, projetando carro pra milhares de Km, a realidade é outra.
A mesma coisa é rodar com 2 Kg de pressão na turbina. Vai andar muito, mas por pouco tempo.
 

Cfacioli

Membros VIP
O pior não é não receber nada. O pior é receber uma porcaria e envenenar o carro.

Em relação a durabilidade do motor, tudo depende do regime de trabalho do mesmo. Nem digo sobre andar suave ou arrepiando geral, mas em relação a potência, torque. Um carro 1.0 l, 70 cv tem q durar mais q um carro com pegada semi-esportiva e 180 cv turbo. O motor trabalha bem mais intensamente, mesmo q os engenheiros sejam os caras, projetando carro pra milhares de Km, a realidade é outra.
A mesma coisa é rodar com 2 Kg de pressão na turbina. Vai andar muito, mas por pouco tempo.

Discordo hein... um motor 1.0 na maioria das vezes é MUITO mais exigido que um motor por ex de 180cvs. Vc vai exigir muito mais vezes os 70 cvs dele do que alguém que tenha um 180 cvs vai exigir. Tipo, vc vai andar no talo do motor muito mais num 1.0 do que num motor mais potente.

Por isso 1.0 as vezes é anti economico (estrada por ex) e duram BEM menos.
 

gahbriel

Novato
Discordo hein... um motor 1.0 na maioria das vezes é MUITO mais exigido que um motor por ex de 180cvs. Vc vai exigir muito mais vezes os 70 cvs dele do que alguém que tenha um 180 cvs vai exigir. Tipo, vc vai andar no talo do motor muito mais num 1.0 do que num motor mais potente.

Por isso 1.0 as vezes é anti economico (estrada por ex) e duram BEM menos.

Mas o 1.0 n foi feito pra andar no talo, vc anda se quiser assumir o risco. Por isso falei das turbinas, que tem uma vida útil de x Km, uma pressão segura até 1,5 Kg, mas às vezes pra alcançar a potência desejada, essa pressão é até dobrada, o que reduz a vida útil da turbina.

Até mudo o que eu disse, vida útil do motor e etc e tal inversamente proporcional a intensidade do modo de uso.
 
Falou tudo agora Carlao

gabriel respondendo a sua pergunta vou te passar os preços detalhados

Anéis (Cofap) R$ 230,00
bronzinas (Metal Leve) R$ 76,00
Bomba de òleo Chadek R$ 314,00
Brunimento camisa R$ 60,00
Todas valvulas guias e retentores R$ 700,00
Mão de obra mecanica R$ 300,00
Mão de Obra cabeçote R$ 300,00
Correia Dentada R$ 105,00

Somando R$ 2085,00 fora isto o montante gasto.
Abraço Dr.

Agora que eu vejo isso dá até raiva... Pagou muito barato de mão de obra e até peças e o mecânico não fez nenhuma caga. Paguei mais caro e recebi o carro sem essas coisas trocadas... Que seu carro dure muitos anos ainda.

Abraço
 
Luciano em relação a preços em MG é bem mais barato as Mãos de Obras do que em Sp e dmais regiões, e sem contar tbem que o mecânico que mecheu em meu carro é amigo meu, mas me cobrou pouca coisa ha menos que cobra dos dmais, e o cara do cabeçote tbem é amigo meu e foi da mesma forma.

O valor pago depende de região, mas cobrando nada ou cobrando caro o cara tem que entregar o carro funcionando, o carlão do clube conhece meu mecanico acho que se ele tiver muito é uns 24 anos de idade um perfeito menino, mas um gde profissional, dpois do motor feito ja rodei 13mil/km e o carro nao deu sequer um vazamento.
Amanha tenho que levar o carro la pra ver uma perca de pressao que a turbina ta dando (ve se ela ta abraçando Jesus ou algum vazamento) e ver um barulho na suspensao.

Mas a gente aprende é apanhando mesmo!
 
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