160 Mil Km qual oleo usar

Pessoal meu carro sta com 160.000 Km qual o melhor oleo para se usar?
Ele não fuma ainda motor ta mto novo ainda mas qual um oleo melhor para se usar com esta quilometragem.

Cfacioli

Membros VIP
Guilherme, vc já usou oleo mais fino e disse que baixou nível ne?

Se eu fosse vc, ja que ta usando o 20w50, continuaria nele, trocando em menores intervalos. E usando militec ainda, acho muito pouco provável dar problema. Tenta trocar pelo 15w50 da shell, aquele da embalagem amarela. Ele atende perfeitamente os requisitos do nosso motor.

Troca de 3 em 3 mil km, ou a cada 3-4 meses... o que acontecer primeiro.

Ue Andre uma boa indicação deste oleo, entao o meu problema é que ele deu borra de oleo qdo comprei ele 1 ano atras e uns 4 meses atras de novo, ate conversando com o ex dono dele que ficou com ele 3 anos ele disse que nunca deu borra usava semi sintetico 15w40.
dai veio a duvida será pq to usando mineral SM com militec? ou é pq chegou a hora mesmo da sujeira começar a descer.

Agora abrir o motor acho que não é o momento ainda pois no suspiro do cabeçote e nem no escap nem fumaça da ainda, qdo chegar a hora abro na boa motor nao me assusta, peças e manutenção é bem em conta pra min.
Ate deixei hj na oficina pra tirar o carter e limpar e trocar bronzinas sempre faço todo fim de ano isto vou ver se sujou novamente.
Comprei o castrol Magnatec 10w40 vou experimentar est mes, e sempre troco com 3~4 mil km intervalo de um mes e meio rodo bastante.

com o 20W50 sempre completo 500 ou 700 Ml a cada 4 mil km

Andre tive la na oficina agora e fiz umas contas, ja vou abrir o motor e fazer uma bela limpeza vou trocar anéis, bronzinas (Bomba de oleo ja é nova) e dar uma geral no cabeçote vai ficar em conta e fim de preocupações futuras, pois pretendo ficar com o carro mais alguns 2 anos ainda.

Ate o Carter ja estava tirado e pra minha supresa nao tinha borra nenhuma dpois de 6 meses abertos e andando com óleo mineral mobil Sm 20w50 e militec.

Acho que a sujeira que tinha era anterior pq se nao deveria ter tbem dpois da ultima borra que deu ja andei 20 mil km se fosse oleo era pra ter novamente.

Mas de toda forma vou colocar o castrol magnatec10w40 que comprei.

andando de mineral...não tende a danificar a turbina em menor tempo?!?!

Mas nao ando so com mineral ando sempre com militec cada troca de oleo vai oleo mineral e militec sai ate mais caro que se fosse so oleo sintetico Castrol Magnatec que aqui é R$ 31,oo o litro, o oleo que eu uso é o Mobil Sm 20w50 que sai R$ 12,oo o litro mais o militec R$ 80,oo.
E troco de 4 em 4 mil Km.
Ando assim quase dois anos minha turbina esta zero bala ainda, ja tive mtos carros Aps e Gms turbos todos rodei mais de 50Mil Km turbos com oleo mineral e nunca tive problemas com turbina com oleo mineral nao, nao sei estas turbinas nossas que sao menores pois sempre andava com T3 ou .50.
Os mais experts podem nos ajudar hehehee

Guilherme, vai fazer o cabeçote onde? Q q vc vai trocar? Só retentores?

O carlão vou fazer no Renner, o que vai trocar ainda nao sei, pq nao tinha nada ruim so aproveitei pra fazer a limpeza quimica e irei fazer uma revisão geral no motor, mas segundo o Renner é certeza de todos os guias, e as valvulas de escapes costuman ir pro saco com esta Km, mas vou saber so hj a noite qdo tiver tudo desmontado.

O resto do motor é anéis, bronzinas, junta a bomba de oleo é nova da ultima vez que abri o carter ja tinha trocado e o que mais aparecer no caminho, ja estou na chuva agora tem que molhar kkkkk.

Caramba este ta barato mesmo, tenho ate medo ate por curiosidade liguei pra um representante da militec que é aqui da minha cidade e colega meu, ele disse que nem de custo ele nao consegue por este valor que pode abrir o olho.
Aqui em Uberlandia tem 3 vendedores, um representante, um que compra do sul e revende aqui e outro que traz direto dos Eua e todos nesta faixa de 70 a 80 reais e pego em mãos.

gahbriel

Novato
Será q é bom?
O meu está com 185k Km. Está 100%, levei no mecânico há um mês pra limpar os bicos e tal.
Tbm to no mineral, e sse miltec a R$ 55,00 é tentador...

gahbriel

Novato
E como funciona a quantia? É aquilo q diz ali, ou sempre q vc troca jah coloca o miltec junto?

Um carinho a mais pro motor é sempre bem vvindo kkkk

Abs

É um frasco para cada troca de oleo, o fabricante aconselha por ele e rodar 20mil km mas, como eu e vc usamos oleo mineral coloco ele em toda troca pois o valor gasto equipara como se estivessemos colocando o sintetico, as vezes deixo passar uma sem por.

Cara pra tu ver refiz meu motor semana passada ja estav com alta quilometragem e estava com uams borras preferi refazer e comprei o castrol magnatec 10w40 e ja rodei 90 km e um tucho ainda nao carregou se eu tivesse colocado o mineral com ele certeza que ja tinha carregado, qdo vc usa est militec ate o barulho da partida muda o motor roda mais suava sem atrito.

Estes dias mesmo tive que fazer o teste minha pressao de oleo caiu a menos de meio kilo na rua como ando com o militec rodei 16 km ate na oficina e abrir limpei e conferimos a bronzinas nem um sinalzinho de ranhura.
Ja tinha visto um teste nele na internet e ano passado vi ao vivo em Curitiba no fesdtival de arrancada, os caras colocaram no motor de um gol funcionaram uns 5 minutos e esgotaram o óleo, e vi o motor funcionando sem oleo com o bujao do carter em cima da mesa uns 5 minutos sem oleo cara dai foi onde coloquei fé no produto. depois completaram o óleo e o motor funcionado lisinho.
Dai comecei a usa-lo.

kleberws

Membro
O mesmo que você vem usando até agora! Não tem muito o que inventar, óleo é o que consta no manual e pronto, do caso dos 1.8 20V é 5w40 sintético!
Use o Castrol, Pentosin, Elaion…

Na minha opinião vocês estão usando o óleo errado. Óleo mineral é pra motor AP e GM velho. Este motor pede óleo sintético e fazendo as contas ai de óleo mais Militec vocês gastam a mesma coisa que a troca utilizando óleo sintético, ou mais até… confiram comigo:

Para troca a cada 4000km

Óleo mineral 12,00 x 4,5 = R$54,00
Militec = R$80,00
Filtro de óleo = R$20,00 (aprox)

Total = R$ 154,00 x2(para dar o mesmo intervalo de km) = R$308,00

Óleo sintético para 10000km, utilizo este e troco sempre com 8000 ou 9000km

Pentosin 5w40 35,00 x 4,5 = 157,5

Total = R$ 177,50

E ai? Vale a pena?

Ah, o que causa borra no motor é a combinação de óleo sintético com gasolina de má qualidade, então se você abastece sempre em postos de procedência não tem porque se preocupar com borra.
Meu A3 1.8T 180cv tem 96.000km e nunca baixou 1 gota de óleo, vazou nada, não tem borra, não fuma, não pinga e quando tiro o protetor para a troca o motor está sempre impecavelmente limpo e seco.

gahbriel

Novato
É um frasco para cada troca de oleo, o fabricante aconselha por ele e rodar 20mil km mas, como eu e vc usamos oleo mineral coloco ele em toda troca pois o valor gasto equipara como se estivessemos colocando o sintetico, as vezes deixo passar uma sem por.

Cara pra tu ver refiz meu motor semana passada ja estav com alta quilometragem e estava com uams borras preferi refazer e comprei o castrol magnatec 10w40 e ja rodei 90 km e um tucho ainda nao carregou se eu tivesse colocado o mineral com ele certeza que ja tinha carregado, qdo vc usa est militec ate o barulho da partida muda o motor roda mais suava sem atrito.

Estes dias mesmo tive que fazer o teste minha pressao de oleo caiu a menos de meio kilo na rua como ando com o militec rodei 16 km ate na oficina e abrir limpei e conferimos a bronzinas nem um sinalzinho de ranhura.
Ja tinha visto um teste nele na internet e ano passado vi ao vivo em Curitiba no fesdtival de arrancada, os caras colocaram no motor de um gol funcionaram uns 5 minutos e esgotaram o óleo, e vi o motor funcionando sem oleo com o bujao do carter em cima da mesa uns 5 minutos sem oleo cara dai foi onde coloquei fé no produto. depois completaram o óleo e o motor funcionado lisinho.
Dai comecei a usa-lo.

Certo, achei q fosse assim mesmo. Quanto vc gastou pra fazer o mototr?

O mesmo que você vem usando até agora! Não tem muito o que inventar, óleo é o que consta no manual e pronto, do caso dos 1.8 20V é 5w40 sintético!
Use o Castrol, Pentosin, Elaion…

Na minha opinião vocês estão usando o óleo errado. Óleo mineral é pra motor AP e GM velho. Este motor pede óleo sintético e fazendo as contas ai de óleo mais Militec vocês gastam a mesma coisa que a troca utilizando óleo sintético, ou mais até… confiram comigo:

Para troca a cada 4000km

Óleo mineral 12,00 x 4,5 = R$54,00
Militec = R$80,00

Total = R$ 154,00 x2(para dar o mesmo intervalo de km) = R$308,00

Óleo sintético para 10000km, utilizo este e troco sempre com 8000 ou 9000km

Pentosin 5w40 35,00 x 4,5 = 157,5

Total = R$ 177,50

E ai? Vale a pena?

Ah, o que causa borra no motor é a combinação de óleo sintético com gasolina de má qualidade, então se você abastece sempre em postos de procedência não tem porque se preocupar com borra.
Meu A3 1.8T 180cv tem 96.000km e nunca baixou 1 gota de óleo, vazou nada, não tem borra, não fuma, não pinga e quando tiro o protetor para a troca o motor está sempre impecavelmente limpo e seco.

Kleberws, nossos carros estão com alta quilometragem, ai é aconselhado o óleo mineral.
Pretendo fazer uma geral, meu carro ta zero de motor, mas a turbina ja ta dando umas falhadas.

Por que mudar o óleo em relação ao que é especificado pela fábrica???

Hoje em dia motores são feito para "durarem" 400.000km e o óleo é especificado pela fábrica para atender bem até essa km! Não existe razão para mudar a especificação do óleo em virtude da km... se quiser usar óleo com ADITIVAÇÃO diferente, ai tudo bem (óleo específicos para motores de alta km, desde que respeitada a viscosidade especificada pela fábrica)

Outro ponto é que motores modernos possuem galerias de óleo que têm menos de 1mm de diâmetro, usar um óleo com menos fluidez (ou seja, maior viscosidade) pode entupir ou reduzir a eficiência de galerias assim e comprometer o funcionamento do motor... Um senso comum qnt a mudança de viscosidade (se quiserem eu explico pq) é que se quiser usar um número mais baixo para o primeiro número e um número maior para o segundo, tudo bem... mas não se deve usar um número maior para o primeiro e/ou um número menor para o segundo...Exemplo: Se o especificado é utilizar um óleo 5W40 usar um óleo 0W40 ou 5W50 tudo bem, porém usar um óleo 10W40 ou 5W30 ESTÁ ERRADO!!! Para mim a mudança de viscosidade só se faz necessária em caso de mudanças mecânicas severas no motor (como por exemplo o uso de pistões forjados que mudam a folga pistão/cilindro e mesmo assim deve-se estudar MUITO BEM a mudança na viscosidade)

O óleo é o sangue do motor e não pode ser negligenciado!

Outro ponto, não se deve NUNCA misturar óleo mineral com sintético...VAI DAR BORRA pois as bases não se combinam e formam goma que entope as galerias, e flush não resolve pq o flush pode acabar transportando as partículas danosas de lugares inofensivos para lugares danosos ao motor... Então se o motor está usando mineral mantem mineral, se o motor está usando sintético mantem sintético... Mesmo trocando o filtro fica óleo antigo no motor e isso é um prato cheio para dar borra à longo prazo, mesmo quando usa condicionador de metais (Militec, Molykote, B12, etc)

Sobre o uso de sintético ou mineral... A km do óleo não tem NADA a ver com isso, desde que SEMPRE respeitada a regra acima... O que muda de um óleo para outro é a durabilidade e sua aditivação, mas se estiver dentro das especificações (ACEA, SAE, API e VW) tanto faz a base... Só que o mineral perde propriedades EM MÉDIA na metade do tempo, além de ter menos aditivação (resumindo, mineral tem menos qualidade, mas funciona)

Pra mim falar em usar óleo mais grosso para ajudar na lubrificação da turbina é desconsiderar os ilhares de horas de testes que a fábrica gastou para especificar o óleo correto... Agora reduzir os intervalos de troca e SEMPRE trocar o filtro de óleo junto, usando produtos de qualidade isso sim é REALMENTE preservar seu veículo!

PS: não querendo dar "carteirada", nem quero ser dono da verdade... mas td oq disse tem como fundamento o curso de técnico em autombilística que fiz no SENAI do Ipiranga e me formei em 2009... Num são só dados de internet, são coisas que aprendi com professores q são referência na área...

marioaoliva

Moderador
Por que mudar o óleo em relação ao que é especificado pela fábrica???

Hoje em dia motores são feito para "durarem" 400.000km e o óleo é especificado pela fábrica para atender bem até essa km! Não existe razão para mudar a especificação do óleo em virtude da km... se quiser usar óleo com ADITIVAÇÃO diferente, ai tudo bem (óleo específicos para motores de alta km, desde que respeitada a viscosidade especificada pela fábrica)

Outro ponto é que motores modernos possuem galerias de óleo que têm menos de 1mm de diâmetro, usar um óleo com menos fluidez (ou seja, maior viscosidade) pode entupir ou reduzir a eficiência de galerias assim e comprometer o funcionamento do motor... Um senso comum qnt a mudança de viscosidade (se quiserem eu explico pq) é que se quiser usar um número mais baixo para o primeiro número e um número maior para o segundo, tudo bem... mas não se deve usar um número maior para o primeiro e/ou um número menor para o segundo...Exemplo: Se o especificado é utilizar um óleo 5W40 usar um óleo 0W40 ou 5W50 tudo bem, porém usar um óleo 10W40 ou 5W30 ESTÁ ERRADO!!! Para mim a mudança de viscosidade só se faz necessária em caso de mudanças mecânicas severas no motor (como por exemplo o uso de pistões forjados que mudam a folga pistão/cilindro e mesmo assim deve-se estudar MUITO BEM a mudança na viscosidade)

O óleo é o sangue do motor e não pode ser negligenciado!

Outro ponto, não se deve NUNCA misturar óleo mineral com sintético...VAI DAR BORRA pois as bases não se combinam e formam goma que entope as galerias, e flush não resolve pq o flush pode acabar transportando as partículas danosas de lugares inofensivos para lugares danosos ao motor... Então se o motor está usando mineral mantem mineral, se o motor está usando sintético mantem sintético... Mesmo trocando o filtro fica óleo antigo no motor e isso é um prato cheio para dar borra à longo prazo, mesmo quando usa condicionador de metais (Militec, Molykote, B12, etc)

Sobre o uso de sintético ou mineral... A km do óleo não tem NADA a ver com isso, desde que SEMPRE respeitada a regra acima... O que muda de um óleo para outro é a durabilidade e sua aditivação, mas se estiver dentro das especificações (ACEA, SAE, API e VW) tanto faz a base... Só que o mineral perde propriedades EM MÉDIA na metade do tempo, além de ter menos aditivação (resumindo, mineral tem menos qualidade, mas funciona)

Pra mim falar em usar óleo mais grosso para ajudar na lubrificação da turbina é desconsiderar os ilhares de horas de testes que a fábrica gastou para especificar o óleo correto... Agora reduzir os intervalos de troca e SEMPRE trocar o filtro de óleo junto, usando produtos de qualidade isso sim é REALMENTE preservar seu veículo!

Isso é a mais pura lógica... Vc tem razão....