150 cv com reprogramação pra 210cv, e agora josé?

Dan Rittner

Membro
Pessoal, andei falei com o Overspeed pra fazer a reprogramação do meu 150cv, como sabem é ele o cara de confiança do fórum e me disse o que basicamente, até surdo já cansou de ouvir: "dá pra subir pra 190/195 sem ter que trocar a turba e os bicos). De xereta entrei em contato com a GR2 preparações (oficina de renome aqui em São José dos Campos), os caras me disseram que fazem a reprogramação pra 210cv sem riscos de quebra.

E aí pergunto, pode isso Arnaldo?

Dan Rittner

Membro
Foi o que pensei também, aliás nesse caso a turbina e se bobear os pistões. Pois com os bicos originais corre o risco de falta, correto?

overspeed

Comerciante
Não sei se é "ético" responder um topico destes mas vai lá:

Visualizar anexo 245

Sobrelevação x m³/s

Sobrelevação adotando-se 0,9bar de pressão estabilizada:
1- em Brasilia com Patm=0,90Bar

p2/p1= (0,9+0,07+0,90)/(0,90-0,01) = 2,10

2- ao nivel do mar cm Patm=1,015Bar

p2/p1= (0,9+0,07+1,015)/(1,015-0,01)= 1,97

2- cada m³/s da entre 1450 e 1650cv (menos original com pouco ponto e mistura bem rica, mais com ponto mais avançado e mistura mais perto do ideal pra potência)

portanto o que eu ofereço (190+/- 5cv) no máximo (195cv) da cerca de 11,8m³/s vc pode traçar com ambas as sobrelevações que não sai fora do mapa...mesmo usando-se inlet, downpipe e tudo mais que melhora um pouco a sobrelevação vc não passa dos 200cv (0,12m³/s) até porque os bicos tem 25,8lbs e não sustentam isso tudo.

Agora a pegadinha, lá fora os 150 que passaram a usar ME7 usam a K03-053 (mesma dos Golf 180) e diferente das K03-026 usadas nos A3 180 brasileiros (exceto os tiptronic)

Com as 053 é possivel chegar teoricamente até pouco mais de 230cv usando-se inlet, downpipe, etc

Visualizar anexo 246

DIZEM que golf sport turbo chegou a usar esta turbina (nunca confirmei)... A3 150 que eu saiba não (no Brasil pelo menos)

Anexos

• K03_.png
    K03_.png
    118.2 KB · Visualizações: 77
  • k03_2.gif
    k03_2.gif
    34.2 KB · Visualizações: 71

gondimvitor

Novato
O BazanAt, fez com o meu mecanico e com filtro de ar hks e escape original deu 192cv, sendo acerto fino...
O meu foi feito pelo o overspeed, mais foi só copia de mapa e deu 185cv, mais ele disse que se fosse acerto fino em cima do dino e tals dava até os 195cv...sei 210 só com chip escape e fitro que eu saiba!

Dan Rittner

Membro
Over não me entenda de forma errada, como falei no começo do tópico você é a pessoa de confiança de todos os aqui. O ponto não estou em momento algum questionando o seu conhecimento técnico. Apenas fiquei curioso pra ver o que os caras dessa oficina iriam dizer, visto que eles são "renomeados" por aqui.
Eu também achei muito estranho os tais 210 cv e por isso levantei a bola.
Mas iriei questioná-los pra ver quais os argumentos e posto aqui pra gente ver até o papo dos caras.

chedid

Administrador
Argumentos que vão te dar: nossa programação é top, por isso tem mais cvs.... sempre a mesma conversa fiada... uma vez um vendedor do UNICHIP no Rio me falou que tirava 240cvs do meu 180 sem nenhuma outra alteração, segundo ele porque o equipamento era superior!!!! (piada)!

overspeed

Comerciante
Sem crise... eu calculei a sobrelevação (qto a turbina tem que aumentar a pressão da entrada dela pra saida que é o que faz a "força" que ela faz) pra usar 0,9bar tanto no melhor (ao nivel do mar) qto no pior (em Brasilia no nosso caso brasileiro) trace estas duas linhas no eixo Y (horizontalmente) e aonde cruzar com a ultima linha de velocidade permissivel do eixo (ultima linha a direita) desça e encontre o valor máximo que a turbina pode empurrar sem entrar em overspeed ou choke.

a este valor em m³/s multiplique por 1450 (se for acerto original bem rico e com pouco ponto) a 1650 (acerto mais agressivo de combustivel e com mais avanço) e obtenha o máximo que a turbina pode ofertar.

Se tiver acima disso em pressão (sobrelevação) ou vazão (m³/s) a turbina não irá durar...

PS: mesmo obter 5cv pode ser diferença de carro pra carro...envelhecimento do carro, estado de velas, combustivel e mesmo temperatura na hoa do teste... até mesmo dinamometros dão diferenças como foi oc aso do Max... na dinojet deu menos de 200cv de motor.. num outro de campinas deu mais de 200de roda (diferença de mais de 25cv).

Sem crise... eu calculei a sobrelevação (qto a turbina tem que aumentar a pressão da entrada dela pra saida que é o que faz a "força" que ela faz) pra usar 0,9bar tanto no melhor (ao nivel do mar) qto no pior (em Brasilia no nosso caso brasileiro) trace estas duas linhas no eixo Y (horizontalmente) e aonde cruzar com a ultima linha de velocidade permissivel do eixo (ultima linha a direita) desça e encontre o valor máximo que a turbina pode empurrar sem entrar em overspeed ou choke.

a este valor em m³/s multiplique por 1450 (se for acerto original bem rico e com pouco ponto) a 1650 (acerto mais agressivo de combustivel e com mais avanço) e obtenha o máximo que a turbina pode ofertar.

Se tiver acima disso em pressão (sobrelevação) ou vazão (m³/s) a turbina não irá durar...

PS: mesmo obter 5cv pode ser diferença de carro pra carro...envelhecimento do carro, estado de velas, combustivel e mesmo temperatura na hoa do teste... até mesmo dinamometros dão diferenças como foi oc aso do Max... na dinojet deu menos de 200cv de motor.. num outro de campinas deu mais de 200de roda (diferença de mais de 25cv).

Over,

já que estamos falando de turbina você teria o gráfico da GT20 (GT17) e KKK14 que a gente costuma andar com 2.0bar nos 1.0 T, pra eu saber a faixa ideal?

Grato.

overspeed

Comerciante
Over,

já que estamos falando de turbina você teria o gráfico da GT20 (GT17) e KKK14 que a gente costuma andar com 2.0bar nos 1.0 T, pra eu saber a faixa ideal?

Grato.

GT17 (a GT20 usada em ducato 2,8 que o povo do Gol turbo club costuma indicar) não tem no catalogo da Garret (pelo menos nos que eu tenho), GT20 tem 4 modelos (3 com final 52 e um com 56) mas não sei se são os vendidos aqui.

Pelo PN não achei nada...se vc tiver me avisa.

K14 que é a mesma aplicação dessa GT17 eu tenho aqui:

Visualizar anexo 247

mas 2bar esta muito acima do que ela suporta... de pico (se tiver overbooster ligado) no máximo uns 1,6~1,7Bar por alguns instantes

Anexos

• k14-2464.jpg
    k14-2464.jpg
    303.6 KB · Visualizações: 47
GT17 (a GT20 usada em ducato 2,8 que o povo do Gol turbo club costuma indicar) não tem no catalogo da Garret (pelo menos nos que eu tenho), GT20 tem 4 modelos (3 com final 52 e um com 56) mas não sei se são os vendidos aqui.

Pelo PN não achei nada...se vc tiver me avisa.

K14 que é a mesma aplicação dessa GT17 eu tenho aqui:

Visualizar anexo 247

mas 2bar esta muito acima do que ela suporta... de pico (se tiver overbooster ligado) no máximo uns 1,6~1,7Bar por alguns instantes

Isso. A minha é da Iveco Daily, PN 725305-5003s quebrou meu motor a 2.43bar.
Estava com wastegate anulada dando 2.2BAR e fumando "socialmente", quando eu girava 7500rpm.
Nos dias que eu girava a 6500rpm, não via ele fumar, aí caí na besteira de limitar isso na Pandoo (6500rpm)
Fui dar umas aceleradas e me empolguei e quando vi foi só a fumaça e barulho.
Penso a Pandoo cortou e como dá aquela variada no ponto, deu uma boa aquecida nos gases do escape, aumentando o volume e a turbina extrapolou, a biela entortou até quebrar, rasgou o bloco, levou pistão.... (Teoria minha.)
Registrou 6660rpm na Pandoo
Eu deixei cortar de 5 marcha. Nos meus cálculos de conjunto roda/pneu e câmbio, estava a 226km/h.
Mas era bom com 2.0bar deu 240hp de roda. Num 1.0 miolo stock.
Já fiz o motor, estou rodando com 1.0 BAR. Vou colocar com 1.4 BAR depois que completar os 1.000km.

E ainda sobre turbinas, no caso do meu A3, com HX40 .63/.70 (não sei o que tem dentro pois já veio com ele). Você tem gráfico de melhor aproveitamento?
Como não penso em mudar turbina e vou forjar o miolo e aí estou pensando; se mantenho a taxa de 9,5, fazendo um 1.9.
Se subo pra 2.0 levando minha taxa pra 10 consequentemente.
Ou se procuro, ainda com o 1.9 levar a taxa pra 9.
Justamente para aproveitar melhor o potencial da turbina.

Eu sei que muitos vão falar em perder torque de baixa, mas não tenho problema com isso, até porque eu andava de 1.0 T com turbina grande.
Eu quero é aproveitar o que a turbina dá, sem extrapolar demais a pressão dinâmica.

Tirando como base estou pensando;
Com 9 de taxa (1,3 nominal - 1,6 booster)
Com 9,5 de taxa (1,2 nominal - 1,5 booster)
Com 10 de taxa (1,1 nominal - 1,4 booster)

Eu sei que nos 1.0 T, a gente chega ao 27 pressão dinâmica no miolo stock, mas aqui o investimento é mais alto.
Claro que fico curioso num 2.0 com 10 de taxa a 1,8BAR, provavelmente eu acabe testando.
E que tem AP falando que roda com 2 e tanto. Mas AP se quebrar vai na farmácia e compra outro aqui não, né.

Foi mal disvirtuar o tópico

overspeed

Comerciante
Isso. A minha é da Iveco Daily, PN 725305-5003s quebrou meu motor a 2.43bar.
Estava com wastegate anulada dando 2.2BAR e fumando "socialmente", quando eu girava 7500rpm.
Nos dias que eu girava a 6500rpm, não via ele fumar, aí caí na besteira de limitar isso na Pandoo (6500rpm)
Fui dar umas aceleradas e me empolguei e quando vi foi só a fumaça e barulho.
Penso a Pandoo cortou e como dá aquela variada no ponto, deu uma boa aquecida nos gases do escape, aumentando o volume e a turbina extrapolou, a biela entortou até quebrar, rasgou o bloco, levou pistão.... (Teoria minha.)
Registrou 6660rpm na Pandoo
Eu deixei cortar de 5 marcha. Nos meus cálculos de conjunto roda/pneu e câmbio, estava a 226km/h.
Mas era bom com 2.0bar deu 240hp de roda. Num 1.0 miolo stock.
Já fiz o motor, estou rodando com 1.0 BAR. Vou colocar com 1.4 BAR depois que completar os 1.000km.

Se entortou biela foi excesso de torque nelas, 240cv de roda são uns 270cv de motor !!! um espanto até ter aguentado um tempo pois é pra dar mais de 30mkgf de torque !

Talvez tenha quebrado por fadiga das mesmas.

E ainda sobre turbinas, no caso do meu A3, com HX40 .63/.70 (não sei o que tem dentro pois já veio com ele). Você tem gráfico de melhor aproveitamento?
Como não penso em mudar turbina e vou forjar o miolo e aí estou pensando; se mantenho a taxa de 9,5, fazendo um 1.9.
Se subo pra 2.0 levando minha taxa pra 10 consequentemente.
Ou se procuro, ainda com o 1.9 levar a taxa pra 9.
Justamente para aproveitar melhor o potencial da turbina.

Eu sei que muitos vão falar em perder torque de baixa, mas não tenho problema com isso, até porque eu andava de 1.0 T com turbina grande.
Eu quero é aproveitar o que a turbina dá, sem extrapolar demais a pressão dinâmica.

Tirando como base estou pensando;
Com 9 de taxa (1,3 nominal - 1,6 booster)
Com 9,5 de taxa (1,2 nominal - 1,5 booster)
Com 10 de taxa (1,1 nominal - 1,4 booster)

Eu sei que nos 1.0 T, a gente chega ao 27 pressão dinâmica no miolo stock, mas aqui o investimento é mais alto.
Claro que fico curioso num 2.0 com 10 de taxa a 1,8BAR, provavelmente eu acabe testando.
E que tem AP falando que roda com 2 e tanto. Mas AP se quebrar vai na farmácia e compra outro aqui não, né.

Foi mal disvirtuar o tópico

Se for montar stroker e forjado pode ir de cara pra 10,5 a 11:1 e ainda usar 1,5Bar no alcool sossegadamente... de cabeça eu lembro de pelo menos uns 4 carros que eu acertei e são exatamente assim

Visualizar anexo 248

Se for plotar o carro do rafa

aqui em Sampa P2/p1 dá uns 2,7 (com 1,5bar) e deu 468cv (umas 38 a 40lbs/min) da pra notar que fica muito perto da linha de surge do motor... com 1,8Bar e 515cv já daria respectivamente p2/p1=3 e umas 43lbs.

Nesse caso uma HX35 seria melhor (até porque vimso na pratica o A3 com 1Bar tirar 425cv conforme eu postei anteriormente)

Pra aguentar 2bar precisa:

1- bielas que suportem o torque
2- pistões que suportem o calor gerado E torque
3- intercooler extremamente eficiente e turbina grande pra aquecer pouco o ar
4- percurso curto (prova de arrancada)

Anexos

• hx40b8584m.png
    hx40b8584m.png
    110.3 KB · Visualizações: 33
Dava mesmo 31 de torque. Aguentou 1 ano (10.000km) o que pegou foi o pico da turbina. Já tinha viajado várias vezes de pé baixo, deixado muito diesel pra trás nas subidas. Tenho vídeos dela no meu canal no Youtube (jorgescosta) inclusive ela no dinamômetro.
A turbina realmente estava empurrando além do que ela suporta, tanto que examinando o datalogger elá aos 5000 rpm dá um pico de 2.0bar e vai perdendo até 1.6bar e depois volta a ganhar. Ou seja se fosse uma KKK16 da vida já tinha mandado as bielas pro espaço a muito mais tempo.

Quanto ao usar 2.0bar no A3 realmente eu pensava, mas penso que teria de "destaxar" muito o motor, pois os 1.0 T tem 8,5 de taxa e já ficam em 27 de pressão dinâmica.
Aí é que tá o mistério; como fazer um A3 T, 2.0 ou mesmo 1.9 chegar a esta taxa?

Eu mesmo uso 10,5 ~10,6 de taxa hehe

deu 515 pocotós e os bicos peidaram xD

Pô, o lance é que eu acho que uma HX40 merece andar com 2.0bar. E 10,5 com 2.0bar vai pra 31,5 de pressão dinâmica. Aí é só carro de arrancada, mesmo.
Eu uso o carro todo dia. 15% uso civil, 65% uso militar, 10% uso saldita, 10% parado na oficina eehehehe

chedid

Administrador
2k é coisa de APezeiro. uahuahuhuahuahu, com uma boa turbina, com 1k4 de pressão já vem potência estúpida. Se tiver que passar de 1k6 está na hora de vc pensar em melhorar/mudar seu cabeçote e/ou comando e quem sabe até mesmo o motor inteiro.

2k é coisa de APezeiro. uahuahuhuahuahu, com uma boa turbina, com 1k4 de pressão já vem potência estúpida. Se tiver que passar de 1k6 está na hora de vc pensar em melhorar/mudar seu cabeçote e/ou comando e quem sabe até mesmo o motor inteiro.

Cara então eu sou APzeiro kkkk. Cara é porque acostumei com 2.0bar no 1.0 T. Tá mas o A3 hoje já é mais forte
Meu A3 hoje é bom com 1.2bar, é bem rápido mas minha turbina é muito grande pra eu ficar andando com pressão pequena, não vejo vantagem.

Eu entendo as justificativas. Claro que seria melhor pra rua uma turbina menor, roletada, mas já tá aqui instalada a HX40, pressurização, escape, tá tudo feito e não vou refazer de novo. Enfim, a HX40 empurra 2.8bar e, 2.0bar é bem razoável para ela.
Eu sei que pô, se eu destaxar, o carro vai ficar murcho, manco, lerdão de baixa, mas quando a turbina vier, o mundo acaba e no final das contas o WOT é maior, por se tratar de maior mistura ar/combustível.
Eu sei que todos concordam que o carro ideal tem que ter torque cedo e segurar até a alta....
Mas o que fazer se sou apaixonado pela "Patada" dos 2Kilão?