[ 1º estágio da ventoinha não liga ]

ALBERTOLIMA

Membro
O meu só liga quando a temperatura chega em 99 graus no climatronic, creio que já liga o 2ºestagio , já estou com o sensor de temp do radiador pra trocar!
E a ventoinha menor minha esta empenada quando gira, vou ter q trocar, acho que ja deu o que tinha que dar.
 

marcotmt

Novato
Voltando a ativa o topico.

O meu carro ta zicado. Vamos ver se alguem sabe me ajudar.

A pouco tempo estourou o trocador de calor do oleo(batata de aluminio em cima do filtro). Resolvi fazer tudo em casa, e aproveitar para remover SAI, N249 e CIA.

Comecei tirando para-choque, alma e painel dianteiro para ter melhor acesso. Troquei o trocador, removi as valvulas conforme DIY do VWvortex, com instalação dos resistores, tudo como manda o figurino.

Aí chegou o dia de montar(hoje). Montei tudo, aproveitei que meu carro não ligava o primeiro estagio da ventoinha e troquei o maldito "cebolão". Como encheu o sistema de arrefecimento de oleo (ficou um nescau brabo, gruda em tudo) tive que realizar a limpeza, limpei o que deu com o carro desmontado. Mas a pior parte era o que vinha por ultimo, a limpeza com o motor ligado.

Liguei o carro, retorno do reservatorio dentro de um pote separado e uma mangueira controlando o nivel do reservatorio, liguei o climatronic no canal 49 para controlar a temperatura real. Até ai tudo bem, acompanhei a abertura da termostatica, ela começa a abrir +- em 92°C.

Controlando pelo climatronic vi que chegou em 96°C e nada das ventoinhas ligarem, deixei subir a 99°C e nada. Usei a tatica que usava antes, liguei o AC, mas como tirei o condensador, o sistema ta sem gas e corta o compressor(junto com as ventoinhas eu acho), não ligou nada. joguei uma agua no radiador, esperei baixar a 90°C e desliguei o carro.

Agora começa o problema. Verifiquei pelo diagrama que quem liga o primeiro estagio é direto o "cebolão" sem passar pela "caixinha de reles", na verdade ela tambem pode acionar o primeiro estagio, mas é ligado em paralelo com o "cebolão". Por via das duvidas, testei o primeiro e segundo estagios das ventoinhas diretamente pelo plug delas, funcionaram perfeitamente, após testei pelo plug do "cebolão", fiz um jump, funcionou OK.

Fiz teste de continuidade nos fios, tudo OK. Verifiquei os fusiveis acima da bateria, tudo OK. Testei os fusiveis um a um e fiz teste de continuidade até o plug do "cebolão", tudo OK.

Como troquei o "cebolão", resolvi testar o velho, coloquei ele dentro de uma panela com agua e deixei ferver, descobri que ele ta acionando o primeiro estagio. O grande problema agora é que não tem problema nenhum, e as malditas ventoinhas não funcionam. Alguem já passou por uma bruxaria destas por aqui? Sabem quantas velas devo acender?
 

marcotmt

Novato
e a zica continua....

hoje fiz mais um teste, consegui um conector do "cebolão". Liguei uma lampada nele, deixei o carro esquentar, foi a 98°C e nada da lampada acender.


Já descartei qualquer hipotese, conector(com outro não funcionou tambem), eletros(com jump no conector funcionam), "cebolão"(testei 3 na panela e todos ok).

Restam duas hipoteses, Ar no sistema ou radiador com as galerias proximas do "cebolão" entupidas. Não me resta nenhuma ideia a mais do que pode ser.

Por favor quem já passou por alguma coisa parecida, da uma luz...

Alguem aqui já teve dificuldade em sangrar a linha?
 

marcotmt

Novato
RESOLVIDO

Depois de ir na missa do galo, a zica sumiu.

Era somente ar no sistema, após sangrar por umas 18 vezes mais ou menos, com todos os tipos de metodo. Ligaram as ventoinhas. FEITO!

Problema agora é que tenho que remover toda agua novamente, para limpar bem o sistema e tirar todo oleo de dentro!

://
 

marcotmt

Novato
iaron barbosa disse:
Amigo, era oleo no sistema de arrefecimento? Trocou a agua e colocou aditivo, resolveu?
O problema das ventoinhas não ligarem era ar no sistema. O problema do óleo foi outra coisa, mas aí não da nem pra andar, nem ligar motor, a pressão vai nas alturas.
 
pessoal sou novo aqui e estou muito preocupado com meu a3 150cv não liga o 1° estagio da ventoinha ja verifiquei tudo o que sabia e o que li aqui mesmo no forum e nada de funcionar, liga as duas em 97° no climatronic ja fiz os seguintes testes
fusiveis-ao lado da bateria-ok
ventoinha- testei separado e funciona os dois estagios-ok
modulo da ventoinha-comprei novo-ok
ja levei em alguns eletrecistas e ja verificaram fiação corrente ta tudo certo mas nao liga a bendita

estou quase indo em uma concessionaria da AUDI

mais algum palpite de voçes do que pode ser qualquer ajuda vai ser muito bem recebida
 

mvpretto

Novato
Pessoal

Tenho um A3 1.8T 150cv ano 2001. Antes em dias muito quentes não acionava as ventoinhas e aquecia o motor. Se ligasse o ar, acionava o compressor por alguns segundos e desacionava. Com o carro em movimento o ar não desligava nunca! Levei no elétrico e ele disse que o problema era no relé da ventoinha. Troquei essa peça e desde então a ventoinha aciona o segundo estágio logo que gira a chave, mesmo com o motor frio e não desliga nunca.

Alguém já viu isso? Alguma idéia do que possa ser??
 

chubsgrila

Membro
Cara.. estou passando por algo parecido com o seu...
Porem meu ar do nada para de gelar... então é só esperar um pouco que a temperatura do motor vai lá nas alturas.. ai tenho que desligar o carro e esperar esfriar...

Então outro dia sem querer uma das vezes que parei retirei aquele primeiro fusível da esquerda e coloquei novamente e a ventoinha ligou na hora....

Alguém já ouviu falar em algum mal contato ali naquela caixinha de fusíveis em cima da bateria?

Meu medo é ferver e a junta do cabeçote ir pro saco...

Valeu pessoal.
 
chubsgrila disse:
Cara.. estou passando por algo parecido com o seu...
Porem meu ar do nada para de gelar... então é só esperar um pouco que a temperatura do motor vai lá nas alturas.. ai tenho que desligar o carro e esperar esfriar...

Então outro dia sem querer uma das vezes que parei retirei aquele primeiro fusível da esquerda e coloquei novamente e a ventoinha ligou na hora....

Alguém já ouviu falar em algum mal contato ali naquela caixinha de fusíveis em cima da bateria?

Meu medo é ferver e a junta do cabeçote ir pro saco...

Valeu pessoal.
É bem comum aqueles fusíveis darem problema, oque eu faço para evitar é 1 vez por mes eu tiro todos os 4 fusíveis, limpo os contatos da caixa e os polos da bateria e aplico wd-40, depois passo um pano ceco para tirar o excesso. Faça isso pois é bem comum eles darem mau contato, as vezes chega a derreter aquela caixinha se a pessoa não cuidar, pois eles criam ferrugem bem fácil.
 

dudsleandro

Membro
mvpretto disse:
Pessoal

Tenho um A3 1.8T 150cv ano 2001. Antes em dias muito quentes não acionava as ventoinhas e aquecia o motor. Se ligasse o ar, acionava o compressor por alguns segundos e desacionava. Com o carro em movimento o ar não desligava nunca! Levei no elétrico e ele disse que o problema era no relé da ventoinha. Troquei essa peça e desde então a ventoinha aciona o segundo estágio logo que gira a chave, mesmo com o motor frio e não desliga nunca.

Alguém já viu isso? Alguma idéia do que possa ser??
Meu carro comecou a fazer igual, ligo apenas a chave pela manha, e a ventoinha dispara e para..dispara e para, dai nao aciona o AC, dai andando passado uns 10 minutos o AR funciona, ainda estou verificando a causa, vc descobriu algo? qual relê vc trocou/
 

A3tche

Novato
A3 1.8 aspir 98/99: ventoinha aciona por instantes (uns 3 segundos) e pára. Gostaria de saber se este modelo é de 2 ou de 3 pinos pois a cebolinha tem só dois pinos e falam que com ar condicionado deve ser de 3 pinos. Troquei a válvula termostática e o problema persiste. Grato e abraço a todos!
 
O meu a3 00, do nada quando fui abastecer a parte elétrica apagou tudo, verifiquei e percebir que o cabo da bateria estava frouxo, apertei e voltou, só q percebir que as ventoinhas quando ligam não desliga mais, tem hora que com o motor frio só virar a chave já arma as 2 e não desliga, oq pode ser? Agradeço
 

ALBERTOLIMA

Membro
Juninhocdrg disse:
O meu a3 00, do nada quando fui abastecer a parte elétrica apagou tudo, verifiquei e percebir que o cabo da bateria estava frouxo, apertei e voltou, só q percebir que as ventoinhas quando ligam não desliga mais, tem hora que com o motor frio só virar a chave já arma as 2 e não desliga, oq pode ser? Agradeço
Ve se nao soltou o plug do sensor de temperatura da agua... que vai ali no cavalete bem perto da bateria amigo.
Se ele soltar é normal o carro deixar as ventoinhas armada no maximo, é um modo de segurança da propria central do carro!
 
RESOLVIDO

Depois de ir na missa do galo, a zica sumiu.

Era somente ar no sistema, após sangrar por umas 18 vezes mais ou menos, com todos os tipos de metodo. Ligaram as ventoinhas. FEITO!

Problema agora é que tenho que remover toda agua novamente, para limpar bem o sistema e tirar todo oleo de dentro!

://
Amigo, boa tarde.

Se recorda como fez para sangrar todo o sistema?

Obrigado
 
Topo