Ariel Alves
Novato
Bom dia pessoal, prazer! Comecei a frequentar o forum a pouco tempo, pois imaginava que iria precisar da ajuda do pessoal, e que tambem poderia humildemente ajuda-los com algumas coisas que aprendi com o tempo...
Bom, vamos lá...
Carro - A3 T (tip)
Percebi que o 1º estagio da minha ventoinha não esta funcionando...
Como percebi? quando chegava em casa, (garagem de predio, faz éco), percebi que acionava a ventoinha, mas fazia um barulho alto, ou seja, já sabia que era o 2º estagio. Como o A.C estava normalmente desligado, eu percebi que algo anormal tinha. Pois sei que o 2º estagio da ventoinha só aciona com o A.C ligado, ou então numa "emergencia".
Fiz alguns testes e conclui que apenas o 2º estagio esta funcionando. E isso é o um problemão, pois qdo ele aciona o 2º estagio, é pq a temperatura já esta perto dos 97ºC. Cheguei a ouvir o liquido de arrefecimento "borbulhar" dentro do sistema. Ainda bem que além do óleo novo, fiz uma limpeza no arrefecimento a pouco tempo, com aditivos, etc... Ajudando a manter o motor aguetando o calor.
Agora quero compartilhar o que acho que pode ser, pois amanha vou na oficina e quero acompanhar tudo.
Primeiro teste;
Conferir se os Fusiveis (acima da bateria) estão Ok's. (Pelo que li, um deles -acho que o 1º da esquerda- "cuida" da ventoinha).
Segundo teste;
Fazer um "jumper" no interruptor termico (cebolão - sensor de temperatura) -Não sei se o A3 T tem esse "cebolão" pois alguns carros tem apenas o sensor de temperatura. Mas caso tenha, vou testar e ver se funcionam os 2 estágios da ventoinha.
Terceiro teste (se funcionar as 2 ventoinhas testando o cebolão)
Aí provavelmente é a Resitencia da ventoinha, que esta com problema. -Pelo que li, a resistencia é responsavel pelo 1º estagio da ventoinha- Ou seja, ela recebe carga de 12v (que é o que o 2º estagio usa) mas derruba para 6v, isso faz com que a ventoinha funcione mais lenta, sendo o 1º estagio.
Terceiro teste (se o teste no cebolão não funcionar).
Aí pode ser 2 coisas.
1- O cebolão (ou sensor de temperatura) com problema.
2- O relé que gerencia o 1º estagio com problema. Aí acho que é pior. Pois vi que no A3 os relés não ficam soltos. Ficam "dentro" de um módulo, chamado, Módulo de relés. Ai tem que trocar esse módulo inteiro.
Bom, acredito que seja uma dessas coisas...
O que vocês acham pessoal?
Desde já, agradeço a parceria e a ajuda. E sempre estarei por aqui, pra ajuda-los com o que sei.
Abraço a todos..
Ariel
Bom, vamos lá...
Carro - A3 T (tip)
Percebi que o 1º estagio da minha ventoinha não esta funcionando...
Como percebi? quando chegava em casa, (garagem de predio, faz éco), percebi que acionava a ventoinha, mas fazia um barulho alto, ou seja, já sabia que era o 2º estagio. Como o A.C estava normalmente desligado, eu percebi que algo anormal tinha. Pois sei que o 2º estagio da ventoinha só aciona com o A.C ligado, ou então numa "emergencia".
Fiz alguns testes e conclui que apenas o 2º estagio esta funcionando. E isso é o um problemão, pois qdo ele aciona o 2º estagio, é pq a temperatura já esta perto dos 97ºC. Cheguei a ouvir o liquido de arrefecimento "borbulhar" dentro do sistema. Ainda bem que além do óleo novo, fiz uma limpeza no arrefecimento a pouco tempo, com aditivos, etc... Ajudando a manter o motor aguetando o calor.
Agora quero compartilhar o que acho que pode ser, pois amanha vou na oficina e quero acompanhar tudo.
Primeiro teste;
Conferir se os Fusiveis (acima da bateria) estão Ok's. (Pelo que li, um deles -acho que o 1º da esquerda- "cuida" da ventoinha).
Segundo teste;
Fazer um "jumper" no interruptor termico (cebolão - sensor de temperatura) -Não sei se o A3 T tem esse "cebolão" pois alguns carros tem apenas o sensor de temperatura. Mas caso tenha, vou testar e ver se funcionam os 2 estágios da ventoinha.
Terceiro teste (se funcionar as 2 ventoinhas testando o cebolão)
Aí provavelmente é a Resitencia da ventoinha, que esta com problema. -Pelo que li, a resistencia é responsavel pelo 1º estagio da ventoinha- Ou seja, ela recebe carga de 12v (que é o que o 2º estagio usa) mas derruba para 6v, isso faz com que a ventoinha funcione mais lenta, sendo o 1º estagio.
Terceiro teste (se o teste no cebolão não funcionar).
Aí pode ser 2 coisas.
1- O cebolão (ou sensor de temperatura) com problema.
2- O relé que gerencia o 1º estagio com problema. Aí acho que é pior. Pois vi que no A3 os relés não ficam soltos. Ficam "dentro" de um módulo, chamado, Módulo de relés. Ai tem que trocar esse módulo inteiro.
Bom, acredito que seja uma dessas coisas...
O que vocês acham pessoal?
Desde já, agradeço a parceria e a ajuda. E sempre estarei por aqui, pra ajuda-los com o que sei.
Abraço a todos..
Ariel