[ 1º estágio da ventoinha não liga ]

Ariel Alves

Novato
Bom dia pessoal, prazer! Comecei a frequentar o forum a pouco tempo, pois imaginava que iria precisar da ajuda do pessoal, e que tambem poderia humildemente ajuda-los com algumas coisas que aprendi com o tempo...

Bom, vamos lá...

Carro - A3 T (tip)
Percebi que o 1º estagio da minha ventoinha não esta funcionando...
Como percebi? quando chegava em casa, (garagem de predio, faz éco), percebi que acionava a ventoinha, mas fazia um barulho alto, ou seja, já sabia que era o 2º estagio. Como o A.C estava normalmente desligado, eu percebi que algo anormal tinha. Pois sei que o 2º estagio da ventoinha só aciona com o A.C ligado, ou então numa "emergencia".

Fiz alguns testes e conclui que apenas o 2º estagio esta funcionando. E isso é o um problemão, pois qdo ele aciona o 2º estagio, é pq a temperatura já esta perto dos 97ºC. Cheguei a ouvir o liquido de arrefecimento "borbulhar" dentro do sistema. Ainda bem que além do óleo novo, fiz uma limpeza no arrefecimento a pouco tempo, com aditivos, etc... Ajudando a manter o motor aguetando o calor.

Agora quero compartilhar o que acho que pode ser, pois amanha vou na oficina e quero acompanhar tudo.

Primeiro teste;
Conferir se os Fusiveis (acima da bateria) estão Ok's. (Pelo que li, um deles -acho que o 1º da esquerda- "cuida" da ventoinha).

Segundo teste;
Fazer um "jumper" no interruptor termico (cebolão - sensor de temperatura) -Não sei se o A3 T tem esse "cebolão" pois alguns carros tem apenas o sensor de temperatura. Mas caso tenha, vou testar e ver se funcionam os 2 estágios da ventoinha.

Terceiro teste (se funcionar as 2 ventoinhas testando o cebolão)
Aí provavelmente é a Resitencia da ventoinha, que esta com problema. -Pelo que li, a resistencia é responsavel pelo 1º estagio da ventoinha- Ou seja, ela recebe carga de 12v (que é o que o 2º estagio usa) mas derruba para 6v, isso faz com que a ventoinha funcione mais lenta, sendo o 1º estagio.


Terceiro teste (se o teste no cebolão não funcionar).
Aí pode ser 2 coisas.
1- O cebolão (ou sensor de temperatura) com problema.
2- O relé que gerencia o 1º estagio com problema. Aí acho que é pior. Pois vi que no A3 os relés não ficam soltos. Ficam "dentro" de um módulo, chamado, Módulo de relés. Ai tem que trocar esse módulo inteiro.

Bom, acredito que seja uma dessas coisas...

O que vocês acham pessoal?

Desde já, agradeço a parceria e a ajuda. E sempre estarei por aqui, pra ajuda-los com o que sei.

Abraço a todos..
Ariel
 

della

Membro
Bom, pelo visto vc já ta bem informado e sabe por o de ir...
O mais comum é dar defeito na própria ventoinha e em outros casos mais raros o modulo de controle delas (fica embaixo da bateria) é quem abre o bico...


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gabrielm

Novato
mais certo é problema na ventoinha...

tive o mesmo problema, comprei 2 ventoinhas e nenhuma foi a certa. levei num eletro e arrumaram ela pra mim..durou uns meses e agora percebi que novamente nao esta armando o primeiro estagio.

att
 

Ariel Alves

Novato
Engraçado é funcionar a ventoinha no 2º estagio, e não no 1º.... é um tanto curioso. Tanto que na teoria, até descartei a hipotese de problema na ventoinha. Pois teoricamente, se ela gira no 2º estagio, é por que esta funcionando.

Como sera que vão testar se o problema é na ventoinha? Uma vez que ela funciona "normalmente".
 

Ariel Alves

Novato
Carro ta na oficina, fizemos todos os testes possíveis, e a principio é a ventoinha mesmo, pois o resto ta tudo certo... Mandei vir 2 ventoinhas novas, vamos ver o que vai dar!!

Assim que puder, posto o fim da historia..hehe..
 

Ariel Alves

Novato
mais certo é problema na ventoinha...

tive o mesmo problema, comprei 2 ventoinhas e nenhuma foi a certa. levei num eletro e arrumaram ela pra mim..durou uns meses e agora percebi que novamente nao esta armando o primeiro estagio.

att

Gabriel, tive o mesmo problema, as ventoinhas chegaram, porém não encaixaram no suporte. Acredito, que as ventoinhas do A3 turbo são diferentes o encaixe. Pois na loja q compramos a especificação era pra A3. (mas deve ter diferente do aspirado para o turbo).
Agora quero ver se acho alguma por aí...

Montei novamente as ventoinhas, pois pelo jeito não vai ser facil ou rapido pra acha-las...
 

gabrielm

Novato
cara, eu quando comprei peguei até pelo pn, comprei uma nao deu, veio outra, tambem nao deu. só na ocasião nao me atinei de pedir pro eletro desmontar o motor da nova e colocar na antiga...nao sei se iria funcionar...

mas tenta ir num eletro e pede pra ele arrumar o primeiro estagio...agora quando pegar o carro vou voltar no lugar que arrumou e pedir pra ele arrumar novamente....nao é tao preocupante pra mim, pois ando sempre com o ar ligado...entao quando sobe a temperatura, ja arma as 2 ventoinhas mais forte...e assim vai...mas tambem acho que isso deve ficar sobrecarregando e fazendo motor trabalhar mais quente que o normal, o que tambem não é bom.

alguem podeira responder pra gente se existe a possibilidade de desmontar uma outra ventoinha e arrumar a usada...

att
 

Ariel Alves

Novato
Alguém que possua o Cimatronic, poderia por favor me informar com quanto graus (opção 51), o A3 Turbo aciona o 1º estagio da ventoinha?

Obrigado
 
Depende do ano do carro..

Do Alex abre a 1ª com 92º e a segunda com 97ª smne..

O meu abria com 95ª a primeira e 102º a segunda!!

Não li o tópico todo, mas chega os fusiveis de 30A (são verdes).
A ventoinha eu não creio que seja, pois funciona a segunda velocidade..
Cebolão tbm não pode ser, pois se não acionar a primeira não aciona a segunda....

Se não for os verdinhos ACREDITO que seja o modulo de controle das danadas...

Antes certifique-se de que os fios estão OK, se não estão rompido... da bateria pro módulo e do módulo para a ventoinha...

Obs: São dois soquetes onde vai ligado da ventoinha/modulo certo?... Solte os plugs e olhe dentro, veja se não tem nenhum dos 3 pinos "afundado".. Ja peguei carro assim!!

Abrass
 

Ariel Alves

Novato
Obrigado pelo esclarecimento pessoal...

Bom, o que foi feito até agora..

Conferido os Fusiveis - OK
Cebolão - OK
E o modulo, fizemos um teste elétrico, e quando chega em 90epoucos graus, o modulo manda contato para as ventoinhas (1º estagio)... Porém, as ventoinhas ficam paradas... (fizemos o teste com aquela ferramentinha basica, qdo passa conrrente acendia a luz)... Quando chega em 103º se não me engano, o modulo manda corrente novamente (2º estagio), aí sim, a ventoinha aciona...


Vou levar em mais alguma elétrica, pra ver o que pode ser... Pq comprar as ventoinhas sem a certeza absoluta que são elas, é complicado... ainda mais que são as 2... e o módulo tbm é complicado trocar sem certeza, e aparentemente parece novo...

O melhor, no meu caso, seria pegar um modulo e fazer um teste... ou então emprestar uma ventoinha pra testar tbm... o problema é achar algum lugar que tenha essa peça pra fazer o teste...

Obrigado mais um vez...
Ariel
 

Ariel Alves

Novato
****Problema resolvido****

Foi arrumado as 2 ventoinhas, que haviam queimado o primeiro estagio (ou resistencia). Agora é torcer pra durar mais um tempo.

O mais correto era trocar as ventoinhas por novas, porém, provisoriamente vai assim

Agradeço a todos que tentaram me ajudar.
 

Lucas Zanin

Novato
Pessoal...sou novo aqui no clube tbm....

Hje fiz a troca do liquido de arrefecimento e percebi que minhas ventoinhas estão ligando juntas...quando isso aconteceu a temp. no climatronic estava em torno dos 98, 100 graus....o ar estava desligado....é normal?
 

Jicuz

Novato
Olá, se eu ligar o ar condicionado, obrigatoriamente o 2º estagio do AC liga? quero fazer testes tambem
 

Ariel Alves

Novato
É normal ligar as 2 ventoinhas juntas. É assim mesmo que funcionam, no meu climatronic também acionam as ventoinhas prox dos 100º C.

Sobre ligar o A.C, assim que aciona-se o A.R o primeiro estagio tbm liga, e normalmente ele fica ligado direto, enquanto o A.C estiver ligado o primeiro estagio tbm fica.
 

viesa

Novato
Olá.. pessoal,
sabe me informa qual é o fusivel da ventoinha? No manual eu nao encontrei... abraço
 

Andr3T

Membro
Olá.. pessoal,
sabe me informa qual é o fusivel da ventoinha? No manual eu nao encontrei... abraço

Na caixa de fusíveis em cima de bateria, olhando para a frente do carro, o primeiro fusível a esquerda. Ele é de 110A e custa 28,00 na VW.
 

viesa

Novato
110? fui ver mas estava intacto e marcava 30A... Os 3 pelo que vi são originais ainda... de cor verde forte. Troquei por um idêntico de 30A.. mas a ventoinha do primeiro estágio não arma ....


Na caixa de fusíveis em cima de bateria, olhando para a frente do carro, o primeiro fusível a esquerda. Ele é de 110A e custa 28,00 na VW.
 
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