Verificando nível do óleo tiptronic

Ariel Alves

Novato
Pessoal,

Embora já tenhamos varios tópicos sobre o óleo do cambio. Eu não encontrei em nenhum como se verifica o NÍVEL do óleo.

Cambio Tiptronic

Minha dúvida é;

É possivel verificar o nível de óleo pelo scaner? ou apenas tentando completar o óleo para saber se estava ou não no nível correto?

Tive a poucos dias, um problema com o retentor da transmissão. Começou a vazar um pouco e foi trocado, porém, colocamos (junto com o mecanico), um retentor paralelo e com medias um pouco diferente, resultado? continuou vazando, então, comprei o retentor original, que por sinal, tive que esperar vir da fabrica de SP. (sou de Curitiba). Vazamento sanado, comecei a perceber um ronco diferente da caixa, e principalmente um tranco na 2ª marcha, as vezes, quando largo o pé, freio e volto a acelerar (por exemplo, virando numa esquina), ele levanta o giro e só depois engata a 2ª, dando o famoso tranco.

Diante dessa coincidência, a primeira coisa que penso é; Deve ser falta de óleo.

Levei o carro num especialista, e depois de jogar scaner, disse que o problema são nas solenoides. Comentei sobre o vazamento que tive, e ele disse que o nivel estava correto, e que o problema são as solenoides. Porém, eu não sei como ele viu o nivel do óleo.

Ainda estou inclinado em ser falta de lubrificante. Afinal, é muita coincidência, cambio começar a ter os problemas logo após ter perdido um pouco de óleo....
Gostaria de pelo menos completar o óleo para ver o resultado...

Muito obrigado
Abs
Ariel
 

Ariel Alves

Novato
Bom, hoje fui na Audi, e falaram que o sensor mede o peso do óleo, e assim, se calcula quanto tem de óleo. Vou deixar na segunda feira, pro diagnostico do problema.
 
@[member='Ariel Alves']
não estou querendo ofuscar seu topico , espero que não tenhamos conflito por isso
Mais tomei a liberdade de fazer um topico relacionado a isso como você comentou que não tinha nada relacionado a isso

e outra coisa o sensor que tem dentro da transmissão é somente para temperatura,
não existe essa de medir o fluido pelo peso, se vier de existir diga para ele nos contar o procedimento pois infelizmente
eu não conheço .
segue o link do topico

http://www.a3clube.c...uido-tiptronic/
Abraço
 

Ariel Alves

Novato
Marinho, muito obrigado pela resposta. E parabéns pela iniciativa em "construir" um passo a passo para verificação do óleo da caixa, com certeza ajudará muitos colegas.

Aproveitando um pouco sua experiencia, em relação ao meu problema, claro, é muito complicado apenas pela minha explicação, tirar um diagnostico. Mas concorda que é muita coincidência, o carro perder (não sei quanto) óleo da caixa e logo após começar o problema?
Caso esteja faltando um pouco de óleo na caixa, é possível que esse tranco seja causado por isso?


Obs. Quando comentei que na Audi, "[background=rgb(253, 250, 247)]falaram que o sensor mede o peso do óleo" [/background]me expressei mal, não foi dito que o sensor mede o peso, e sim que ELES iriam medir o peso da caixa para saber se falta óleo ou não...

Mais uma vez, parabéns ao Marinho que teve uma excelente atitude de nos forneceu um tópico exclusivo sobre a verificação do óleo da caixa.
 

gabrielm

Novato
Marinho, muito obrigado pela resposta. E parabéns pela iniciativa em "construir" um passo a passo para verificação do óleo da caixa, com certeza ajudará muitos colegas.

Aproveitando um pouco sua experiencia, em relação ao meu problema, claro, é muito complicado apenas pela minha explicação, tirar um diagnostico. Mas concorda que é muita coincidência, o carro perder (não sei quanto) óleo da caixa e logo após começar o problema?
Caso esteja faltando um pouco de óleo na caixa, é possível que esse tranco seja causado por isso?


Obs. Quando comentei que na Audi, "[background=rgb(253, 250, 247)]falaram que o sensor mede o peso do óleo" [/background]me expressei mal, não foi dito que o sensor mede o peso, e sim que ELES iriam medir o peso da caixa para saber se falta óleo ou não...

Mais uma vez, parabéns ao Marinho que teve uma excelente atitude de nos forneceu um tópico exclusivo sobre a verificação do óleo da caixa.

ariel, quantos km tem a viatura?

pode ter certeza que se tu nunca trocou o kit solenoides é sim algum deles (ou mais de um) dando problema.

de qualquer forma eu faria a troca do oleo, filtro e do kit solenoides..vai ter caixa pra mais um booom tempo.

att

mas
 
Marinho, muito obrigado pela resposta. E parabéns pela iniciativa em "construir" um passo a passo para verificação do óleo da caixa, com certeza ajudará muitos colegas.

Aproveitando um pouco sua experiencia, em relação ao meu problema, claro, é muito complicado apenas pela minha explicação, tirar um diagnostico. Mas concorda que é muita coincidência, o carro perder (não sei quanto) óleo da caixa e logo após começar o problema?
Caso esteja faltando um pouco de óleo na caixa, é possível que esse tranco seja causado por isso?


Obs. Quando comentei que na Audi, "[background=rgb(253, 250, 247)]falaram que o sensor mede o peso do óleo" [/background]me expressei mal, não foi dito que o sensor mede o peso, e sim que ELES iriam medir o peso da caixa para saber se falta óleo ou não...

Mais uma vez, parabéns ao Marinho que teve uma excelente atitude de nos forneceu um tópico exclusivo sobre a verificação do óleo da caixa.

vo responder rapidinho que to de saida ^^
sim pode ser possivel uma falta de óleo, como voce relato fez a troca do retentor 2 vezes,
mais é complicado para ter certeza mesmo que e as solenoides, e feito processo passo a passo

1° verificando o óleo, pois o cliente "você" relata que houve vazamento
2° Scanner verificando avarias na transmissão.
3° verificando qual solenoide trabalha na 2 Marcha, são duas solenoides a "N88 1°Shift solenoide A" e a "N89 3°Shift solenoide B" ,
se não me engano,o que eu me lembro é que a N88 trabalha na 2 e 5 marcha , e N89 Na 1,2,3 Marcha .
fazendo identificacão da solenoide +/- como eu falei ai oficina precisaria ter um kit pra fazer teste.
sanando o problema ai sim é oferecida a troca do kit de solenoide para o cliente,pois uma solenoide solta é 30% do valor do kit .
4° o mecanico tambem pode entrara em modo continuo roda o veiculo no anlto ver no scanner se as solenoides estão em perfeita ação

Só uma coisa que eu não faria e a troca do filtro como gabriel falou, não criticando em bicho respeito opnião de todos ^^
pois esses filtros foram fabricados para não efetuar troca.só é trocado quando é feito a reparação da transmissão.
somente é feita troca do óleo a cada 40 mil ..
essa é a minha opnião ..


abraço
 

Ariel Alves

Novato
Gabriel, a viatura tem 96mil km.
Bom, vou levar em outra oficina que mexe com transmissão e vou solicitar primeiramente a conferencia do nível do óleo. Após isso, (torço eu que seja isso). Então, se o problema não for o óleo, aí vou torcer para que o mecanico ou tecnico, consiga identificar qual a solenoide esta com problema.

Marinho, em sua oficina, qual seria o valor médio cobrado pra voce fazer o serviço de conferencia do óleo, e caso precise, a M.O para troca das solenoides? Gostaria de ter uma base.

Pelo que entendi, voce faria um trabalho que dificilmente vou encontrar alguem que faça, antes de trocar o kit de solenoides, trocar as suspeitas deficientes, aqui, em geral, as oficinas já vão logo trocando e depois, caso não seja o problema, azar do cliente!

Outra duvida, se o problema for em apenas 1, das 9 solenoides, a sugestão é trocar todas? a M.O seria a mesma?

Muito obrigado
Abraço
 
Gabriel, a viatura tem 96mil km.
Bom, vou levar em outra oficina que mexe com transmissão e vou solicitar primeiramente a conferencia do nível do óleo. Após isso, (torço eu que seja isso). Então, se o problema não for o óleo, aí vou torcer para que o mecanico ou tecnico, consiga identificar qual a solenoide esta com problema.

Marinho, em sua oficina, qual seria o valor médio cobrado pra voce fazer o serviço de conferencia do óleo, e caso precise, a M.O para troca das solenoides? Gostaria de ter uma base.

Pelo que entendi, voce faria um trabalho que dificilmente vou encontrar alguem que faça, antes de trocar o kit de solenoides, trocar as suspeitas deficientes, aqui, em geral, as oficinas já vão logo trocando e depois, caso não seja o problema, azar do cliente!

Outra duvida, se o problema for em apenas 1, das 9 solenoides, a sugestão é trocar todas? a M.O seria a mesma?

Muito obrigado
Abraço

mão de obra cobrada por hora não tem como alguns cobram 3 , 4 horas
eu cobro ai pra fazer a troca do kit 2 horas cada hora 170,00 , vai da oficina
mais é muita responsabilidade pois existe duas solenoides que contem um aterramento,
caso venha a inverter o aterramento fica interfirindo no trabalho dela ...

uma solenoide só não vale a pena , o que vale a pena é fazer a troca do kit e separa aquela que esta ruim.
assim você fica com as outras guardadas , caso venha dar problemas voce tem um kit incompleto guardado ..

pra verifica o nivél cobro meia hora que metade do valor de uma hora kkkk
mais maioria das pessoas reclaman dos valores , mais voce corre risco do veiculo cair do cavalete, macaco,ou elevador que seja ...
 

Ariel Alves

Novato
mão de obra cobrada por hora não tem como alguns cobram 3 , 4 horas
eu cobro ai pra fazer a troca do kit 2 horas cada hora 170,00 , vai da oficina
mais é muita responsabilidade pois existe duas solenoides que contem um aterramento,
caso venha a inverter o aterramento fica interfirindo no trabalho dela ...

uma solenoide só não vale a pena , o que vale a pena é fazer a troca do kit e separa aquela que esta ruim.
assim você fica com as outras guardadas , caso venha dar problemas voce tem um kit incompleto guardado ..

pra verifica o nivél cobro meia hora que metade do valor de uma hora kkkk
mais maioria das pessoas reclaman dos valores , mais voce corre risco do veiculo cair do cavalete, macaco,ou elevador que seja ...

Tá certissimo!

Bom, dando continuidade aos trabalhos...

Hoje fiz a conferencia do óleo, e pro meu "azar", o nivel esta OK, o mecanico fez na minha frente e ficou claro que óleo tinha. Pois ficou escorrendo...

Ele passou no scaner e não tinha erro na caixa (porém, na outra oficina que fui, o rapaz havia apagado um erro), então, pode ser que daqui algum tempo volte a aparecer o erro.

Pelo sintoma apresentado, tudo leva, a serem as solenoides mesmo. E também me indicou a trocar todas, pois a M.O seria a mesma. Além do que não se incomoda mais.

Agora vou atras das solenoides (ele pediu pra eu me certificar que sejam as originais mitsubishi).

Ou ele me cobra R$ 2100,00 pelas solenoides e M.O, e mais o óleo que precisar pra completar, ou seja, uns 2200,00.

Alguém por aqui, consegue as solenoides? qual o valor?

Obrigado
 
Tá certissimo!

Bom, dando continuidade aos trabalhos...

Hoje fiz a conferencia do óleo, e pro meu "azar", o nivel esta OK, o mecanico fez na minha frente e ficou claro que óleo tinha. Pois ficou escorrendo...

Ele passou no scaner e não tinha erro na caixa (porém, na outra oficina que fui, o rapaz havia apagado um erro), então, pode ser que daqui algum tempo volte a aparecer o erro.

Pelo sintoma apresentado, tudo leva, a serem as solenoides mesmo. E também me indicou a trocar todas, pois a M.O seria a mesma. Além do que não se incomoda mais.

Agora vou atras das solenoides (ele pediu pra eu me certificar que sejam as originais mitsubishi).

Ou ele me cobra R$ 2100,00 pelas solenoides e M.O, e mais o óleo que precisar pra completar, ou seja, uns 2200,00.

Alguém por aqui, consegue as solenoides? qual o valor?

Obrigado

solenoide consigo por 1,800 o kit com procedencia boa ..
não compensa completar o fluido pois um dos fatores das solenoides vir a falhar é o fluido antigo,mais espesso grosso
e uso do tempo

abraço
 

Ariel Alves

Novato
solenoide consigo por 1,800 o kit com procedencia boa ..
não compensa completar o fluido pois um dos fatores das solenoides vir a falhar é o fluido antigo,mais espesso grosso
e uso do tempo

abraço

Só pra eu entender Marinho, não compensa completar o óleo depois da substituição das solenoides? mas nao precisa colocar mais óleo depois da troca?
 
Só pra eu entender Marinho, não compensa completar o óleo depois da substituição das solenoides? mas nao precisa colocar mais óleo depois da troca?

troco as solenoides faz a troca do fuido junto. especifico da transmissão
só nao troca se o fluido estiver novo ^^ ai faz so a troca das solenoides ..


não uso outro fluidos sem ser o especifico, pois alguns fluido podem conduzir pulsos eletricos/
 

Ariel Alves

Novato
troco as solenoides faz a troca do fuido junto. especifico da transmissão
só nao troca se o fluido estiver novo ^^ ai faz so a troca das solenoides ..


não uso outro fluidos sem ser o especifico, pois alguns fluido podem conduzir pulsos eletricos/

O fluido tem 7mil km. Esta "novo" ainda... na verificação do nivel, derramou um pouco (normal), e ele sentiu que o óleo esta muito bom. Clarinho e viscoso. Acho que só a troca das solenoides então...

Obs. Hoje não senti o "tranco" nenhuma vez... agora vou esperar o problema agravar pra fazer a substituição, por enquanto acho que não vou mexer...
 
é um fluido bem fininho lisinho, claro ...
viscoso :S ele não é não

quanto antes sanar o problema melhor .. essa minha opnião
pois esperar agravar o problema pode vir acarretar outros porblemas.
como problemas na embreagem da 3° Marcha ...
Mais cláro cada proprietario sabe que faz com seu veiculo
abraço
 

Ariel Alves

Novato
Pois é, viscoso ele não é mesmo, ainda bem..hehe... Se não, ja estaria sem cambio!

Como foi zerado o erro que tinha no primeiro mecanico que fui, vou andar com o carro mais 1 ou 2 semanas (recomendação dele mesmo), e ver se continua o problema, e se volta a aparecer o erro no aparelho. Bom, se eu perceber novamente, vou atras das solenoides e troca-las, não adianta realmente prolongar uma troca, afinal, é possível que vire outro problema!

Qualquer novidade que eu tenha, posto aqui...

Abraços
 
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