Velocímetro, quilometragem e temperatura não funcionam

Darkcoder

Novato
Bom dia pessoal

Recentemente adquiri um A3 1.8T 2002, lindão por fora e sem detalhes por dentro. Porém, por ser carro usado, já de cara percebi alguns probleminhas (alguns me foram informados no momento da venda). Pesquisei bastante mas ainda não encontrei algo sólido para todas as minhas dúvidas, e vou listar algumas delas a seguir:

- Velocímetro não funciona - Ponteiro sempre em zero, no climatronic sempre em zero e no computador de bordo aparece umas marcações estranhas, tipo 220km, 100km, 140km, etc.

- Contagem de quilometragem não muda, sempre na mesma marcação - provavelmente está associado ao problema acima

- Temperatura do motor - tanto no painel como no climatronic sempre em 60

- Marcador de combustível oscila bastante

Algumas considerações depois de minha pesquisa:

- Velocímetro e contagem de km provavelmente é sensor de velocidade, onde fica este sensor?
- Temperatura, provavelmente é o sensor também que está com problemas
- Marcador, possível problema na bóia

O que eu já fiz:

- Olhei todos os fusíveis, aparentemente tudo ok.
- Encontrei o sensor de temperatura :grin:

O que eu não fiz:

- Passar o vag-com, achei no MercadoLivre os cabos muito caros, mas comprei um no ebay, só que vai demorar pra chegar.

Outras considerações:

- Carro funcionando bem, andando bem, só estou achando-o um pouco gastadorzinho e meio fraco em arrancadas, talvez sejam as rodas 18"?

Gostaria de se possível, algum companheiro forista me desse alguma dica sobre meus pequenos problemas, pois como é meu primeiro carro, quero mantê-lo em ordem para poder ficar muito tempo com ele.

Obrigado

ATUALIZAÇÃO 30/07

Comprei um sensor de temperatura no mercadolivre, que chegou hoje e acabei de fazer a substituição. Aparentemente temperatura funcionando, deixei alguns minutos o carro ligado e a temperatura subiu e travou em 90º no painel analógico (antes ficava lá embaixo em 60). Só não testei andando com o carro, pois tá uma chuva lascada aqui e não quero ter que tirar o carro da garagem

Pelo que li, temperatura marcando errado = consumo alto!! Testarei o consumo com mais tempo nos próximos dias, já que o mesmo estava altíssimo.

Um problema a menos, aparentemente :tunts: :tunts: :tunts:

chedid

Administrador
isso tá com cara de defeito no painel. mas antes, vc precisa "espetar" O SCANER. e ver se ele lê a km.

Micuim

Membro
Rapaz... As luzes da ré estão funcionando? O meu, quando queimou o fusível da ré parou de funcionar o velocímetro e o marcador de combustível... Vai entender...

Darkcoder

Novato
chedid disse:
isso tá com cara de defeito no painel. mas antes, vc precisa "espetar" O SCANER. e ver se ele lê a km.

Mas se for defeito no painel, ainda assim iria aparecer as informações erradas no climatronic? Eu acho que vou ter que morrer em 80 reais e comprar o cabo no mercado livre, não vai ter jeito ehehe.

Micuim disse:
Rapaz... As luzes da ré estão funcionando? O meu, quando queimou o fusível da ré parou de funcionar o velocímetro e o marcador de combustível... Vai entender...

Sim, estão funcionando normalmente, inclusive acabei de verificar isto por desencargo.

Darkcoder

Novato
chedid disse:
comprar um VAG num é jogar dinheiro fora.... uma hora ou outra vc vai usar.

Eu peguei um no ebay tem alguns dias, aqui o valor é um roubo.

Só pra atualizar, comprei o sensor de temperatura de água, quando chegar posto informações.

Se resolver, aí passo para o sensor de velocidade, pra dai depois ver o motivo do consumo alto :)

Alguém saberia me informar onde fica este sensor de velocidade? Que fornece informações para o painel a respeito da velocidade e quilometragem rodada.

Darkcoder

Novato
Alancnh disse:
desculpa a ignorância, mas o que é um vag e para que serve?

Pelo que sei, é um software que através de um cabo específico faz um scanner de toda a parte elétrica e eletrônica do carro, identificando possíveis defeitos.

ATUALIZAÇÃO

Comprei um sensor de temperatura no mercadolivre, que chegou hoje e acabei de fazer a substituição. Aparentemente temperatura funcionando, deixei alguns minutos o carro ligado e a temperatura subiu e travou em 90º no painel analógico (antes ficava lá embaixo em 60). Só não testei andando com o carro, pois tá uma chuva lascada aqui e não quero ter que tirar o carro da garagem :lingua:

Pelo que li, temperatura marcando errado = consumo alto!! Testarei o consumo com mais tempo nos próximos dias, já que o mesmo estava altíssimo.

Enquanto o cabo VAG não chega, vou a procura de descobrir onde fica o sensor de velocidade para que eu possa realizar a substituição para testar.

Darkcoder

Novato
Ainda não achei onde fica o dito sensor de velocidade, somente consegui achar o sensor de rpm. Alguém tem alguma dica?

gabrielm

Novato
pessoal, alguem sabe confirmar aonde localizo esse sensor de velocidade? tambem preciso dar uma olhada nele, da acusando um erro o vag que aponta pra ele.

alguem sabe?

att