Velas marrons e consumo de água no 1.8T 150CV

Boa noite pessoal.

Levei meu carro para a oficina ontem pela manhã, pois estava com bastante dificuldade na partida, e quando pegava, falhava por uns segundos e depois alinhava. Além de estar baixando o nível de água do reservatório, mesmo sem nenhum ponto de vazamento externo.

Já havia retirado os injetores (testei e efetuei limpeza), testei pressão e vazão da bomba, olhei velas (há 2 semanas estavam perfeitas), mas aí agora que mandei para a oficina, o mecânico disse que as velas estavam marrons, e como a água não vaza para fora do motor e está baixando, é provável que esteja entrando água nos cilindros.

A questão é: O motor tem 25 mil km, foi montado com junta de aço, e nunca superaqueceu (no máximo a 110 graus quando furou o cano de água frontal, mas logo parei o carro), ou faltou óleo. E mesmo assim, é muito estranho entrar água nos 4 cilindros ao mesmo tempo, não é?

Se algum de vocês já passou por isso e teve um diagnóstico diferente, gostaria de saber, pois pelo histórico do motor não deveria ter que tirar o cabeçote fora com essa quilometragem.

Desde já agradeço!
 
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