Vedação Bobina A3 Turbo - Óleo e água nas bobinas e parte de cima das velas

CoyDoggie

Membro
Olá, não sou novo no fórum, mas comprei um A3 recentemente.
É um 180 2005 e estava bem sujo, pois o antigo dono morava em uma chácara.
Lavei o motor dele e percebi que entrou água por baixo das bobinas, pois ficou falhando.
Ao desmontar as bobinas verifiquei que, além da água tinha óleo nas bobinas e nas velas (parte de cima das velas somente) n. 1 e 3.
Acontece que percebi que ha uma "casinha", ou seja, um possível alojamento de uma vedação, o que não tinha em nenhuma bobina minha.
Pesquisando na internet achei o desenho abaixo, onde verifiquei que existe sim essa vedação (peça 2).

Como não achei para comprar, estou aqui solicitando que alquem faça a fineza de me medir com paquimetro a espessura de tal vedação para que eu compre algum anel de vedação e monte eu mesmo. Já sei que ela tem 25cm de comprimento, mas gostaria que confirmassem esse valor também.

PS: Sobre o óleo na parte de cima da bobina não sei se veio da tampa do óleo do motor, ou da junta da tampa de válvula, pois estava suja de óleo até naquelas ranhuras da tampa, logo acima da junta. O que acham?

Desde já agradeço a ajuda. Abraços.

bobina-de-ignico-audi-a3-18-turbo-1996-2003-original_MLB-O-3575110209_122012.jpg
 
no meu caso o oleo era da junta e tb da tampa de oleo q nao tava vedando mais,taqva velho,troquei a junta e a tampa parou de vazar, pra descobrir q foi a tampa q tava vazando tb eh q foi fogo,kkkk
 

CoyDoggie

Membro
agradeço a atenção!

então, no meu caso só tinha óleo nas velas 1 e 3 e mesmo assim só na parte de cima (cerâmica).
gostaria que pudessem medir a espessura da vedação da bobina para que eu possa comprar por aqui. tenho medo de ficar muito alto e não alcançar a vela direito ou ficar muito baixo e acabar não vedando.

abraços,
 

CoyDoggie

Membro
Usei retentor de 4mm e parece que ficou bom.

Acontece que ainda tá falhando o motor, mas só quando o motor está quente. Frio não falha, mas oscila muito a lenta.

Porque será?

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CoyDoggie

Membro
R$60,00 o mecânico cobra pra fazer isso... acho melhor deixar o carro encostado e comprar o cabo no ML.
PS: fui limpar a MAF e ganhei de brinde a luz de tração acesa no painel, que beleza hein!
 

gabrielm

Novato
CoyDoggie disse:
Usei retentor de 4mm e parece que ficou bom.

Acontece que ainda tá falhando o motor, mas só quando o motor está quente. Frio não falha, mas oscila muito a lenta.

Porque será?

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meu velho a dica que te dou. encomenda um kit da junta da tampa de valvulas victor reinz que ja vem junto essa junta ai do meio que tu precisa. não sei quantos km ja tem, mas ja troca as velas também se for o caso. as bobinas também dao pau ai por seus 100kkm rodados. veja se as tuas 1 e 3 estão boas como tu falou que esta falhando. se tu tem o cabo vag tu pode testar e ver se alguma tem erro e tal. se não tem o cabo eu sugiro que teste as bobinas direto com uma chave de fenda dentro dela...-- cuida pra não tomar choque --. se está oscilando a lenta pode ser que esteja falhando 1 cilindro ou mais...com o vag tu saberia.
 

gabrielm

Novato
CoyDoggie disse:
R$60,00 o mecânico cobra pra fazer isso... acho melhor deixar o carro encostado e comprar o cabo no ML.
PS: fui limpar a MAF e ganhei de brinde a luz de tração acesa no painel, que beleza hein!
acendeu a luz pois tu mexeu nela. aproveita e limpa o sensor dela tambem. o conectorzinho que tem.

agora tem que calibrar a borboleta. com o cabo vag da pra fazer isso.

tu tem que fazer o seguinte se não tem o cabo. vai la e deixa o carro ligado uns minutos sem apertar o acelerador pra ela se acertar sozinha. ou desliga a bateria um tempo. depois liga e desliga o carro umas vezes que ela vai apagar.

boa sorte e bem vindo ao a3 180cv.
 

CoyDoggie

Membro
fiz os testes e detectei que o problema é em uma das bobinas, vou tentar limpar os contatos. tem algum jeito de recuperar? deve ter dado problema depois que lavou o motor.

fiz o que foi recomendado e a luz de tração apagou, mas acendeu denovo alguns instantes logo após a partida. repeti o procedimento de desligar a bateria 2x, mas logo depois volta a acender a luz do controle de tração. e agora? vou ter que comprar uma maf nova?

de toda forma estou comprando hoje um cabo vag pra analisar.

abraços a todos que estão me ajudando!
 

gabrielm

Novato
CoyDoggie disse:
fiz os testes e detectei que o problema é em uma das bobinas, vou tentar limpar os contatos. tem algum jeito de recuperar? deve ter dado problema depois que lavou o motor.

fiz o que foi recomendado e a luz de tração apagou, mas acendeu denovo alguns instantes logo após a partida. repeti o procedimento de desligar a bateria 2x, mas logo depois volta a acender a luz do controle de tração. e agora? vou ter que comprar uma maf nova?

de toda forma estou comprando hoje um cabo vag pra analisar.

abraços a todos que estão me ajudando!
não tem muito o que fazer não com a bobina ferrada. tu testou pra ver se dava faísca? coloca uma chave de fenda dentro dela, mas não encosta na parte metalica...obvio que o sensor conectado...dae tu ve se ta dando muito ou pouca ou nada de faisca....

uma dica que te dou ja é comprar as 4 bobinas. começa com uma e as outras vão indo pro saco também...

cara, sobre a luz da tração. pega e limpa os contatos do sensor do corpo da borboleta e do acelerador. limpa eles com alcool isopropílico, ou limpa contatos...depois conecta de novo. só por limpar a maf não poderia acontecer da luz acender...tenta ligar o carro com ela desconectada pra ver como ele se comporta....

depois tu tenta liga o carro e deixa na lenta um tempo....é que como ja tem outras coisas dando pau no carro, a luz pode ser por outro motivo também...dae quando tu escanear ele com o cabo ja vamos saber o que mais se passa....se é maf, sondas, etc...

mas tenta ligar o carro e desligar rapidinho...fica batendo o arranque e desligando que uma hora apaga.

senão só com o cabo mesmo.

180 é chatinho mesmo. qualquer coisinha ele ja não funciona.
 

CoyDoggie

Membro
A bobina não morreu, tomei até choque. O problema é que a faísca não vai pra vela, mas pro motor. Troço de cilindro pra testar com outra vela e dá o mesmo erro. O que será que é?

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gabrielm

Novato
acho que se tu trocou a bobina de cilindro - sem trocar a vela do cilindro - e continua o problema é a a bobina mesmo...é normal elas darem pau.

o mesmo problema tu diz falhando a lenta?? tu tem que ver se ta falhando um cilindro mesmo...não fica balançando todo o motor? não tem como não ver que esta em 3 cilindros...fica bem nítido.

cara, revisada básica nos 180 em coisas que da pau em todos:

bobinas (e já põe vela iridium), bomba de combustivel, maf. e sondas, as duas, revisar todas mangueiras com cuidado, trocar junta tampa de válvulas. limpar bicos e corpo da borboleta. se hoje eu fosse comprar um 180 eu já sairia trocando isso tudo ou ja ia comprando pra deixar na espera....

mais pra frente costuma dar pau nas ventoinhas. sensor de pressão ou o de nível do óleo.....

é um carro que ter que ir mantendo em dia sempre.

espera o cabo chegar que tu ja vai eliminando algumas pendencias e tal.

boa sorte.
 

CoyDoggie

Membro
Obrigado por estar me ajudando.
É isso mesmo, fica balançando o motor todo, falhando a lenta. Se desconecto uma outra bobina quase afoga o carro.

Vou tentar passar uma fita de alta fusão pra ver se resolve.

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CoyDoggie

Membro
acho que vou ter que comprar um jogo novo de bobinas mesmo.
consegui isolar a bobina que estava com problemas, mas, apesar da faisca ir direto para a vela o carro ainda continua falhando, não entendo.
já compro o jogo daquelas vermelhas para o r8? consigo fazer a adaptação para o encaixe delas no meu carro.
 

gabrielm

Novato
tira as velas pra ver como elas estão...

daqui a pouco ta com vela errada ja...quando puder compra umas iridium. no a3 eu coloquei as ik20 da denso.

acho que essas bobinas já são plug n play nos 180. mas tem que confirmar. não tenho certeza. eu comprei de 2 user aqui do clube. seminovas original.

att
 

CoyDoggie

Membro
também pensei nas velas, são as bosh originais, mas estão com uma folga muito grande...
vou experimentar depois com as velas do g5 e ver se são as velas mesmo.. aproveito e coloco foto das velas como estão.
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Dizem que a lampada de controle de tração se nao desliga indica geralmente problema na MAF. só com VAG-COM agora pra testar ela... esse cabe é imprescindível para quem quer manter o carro em dia nas manutenções sem ficar dependendo de ir em mecânico toda hora..
 

CoyDoggie

Membro
chegou o cabo no sabado, mas até agora não consegui fazer funcionar o 12.10, nem no win8 x64 nem no XP 32bits...
ele não acha a interface, instala o driver e tudo, reconhece a versão, mas não acha a interface...
quem mem vendeu não deu suporte até agora (não foi daqui do forum).
preciso passar o cabo pra ver os erros, pois não quero trocar nada sem necessidade.
o carro está com 4 bobinas hitachi, e como vi que as originais são beru, penso que já foram trocadas então acho que não preciso trocar.
as velas estão 100% pelo que vi, apenas carbonizadas (pretas, mas secas). algum problema com isso?
o carro não deu mais problema de falha, estou rodando com o carro agora, mas ainda está estranho... tenho que pisar fundo no acelerador pra sair com a primeira marcha... até parece que é segunda marcha... normal isso?
tá fazendo 7,5km/l a média do computador de bordo... é por aí mesmo?
 
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