Vazando liquido de arrefecimento.

kkroto

Membro
Bom dia senhores,

Comprei a audi a3 1.8t a pouco mais de 1 mês. Estou tentando fazer a devida manutenção que aparentemente foi deixa de lado pelos antigo proprietário.

Itens trocados:

Kit correia dentada + bomba dágua( a bomba dágua estava fodida)
Radiador (apareceu um micro furo)
Velas
Junta da tampa do comando de válvulas ( quando tirei as bobinas havia óleo ali)
Limpeza do motor
Limpeza do Carter e pescador
Troca da bomba de combustível
Troca sensor de temperatura dágua (verdinho)

Fiz um up no escapamento esta direto 2,5" até no fim com um silenciador de outro carro 3000zx. Depois que fiz o escape achei um outro problema, turbina fumando. Já estou negociando uma turbina para substituir só que ontem sai com o carro e quando guardei na garagem eu percebi um pingo de algum liquido no chão, coloquei um jornal para avaliar melhor oque era e quanto tinha vazado. No final da noite, umas 12h mais tarde, fui verificar e o jornal estava muito molhado. Pensei ser óleo mas quando verifiquei era liquido de arrefecimento. Abri o capô e olhando com uma lanterna o protetor do Carter estava cheio deste liquido. O nivel não parece ter baixado, só que não tenho ideia de onde vazou isso. Minhas suspeitas são:

Turbina vazando liquido de arrefecimento
Alguma flange de plastico com trinca ou algo assim( mas é estranho ter vazado com o carro desligado)

Eu agradeço se alguem tiver ideia de onde procurar. O líquido esta todo na parte de trás do motor.

Abraços,

derek

Membro
O meu foi difícil achar, mas era na linha de refrigeração da turbina tbm, trincou a parte da frente da bomba auxiliar de refrigeração da turbina, ela vaza mesmo com o motor desligado pois a bomba entra ao se desligar a ignição para manter o fluxo no turbo.
Tive que trocar a bomba.
Ela fica ali colada ao radiador proximo ao tanque de expansão da uma checada.

kkroto

Membro
Só pode ser isso. Não tem nada molhado na frente ali do motor, apenas na parte de trás do motor e mesmo assim não consegui achar ponto molhado no motor ou conexões palpáveis da turbina. Consegui limpar o protetor de Carter com um pano, acredito que vazou uns 100ml ou um pouco mais. Tirei o jornal de baixo do carro e tinha 3 pingos de óleo e o resto era líquido de arrefecimento. Vou trocar a turbina nesta semana, algum cuidado especial ou verificação a ser feita?

Abraços

André Brugnerotto

Hellspeed69
kkroto disse:
Só pode ser isso. Não tem nada molhado na frente ali do motor, apenas na parte de trás do motor e mesmo assim não consegui achar ponto molhado no motor ou conexões palpáveis da turbina. Consegui limpar o protetor de Carter com um pano, acredito que vazou uns 100ml ou um pouco mais. Tirei o jornal de baixo do carro e tinha 3 pingos de óleo e o resto era líquido de arrefecimento. Vou trocar a turbina nesta semana, algum cuidado especial ou verificação a ser feita?

Abraços
Nem todos os A3 tem essa bomba auxiliar, só os mais novos 2005 pra frente

assim que tirar a turbina vc já verifica, se tiver fluido colorido fica mais facil ainda de rastrear pontos de possível vazamento.

JulioRJ

Membro
esse tipo de vazamento não aparece mesmo, só consegue achar colocando pressão no sistema frio com uma bombinha, qualquer oficina decente tem isso

derek

Membro
Andre_Hellspeed disse:
Nem todos os A3 tem essa bomba auxiliar, só os mais novos 2005 pra frente

assim que tirar a turbina vc já verifica, se tiver fluido colorido fica mais facil ainda de rastrear pontos de possível vazamento.
O meu é 2002/2003 e tem a bomba auxiliar.
Na parte do aditivo é verdade ele tinge onde esta o vazamento ajuda a localizar.

kkroto

Membro
Boa tarde.
Parece que é bem no sensor de temperatura dágua mesmo.
Meu carro esta no mecânico, estou trocando a turbina e embreagem. Sobre o vazamento, parece que não esta vedando muito bem e por isso vazou. Provavelmente o carro só vai ficar pronto no final da semana e assim que tiver novidades eu aviso.
Abraços

@[member="Andre_Hellspeed"] , pelo oque eu saiba a maioria dos a3 180 tem essa bomba. Somente o 150 que não tem. Se tiver é acima de 2005.

kkroto

Membro
Boa noite,

O vazamento era no sensor de temperatura mesmo. O cavalete dágua estava trincado e não estava segurando direito o sensor. Troquei ele e também uma outra flange que tbm estava danificada. Ficou top, vazamento zero.

Abraços,

Andre_Hellspeed disse:
Que bom que resolveu

O meu é 180T 2004/2005 APP e não tem a bomba auxiliar, vcs não estao confundindo com a bomba de ar do escape né, a bomba de água fica ligada depois que desliga o carro.

segue link da bomba http://www.encontrepecas.com.br/loja/produto-237045-20720-bomba_de_agua_auxiliar_audi_a3_18_20012005_original

retificando, pelo link ai são os de 2001 até 2005 que vem (ou podem vir) com a bomba auxiliar
Amigo, foi mau estava confundindo com a bomba de ar haha. Abraço.

Para não abrir outro tópico estou revivendo esse para tirar uma dúvida....

A bomba d'água auxiliar do meu A3 1.8T 2002 foi pro "saco", porém estava pesquisando o preço dela e é um preço bem salgado, então minhas dúvidas são:

1 - para que ela serve?

2 - tem como fazer alguma adaptação e andar sem ela? (colocar algo no lugar) / Vai gerar algum dano no carro?

Obrigado desde já galera.

merotti

Membro
É uma peça que só tem no 180cv e ela costuma apresentar defeito mesmo

Acho que não tem como andar sem ela

piacava

Membro
Luiz Henrique Clehn disse:
Para não abrir outro tópico estou revivendo esse para tirar uma dúvida....

A bomba d'água auxiliar do meu A3 1.8T 2002 foi pro "saco", porém estava pesquisando o preço dela e é um preço bem salgado, então minhas dúvidas são:

1 - para que ela serve?

2 - tem como fazer alguma adaptação e andar sem ela? (colocar algo no lugar) / Vai gerar algum dano no carro?

Obrigado desde já galera.
Essa bomba serve para ficar circulando a água pela turbina por um tempo depois que desliga o carro..

Até dá pra rodar sem ela, já vi relatos de pessoas que tiraram, retira e emenda as mangueiras..
mas tem que ficar atento ao parar o carro para não desligar o motor imediatamente logo após
uma acelerada forte..

Se tomar esse cuidado, de desligar só depois de um tempo em marcha lenta, ou antes de parar
o carro não dar aceleradas para pressurizar a turbina não deve ter muito problema.

Ela é um sistema de segurança para evitar danos à turbina..

piacava disse:
Essa bomba serve para ficar circulando a água pela turbina por um tempo depois que desliga o carro..

Até dá pra rodar sem ela, já vi relatos de pessoas que tiraram, retira e emenda as mangueiras..
mas tem que ficar atento ao parar o carro para não desligar o motor imediatamente logo após
uma acelerada forte..

Se tomar esse cuidado, de desligar só depois de um tempo em marcha lenta, ou antes de parar
o carro não dar aceleradas para pressurizar a turbina não deve ter muito problema.

Ela é um sistema de segurança para evitar danos à turbina..
Mto obg pela resposta parceiro! :valeu:

Também ja vi alguns relatos referentes a isso, vo fazer um teste e ver no que dá, até pq em 6 meses a minha ja deu problema 2x, e como é uma peça relativamente cara fica dificil né... Vo isolar ela e redobrar a atenção na turbina, como vc mesmo citou, ai quando sobrar uma grana eu coloca uma nova!

Abçs