Vazamento de Óleo do Motor

Oi Pessoal. Gostaria de uma ajuda. Tenho um audi a3, câmbio automático, completo e o mesmo está continuamente baixando o óleo. O mesmo foi para a revisão da audi em bh, mas a audi não resolveu o problema. Então resolvi trocar as peças em uma oficina autorizada. Inicialmente, foi efetuada uma colagem na região do carter (em um parafuso). Não resolveu o problema, então resolveram trocar as peças orientando de cima pra baixo. Foi trocada a junta da tampa de válvulas e colado o carter com silicone. Entretanto, o óleo ainda continua baixando, e muito. Gostaria que alguém me ajudasse pois acho que os mecânicos não estão encontrando o problema central. Agradeço. Patrício.

RafaPR

Consultor Técnico
Bom, mas "baixando óleo" é muito relativo amigo.

Quanto de óleo exatamente que tá baixando e em quanto tempo?

E outra coisa, que motor é o seu carro? 1.6, 1.8 asp ou turbo?

WagaO

Novato
A maneira mais facil de verificar se há vazamentos, é mandar lavar o motor... anda uns 2 dias... aí voce consegue ver o vazamento...

Amigos. obrigado pelas sugestões. O motor do meu carro é 1.8 asp. Levei a um mecanico e ele constatou que o carro está fumando. Está baixando em torno de 200 ml a cada 300km. No escapamento, além da fumaça um pouco preta quando piso fundo por dentro está uma capa preta do oleo. Agora, o mesmo não está mais pingando no chão, aliás, antes quando estava vazando no cárter, também não pingava pois ficava no peito de aço. Alguémjá enfrentou este problema? Grato.

Carlinho

Consultor Técnico
Lavar o motor é uma coisa perigosa, pode molhar algum sensor e estragá-lo. Tome cuidado se for fazer isso...

Vc teria que tirar o peito de aço e com o carro no elevador, pra poder pelo menos identificar algum vazamento...

Amigos. Já levei o carro e tiramos o peito de aço. Onde estava vazando, no carter sobretudo, já foi solucionado. Mas o problema ainda persiste. Grato. Patrício

chedid

Administrador
mas some o óleo sem ter marcas de vazamento é isso? se for e continuar vazando.... o problema pode ser no motor (no cabeçote ou nas folgas do pistão no clindro).

amigos, o óleo não está escorrendo por baixo do carro. Parece que ele está sendo queimado por causa de uma fumaça preta que está saindo do cano de descarga, mas apenas em alta aceleração. E o escapamento está com uma fuligem preta um pouco sólida por dentro. abraços. Patrício.

RafaPR

Consultor Técnico
Mas é fuligem no escape ou fumaça?

Fumaça preta é sinal de mistura gorda, não que o motor tá queimando óleo!

Jordaum

Aro 99
Realmente fumaça preta é sinal de mistura gorda, em carro turbo, qndo o sensor de temperatura ta maluco ele enriquece a mistura e fica muita fumaça preta mesmo, assim qndo coloca escape livre também costuma acontecer isso.

Mas no seu caso, como ta baixando muito óleo, a fumaça deve ser azulada, que indica vazamentos pelos anéis de pistão.

De qualquer forma, seja por vazamento ou por queima, a melhor coisa é procurar um mecânico bom.

Eu não sou muito a favor de diagnostico só pela fumaça, mas aqui tem um resumo interessante sobre isso:

http://motorsa.com.br/2009/09/13/identi ... capamento/

[]s,
Jordão

Serious

Novato
é complicado alguem te falar isso
mas eu falo

cara , manda olhar teu catalizador como ele estar.
Daqui a pouco ele ta empedrado, entupido de tanto oleo sendo cozinhado ali.

RafaPR

Consultor Técnico
Diagnóstico pela fumaça é só um primeiro passo, na minha opinião, pra vc não ficar tão perdido do que olhar no motor e não sair desmontando coisas à toa...

A3Branco

A3 Maníaco
cara,
o meu ta vazando pelo retentor da polia...(1.8 Asp- ano 2000)

ai fica vazando e o peito de aço fica aquela meleca de oleo e areia, poeira
ai quando para o carro sobe aquele cheiro que agente pensa até q é combustão etc....

pensei que era ate escapamento furado por causa do cheiro que entrava pela janela... mas era o oleo com areia, e quando o motor esquenta o cheiro exala, ate o ar frio entrava com cheiro de fumaça....

mandei lavar e o cheiro parou.. mas o vazamento ainda nao resolvi,,
abcs

PISTOLERO

Novato
po meu carro ta vasando oleo lado oposto da correia creio eu tava penssando em lava na autorizada
pq tenho medo de estraga algum sençor 1.8T 2001
alguem sabem um luga bom pra lava em brasilia DF

Carlinho

Consultor Técnico
PISTOLERO disse:
po meu carro ta vasando oleo lado oposto da correia creio eu tava penssando em lava na autorizada
pq tenho medo de estraga algum sençor 1.8T 2001
alguem sabem um luga bom pra lava em brasilia DF
autotech, no sof sul, na rua da só óleo. isso é a junta do tensor da corrente provavelmente. fala que fui eu que indiquei e procura o léo ou welingthon...
melhor lugar pra se levar um a3 em brasília...

PISTOLERO

Novato
agradeço Carlinhos vo procura sim ja tem um tempo que ja ta vasando
moto deve ta bem sujo vc axa que eu nao devo lava antes nao ??

Carlinho

Consultor Técnico
não lave não, pra lavar motor tem que saber o que está fazendo, tomando cuidado para não molhar nenhuma peça que possa estragar.