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Válvula de retenção do Hidrovácuo

Iniciador do tópico #1
Olá!
Minha A3 8L tem um sistema peculiar, que não havia observado em nenhuma outra A3. Uma mangueira sai do coletor de ar, passa por uma válvula de 3 vias, e sai para o hidrovácuo e para o respiro do motor.

Essa válvula quebrou e não encontro uma igual para trocar. Nem na VW nem na Audi encontram esse modelo de valvula.
Normalmente é uma válvula simples que vai direto para o hidrovacuo; ou uma valvula simples que vai para uma junção em Y.

Encomendei uma válvula de 03 vias recomendada pelo fabricante, mas ela é muito menor, (conforme a foto).

Alguém conhece essa peça?

O que indicariam?
- instalar a válvula pequena e seja o Deus quiser
- adaptar uma válvula simples de 12mm (grande) e uma mangueira em Y, como nessa imagem http://img.tapatalk.com/d/14/04/23/gumaryby.jpg (peguei num tópico daqui.
 

Anexos

#4
Então, isso ai é alguma gambiarra. Mangueira original do seu carro sai do coletor e vai direto pro hidrovácuo.
Código dela é 1J0612041AT. Na CCS VW tem e não é caro.

Essa concessionária tem anuncio de 91 reais dela original e nova, sob-encomenda.
Ou seja, não compensa fazer gambiarra nem colocar paralela.
 
#8
Direto não pode ser. O que eu faria com a mangueira que vem do respiro do motor?
Gambiarra é isso ai mesmo amigo. Coisas que não existem originalmente passam a existir kkkkk.

Existem outros modelos.
Veja a imagem que postaram em outro topico:
http://img.tapatalk.com/d/14/04/23/gumaryby.jpg
Essa foto é do 180 tiptronic. Ele é assim mesmo. O seu é 150cv.
Do seu carro é a mangueira que eu te mandei o código.
Se você quer resolver a forma correta (eliminando a gambiarra), a gente te ajuda.
 
Iniciador do tópico #9
Esse carro era automatico. Fiz o Swap para manual.
A mangueira que vai direto eu já tenho. Só não sei onde enfio (olha a boca :D ) a outra mangueira que sai do respiro de oleo do motor.
 
#11
Então, originalmente tem uma mangueira que sai do coletor do admissão e vai pro respiro do bloco. Essa mangueira fica numa saída embaixo do coletor, bem no meio dele. Talvez essa gambiarra ai seja para substituir isso. As vezes o antigo dono fez isso sabe-se lá por qual motivo.

Para tentar te ajudar, eu vou te mostrar como é originalmente o sistema de respiro do teu carro. Segue:


respiro.png

A saída que fica embaixo do coletor, e se liga ao respiro através da mangueira #10 da ilustração acima:

coletor.png


O sistema de respiro do teu carro é isso!
Agora cabe a você dar uma analisada no seu carro ai e ver o que está fora dessa padrão. Porque tem essa gambiarra na mangueira do hidrovácuo. Se você tirar o coletor de admissão pra fora vai ficar bem fácil de visualizar isso.
 
Iniciador do tópico #12
Está bem diferente do que 5enho instalado aqui.
Talvez o antigo dono tenha adaptado as mangueiras de outro motor.

Fiz um vidro para demonstrar como está ligado.


Repare que existe outra válvula em Y em baixo do coletor que não aparece nesta imagem que postou.


Onde você conseguiu as imagens das peças e montagens explodidas da A3 (catálogo de pecas)?
Eu acessava em um site americano, mas parece que não está mais no ar.
 
Iniciador do tópico #13
Achei a foto da válvula que está em baixo do coletor e um diagrama que se aproxima mais com o que está instalado aqui.
Peças admissão A3.jpg

IMG-20181203-WA0038.jpg
O que difere neste diagrama do que está montado aqui, é esta peça 8A. Que no lugar dela é uma válvula de 3 pontas.

Na OLX encontrei um motor onde as disposições das mangueiras é igualzinha a do meu motor.
https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-r...05-558654897?xtmc=motor+audi+a3&xtnp=1&xtcr=4

Encontrei outros no ML

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-906053056-motor-parcial-audi-a3-18-turbo-gasolina-cnota-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1041100238-motor-audi-a3-18-turbo-5v-2004-parcial-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-871544850-motor-a3-golf-passat-18-turbo-20v-_JM

E tem outros
Talvez seja alguma adaptação feita por mecânicos em larga escala, sei lá...
 
#16
Olha, estou bem confuso agora haha. Se tantos outros motores tem esse mesmo esquema, não parece ser gambiarra não.
Muito estranho mesmo, não consigo nem achar o código no catálogo dessa parte que faz um T na mangueira que sai do coletor.

Enfim... se fosse eu no teu caso ai, eu eliminaria essa parte de respiro a mais, e deixaria como um 150cv comum. Mangueira do coletor direto pro hidrovácuo, e o T que tem que no respiro de óleo (logo após a saída do cavalete), ir direto pro coletor de admissão (na saída de baixo do coletor).
Nisso você já elimina essa válvula: 1544113100952.png
 
Iniciador do tópico #17
Realmente. Nem na audi nem da VW eles encontraram esse modelo de ligação no sistema deles. Na concessionária não conseguem encontrar nada dessa peça.

O mecânico que fez o swap pra mim disse que é normal e tem um monte assim...
Pensei que pudesse ser alguma adaptação realizada em oficinas para aumentar a potência do motor e foi feito em larga escala pelos "boyzinhos" de plantão... pra ter um monte por aí assim...

Como estou com um pouco de pressa para arrumar, comprei uma válvula simples e um T. Vou fazer a ligação pra tentar manter o mais original possível.

Eu pensei em fazer isso que vc disse, mas fiquei com receio.
A diferença está em ter uma saída a mais sugando o ar do servo freio, como se fosse um sistema de compensação, se um falhar o outro funciona. Meu medo é ficar sem freio num momento que eu realmente vá precisar.

Vou rodar assim até achar essa válvula original, nem que seja usada.


Andr3T, muito obrigado pela atenção.

Dependendo de como for, volto pra dizer se deu errado.