Usado nos 70k: A3 Sport 1.8 ou 118i?

RODELA

Novato
Saudações!
Venho de um Passat TSI 2012 (puta carro, recomendo) que vendi porque precisarei de um carro menor (nova garagem). Anteriormente tinha um Golf MK7 Highline 1.4T, pacote elegance, e confesso que adorava muitos mimos dele, além de sua dirigibilidade.
Agora preciso comprar esse carro menor (até uns 4.50m no máaaximo), e vou desembolsar no máximo uns 73 mil.
Ainda penso em voltar para um Golf TSi, mas acho que o desempenho vai me fazer falta do Passat, e sou bem receoso com chipar (especialmente um DSG7). Ainda não descartei a hipótese, pois nesse preço já achei 2014 com pacote exclusive, e tem algumas que os concorrentes não tem (kessy, sensor dianteiro, que já me acostumei demais, tilt down, não lembro algo mais).
Depois de muita dúvida, estou focando em BMW 118i 2013 ou audi A3 Sport 2013 também. É o que se encaixa na faixa de preço. Não achei muitos sportbacks ou sedãs 1.8 nesse preço e, sinceramente, o sport acho o mais bonito. Considerando que eu amava a dirigibilidade do Golf e já andei num 0km 2.0T (220cv), acho que vou gostar de dirigir ele tbm.

>> 118i
Vantagens:
- suposta melhor dirigibilidade pela tração traseira (apesar que não achei taaaaanta diferença na 118i e 320i como falam, há um pouco de misticismo nisso).
- é kessy (como eu adorava isso no Golf), e o A3 não tem
- não tem relatos de problemas crônicos (apesar que tenho visto duas com vazamento de óleo, uma do câmbio!)
- a que estou vendo está menos rodada, 50 mil km

Desvantagens:
- Feia. Essa geração 2012-2015 tem uma frente horrível. Pra eu me sentir bem teria que gastar uns 5 mil pra comprar o farol da 125i, com angel eyes, que muda muito a aparência. E pra piorar o modelo que estou vendo é branco, a cor que achei mais feia nela, além de eu já ter enjoado dessa cor kkk
- não tem xenon
- meio simplório em alguns aspectos, não tem sequer ar digital (coisa que carro popular tá tendo)
- não tem borboletas no volante (mas isso não pesa tanto)

>> A3 Sport 1.8
Vantagens:
- Visual muito mais bonito ao meu ver.
- Passa mais requinte e não tem os problemas espartanos da 118i. O que estou vendo tem interior marrom
- Freio de mão eletrônico com auto hold (como é difícil se livrar desse treco depois de ter dois carros com isso, parece que não deveriam ter feito carro automático sem).
- já estou familiarizado com manutenção
- consigo um preço um pouco melhor (uns 3 mil) que na 118i 2013

Desvantagens:
- câmbio duvidoso. No caso específico, o cara já até fez uma manutençao no cambio, porque quando foi trocar o óleo tinha "brilho" no óleo, de metais... segundo ele, depois dessa manutenção dá pra andar tranquilamente e aguenta mais 50 mil km
- Não tem a tração traseira da 118i, embora dirigibilidade não se resuma a isso (a direção do A3 é direta e isso tbm influencia muito)
- Não tem Kessy. Eu queria esse treco, apesar de ser uma besteira kkk
- no que estou vendo, está com 70 mil km

E aí, qual dos dois vocês pegariam?

Minhas dúvidas sobre o A3:
- Dá muita diferença de um desses sport 1.8 pro motor 2.0T que estou acostumado? Os testes pelo menos são bem próximos. E, um registro: em testes da quatro rodas o Passat tem 0-100 mais rápido que o Jetta (7,1s contra 7,3s), por incrível que pareça.
- Como anda esse câmbio do A3? Parece que há menos relatos de problemas no motor 1.8t que nos 1.4 (especialmente Golf). Meu golf deu problema na embreagem depois que vendi, mas ainda tenho coragem de arriscar.
- Eu consigo habilitar o tilt down na central sem precisar instalar algum módulo? Tentei fazer isso no passat e não deu.
- É possível instalar um sensor dianteiro sem muitas complicações e custo alto?

Desculpe o tamanho da dúvida kkkk
Obrigado desde já.
 
Olá Tudo bem?
Segue minha humilde opinião:
- Eu iria de Audi, porém com as seguintes ressalvas: Verificar como as manutenções foram realizadas, se o antigo dono possui um perfil mais "econômico" de colocar caombustivel sem ser aditivado, ao longo dos 70 mil outros itens podem ter sido economizados, tais como óleo específico para start/stop por exemplo, pastilhas de freio "originais", filtros "originais" e por aí vai...
- Compre uma interface OBD2 específica para volkswagen, (comprei OBDeleven) para diagnosticar o carro, inclusive vc pode verificar os resets de manutenção ou pulada de manutenção
- Com essa mesma interface OBD2 vc habilita o Tilt Down, bem como seta interativa, ao ligar girar completamente velocímetro e rotação do cluster de instrumentos, ativar os sensores TPMS do ABS
- Peça uma revisão em concessionária Audi quando estiver com dois finalistas, o Serviço custa em torno de 360 R$, porém é uma avaliação independente de todas as manutenções/peças que precisam ser substituídas
- Eu tenho receio com o cambio tbm, o meu faz barulho, sei lá... sempre fica uma ponta de dúvida.
- Comparar 0 a 100 é uma métrica para agradar o ego, visto que eles usam o launch control, pista reta sem buraco, etc... No trânsito e situações reais, o DSG e S-Tronic tendem a "pensar" até entender o que vc quer. Por exemplo, no trânsito pesado de SP, eu uso o modo sport, pois além do carro ficar mais esperto, fica fácil de trocar de faixa a cada oportunidade que aparece. (No modo manual a segunda é muito longa e a 1a eu acho muito curta)
- O sensor dianteiro eu desisti... pois teria que abrir muito o carro e passagens de fios que achei que já estariam lá.

Espero ter ajudado.
 
Boa noite.
Eu iria de a3 muito mais moderno o interior, não sei o Sport nuca entrei num, mas tenho um sportback com mmi plus acho muito bem acabado.
Sobre o câmbio o meu nunca deu problema comprei o meu tinha quase 40 mil km nos 50 troquei o óleo do câmbio estava limpo o óleo e parecia novo fiz questão de analisar. O único incomodo que ainda tenho é em ruas irregulares que da barulho mas se tá com os vidros fechados nem escuta nada.
Mas no demais o carro é perfeito.
Hehehhe

Não sei se ajudou muito mas estou curtindo muito meu a3.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

RODELA

Novato
rsalvalagio disse:
Olá Tudo bem?
Segue minha humilde opinião:
- Eu iria de Audi, porém com as seguintes ressalvas: Verificar como as manutenções foram realizadas, se o antigo dono possui um perfil mais "econômico" de colocar caombustivel sem ser aditivado, ao longo dos 70 mil outros itens podem ter sido economizados, tais como óleo específico para start/stop por exemplo, pastilhas de freio "originais", filtros "originais" e por aí vai...
- Compre uma interface OBD2 específica para volkswagen, (comprei OBDeleven) para diagnosticar o carro, inclusive vc pode verificar os resets de manutenção ou pulada de manutenção
- Com essa mesma interface OBD2 vc habilita o Tilt Down, bem como seta interativa, ao ligar girar completamente velocímetro e rotação do cluster de instrumentos, ativar os sensores TPMS do ABS
- Peça uma revisão em concessionária Audi quando estiver com dois finalistas, o Serviço custa em torno de 360 R$, porém é uma avaliação independente de todas as manutenções/peças que precisam ser substituídas
- Eu tenho receio com o cambio tbm, o meu faz barulho, sei lá... sempre fica uma ponta de dúvida.
- Comparar 0 a 100 é uma métrica para agradar o ego, visto que eles usam o launch control, pista reta sem buraco, etc... No trânsito e situações reais, o DSG e S-Tronic tendem a "pensar" até entender o que vc quer. Por exemplo, no trânsito pesado de SP, eu uso o modo sport, pois além do carro ficar mais esperto, fica fácil de trocar de faixa a cada oportunidade que aparece. (No modo manual a segunda é muito longa e a 1a eu acho muito curta)
- O sensor dianteiro eu desisti... pois teria que abrir muito o carro e passagens de fios que achei que já estariam lá.

Espero ter ajudado.
Quantos KM está agora?
Boa a dica da revisão,vou fazer quando pegar.
Já me decidi pelo audi mesmo.


O cabo VCDS eu até ja tenho, pois utilizava nos outros veículos. Porém no Passat nao consegui ativar o tilt down.. e todos dizem que dá, como o A3.. não sei se meu cabo é antigo.
O cambio DSG realmente as vezes parece q demora pra pensar.. mas, sinceramente, é muito mais rapido ainda asisim que o ZF. A BMW tem uma resposta mais rápida no acelerador, acho que questão de calibragem do acelerador eletrônico (talvez seja isso que dá a impressão de lentidao no cambio dos DSG/Stronic). Já dirigi bastante a 320i e algumas vezes nessa 118i, e, definitivamente, o DSG é o câmbio mais rapido para esse patamar de veículos.
 

RODELA

Novato
AdilioDaRonch disse:
Boa noite.
Eu iria de a3 muito mais moderno o interior, não sei o Sport nuca entrei num, mas tenho um sportback com mmi plus acho muito bem acabado.
Sobre o câmbio o meu nunca deu problema comprei o meu tinha quase 40 mil km nos 50 troquei o óleo do câmbio estava limpo o óleo e parecia novo fiz questão de analisar. O único incomodo que ainda tenho é em ruas irregulares que da barulho mas se tá com os vidros fechados nem escuta nada.
Mas no demais o carro é perfeito.
Hehehhe

Não sei se ajudou muito mas estou curtindo muito meu a3.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Quanto tempo está com seu A3?
 

RODELA

Novato
Eu acabei me decidindo pelo Audi. Pego amanhã.
Depois de andar nele, vi que a dirigibilidade está no mesmo nível da 118i, embora esta com tração traseira. A verdade é que tração não é tudo e outras coisas contam, como a direção (que os Golf mk7 e o A3 não tem pra ninguém, muito direta e responsiva). O desempenho é bem próximo ao do meu Passat antigo, apesar que dá pra sentir um pouco menos de potencia sim.. mas só sentir mesmo, porque é praticamente igual, e um carro mais leve.
Espero que não dê nenhum problema, especialmente câmbio.Mas pelo que vi, atualmente a troca da mecatrônica (problema mais ocorrente) está mais de boa, não mais os 20 mil.. pelo que pesquisei, já se faz o serviço na faixa de 3 até 7 mil reais, e se der problema nas embreagens é mais barato ainda, já tem kit sendo vendido e o preço fica na casa dos dois mil.

O único problema desse carro é que a multimídia dele está com problema, funciona tudo mas não sai som. É um sistema Harman Kardon. Me parece que é um problema do subwofer que ta dando algum curto e entra em modo de segurança, mas vou ter q ver isso com calma. No máximo vou ter q trocar a multimídia toda, aí teria q colocar uma dessas pararelas, o que é uma pena, pq o carro já tem GPS de fábrica..
 

guitartsu

Novato
RODELA disse:
Quantos KM está agora?
Boa a dica da revisão,vou fazer quando pegar.
Já me decidi pelo audi mesmo.


O cabo VCDS eu até ja tenho, pois utilizava nos outros veículos. Porém no Passat nao consegui ativar o tilt down.. e todos dizem que dá, como o A3.. não sei se meu cabo é antigo.
O cambio DSG realmente as vezes parece q demora pra pensar.. mas, sinceramente, é muito mais rapido ainda asisim que o ZF. A BMW tem uma resposta mais rápida no acelerador, acho que questão de calibragem do acelerador eletrônico (talvez seja isso que dá a impressão de lentidao no cambio dos DSG/Stronic). Já dirigi bastante a 320i e algumas vezes nessa 118i, e, definitivamente, o DSG é o câmbio mais rapido para esse patamar de veículos.
Pelo que andei pesquisando o que falam é que as BMWs saem na vantagem em relação a lag de aceleração devido ao sistema do turbo “twin scroll” (diferente do bi turbo, esse sistema possui apenas um tubo com 2 “entradas”)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Topo