URGENTE: Turbina ou Motor?

Boa tarde. Estou com um problema grave. Fui sair de casa hoje pela manhã e, logo na primeira esquina olho pelo retrovisor e vejo aquela fumaça. Desliguei o motor imediatamente, reboquei até em casa. O óleo foi todo embora. Mas não teve nenhuma mudança no motor. Se ligar ele, a lenta está normal. Como saber se foi o motor ou a turbina que estourou?
Por favor, me ajudem Urgente!!!
Fico no aguardo.
Desde já agradeço.
 

Micuim

Membro
Se foi um fumacê branco e denso, certamente é a turbina...
Em regra, problema de motor não faz o óleo sumir de uma hora prá outra, pois, geralmente, os anéis é que vão dando folga e vai queimando devagar, saindo uma fumacinha azul...
Se antes você veio prá casa e não deu nada, não acendeu luz de óleo, não superaqueceu, não percebeu falhas na aceleração, não parece ser problema no motor...
Se fosse você, colocava uns 2l de óleo, se é que está realmente sem, e funcionava ele um pouco, monitorando a temperatura e luz de óleo...
Pode até ser uma "fumada" esporádica...
Meu gol turbo, certa vez, parado no sinal, soltou uma nuvem de fumaça sinistra... Tomei um susto danado, mas não alterou a temperatura nem acendeu a luz do óleo... Quando saí do sinal, a fumaça se dissipou e nunca mais deu nada...
 
Olá amigos. Encontrei o problema. Abri a descarga, tirei fora aquela parte do catalisador e adivinhem o que eu achei ali!!! Pasmem. Ali estavam o eixo e o rotor quente da turbina. O eixo quebrou e o rotor foi literalmente cuspido pra fora, só parou no catalisador. Por isso o óleo foi todo embora. Se alguem souber onde encontrar esse rotor, a um preço razoavel, pois aquele ali ficou todo retorcido, em Porto Alegre, eu agradeço. É a turbina K03, do turbo 150cv ano 2004. Fico no aguardo.
 

della

Membro
Rapaz, pelo estrago acho melhor trocar toda a turbina, tem alguém vendendo uma K03 usada, porém original e em bom estado por aqui... use a busca que vc encontra, o preço se não estou enganado é R$ 750,00.
 

Micuim

Membro
Também acho que essa aí foi pro céu das turbinas e não volta mais... E, sinceramente, esse negócio de ficar fazendo reparo é uma loteria, pois nem sempre fica 100%. A (baixa) durabilidade nem sempre compensa... Mas aí vai da sua cabeça e, lógico, do seu bolso...
 
Alguem sabe de alguma turbina nacional que eu possa colocar qua já dê pra dar um up na potencia e poder chipar e chegar a 1Kg mais ou menos? Um conhecido adaptou uma t2 a uns 2 anos e anda com 1.1kg de pressão, deu 240cv no dino e a turbina ta aguentando. Será que da pra fazer algo parecido?
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Porra !!! rotar da turbina no catalizador ...o bicho foi cuspido mesmo ..... adoro os argolas !!!!!!!!
 

chedid

Administrador
Roxo, é bem comum isso... já vi alguns casos de rotor ir parar no catalizador ou ser guspido pelo escape.
 
É, realmente o susto foi grande. Imagina olhar pelo retrovisor e ver uma enorme nuvem de fumaça saindo pelo escape. E respondendo a pergunta do Northon, meu carro recem fechou 71.000KM, e isso foi conferido no vag, realmente km real. Onde encontro a k04 a um preço bom?
 

chedid

Administrador
eu tenho um amigo que tem uma que tirou a k03s do carro dele com 28mil/km, ele quer meio carinho (2K), mas turba é nova praticamente, se quiser te passo o contato.
 
Original. Mandei fazer uma limpeza no carter a 3 meses, coloquei óleo sintetico, troquei filtro de óleo e de ar, e ainda acontece isso.
E ainda tem mais o prejuizo da sonda que teve a ponta decepada pelo rotor.
 
Alguem poderia dizer as especificações dos caracois da turbina do a3 150cv? Encontrei uma K14 com caracol .36, seria compativel? Mas como é para motor diesel, não é refrigerada a água, isso pode trazer algum problema?
 
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