Urgente! Sequência de ligação dos cabos de vela na bobina.

Samambass

Membro
Pessoal, boa noite!

Troquei as velas e cabos do meu A3 hoje.
O A3 recebeu velas Iridium BKR6EIX-11 e cabos NGK ST-V27
Porém me deparei com uma grande dúvida e mesmo pesquisando em tudo que é lugar não encontrei uma referência clara sobre a sequência correta dos cabos na bobina acho que devido ao modelo, lembrando que se trata de um A3 1.6 8L 2001 (Motor AKL) = Golf 1.6 SR.

Instalei os cabos da seguinte forma conforme figura abaixo:

1º Cilindro = A / 2º Cilindro = B / 3º Cilindro = C / 4º Cilindro = D

Obs.: Essas letras estão gravadas ao lado de cada conector da bobina conforme abaixo.
14kipas.jpg



Entretanto nessa referência http://www.carrepairdata.com/service/repair/manual/eng/volkswagen/golf_iv/1_6/1997-2000/akl/1595/74/ , a ordem de detonação é 1-3-4-2, então por dedução seria:

1 -3 -4 - 2
A -B -C -D

ou seja:

1º Cilindro = A / 2º Cilindro = D / 3º Cilindro = B / 4º Cilindro = C



Seria isso, alguém poderia me ajudar?
 
O carro ta funcionando? Se tá nem esquenta com a ordem especifica... Bobina dupla assim trabalha com centelha perdida então qnd pulsa ela sempre pulsa dois terminais ao mesmo tempo
 

Samambass

Membro
Descobri a ordem correta, em um fórum gringo encontrei uma discusão sobre a mesma dúvida. Um usuário que havia acabado de comprar um A3 1.6 com motor AKL todo original resolveu a discusão.
O A3 1.6 8L com motorização AKL saia de fábrica lá fora, com uma numeração de 1 à 4 marcada nas pontas de cada supressor que vai na vela e nas pontas que vão na bobina a mesma numeração acompanhada da letra correspondente da bobina ao qual era ligado.
Portanto, deixo aqui a sequência correta de ligação dos cabos de vela do Audi A3 1.6 AKL / Golf 1.6 SR / Seat Cordoba 1.6 APK afim de ajudar alguém que possa estar precisando da mesma informação.

Marcação de Fábrica:
1º Cilindro = 1---1A / 2º Cilindro = 4---4B / 3º Cilindro = 2---2C / 4º Cilindro = 3---3D

ou seja:
1º Cilindro = A / 2º Cilindro = B / 3º Cilindro = C / 4º Cilindro = D
 
O meu jovem agradeço por está informação, estava ficando de cabelo Branco os cabos de velas ja vem marcado as posições só q os cabos meus não é original então foi montado errado.
Agora montei com a sequencia q vc passou o carro ficou 10...
Ele não pegava na primeira com o motor quente ficava lento nas saídas

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Lhkibe

Novato
Pessoal, ressuscitando o tópico.

Fiz a troca da bobina do meu a3 1.6 sr e percebi um aumento considerável no consumo de combustível.
Alguém sabe se realmente existe essa relação direta? os cabos ligados errados realmente aumentam o consumo?

To pensando em voltar no mecânico pra ver isso ou eu mesmo ver em ksa com essa sequencia postada aqui no forum. O que acham?
 
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