URGENTE - Carro superaquecendo

Filipesep

Novato
Bom galera, seguinte...tenho um A3 1.8 T 180hp Tip 2003.

Esses dias começou a superaquecer e o nivel de água baixar. Levei em um "especialista" em radiador que disse que o que estava fazendo o nivel baixar era a tampa do reservatório que não segurava a pressão e uma peça que ele nem sabia qual era hahahah
Cheguei lá e vi que era a bomba d'água auxiliar. Troquei a tampa e fiz aquele esquema de retirar a bomba auxiliar, anulando-a.

Troquei o sensor de temperatura tambem.

Ontem fui sair com o carro e fui andando normal, temperatura em 90°....do nada a luz do nivel de água no paine acendeu, abri o capô e estava zerado de água e o motor quente demais (mesmo marcando 90 no ponteiro).

Ai dei meus pulos e voltei pra casa....deixei la na garagem e reparei que a ventoinha não estava ligando e o nivel de água continuava baixando, dei umas balançadas no carro e meio que saiu um "jato" da mangueira do rese4rvatorio, que fez o nivel subir e fui testando, o nivel desce e quando balanço vai esse jato e enche novamente.

Minhas duvidas: Seria bomba d'água (a principal)? Por que o carro esquenta mas o sensor marca 90° no ponteiro? A água esta vazando por algum lugar ou apenas a bomba nao empurra a água para o reservatório "interrompendo o ciclo"?


Como podem perceber nao manjo nada e preciso de ajuda haha
 

Micuim

Membro
Parece estar com ar dentro do sistema de arrefecimento...
Se o cara do radiador não fez a "sangria" do sistema, o carro esquenta, mas não acusa no painel, pois o ar no sistema engana o sensor de temperatura...
Esse lance de ficar sumindo a aparecendo a água é tipico de ar no sistema...
 

Filipesep

Novato
Ontem resolvi dar uma de curioso e de acordo com o que li aqui no fórum eu cheguei a uma "conclusão de leigo" hahaha

A parte de cima do motor (mangueiras e até os metais) esquentam muito, porem, coloquei a mão nas mangueiras inferiores, perto da ventoinha menor (que não aciona) e estavam completamente frias, como se o carro estivesse desligado há um bom tempo.

Concluí que:

- Valvula termostática travou fechada, impedindo que a agua circule e assim, a agua da parte de baixo fica fria e o sensor mostra temperatura normal;
- Devido a valvula travada, a bomba d'água empurra a água normalmente, como a agua não passa pela valvula, a pressão faz com que as mangueiras e as braçadeiras liberem a água (vazamento);

Vou trocar a válvula e ver no que dá...consegui da valclei por 80 pila.
Achei no www.mercadocar.com.br, não tem loja on-line, então só ajuda o pessoal de SP...mas eles tem TODAS as peças de diversas marcas e por preço bom (pelo menos eu achei bom).
 

Filipesep

Novato
Bom galera...troquei a valvula e troquei tambem um cavalete, que tava todo corroido e vazava por ele.
De boa, ventoinha ligando normal, agua circulando numa boa...mas a agua ainda continua "sumindo", bem rápido. Fiz o teste com o capo aberto, deixando o giro alto e chega uma hora que começa a perder pressão pela tampa do reservatório, a agua vaza por lá e baixa muito o nivel. A tampa é nova.

Não sei o que faço ahahha acho que vou levar la no rafael noTatuapé.
 

Rudney

Novato
Fala aee pessoal, estou com um problema parecido, inicialmente a luz do Air Bag acendeu, fui na concecionária para solucionar, passaram o scaner e detectaram falha na cablagem embaixo do banco, resolvido o problema, encontraram também alguns erros no módulo do motor, erros simples que foram apagados, logo após isso sai com o carro andei um pouco, parei parei por uns 40 minutos, ai começou o problema: temperatura subiu, luz acendeu, ar condicionado parou de funcionar, reumindo, já troquei sensor e um duto de água que entra na parte de cima do motor, pois estava trincado. Andei lendo uns post's e pelo que vi de defeitos parecidos pode ser valvula termostática.
O agravante é que a temp. do painel não está condisente com a da água do motor, e fica variando muito, na partida de manhã, quando viro a chave a temp. já esta em 90, bem estranho.
 
Filipesep disse:
Bom galera...troquei a valvula e troquei tambem um cavalete, que tava todo corroido e vazava por ele.
De boa, ventoinha ligando normal, agua circulando numa boa...mas a agua ainda continua "sumindo", bem rápido. Fiz o teste com o capo aberto, deixando o giro alto e chega uma hora que começa a perder pressão pela tampa do reservatório, a agua vaza por lá e baixa muito o nivel. A tampa é nova.

Não sei o que faço ahahha acho que vou levar la no rafael noTatuapé.
Fala Filipe!
Se ocorre vazamento pela tampa, sendo ela nova, temos duas opções: 1 A rosca do reservatório está desgastada de tanto abre/fecha ou 2, e mais provável, que a tampa não seja de boa qualidade. Atenção! existem muitas tampas literalmente falsificadas...
Para testar precisamente o sistema é necessário uma ferramenta (bomba de pressurização) que aplicará até 1bar de pressão onde, estando o motor aquecido, será possível uma busca por vazamentos..
Não esqueça que água é bom para os humanos! Para o motor somente água será um veneno (literalmente) caso você esqueça do aditivo. Para concluir o procedimento correto consiste em misturar água/aditivo ANTES de abastecer o sistema...
Boa sorte!
 
Rudney disse:
Fala aee pessoal, estou com um problema parecido, inicialmente a luz do Air Bag acendeu, fui na concecionária para solucionar, passaram o scaner e detectaram falha na cablagem embaixo do banco, resolvido o problema, encontraram também alguns erros no módulo do motor, erros simples que foram apagados, logo após isso sai com o carro andei um pouco, parei parei por uns 40 minutos, ai começou o problema: temperatura subiu, luz acendeu, ar condicionado parou de funcionar, reumindo, já troquei sensor e um duto de água que entra na parte de cima do motor, pois estava trincado. Andei lendo uns post's e pelo que vi de defeitos parecidos pode ser valvula termostática.
O agravante é que a temp. do painel não está condisente com a da água do motor, e fica variando muito, na partida de manhã, quando viro a chave a temp. já esta em 90, bem estranho.
Eita Rudney...
O ar condicionado deixa de funcionar caso a temperatura (informação de tem. no módulo) ultrapasse os 105ºC o módulo irá desligar o compressor..
O fato da temperatura indicar um valor incoerente pode estar relacionado a problemas de aterramento, digo isto pois o carro recebeu diversas intervenções, ainda mais que existiu problema de fiação.. reforçado pelo fato de ficar variando muito...
Sugiro começar pelo mais simples: Verifique os pontos de aterramento começando pela bateria, uma dica: Lave os terminais com água morna ou bicarbonato de sódio (encontrado em farmácia e baratinho) ambos darão bons resultados...
boa sorte
 
Galera boa noite,bom tenho um Audi A6 biturbo 2.7 ano 2002 e esta super aquecendo e ja retirei a bomba dagua e continua esquentando o ponteiro so no 90, não sei o que pode ser, estou achando que é a bomba auxiliar mas não sei onde fica ela,alguem poderia me ajudar...
 
Pessoal, revivendo o tópico de novo, é o seguinte

hoje estava andando com o carro normalmente e do nada o marcador de temperatura do painel começou a subir alem dos 90, encostei o carro no mesmo instante e pelo climatronic (opção 49C) estava marcando 109 e na opção 51C ficava em 75, desliguei o carro e deixei esfriar, voltei a andar um tempo depois e a temperatura do painel ficou cravada nos 90 porem no climatronic a temperatura da opção 49C so fica 100 e nao abaixa, coloco a mao na mangueira superior estão quentes, ja as inferiores estão frias, a ventoinha não aciona e o que mais me preocupa e que, eu tirei o retorno da água que vai pro reservatório e parece que a água não esta circulando...alguma dica? oq pode ser?

OBS: nao tem nenhum fusível queimando (nem os do painel nem o da bateria) o modulo da ventoinha esta bom tambem, a ventoinha arma quando ligo o ar condicionado
 

Marco Oda

Membro
Você já checou a bomba de agua? Os modelos de plastico resecam e dependendo do caso quebram as palhetas. O normal é olhar no reservatorio de expansao sem tampa e ver a agua fluindo.
 
Marco Oda disse:
Você já checou a bomba de agua? Os modelos de plastico resecam e dependendo do caso quebram as palhetas. O normal é olhar no reservatorio de expansao sem tampa e ver a agua fluindo.
Dito e feito, as paletas da bomba d´agua(de plastico) quebrou dentro do bloco, ela girava junto com a correia porem nao circulava agua...abri tudo e tava lá a danada quebrada.

Aproveitando o caminho troquei o cebolão, sensor de temperatura bomba d´água e reservatorio de expansão, aditivo de radiador e bora rodar que hoje é sexta :risada:
 
NAÉLISSON MARTINS disse:
Danylo vc gastou quanto nessa brincadeira? Acho que vou passar pela mesma situação amanhã.
vamos la, pecas e mao de obra

cebolao radiado 125,00
bomba de agua 110,00
reservatorio de expansao 50,00
aditivo (3 litros) 45,00
sensor de temperatura 75,00
mao de obra 150,00

pelo que me lembro foi isso, no meu histórico de manutenção tenho tudo mas como fiz mais coisa no dia nao tenho certeza absoluta.

qualquer duvida chama no whats que passo tudo certinho, se precisar de peça posso cotar aqui tbm, conheco dono de casa de pecas e tem um descontinho. Valeu
 
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