Turbo:Lubrificação

Gabriel

Novato
O problema de lubrificação do eixo de rotação dentro da turbina foi resolvido vários anos atrás.Não foi necessário uma nova ciência quando o turbo apareceu,embora tenha apareceu alguns novos problemas.Os novos problemas eram muito calor no lado da turbina e cumulativo dano ao óleo pela migração deste calor a área de rolamento_O calor deteriorava o óleo e rapidamente este se tornava ineficiente.Soluções para esse novo problema sempre foi estudada mas recentemente foi implementada.Razões para essa demora,uma presumi-se ser econômicas e o medo das revendedoras.O aspecto econômico do problema no óleo era a relutância das fabricas de aumentar os preços para colocar uma refrigeração a água em volta do rolamento_O problema das revendedoras era em dizer ao consumidor que ele deveria trocar o óleo com certa frequencia, medo eu acredito.A história termina com uma nota otimista,praticamente todos carros turbos OEM agora possuem refrigeração a agua.

O que Causa a "Coked-up Bearing"
Coking não é nada mais do que resíduos de óleo carbonizados acumulado nos rolamentos, tamanha extensão que o próprio fluxo do óleo é obstruído.Este fluxo comprometido vai matar sua turbina num curto período.Quatro coisas causam este problema:
-Óleo com inadequada capacidade em altas temperaturas.
-Óleo com um amplo intervalo de multiviscosidade.
-Longos intervalos de troca de óleo.
-Calor excessivo nos rolamentos.

Escolhendo o óleo
Aqui está o que você precisa fazer:primeiro,procure saber o que o óleo irá fazer no seu motor e se seu projeto exige alguma recomendação especial no seu lubrificante.Isto irá lhe dizer qual melhor óleo suprirá suas necessidades.Segundo,considere a resistência do lubrificante nas condições climáticas e operacionais de seu motor.Esta informação lhe dirá qual viscosidade e classe do lubrificante.No geral, evite óleos com amplos intervalos de viscosidade,pelo fato do material adicionado ao lubrificante por causar um amplo intervalo de viscosidade é o mesmo que causa a carbonização.Deste modo, 20W-50 é claramente melhor do que 10W-50.

Tipos de óleo
Existem 2 opções: sintéticos e minerais.
Lubrificantes sintéticos são fluidos produzidos(nao necessariamente provenientes do óleo) que a estrutura básica do lubrificante é rigidamente controlada .O resultado é um produto bem consistente , fluido estável com forma molecular uniforme, com isso suas propriedades são bem previsíveis.
Óleos sintéticos demonstraram capacidade no que diz a respeito a perda por atrito, estabilidade em altas temperaturas,resistência de base molecular da estrutura.Óles minerais sao mais baratos e mais provável de carbonizarem.

Refrigeração a água
Agora com turbinas refrigeradas a água , praticamente foi eliminado o problema de carbonizar o óleo.A capacidade de resfriamento da água é tal que raramente o óleo atinge a temperatura que começa a "quebrá-lo".Apesar disso,todo óleo sujeito a altas temperaturas se quebra aos poucos, então a necessidade de trocas de óleo periódicas continua.Esse intervalo é um pouco menor em relação a motores aspirados.

Fluxo de Óleo e requisitos de pressão
O turbo sobrevive com espantosamente baixa pressão de óleo e fluxo.É quase certo que todos motores produzidos hoje em dia tem excesso de pressão de óleo requisitados por um motor turbo.
Muita pressão de óleo pode causar problemas.O ideal é entre 65-70psi.Se um motor criar mais pressão do que o retentor aguentar, pode ser preciso a instalação de um restritor ou uma passagem secundária para diminuir a pressão do óleo.
Problemas com excesso de pressão de óleo forçando os retentores estão freqüentemente relacionados a "smoking problems"(turbinas fumando).

Esta tabela é boa pra praticamento todos carros turbos

Min. Pressão(psi) | Min. Fluxo(gal/min)
Marcha Lenta com carro quente | 5 | 0.1
Carga Máxima | 25 | 0.5


Oil Coolers
Adicionando um sistema de refrigeração de óleo é quase sempre esperado um aumento na durabilidade do motor.Porém isso nem sempre acontece.Os óleos operam melhor em certas faixas temperaturas que suprem a viscosidade necessária para proteger o motor.
Óleos minerais não sao tao tolerantes a altas temperaturas como os sinteticos, ambos possuem uma temperatura mínima igual(150°F) mas o sintético possue uma temperatura limite maior do que os minerais(270°F sintetico contra 230°F do mineral).

Filtros de Óleos
O turbo não cria requisitos especiais que tornem a troca do filtro necessária.

Óleo para o turbo e do turbo
As ligações que alimentam o óleo até o turbo e drena de volta é talvez o ponto mais fraco de todo sistema.As linhas de óleo que alimentam o turbo deve suprir alguns requisitos de pressão e temperatura(use 2x a temperatura maxima aceitavel do óleo.) e a prova de hidrocarbonetos.Uma cobertura metálica é mais desejavel do ponto de vista de abrasão,atrito e resistencia a vibraçao.

Sistema de ajuda
Existe uma grande variedade de dispositivos que fornecem óleo a turbina enquanto o motor não esta funcionando.Esse mecanismo é para resolver três problemas basicamente:
-Fornecer óleo ao turbo antes da partida,para repor o óleo drenado enquanto a turbina estava parada.
-Fornecer óleo a turbina após o motor ser desligado conseqüentemente desligando a bomba de óleo.
-Bombear certa quantidade de óleo através do turbo após o motor ser desligado para ajudar a remover o calor,diminuindo a tendência de carbonização do óleo.

Bibliografia:
Bell,Corky - Maximum Boost
 

Rafael

Novato
IMPORTÂNCIA DO TIPO DE ÓLEO E FILTRO DE ÓLEO

A manutenção correta do óleo do motor é um dos aspectos que mais se deixa de lado em um carro. Apesar de ser fácil e rápido a maioria das pessoas não presta atenção nas trocas e nos tipos de óleos e filtros no mercado. Isso pode influir dramaticamente na vida útil do motor, muito mais do que se o motor é Turbo ou não.

As pessoas costumam me perguntar se o Turbo diminui a vida útil do motor, nunca ninguém me pergunta se óleo e o filtro que estão usando diminui a vida útil do motor e na verdade faz muita diferença.

Existem basicamente dois tipos de óleo, com base de petróleo e base sintética. E também a mistura dos dois tipos.

O óleo mineral é muito antigo, vem sendo usado a centenas de anos. Já o óleo sintético é mais recente e provou ter melhor poder de lubrificação e maior durabilidade. O lado negativo do óleo sintético é o preço.

Na escolha do tipo de óleo a ser usado o fator mais importante é a viscosidade. Viscosidade é a propriedade que o óleo tem de fluir por um orifício calibrado a uma determinada temperatura. Um óleo com uma viscosidade 5 é quase igual a água, ao passo que um óleo com uma viscosidade 40 comporta-se como mel. Óleos multiviscosos usam polímeros para regularem a viscosidade enquanto a temperatura do motor varia. Sendo assim um óleo 15W-50 varia sua viscosidade de 15 quando o motor está frio (porque as folgas são menores) até 40 quando o motor está quente. O W significa sua aplicabilidade para o inverno, do inglês winter.

Os filtros de óleo também não são todos iguais. A função do filtro é manter fora do óleo as partículas que o contaminam. O óleo por si só não se torna menos lubrificante, ele se contamina com água, sujeiras e limalhas do motor. A maioria dos filtros originais removem em torno de 72% das partículas entre 8 e 10 microns. (um fio de cabelo tem 67 microns de diâmetro). Filtros de má qualidade, normalmente os mais baratos removem apenas 40% destas partículas. Por isso a importância da troca do filtro de acordo com o manual do veículo.

No nosso caso, motores preparados e Turbo, recomendamos seguir a risca a troca de óleo conforme o diz manual para condições severas, que são, tráfego pesado e percursos inferiores a 6 kms, reboques de carretas e alta performance. Troque o filtro em toda troca de óleo.

Ref Bibliografica: http://www.turbocar.com.br/dicas_prep.htm#OLEO.
 
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