Troca do fluido de freio

roxo

Moderador
Meus Caros,

Tava aqui pensando com meus botões: Ja reparei em oficinas que a sangria do sistema de freio é feita pedindo a outro camarada que bombeie no pedal para que o fluido saia pelo sangrador sem bolhas e tal ....

Outro dia tava vendo uma especie de bomba que é acoplada no sangradouro e a mesma chupa o fluido...

Ontem vi outra que é acoplada na tampa do reservatório e empurra sob pressão o fluido que va saindo pelo sangradouro .... esse sitema eu achei super facil até de fazer utilizando aquelas bombas pequenas de encher pneus que é acoplada no acendedor de cigaros.

Bem, serto que o lance de bombar o pedal não é aconselhavél, no propio elsawin tem dizendo isso, tava aqui pensando em comprar uma bombinha dessa e faze esse serviço, por conta queria saber o que acham sob a hipotese e o que podem inclementar.

So to pensando nisso pois ja to na mão com os jogos de disco e as pastilhas ceramax da frassle e vou aproveitar pra dar um grau no sistema (limpesa das pinças e lubrificação, pintura e a troca do fluido)

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Roxo disse:
Ontem vi outra que é acoplada na tampa do reservatório e empurra sob pressão o fluido que va saindo pelo sangradouro ....

40 reais a sangria com essa bomba no meu mecanico.
Nao me arriscaria a fazer caseiramente.

roxo

Moderador
Júnior disse:
Roxo disse:
Ontem vi outra que é acoplada na tampa do reservatório e empurra sob pressão o fluido que va saindo pelo sangradouro ....

40 reais a sangria com essa bomba no meu mecanico.
Nao me arriscaria a fazer caseiramente.

Meu caro,

Que bom .... precinho mesmo ... pagaria té o dobro se aqui em minha roça tivesse .... por isso que me arrisco a fazer .... pra vc ter ideia pra fazer um serviço desse eu tenho que fazer uma viajem de 600km... eu e o marcão moramos onde o vento faz a curva

Alex

Novato
mas o melhor é fazer com o vacuo é isso? pq tbm to pensando em fazer no meu sistema de freio....e já colocar o DOT 5.1

RafaPR

Consultor Técnico
Não é vácuo, é por pressão!

A bomba tem uma mangueira com adaptador que vai rosqueada no reservatório do fluído de freio, aí ela faz pressão e vai literalmente empurrando o fluído velho quando você abre uma das sangrias nas rodas.

Não é que não dá pra fazer pelo procedimento comum (bombear o pedal), só que nesse método tem chance de vc bombear muito fundo (porque o pedal fica mole) e acabar estourando a borrachinha do pistão do cilindro mestre!

roxo

Moderador
Meus caros,

Eu sei que para verificação do sistema de arrefecimento a pressão no sistema tem que ser 3Bar, no sistema de freio alguem sabe qual seria essa pressão de trabalho na bomba ... ja to montando o danado já ...

RafaPR

Consultor Técnico
Roxo, o sistema de freio não tem pressão, só quando você apertar o pedal...e aí eu acho que não tem como medir!