loudenvier
Novato
Caros, sou novato por aqui e estou pegando um A3 1.8 Turno 180cv 2005 com 85.000KM. O dono NUNCA fez nada no carro exceto trocar o óleo. Ou seja: nunca viu nem o nível de óleo do câmbio tiptronic, nem nada mais.
Minha dúvida: andei no carro e o câmbio está 100%. Todas as marchas entrando sem erro tanto em baixa quanto em alta, ré e tudo mais.
Vale a pena trocar o óleo e o filtro do câmbio ou seria melhor esperar apresentar qualquer indício de problema?
Pergunto porque aparentemente não é possível trocar o óleo e o filtro sem abrir o câmbio, logo não sei o quanto vale este procedimento sob o ponto de vista do custo/benefício no caso de um carro onde, mesmo com 85.000KM não se vê problemas no câmbio.
O que consiste o procedimento correto de troca do óleo e do filtro do câmbio Tiptronic do Audi A3? ]
Precisa abrir a caixa? Dá para trocar sem ter que abrir tudo? O elemento do filtro não precisa ser trocado (ou seja, basta "completar ou fazer um flush do óleo")?
Eu vou levar o carro na Widmen na barra. Eu já vi lá Mercedes C 63 AMG, BMW GT e cia. Aparentmente os caras mexem com carros de alto nível, será que eles vão saber lidar corretamente com o tiptronic do A3? Será mesmo que precisa mexer nele?
Eu já vou trocar o kit da correia dentada + bomba d'água (não importei nada, vou ver o preço "deles"), discos de freio e pastilhas, e ver uma fumaça que sai do lado direito do motor (provavelmente algum respiro de óleo vazando), mas vocês aconselham realmente que se mexe no câmbio que não está apresentando problemas? É uma boa? Não corro o risco de trocar o óleo e passar a ter problemas?
É muito importante saber se realmente aos 85.000KM é necessária esta intervenção no câmbio, porque eu e o proprietário atual vamos "dividir" o custo do conserto. Mesmo assim não quero ser aproveitador e fazer o que não precisa ser feito...
Talvez não seja melhor levar o carro em algum especialista em câmbio conhecido do fórum? Estou no RJ, mas posso viajar para SP ou ES ou MG caso tenham alguma indicação do tipo certeira nestes estados e que não seja muito longe...
Será que é mais jogo trocar correias, ver o motivo da fumaça, pastilhas e discos de freio e dividir com o proprietário atual este custo, para depois correr atrás de um especialista em câmbio ou não tem mistério trocar o óleo e o filtro em uma mecânica grande como a Widmen (http://www.widmen.com.br/widmen/).
É preciso algum cuidado especial na troca de filtro e óleo do triptronic?
Minha dúvida: andei no carro e o câmbio está 100%. Todas as marchas entrando sem erro tanto em baixa quanto em alta, ré e tudo mais.
Vale a pena trocar o óleo e o filtro do câmbio ou seria melhor esperar apresentar qualquer indício de problema?
Pergunto porque aparentemente não é possível trocar o óleo e o filtro sem abrir o câmbio, logo não sei o quanto vale este procedimento sob o ponto de vista do custo/benefício no caso de um carro onde, mesmo com 85.000KM não se vê problemas no câmbio.
O que consiste o procedimento correto de troca do óleo e do filtro do câmbio Tiptronic do Audi A3? ]
Precisa abrir a caixa? Dá para trocar sem ter que abrir tudo? O elemento do filtro não precisa ser trocado (ou seja, basta "completar ou fazer um flush do óleo")?
Eu vou levar o carro na Widmen na barra. Eu já vi lá Mercedes C 63 AMG, BMW GT e cia. Aparentmente os caras mexem com carros de alto nível, será que eles vão saber lidar corretamente com o tiptronic do A3? Será mesmo que precisa mexer nele?
Eu já vou trocar o kit da correia dentada + bomba d'água (não importei nada, vou ver o preço "deles"), discos de freio e pastilhas, e ver uma fumaça que sai do lado direito do motor (provavelmente algum respiro de óleo vazando), mas vocês aconselham realmente que se mexe no câmbio que não está apresentando problemas? É uma boa? Não corro o risco de trocar o óleo e passar a ter problemas?
É muito importante saber se realmente aos 85.000KM é necessária esta intervenção no câmbio, porque eu e o proprietário atual vamos "dividir" o custo do conserto. Mesmo assim não quero ser aproveitador e fazer o que não precisa ser feito...
Talvez não seja melhor levar o carro em algum especialista em câmbio conhecido do fórum? Estou no RJ, mas posso viajar para SP ou ES ou MG caso tenham alguma indicação do tipo certeira nestes estados e que não seja muito longe...
Será que é mais jogo trocar correias, ver o motivo da fumaça, pastilhas e discos de freio e dividir com o proprietário atual este custo, para depois correr atrás de um especialista em câmbio ou não tem mistério trocar o óleo e o filtro em uma mecânica grande como a Widmen (http://www.widmen.com.br/widmen/).
É preciso algum cuidado especial na troca de filtro e óleo do triptronic?