Troca da flange da mangueira radiador...

ola amigos...
esses dias fiz ai umas revisões e entre elas a troca de um selo (baixando agua), porem ainda estava sumindo agua e ao verificar com mais detalhe verifiquei que a flange da mangueira do radiador.... "a que fica no bloco do motor, logo atras do alternador", esta com uma pequena fissura onde sai a gosta de agua e ela praticamente se evapora devido ao calor... enfim.. hj fiz a compra da flange marca valclei... e estarei fazendo a troca...

a duvida:

pelo q vi será necessario o deslocamento do alternador para que possa ter facil acesso a ela... existe uma forma correta de deslocar o alternador?

abraço
 
Ola amigos!!
Apenas para informação para aqueles q normalmente se aventuram em trocar algo kkk!!

Fiz a troca da flange da mangueira radiador -lado bloco - onde fica a valvula termostaca.

Ao tirar a flange antiga q estava rachada, deparei que no meu nao havia a valvula termostatica, assim fiz a compra de uma nova.

A flange orignal saiu por 169,90, valvula MTE 89,00, reservatório generico 64,00 (acredito da nao necessidade de uma original).

Com a uma dica do nosso amigo Mario, foi moleza abrir espaço para fazer o serviço.

Para troca do mesmo e ate mesmo da valvula é necessario o deslocamento do alternador, com ela fica meio impossivel.

Mas é isso ai, agora com a valvula no lugar e sem vazamentos.

Abraços
 

marioaoliva

Moderador
Ola amigos!!
Apenas para informação para aqueles q normalmente se aventuram em trocar algo kkk!!

Fiz a troca da flange da mangueira radiador -lado bloco - onde fica a valvula termostaca.

Ao tirar a flange antiga q estava rachada, deparei que no meu nao havia a valvula termostatica, assim fiz a compra de uma nova.

A flange orignal saiu por 169,90, valvula MTE 89,00, reservatório generico 64,00 (acredito da nao necessidade de uma original).

Com a uma dica do nosso amigo Mario, foi moleza abrir espaço para fazer o serviço.

Para troca do mesmo e ate mesmo da valvula é necessario o deslocamento do alternador, com ela fica meio impossivel.

Mas é isso ai, agora com a valvula no lugar e sem vazamentos.

Abraços
Deu certo entaum?? Ficou zero a caranga?
 

marioaoliva

Moderador
opa agora sim!!! acredito q agora ele passe a ficar mais economico na estrada!!! ja estava ne na minha opiniao media 12!!
era pegar uma estradinha q caia para 60º.. enfim... foi um trampinho mais suave!!!

Quem bom... O certo é ficar no meio e não variar... Deve mudar o consumo mesmo... Abss se precisar é só chamar...
 
Opa ressucitando....
Para trocar a termostatica, é só deslocar o alternador que abre espaço para a retirada da mesma ?
Essa marca MTE esta funcionando tranquilo até hoje ?

Tem diferença da valvula para o 1.8T, ou do aspirado é a mesma ?

Grato.

@marioaoliva @[member='Ricardo Santos']
 
Opa ressucitando....
Para trocar a termostatica, é só deslocar o alternador que abre espaço para a retirada da mesma ?
Essa marca MTE esta funcionando tranquilo até hoje ?

Tem diferença da valvula para o 1.8T, ou do aspirado é a mesma ?

Grato.

@marioaoliva @[member='Ricardo Santos']

Olá amigo,

No caso do turbo não sei exatamente onde fica a valvula termostática, e se existe a diferença, Mario te falará melhor... em questão a utilização ela permanece trabalhando perfeitamente, no maximo em 4 minutos ela passa a atingir os 90º e não cai mais... já se passaram 4 meses e tudo tranquilo...

Abraço
 

marioaoliva

Moderador
Olá amigo,

No caso do turbo não sei exatamente onde fica a valvula termostática, e se existe a diferença, Mario te falará melhor... em questão a utilização ela permanece trabalhando perfeitamente, no maximo em 4 minutos ela passa a atingir os 90º e não cai mais... já se passaram 4 meses e tudo tranquilo...

Abraço

Fica no mesmo local, aspro e turbo... Eu já troquei sem mexer no alternador, fiquei quase louco... Rssss
 
irei tentar trocar esse final de semana, aqui em BSB só achei MTE, original não achei nem em concessionaria...
Mas como o amigo falou, a MTE ta segurando o trampo, irei comprar ela então e ver....

Quanto tempo para trocar..uma hora ?

valeu pela ajuda.
 
irei tentar trocar esse final de semana, aqui em BSB só achei MTE, original não achei nem em concessionaria...
Mas como o amigo falou, a MTE ta segurando o trampo, irei comprar ela então e ver....

Quanto tempo para trocar..uma hora ?

valeu pela ajuda.

Como amigo Mario disse, é embaçado trocar com o alternador no lugar... não se tem espaço para trabalhar e para chave, o ideial é tirar o alternador e fazer o trampo com calma, na realidade eu curto fica fuçando nisso ai... acho q 2 horinha de boa se faz tudo, de trabalho mesmo é tirar o tensor e o alternador de resto moleza!!!!
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Eu troquei a minha soltando a parte que fica o regulador de tensão sem mexer no alternador. Deu um trampinho mas valeu a troca, meu problema de baixar temperatura na estrada se foi com a troca da termostática, coloquei da Febi Bilstein importada.
 
Como amigo Mario disse, é embaçado trocar com o alternador no lugar... não se tem espaço para trabalhar e para chave, o ideial é tirar o alternador e fazer o trampo com calma, na realidade eu curto fica fuçando nisso ai... acho q 2 horinha de boa se faz tudo, de trabalho mesmo é tirar o tensor e o alternador de resto moleza!!!!


Tirar o tensor da correia também ?
Tá ficando complicado....rs

Eu troquei a minha soltando a parte que fica o regulador de tensão sem mexer no alternador. Deu um trampinho mas valeu a troca, meu problema de baixar temperatura na estrada se foi com a troca da termostática, coloquei da Febi Bilstein importada.

Cara que regulador é esse ?
To ficando perdido aqui....kkk....achei que era mais tranquilo...rs
 

Andr3T

Membro
Hoje eu troquei a válvula termostática do meu carro. E o meu caso foi o contrário do de vocês, a válvula travou fechada. O mecânico soltou o alternador e deslocou pra frente. Ele é acostumado a fazer isso, em 20 minutos ele fez toda a mão de obra. A sorte que eu dei... nessa oficina tem um A3 que vai mandar o bloco para retífica pois esquentou tanto por conta da válvula travada que riscou a camisa.
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Tirar o tensor da correia também ?
Tá ficando complicado....rs



Cara que regulador é esse ?
To ficando perdido aqui....kkk....achei que era mais tranquilo...rs

Regulador de tensão é uma caixinha preta que fica na bunda do alternador! mas do modo que fiz acho que é mais complicado, pois tinha que soltar os fios, isolar o positivo pois ele fica ligado direto na bateria e não desliga, tem alguns cuidados a se tomar.
 
kkkk é nada amigo Guto... e tranquilo!!! vai na boa... resumindo cada um tem um jetinho kkk mas posso dizer o mínimo de paciência que voce tiver vc tira de letra...

na realidade no aspro.. nao tem como deslocar o alternador sem tirar o tensor, pois o tensor cobre o acesso aos parafusos que soltam o alternador entendeu... mas é coisa simples!!! vai na fé!!!

Abraço
 
Cara eu tenho muito as manhas dessas coisas, gosto pacas desmontar meu carro e talz,
mas é foda que vou mexer no final de semana, e só estou com ele no momento..
aí se der merda to fudido.... kkkkkkkkkkkkk

Mas pelo que vejo não tem muito segredo não....
Tentarei tirar fotos e postar no DIY...

Agradeço a ajuda de todos.
 
Saiu esse DIY? Meu carro ta dando falha no sensor de temperatura pelo VCDS, então não sei se é o sensor ou ausência da termostática, mas a temperatura cai beeem em estrada e ele demora pra esquentar... To suspeitando q ta sem a termostática ou ela travou aberta... Num to afim de pagar MO pra isso já q tenho experiência em mecânica... Vale a pena trocar a flange já ou não é necessário?
 

jcjrsbc

Membro
Olá amigos com motores 1.8t transversal (A3, Golf, TT), gostaria de replicar minha experiência com temperatura do motor de meu A3 1.8t 180cv AUQ 2003. Desde que comprei o carro nunca estive satisfeito com sua temperatura: ou demorava para esquentar, ou estava muito quente no uso normal, ocasionando provável proteção dos componentes sistemas perda de potência (pressão no turbo). No Climatronic em uso normal com o AC ligado marcava até 108 Graus Celsius o que não me deixava feliz, apesar de no painel ficar 90. Enquanto isso, durante 03 anos e 50mil km (Hoje com 127mil km) depois foram trocados:
02 bombas dágua,
02 válvulas termostáticas originais
01 válvula termostática WAHLER
01 junta da tampa de vávulas,
04 bobinas trocadas,
01 bomba elétrica água auxiliar,
01 radiador novo (por estar trincado),
05 conexões dágua originais,
03 válvulas termostáticas,
02 sensores de temperatura.
01 reparo completo do câmbio 09a (JF506e)
Depois de tanto tempo com o carro, cheguei a uma conclusão com relação aos problemas persistentes de temperatura. Todas peças trocadas no sistema de arrefecimento estão do lado "quente" da válvula termostática: "Y" sobre o coxim, e todas outras conexões trocadas, bomba elétrica, parte superior esquerda do radiador trincada, o próprio câmbio e seu trocador de calor, as bobinas, e a junta da tampa de válvulas (tive sorte de não ter queimado a junta do cabeçote), Obviamente tem o tempo de uso e desgaste natural, mas temos 02 carros desses com a mesma mecânica AUQ/09a o que facilita para testes. Um COM, outro SEM a termostática o que ajuda na conclusão. Como eu não uso carro SEM a termostática porque sei que causa desgaste prematuro da cabeça de força(Anel+Pistão) e perda de compressão, fiquei do lado que gastou mais, rsrrsrsrsrsrs. Mas cheguei a uma condição de uso que me agradou muito!
Depois de DUAS termostáticas originais, o primeiro passo no rumo certo foi a troca da válvula termostática por esta da marca WAHLER: https://www.canaldapeca.com.br/p/1034522/valvula-termostatica-wahler-425687
Testei a original e essa WAHLER na panela antes de instalá-la: ambas abrem juntas a 87.5 graus (tenho a pistola termômetro digital). MAS, observei que quando aberta, a passagem de água da WAHLER é MUITO maior o que daria MUITO mais fluxo de arrefecimento ao sistema quando quente ou muito quente, além de fechar rapidamente quando a temperatura cai, junto com a original. Concluindo, essa WAHLER é MUITO mais eficiente para nosso país.
Após ter retirado o líquido antigo, inclusive do aquecedor do climatronic ligando a ventilação interna no "HI" e "ECON". Coloque o líquido novo SEM AR NO SISTEMA. Imensa maioria dos Mecânicos não tem essa paciência:
- Liguei o motor na lenta, tampa do reservatório aberta, a ventilação interna ligada na temperatura "HI" e no "ECON", coloquei muito lentamente primeiro 1,5l de Aditivo G13 (eu usei o Radcool vermelho), sem deixar o reservatório passar do meio e, depois do G13, vá colocando água destilada. Aguarde a abertura total da termostática, medindo a temperatura na mangueira que sai da parte frontal do bloco do motor até a parte inferior do radiador e o cebolão. Pode ser com a mão mesmo pois vai ficar fria por um bom tempo e aquece lentamente quando ela abre. No Climatronic canal 49, isso deve acontecer quando chegar em 90,91. Veja com a mão a temperatura da mangueira da termostática aquecer lentamente, permitindo a passagem do líquido até a parte inferior do radiador. Lá está o cebolão que aciona as ventoinhas e, quando a termostática abrir totalmente, irão ligar. Enquanto isso baixando o nível do reservatório, vc completa. Como o líquido está quase em ebulição, no final do processo vc terá que manter atenção total pois precisa fechar o reservatório quando o nível subir sozinho. Após fechar, a pressão do sistema irá subir e o nível cair novamente. Aguarde até a ventoinha ligar e desligue o motor. Aguarde 10 minutos, ligue novamente o motor, monitorando a temperatura no climatronic se estiver até 93 abra o reservatório devagar, com um pano para evitar queimaduras, tirando a pressão do sistema coloque até que o nível atinja o meio do reservatório. Feche e espere o motor esfriar totalmente. Pode ser que após o motor esfriar, o reservatório esteja vazio, comprovando a retirada do ar do sistema. Complete com o motor ligado até o nível MAX e feche.
Percebi que a diferença entre o Climatronic e o VAG era antes de até 7 graus e agora é de apenas 02 graus celsius. Nitidamente o carro está rodando mais frio e sem acúmulos excessivos de temperatura que faz quebrar TUDO. Painel sempre no 90 e, com AC ligado ou não estrada ou cidade e CLIMATRONIC no máximo em 95.
Espero ter ajudado!! Qualquer dúvida me chame!
 
bom eu troquei a carcaça da válvula termostática ou flange (aquele cano que a válvula vai dentro) sem tirar o alternador e sem desmontar a parte de trás dele, isso por que não consegui soltar o alternador...soltei a poly v o tensor e todos os parafusos mas o alternador parecia soldado na posição não saia nem com marretada...então com muita mais muita paciência e esticando e ralando toda a mão consegui soltar o parafuso da flange, mas foi muito dificil mesmo.usei uma chave estrela e uma allen 10mm cada um quarto de volta hora usava uma pq não tem angulo de giro ali dentro....a chave catraca nem rodava...algumas horas e muita dor nas costas depois troquei a peça, aproveitei pra verificar tudo por ali e descobri mangueira rachada e outra furada e troquei, valvula com entrada de ar falso e reparei....o carro ficou um canhão...
 
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