Transmissão Jetta 1.4

Moura

Novato
Olá! Comprei um Jetta 1.4 2016 a cerca de um mes, ele está com 40 mil.km mas gostaria de trocar o óleo do câmbio mas tenho dificuldade porque tem pouca gente que entende de câmbio. Fui em uma troca que me disseram que o câmbio é S Tronic e para mim era o tiptronic aí eu desisti. Queria também trocar o filtro porque já vi vídeo mostrando que com o tempo o papelão do filtro começa a dissolver. Gostaria de saber se e tiptronic mesmo e se questão do filtro é isso mesmo porque outra coisa que me deixou na dúvida foi o cara da troca dizer que esse filtro é de arame e só limpa com o próprio aparelho da troca. Agradeço

davidfarhat

Novato
Opa amigo, tranquilo? O Jetta 1.4 usa a transmissão 09G sim, e não DSG/Stronic como seu mecânico relatou. Aconselho a procurar um local com experiência para fazer a troca e evitar danos. A montadora não recomenda a troca, mas na minha opinião acho valida, além do fluido perder as características de aditivacao, o próprio desgaste natural do câmbio vai contaminando. O filtro se troca sim e para isso precisa remover o cárter do câmbio. O fluido homologado para esse câmbio é o G055540A2