TRANCO no engate da 3ª e 4ª marcha

duvallebr

Novato
Recentemente comprei um A3 1.8T 150 com câmbio automático e um fatídico defeito de fabricação no trocador de calor exigiu a troca do kit completo do câmbio e também do trocador de calor. Tudo trocado, carro no chão e andando beleza, porém ao engatar de 2ª para 3ª e de 3ª para 4ª um espaço(lag) entre as marchas causa um tranco, as vezes forte e as vezes fraco. Só acontece com trocas ascendentes de marcha, nas reduções não há nenhum problema. No engate da primeira e de 1ª para 2ª tudo ocorre normalmente. O mecânico trocou o kit novamente e o tranco da 3ª para a 4ª(apesar de eu insistir que ainda tá lá) praticamente desapareceu, o da 2ª para 3ª tá lá, firme e forte. Alguém tem idéia do que pode ser?
 

duvallebr

Novato
Rafa, li numa revista de dicas da SABO um artigo que falava para desmontar a solenoide retirando a trava triangular e verificando se a esfera e seu recinto estavam limpos e intactos. O mecânico disse que verificou e está ok. Será que alguém tem o manual de oficina para o câmbio de 4 marchas automático?
 

duvallebr

Novato
Não sei mais o que fazer. Tem 2 oficinas tentando solucionar e nada. Já trocaram até o corpo de borboleta do carro.
Fizeram uma alteração no programa básico da caixa de marchas e a terceira parou de dar tranco, mas a quarta continua.
:help:
 

Northon

Membro
problema complicado, faz qto tempo q comprou o carro? tenta devolver e pegar teu $ de volta

o custo da manutenção foi seu?
 

RafaPR

Consultor Técnico
Eu ainda aposto nas solenóides, esse é um sintoma típico de solenóide defeituosa.

Tenta ver em outro mecânico, pq inclusive nunca tinha ouvido falar que dá pra consertar as solenóides, até onde eu sei é só trocando...e ainda por cima, todas elas!
 

lexupdate

Membro
Oi duvallebr,

Tem um tópico aqui no forum ("Solenoide cambio Tiptronic, alguém sabe onde encontro?") que fala um pouco sobre isso. Inclusive o carlinho postou um diagrama bem interessante, talvez o seu mecanico possa dar uma olhada nele, pq tem uma forma de testar essas solenoides e ver se elas respondem.
Hoje mesmo eu peguei o meu carro na concessionária, q tava dando uns trancos tb, parecia que o cambio ia do D para o N internamente e depois voltava pro D, gerando um tranco fudido. Tinha um erro no scaner, mas depois de abrir a tampa do cambio e fazer as medições o problema não voltou mais...fiquei meio cabrero, mas por enquanto vou acreditar que era mal contato mesmo.
Além disso no mercado livre tem gente que diz que conserta solenoides e que fica 100%. (Mas eu não faria isso, colocaria nova mesmo, vai saber né...)

Bom, resumindo, eu tb aposto nas solenóides, se vc conseguir testar e encontrar a danada defeituosa é capaz de resolver o problema. Atenção, são várias, parece que 9, e tb não sao todas iguais hein...

Se puder ajudar de alguma forma dá um toque aí véio,

Grande abraço!!
 

RafaPR

Consultor Técnico
O pessoal do VWGC tá comprando essas solenóides de fora, se não me engano sai na faixa de $ 400 o kit com as 9.

Parece interessante, acho que fica bem mais em conta que comprar aqui no BR!
 

Northon

Membro
lexupdate disse:
Oi duvallebr,

Tem um tópico aqui no forum ("Solenoide cambio Tiptronic, alguém sabe onde encontro?") que fala um pouco sobre isso. Inclusive o carlinho postou um diagrama bem interessante, talvez o seu mecanico possa dar uma olhada nele, pq tem uma forma de testar essas solenoides e ver se elas respondem.
Hoje mesmo eu peguei o meu carro na concessionária, q tava dando uns trancos tb, parecia que o cambio ia do D para o N internamente e depois voltava pro D, gerando um tranco fudido. Tinha um erro no scaner, mas depois de abrir a tampa do cambio e fazer as medições o problema não voltou mais...fiquei meio cabrero, mas por enquanto vou acreditar que era mal contato mesmo.
Além disso no mercado livre tem gente que diz que conserta solenoides e que fica 100%. (Mas eu não faria isso, colocaria nova mesmo, vai saber né...)

Bom, resumindo, eu tb aposto nas solenóides, se vc conseguir testar e encontrar a danada defeituosa é capaz de resolver o problema. Atenção, são várias, parece que 9, e tb não sao todas iguais hein...

Se puder ajudar de alguma forma dá um toque aí véio,

Grande abraço!!

lexupdate, esse sintoma me ocorria quando tava frio, se tinha lomba era um parto! troquei oleo e filtro e ficou 110%
 
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