Tranco na mudança de marcha.

PauloBoni

Novato
O meu Audi (1.8T Tiptronic 180CV - 2002) está com um comportamento estranho, ao mudar a marcha na opção automática ele dá uns trancos quando está frio.

Quando esquenta funciona perfeitamente.

Na experiencia de vocês o que pode ser??
 

Carlinho

Consultor Técnico
Paulo, o tiptronic tem vários sensores, e não é qualquer um que sabe mexer nele. Procura alguma oficina especializada, pq até pra completar o nível do óleo, requer um equipamento específico e mão de obra com know-how.
Conversando com o pessoal da AutoTech daqui de BSB, me falaram que pra trocar o óleo, tem que deixar o carro esfriar por completo, com o carro no elevador vc deixa ele ligado até atingir uma temperatura X lá, daí vc desliga o carro e completa o óleo com o tal equipamento. Não me recordo se é exatamente dessa maneira, mas é mais ou menos isso, pra vc ter noção da complexidade do negócio...
 

RafaPR

Consultor Técnico
Esse tranco nas trocas de marcha, não é especialidade do Tiptronic. Isso acontece tb com os automáticos convencionais com mais idade e tempo de uso, e muitas vezes vc resolve só com a troca de óleo da caixa.

Contudo, é como o Carlinho falou, esse câmbio é extremamente "fresco" e complexo. Não deixe cair na mão de qualquer mexânico, pq aí sim a "caca" tá feita!
 

A3Branco

A3 Maníaco
Amigo MMuniz

parece que o amigo não passou lá no Link de "Apresentações"

Lá você fala um pouco de você e principalmente fala sobre sua máquina...
e se puder coloca fotos (não esquece de borrar a placa ok?)

abcs
 

House

Fundador do A3Clube
Paulo ja tive um problema no meu antigo GTI assim, era um defeito na linha CAN que acontecia devido a uma instalação de alarme mal feita....a ecu do cambio "conversa" com a ecu do motor e pede uma redução de torque em cada troca de marcha...o alarme mal instalado cortava a comunicação com o cambio e dava os trancos
 

House

Fundador do A3Clube
a3branco disse:
Amigo MMuniz

parece que o amigo não passou lá no Link de "Apresentações"

Lá você fala um pouco de você e principalmente fala sobre sua máquina...
e se puder coloca fotos (não esquece de borrar a placa ok?)

abcs

Marcao as apresentações devem ser esponteneas, não é mandatorio nesse forum se apresentar.
 

Rodrigom

Novato
Fala galera,

Tenho um A3 tip 2002 também, e percebo que no meu carro se saio acelerando bem eu não sinto as trocas de marchas, são suaves, agora se pego transito (por exemplo) e acelero só um pouquinho na troca da 1º para a 2º marcha sinto um tranco, isso ocorre na troca a menos de 2000 rpm. Será que é normal?

[],s
 

Serious

Novato
Na minha cidade tem uma especializada
Caixas7
http://www.autocaixas7.com.br

Ja tive este problema , esquentei muito a cabeça.

Assim, pode dar tranco no Cambio nos casos:

1-Nivel baixo do Oleo (geralmente quando acontece isto , na primeira arrancada da o tranco , após isto normaliza porque a bomba sugou todo óleo possível, depois que vai baixando mais o nível , da o tranco todas vezes).
2-Calço do motor e cambio ruim , se o cambio ficar um pouco abaixo , a tramiseta , fica dobrada e nao sei por qual motivo , tambem da o tranco.
3-Fuga de ar no sistema , acontece por alguma junta propiciando entrada de ar no sistema , levante o carro e olhe o cambio por baixo e verifique se o câmbio não esta meio molhado de óleo.
Geralmente é a junta do carter da caixa , ou o carter mesmo. Ou a junta lateral que vai pro lado da roda do motorista.
4-Oleo velho, fica com uma consistencia fora dos padrões
5-Oleo bom , mas filtro muito sujo tambem propicia este tipo de coisa.
6-Algum sensor falhar , e a leitura do cambio esta errada (necessario limpeza com VagCom).
7-Problema nas galerias de oleo dentro da caixa e valvulas de fechamento.(Diagnostico com Vagcom).

Para encher o nível do oleo ou trocar é algo complexo , mesmo em cima do elevacar e abrindo o parafuso do carter da caixa , ainda fica , de 2 a 3L dentro do conversor de toque e dentro da bomba , isto é , um mecanico normal , sem o equipamento adequado não consegue.

Ideal ver no VagCom se tem algum erro no Cambio.
O óleo ideal é o Dexron III, custa caro e vai vários litros , se não me engano 9,5L e 0,4 no diferencial (oleo do diferencial é um oleo diferente , tipo w80.

Espero ter ajudado!
 

moura55

Novato
Ola pessoal. Sou novo aqui no forum. Tenho um A3 sedan 1.8T 180cv 2016. O carro esta apresentando tranco na mudanca de marcha , a partir da 2 marcha em diante. Hora acontece, hora nao acontece.
Alguem recomenda oficinas com mecanicos honestos e preco justo? Desde ja agradeco a atencao de voces!
Abraco
 

moura55

Novato
Ola pessoal. Sou novo aqui no forum. Tenho um A3 sedan 1.8T 180cv 2016. O carro esta apresentando tranco na mudanca de marcha , a partir da 2 marcha em diante. Hora acontece, hora nao acontece.
Alguem recomenda oficinas com mecanicos honestos e preco justo? Desde ja agradeco a atencao de voces!
Abraco

Estou em Sao Paulo (Caputal)
 
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