Tk4 ou tk5, eis a questão

Fala pessoal, blz?!
É o seguinte, minha turbina ferrou de vez e desde o ano passado estou comprando peças para fazer um up na audera. Já tenho:
-Embreagem Ancona(instalada)
-Semieixo golf(instalado)
-Bomba de combustível da dinâmica de 9bar
-Bicos giant green 42lbs
-inlet
-Downpipe 3pol
-Escape 2'5 pol sem catalisador (instalado).
Agora que minha turbina foi pro beleléu de vez, então terei que adiantar a troca da mesma sem ter o fmic e o filtro de ar esportivo, que, assim que eu puder irei instalar.
A questão é está: vou rodar na gasolina e quero conseguir em torno de 290cv a 340cv(se possível), ou seja, quero por a turbina e ver o quanto de potência vamos conseguir obter.
Minha dúvida está entre as novas tk4 e a tk5. O que eu quero mesmo é a tk5, mas queria saber de vcs a diferença de torque e de pegada em baixo giro das duas, se há uma diferença substancial entre elas ou se a diferença seria mínima, pq realmente prefiro pegar uma tk5 rodando sem força-la muito para chegar nessa potência da qual me referi do que pegar a tk4 e rodar com ela no máximo de sua capacidade e diminuir a vida útil dela.
Gostaria da opinião de vcs amigos.
Obs: rodo com o carro todo dia para trabalhar, o que dá em média 15km, e não sou de ficar acelerando o carro. Normalmente eu mal passo dos 3mil giros, mas sabe como é, nada melhor do que saber q quando vc quiser dar uma puxadinha de vez em quando o carro vai vir liso e não vai fazer feio do lado dos jettas, golf, a3, azerra, etc, mais modernos que vêm de fabrica com mais de 200cv e com esses câmbios automáticos do capeta(dsg) que põe no chinelo o câmbio manual.
Mais uma coisa. Vcs acham bom colocar um hallmeter ou é desnecessário?
Desde já obrigado a todos.

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Tiagobel

Membro
Pra começar, nenhuma das duas vai te dar 340cv na gasolina.

Ainda não vi nenhuma TK5 na gasolina, mas acho que pode (será?!) beliscar os 300cv (motor) na podium, no limite dos bosch 42lbs (com downpipe, escape, intercooler frontal, velas iridium, filtro esportivo, pé de coelho, galho de arruda, etc, etc, etc...)

TK4 num golf gti 150, gasolina comum, aqui em Brasília, com intercooler bombado (sei lá quantos mil graus na admissão), deu perto de 210whp (tá bom, 240-245cv no motor). Na podium, com intercooler frontal, deve bater 260cv no motor se jesus permitir.

Com 250cv nenhum jetta ou a3 tsi original vai andar na sua frente. Azzera então, coitado, não vai nem ver a cor do seu carro...

Hallmeter (wideband) é imprescindível no acerto. No dia a dia é muito bom, mas não é indispensável.
 
Kkkk irei então providenciar uns trevos de quatro folhas.

As velas irridium poderiam ser as bkr7eix ou teriam que ser a 8 ou a 9?? Qual seria melhor pra gasolina nesse up??

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Acoisa

Novato
Rapas eu to com uma TK04 e redeu 260cv e 37 de torque na gasolina v-power. Isso com DP 3POL Ic bombado escape 2.5 filtro de ar conico. Tenho uma A3. Com 3000rpm ja atingiu torque maximo. Otima pegada em baixa e media. E velas eu uso bkr8eix.
 
Legal Acoisa, irei providenciar as iridium e a sua experiência já me auxilia. Eu já tinha um jogo de bkr7eix, porém meu cabeçote deu problema e estragou 3 delas. Agora só queria ver o que o pessoal recomenda com a minha config. Seria a 7,8 ou 9

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Bem, já efetuei a compra de uma sonda bosch lsu 4.2 pela internet e irei comprar o wideband da odg, que por sorte o anúncio mais barato do mercado livre é de uma loja a uns 3km aqui de casa.
Agora vou aguardar e ver se algum bom samaritano me ajuda com que grau de velas irridum bkr?eix eu usaria nessa config na gasolina.
Aaa!!! O que é mais um peido pra quem já se borrou inteiro né?!?! Tb vou comprar o intercooler frontal da spa, o Intercooler ar/ar 550x140x68,5mm com colméia tipo Delta & fin (NTSI10). Seria esse modelo mesmo que o pessoal usa nos a3??
Bem, no filtro de ar eu vou ver se improviso alguma coisa, pq realmente não estou disposto a pagar mais de 1500 pra colocar um k&n cônico, acho um absurdo pagar isso num filtro e num pedaço de cano(obs: eu acho muito louco esse kit da k&n, mas é inviável).
Oque vcs acham??
 

Tiagobel

Membro
Eu uso BKR7EIX. Não testei grau 8 ou 9 pra ver se tem algum ganho...

O intercooler é esse mesmo. Precisa de pouca intervenção na grade do parachoque e não precisa tirar a grade do farol de neblina.

Quanto ao filtro, não precisa ser K&N e não precisa ser cônico. Se for usar inbox, basta modificar a entrada de ar da caixa original para não restringir em alta.
 

Acoisa

Novato
Fstenaglia posta os resultados pra gente depois que voce montar. Em questao de velas se você for fazer no álcool eu recomendaria grau 7. E ja q vc ta chutando o balde compra o inlet pipe logo tbm!
 
Valeu Tiagobel, só queria confirmar sobre o intercooler, acabei de comprar, agora é só esperar a spa entregar.

Freeside, esse é meu plano B. Meu carro vai para a oficina para a montagem no dia 27/06, e o pessoal da tk turbo me disse que +-em 15 dias chega a importação que eles fizeram e eles vão montar mais tk5, já que eles não têm mais. O fato é que eu prefiro manter tudo plug and play, será mais fácil e rápido para instalar, mas caso a tk5 não chegue em minhas mãos 1 semana antes da instalação, me restará o kit upgrade da spa + k16.

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Acoisa, pode ficar tranquilo que irei ver se o overspeed terá disponibilidade para acertar o meu carro aí deixamos que ele diga o dados mais técnicos e poste o resultado do dino aqui nesse tópico. Já em relação ao inlet eu já tenho, comprei um de silicone de um amigo nosso aqui do fórum.

Agora a questão da vela estou entre a bkr7eix e a bkr8eix, estou tentando achar algum conteúdo mais recente sobre o tema
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bond disse:
acho que a tk5 já e uma k16 hibrida ou pelo menos rende igual sera que estou errado ??
K16 vc preciso de um coletor novo, tk é plug and play híbrida, agora em questão de rendimento precisamos de mais pessoas postando seus resultados com o uso da tk5

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Acoisa

Novato
O engraçado q quando vc liga pra tk turbo e pergunta o rendimento da TK05 eles dizem q rendem de 330 ate 380cv dependendo da preparação. E aqui no clube eu so vi um relato de quem montou uma tk05 e conseguiu algo entre a cavalaria informada. O cara conaeguiu 348cv se nao me engano. Os outros nao estavam conseguindo nada alem de 300cv.
 

Tiagobel

Membro
Essa potência de 330 a 380cv informada pela TK não é real. Provavelmente é a potência máxima que o rotor compressor usado na TK5 conseguiria sustentar na turbina original, de onde foi adaptado para as caixas da K03.

O "problema" de usar K16 no seu setup é que você não vai poder utilizar coletor, downpipe, inlet e pressurização que já tem. Mas dependendo do valor cobrado na TK5, compensa vender as peças que já comprou e ir na K16.
 

overspeed

Comerciante
Até hoje só conseguir 350 em 2 casos de TK5 (justo os primeiros que fiz)...todos os demais com setup identico ou parecido ficaram muito aquém disto... malemal tiraram o que as TK4 já tiravam
 
Realmente, após algum tempo refletindo e lendo o conteúdo do fórum, acabei optando pelo meu plano b. Agora já está feito, comprei quase tudo e só falta chegar e instalar no carro(27/06).
Irei abrir um novo tópico com a lista de peças, fotos delas e o processo até o acerto para ajudar o pessoal que chega aqui perdidos, sem saber o que fazer, e acabam aprendendo bastante e tendo ajuda da galera.
O plano da tk5/tk4 foi cancelado, peguei uma k16 borg warner caixa quente com saide apl.

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