Tirar a Valvula Termostatica

Pessoal fiz uma busca aqui e no google e nao achei nada,
alguem sabe me dizer se tem como retirar a valvula termostatica sem tirar o alternador??
tentei mais um parafuso fica de muito dificil acesso.
normalmente esses tipos de manutenção eu mesmo faço.
se alguem ja tirou sabe algum macete, da uma ajuda aee!
 
Dar até dá (já li em fórum lá fora nego que fez isso), mas o sofrimento não vale a pena... Vai por mim, tentei tirar sem tirar o alternador e só me ferrei!

Tira a tensão do tensor da correia com uma chave 13, saca a correia (marca o sentido de rotação dela para depois montar ela na msm posição e tira uma foto do caminho dela ajuda tb)... Pra tirar o tensor são 3 parafusos 10 mm e depois pra tirar o alternador são mais dois parafusos...

A parte mais chata (no meu caso) foi voltar o alternador no lugar pq tem uma buchinhas de borracha que expandem... Eu consegui voltar ele na posição com vaselina (sério!) e força... se tiver um torquímetro o tensor aperta com 45N.m se não me engano...
 
Eu já desmontei dos 2 modos, tirando o alternador é mais facil. Se quiser fazer sem tirar ele so da se voce desmontar o regulador que fica atras do alternador para liberar acesso, e para desmontar esse regulador tambem é meio trabalhoso e depois que tira o acesso ainda é ruim, dependendo as ferramentas que use vai ajudar bastante no trabalho.
Cuide com os caninhos das valvulas que ficam nessa regiao pois se forçar um pouco quebra 1 conexao da tomada de vacuo da valvula auxiliar do escape.
Essas valvulas estao presas com abraçadeiras bem pequenas de metal, se tirar elas é be, ruim de colocar novamente e fica marcada.
 
bom eu troquei a carcaça da válvula termostática ou flange (aquele cano que a válvula vai dentro) sem tirar o alternador e sem desmontar a parte de trás dele, isso por que não consegui soltar o alternador...soltei a poly v o tensor e todos os parafusos mas o alternador parecia soldado na posição não saia nem com marretada...então com muita mais muita paciência e esticando e ralando toda a mão consegui soltar o parafuso da flange, mas foi muito dificil mesmo.usei uma chave estrela e uma allen 10mm cada um quarto de volta hora usava uma pq não tem angulo de giro ali dentro....a chave catraca nem rodava...algumas horas e muita dor nas costas depois troquei a peça, aproveitei pra verificar tudo por ali e descobri mangueira rachada e outra furada e troquei, valvula com entrada de ar falso e reparei....o carro ficou um canhão...
 
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