Tiptronic - Problemas começando.

BOA NOITE, PESSOAL, CONHEÇO MUITO BEM ESSE CÂMBIO E TENHO UM 1.8 TURBO - TIPTRONIC, JÁ TRABALHO COM ISSO HÁ BASTANTE TEMPO AQUI E FORA DO PAÍS. A REVISÃO DA CAIXA TIPTRONIC NÃO REQUER SOMENTE TROCA DE ÓLEO, COMO TAMBÉM DEVE-SE TROCAR O FILTRO DE ÓLEO, ONDE SE ACUMULA TODAS AS IMPUREZAS, POR ISSO QUANDO SE TROCA SÓ O ÓLEO, O CARRO FICA "BOM", PORÉM VOLTA A DAR DEFEITO, PRINCIPALMENTE NAS SELENOIDES, COM OS SEGUINTES PROBLEMAS: ENTUPIMENTO, PERDA DE PRESSÃO,(POR CONTA DO FILTRO ENTUPIDO), POR ISSO TEM-SE QUE REMOVER A CAIXA E FAZER A REVISÃO POR COMPLETO. A CAIXA VOLTA A SER 100%, EU GARANTO, TROCANDO-SE TAMBÉM OS DISCOS DE AÇO E OS COMPOAITES, PELO SEU DESGASTE NATURAL DA PEÇA; E FAZENDO A REVISÃO PREVENTIVA DE 40mil KM, E A TROCA DO ÓLEO COM 50mil KM TAMBÉM. DAÍ SÓ VOLTARÁ A FAZER NOVA REVISÃO COM 100mil KL.

BOA NOITE PESSOAL.
 

diego4100

Membro
AGUIAR AUTOMECANICA MULT-M disse:
BOA NOITE, PESSOAL, CONHEÇO MUITO BEM ESSE CÂMBIO E TENHO UM 1.8 TURBO - TIPTRONIC, JÁ TRABALHO COM ISSO HÁ BASTANTE TEMPO AQUI E FORA DO PAÍS. A REVISÃO DA CAIXA TIPTRONIC NÃO REQUER SOMENTE TROCA DE ÓLEO, COMO TAMBÉM DEVE-SE TROCAR O FILTRO DE ÓLEO, ONDE SE ACUMULA TODAS AS IMPUREZAS, POR ISSO QUANDO SE TROCA SÓ O ÓLEO, O CARRO FICA "BOM", PORÉM VOLTA A DAR DEFEITO, PRINCIPALMENTE NAS SELENOIDES, COM OS SEGUINTES PROBLEMAS: ENTUPIMENTO, PERDA DE PRESSÃO,(POR CONTA DO FILTRO ENTUPIDO), POR ISSO TEM-SE QUE REMOVER A CAIXA E FAZER A REVISÃO POR COMPLETO. A CAIXA VOLTA A SER 100%, EU GARANTO, TROCANDO-SE TAMBÉM OS DISCOS DE AÇO E OS COMPOAITES, PELO SEU DESGASTE NATURAL DA PEÇA; E FAZENDO A REVISÃO PREVENTIVA DE 40mil KM, E A TROCA DO ÓLEO COM 50mil KM TAMBÉM. DAÍ SÓ VOLTARÁ A FAZER NOVA REVISÃO COM 100mil KL.

BOA NOITE PESSOAL.
E quanto sai um serviço desse ai no Recife?
 
AGUIAR AUTOMECANICA MULT-M disse:
BOA NOITE, PESSOAL, CONHEÇO MUITO BEM ESSE CÂMBIO E TENHO UM 1.8 TURBO - TIPTRONIC, JÁ TRABALHO COM ISSO HÁ BASTANTE TEMPO AQUI E FORA DO PAÍS. A REVISÃO DA CAIXA TIPTRONIC NÃO REQUER SOMENTE TROCA DE ÓLEO, COMO TAMBÉM DEVE-SE TROCAR O FILTRO DE ÓLEO, ONDE SE ACUMULA TODAS AS IMPUREZAS, POR ISSO QUANDO SE TROCA SÓ O ÓLEO, O CARRO FICA "BOM", PORÉM VOLTA A DAR DEFEITO, PRINCIPALMENTE NAS SELENOIDES, COM OS SEGUINTES PROBLEMAS: ENTUPIMENTO, PERDA DE PRESSÃO,(POR CONTA DO FILTRO ENTUPIDO), POR ISSO TEM-SE QUE REMOVER A CAIXA E FAZER A REVISÃO POR COMPLETO. A CAIXA VOLTA A SER 100%, EU GARANTO, TROCANDO-SE TAMBÉM OS DISCOS DE AÇO E OS COMPOAITES, PELO SEU DESGASTE NATURAL DA PEÇA; E FAZENDO A REVISÃO PREVENTIVA DE 40mil KM, E A TROCA DO ÓLEO COM 50mil KM TAMBÉM. DAÍ SÓ VOLTARÁ A FAZER NOVA REVISÃO COM 100mil KL.

BOA NOITE PESSOAL.
Amigo me diga a quanto tempo você trabalha com transmissão .. ! Na manutenção preventiva se troca somente o fluido. .. O filtro foi projetado para trabalhar na transmissão ate o fim da vida útil dela .. Solenóides vem a dar defeitos por falta de manutenção preventiva ..

Imagina se a cada 45 mil remover a transmissão para trocar o fluido . sendo que o funcionamento dela esta 100% perfeito !!! Me diga com mais exclarecimentos o porque desta afirmação..

Essa revisão que você diz já entra no conceito de reparação . trocando discos de ficção e os discos separadores. ..

Ai chega nos 100 mil km faz esta reparação de novo ?

Fora que não é só os discos . pois depois que faz abertura da transmissão necessita de um novo jogo de juntas ..

E o conversor de torque . oque faz com fita de lock-up ..

Já fiz transmissão de Audi Tip. Golf Tip . jaguar X-Type
JF506. Aonde os clientes vem fazendo as manutenções preventivas a cada 40 mil trocando só o fluido ... Só a jaguar já rodou + 130 mil km depois da reparação... Desculpe. . + não concordo
 
E aí marinho em que lugar de sampa eu acho você??? Logo logo vou precisar trocar o fluido do tip e aqui na baixada não conheço ninguém (bom) pra mexer, o jeito vai ser subir até aí.
 

Ferrareti

Novato
Esse ano vou comprar um A3, modelo ate 2006. Quais conselhos os caros colegas me dão pra adquirir um tiptronic? Minha emoção pede pra comprar um tip, mas minha razão pra comprar um manual. Tenho muito desejo de comprar um tip, mas tenho receios por causa das inumeras reclamações que os proprietarios tem sobre esse cambio em virtude de defeitos recorrentes. Conto com ajuda de vcs. Forte abraço!
 
Vou contar a história do meu cambio aqui, pra não perder o foco do tópico.

Comprei meu a3 com 151 mil km, e vários problemas. Resolvi todos e ficou só o cambio que patinava de segunda pra terceira, quente, frio, de qualquer jeito. Como ando sempre devagar, sem forçar, o problema nao me incomodava, ja que eu vim de um Bravo Dualogic e estava acostumado a tirar o pé do acelerador nas passagens de marcha.

Final de semana passado resolvi verificar o nível do óleo do cambio, já que ele estava começando a demorar pra engatar a primeira de manhã quando a temperatura estava mais baixa.

Como minha caixa tb tem um vazamento entre o motor e o cambio, resolvi que ia colocar o Dexron VI, que além de mais barato tem as mesmas características do Dexron III. Paguei 33 reais no litro na mercadocar e eu nao ia ficar com dor no bolso de ver o bixo vazando. Na pior das hipóteses (e inevitavelmente), vou ter mesmo que baixar a caixa pra resolver os vazamentos.

Enfim...

Primeira surpresa: Pelo parafuso de verificação de nível sairam 2 litros de óleo.

Segunda surpresa: O óleo tava parecendo coca cola. Como poderia ser se foi trocado há 20 mil km atrás (será mesmo que foi????)

Coloquei novamente 2,5 litros de óleo, passei todas as marchas suspenso no cavalete por uns 10 minutos, tirei tudo e coloquei mais 2 litros. Esperei a temperatura certa, e coloquei novamente até escorrer pelo parafuso de nível. Fechei tudo e coloquei mais 200ml.

Fui dar uma volta com o carro e... Terceira surpresa: A patinação de 2 pra 3 sumiu. Primeira entrando muito suave, enfim, aparentemente, tudo normal.

Hoje de manhã, ao sair com o carro, novamente, patinando de 2 pra 3, mas só fez isso uma única vez. Depois disso, ficou perfeito de novo.

Como eu não me conformo com as coisas, e não vou sair trocando peças a toa, quero entender o que é que acontece com o cambio pra ele se comportar assim.

Ao trocar o óleo, o problema praticamente sumiu, mas não sumiu. Em partes, pode ter sido porque eu só fiz uma troca parcial, e usei 7 litros no processo e tem óleo muito velho misturado com óleo novo. Vou ver uma oficina que faça a troca total do óleo pela máquina de flush e ver se melhora.

Eu tenho uma suspeita, mas só vou ter certeza se trocar 100% do óleo e o problema não sumir.
 

diego4100

Membro
eduardo teodoro disse:
Vou contar a história do meu cambio aqui, pra não perder o foco do tópico.

Comprei meu a3 com 151 mil km, e vários problemas. Resolvi todos e ficou só o cambio que patinava de segunda pra terceira, quente, frio, de qualquer jeito. Como ando sempre devagar, sem forçar, o problema nao me incomodava, ja que eu vim de um Bravo Dualogic e estava acostumado a tirar o pé do acelerador nas passagens de marcha.

Final de semana passado resolvi verificar o nível do óleo do cambio, já que ele estava começando a demorar pra engatar a primeira de manhã quando a temperatura estava mais baixa.

Como minha caixa tb tem um vazamento entre o motor e o cambio, resolvi que ia colocar o Dexron VI, que além de mais barato tem as mesmas características do Dexron III. Paguei 33 reais no litro na mercadocar e eu nao ia ficar com dor no bolso de ver o bixo vazando. Na pior das hipóteses (e inevitavelmente), vou ter mesmo que baixar a caixa pra resolver os vazamentos.

Enfim...

Primeira surpresa: Pelo parafuso de verificação de nível sairam 2 litros de óleo.

Segunda surpresa: O óleo tava parecendo coca cola. Como poderia ser se foi trocado há 20 mil km atrás (será mesmo que foi????)

Coloquei novamente 2,5 litros de óleo, passei todas as marchas suspenso no cavalete por uns 10 minutos, tirei tudo e coloquei mais 2 litros. Esperei a temperatura certa, e coloquei novamente até escorrer pelo parafuso de nível. Fechei tudo e coloquei mais 200ml.

Fui dar uma volta com o carro e... Terceira surpresa: A patinação de 2 pra 3 sumiu. Primeira entrando muito suave, enfim, aparentemente, tudo normal.

Hoje de manhã, ao sair com o carro, novamente, patinando de 2 pra 3, mas só fez isso uma única vez. Depois disso, ficou perfeito de novo.

Como eu não me conformo com as coisas, e não vou sair trocando peças a toa, quero entender o que é que acontece com o cambio pra ele se comportar assim.

Ao trocar o óleo, o problema praticamente sumiu, mas não sumiu. Em partes, pode ter sido porque eu só fiz uma troca parcial, e usei 7 litros no processo e tem óleo muito velho misturado com óleo novo. Vou ver uma oficina que faça a troca total do óleo pela máquina de flush e ver se melhora.

Eu tenho uma suspeita, mas só vou ter certeza se trocar 100% do óleo e o problema não sumir.
Quando comprei o carro não tinha esse problema de patinar de segunda pra terceira, porém, começou depois que troquei as velas. Ficou assim até eu trocar os semi-eixos, mandar alinhar e colocar 4 pneus novos, a partir dai o problema sumiu, inclusive o tranco que dava na primeira passada de 2ª para 3ª do dia. Vai entender! Fiquei de deixar o A3 na Audi para uma revisão. O chefe de oficina disse que pode ser alguma mangueira de pressurização rasgada, que ai faz com que o câmbio fique doido. Por isso o problema surgiu quando foi trocado as velas e o sumiu após trocar os eixos; provavelmente tal mangueira tenha ficado em posição diferente, tapando o furo.
 
Diego, no meu caso, faria muito sentido, já que meus pneus também estão no final da vida e a suspensão não está nos seus melhores dias.

Agora, discordo do chefe da oficina. Não tem mangueiras por onde passe fluído em alta pressão e que possa se rasgar, especialmente fora da carcaça do câmbio.

Eu pesquisei muito nos fórums la fora, e percebi que esse negócio de patinar a 3ª sem dar erro no VCDS, e sem dar diferença na resistencia dos contatos do solenoide não é muito comum, embora pareça que é, já que aqui no BR temos muitos casos. Eu já consultei algumas oficinas, e a resposta é sempre a mesma: "Troca de fluido completa e troca dos solenoides e juntas do carter", por volta de 3k reais. Não que eu ache que esteja caro. É um serviço até que fácil de fazer em casa, mas que em uma oficina tem outros fatores que influenciam no preço, e lógico que a oficina tem que lucrar.

Mas eu não consigo aceitar que a solução seja sempre a "troca dos solenoides" como se isso fosse uma solução pra qualquer problema.

Quero entender direito o que leva a isso. Se o flush na minha caixa resolver o problema, vou fazer questão de colocar aqui o orçamento e o antes e depois em vídeo do carro andando. Se não der certo, vou eu mesmo desmontar e analisar as peças pra entender o que acontece.

Inclusive sobre a questão de só se poder utilizar o febi (R$70) ou o pensosyn (R$100), quando se troca o óleo da caixa. O Dexron VI é uma evolução do Dexron III e pode ser utilizado, inclusive para fins de reposição do nível. Só não pode fazer igual a um amigo meu e misturar Mercon V com Dexron... Aí é forçar a barra.

PS: Diego, esse seu ômega é de tirar o fôlego hehehe...
 

diego4100

Membro
eduardo teodoro disse:
Diego, no meu caso, faria muito sentido, já que meus pneus também estão no final da vida e a suspensão não está nos seus melhores dias.

Agora, discordo do chefe da oficina. Não tem mangueiras por onde passe fluído em alta pressão e que possa se rasgar, especialmente fora da carcaça do câmbio.

Eu pesquisei muito nos fórums la fora, e percebi que esse negócio de patinar a 3ª sem dar erro no VCDS, e sem dar diferença na resistencia dos contatos do solenoide não é muito comum, embora pareça que é, já que aqui no BR temos muitos casos. Eu já consultei algumas oficinas, e a resposta é sempre a mesma: "Troca de fluido completa e troca dos solenoides e juntas do carter", por volta de 3k reais. Não que eu ache que esteja caro. É um serviço até que fácil de fazer em casa, mas que em uma oficina tem outros fatores que influenciam no preço, e lógico que a oficina tem que lucrar.

Mas eu não consigo aceitar que a solução seja sempre a "troca dos solenoides" como se isso fosse uma solução pra qualquer problema.

Quero entender direito o que leva a isso. Se o flush na minha caixa resolver o problema, vou fazer questão de colocar aqui o orçamento e o antes e depois em vídeo do carro andando. Se não der certo, vou eu mesmo desmontar e analisar as peças pra entender o que acontece.

Inclusive sobre a questão de só se poder utilizar o febi (R$70) ou o pensosyn (R$100), quando se troca o óleo da caixa. O Dexron VI é uma evolução do Dexron III e pode ser utilizado, inclusive para fins de reposição do nível. Só não pode fazer igual a um amigo meu e misturar Mercon V com Dexron... Aí é forçar a barra.

PS: Diego, esse seu ômega é de tirar o fôlego hehehe...

Ele quis dizer alguma mangueira da pressurização da turbina. O tip fica todo doido por qualquer erro de leitura de massa ou de algum sensor. Meu carro foi trocado todas as solenoides (pelo menos foi o que paguei). Eu ainda não deixei o carro na Audi porque ta sempre lotado, mas assim que tiver uma resposta aviso aqui.

É um problema muito bizarro: 1) só dava tranco na primeira passagem de 2ª para 3ª do dia, depois ficava normal. 2) Só "patinava" de 2ª para 3ª com o pé 100% no fundo, com o botão do kick down pressionado. Se desse 95% de pedal o problema não ocorria. Vai entender.

obs. Valeu, o Omegão está firme e forte aqui haha.
 

Bolaturbo

Membro
Swap nao faria, tenho tip tmb!

Amigo tem oficina fez swap esses dias num golf gti, pura gambi, controle de tracao nao funciona mais, luz de painel fica acesa tem q tirar painel e colar fita isolante na lampada pra apagar a luz etc etc.

Quis automático, paga o preço do conserto, enquanto o cambio ficou trocando marcha por vc ele era bom, quebrou nao presta mais?rs

Meu tem 102.000, nao tenho historico, nao sei se trocaram oleo do cambio ja, ou se ja foi reparado, comprei ele em outurbro, sem erros no VAG e funcionamento 100% perfeito, kickdown, trocas suaves, sem trancos e sem ruido, nada a reclamar do tip até agora!
 

diego4100

Membro
Não há vantagem no swap, a não ser que o cara queira pra track day ou algo do tipo. Porque, colocando peças boas, vai gastar cerca de 5 mil na brincadeira, quase o preço do conserto do tiptronic. Sem falar que, na hora de vender, vai espantar muito comprador, quando este pesquisar pelo número do chassis e verificar que era um carro automático. Conclusão, o pouco que se ganha no conserto, perde-se na venda.
 
Diego, você me deu uma boa luz... Minha MAF é original ainda, fabricada em 2003, assim como as duas sondas também são. Minha lenta não é 100% estável, oscila alguns rpms, e é áspera. Mas como o consumo está sempre em torno dos 8km/l, não achei que pudesse ser isso. No VAG, às vezes acusa o erro "Engine torque sensor", que li nos fóruns lá de fora ser algo relacionado à MAF.

Vou investir nisso tb.

Agora, sobre a caixa, por 5k não compensa nem arrumar. Tem pelo menos uma oficina em SP que vendem a caixa recondicionada, montada, fechada e instalada, e ainda pegam o carro em casa com guincho a base de troca por menos que isso.
 

diego4100

Membro
Verifica todas as mangueiras de admissão / respiro, o meu tinha um monte furada, vazava pressão pra tudo que é lado, isso altera toda leitura dos sensores. Ainda desconfio que tem mais, já que acusa "Secondary Air Injection: Incorrect Flow Detected". Colocando espuma em volta da bomba de ar auxiliar não observei nenhum vazamento, então já avisei lá pro cara da Audi verificar isso na revisão. Como é muita mangueira, o ideal seria utilizar uma "smoke machine", ai sim, seria muito fácil ver por onde a fumaça vaza. Pra vocês ai de SP é mais fácil, acredito que alguma oficina deva ter a máquina. Já por aqui...
 
Putz, Diego, pior que entendo o que você passa. Eu gosto muito de floripa. Vou muito aí e vou acabar indo de vez, mas os mecânicos daí, Deus me livre...

Este A3 mesmo comprei de um senhor muito simpático que mora aí em Trindade. Ele não quis dizer, mas tava desgostoso com o carro e depois que desmontei aqui na minha garagem pra ver o que o carro tinha entendi o porquê. Tinha tanta gambiarra que nem te conto. O cambio, inclusive, tinha uma NF no carro em que constava um gasto de mais de 3 mil reais pra trocar os solenoides e 9 litros de óleo. Quero só saber onde enfiaram o óleo, porque com 20 mil km e preto do jeito que tava, certamente não foi trocado. Além do que, pra trocar os 9 litros, só desmontando a caixa. Ou seja, passaram a perna no cara.

Aqui também é difícil achar um mecânico honesto. Geralmente, olham o carro e acham que a gente nada em dinheiro porque tem um Audi. Nem querem saber q é um carro 20 mil.

Eu revisei todas as mangueiras já. Estão todas perfeitas, inclusive algumas foram trocadas. To chutando mesmo alguma coisa eletrônica.
 

diego4100

Membro
eduardo teodoro disse:
Putz, Diego, pior que entendo o que você passa. Eu gosto muito de floripa. Vou muito aí e vou acabar indo de vez, mas os mecânicos daí, Deus me livre...

Este A3 mesmo comprei de um senhor muito simpático que mora aí em Trindade. Ele não quis dizer, mas tava desgostoso com o carro e depois que desmontei aqui na minha garagem pra ver o que o carro tinha entendi o porquê. Tinha tanta gambiarra que nem te conto. O cambio, inclusive, tinha uma NF no carro em que constava um gasto de mais de 3 mil reais pra trocar os solenoides e 9 litros de óleo. Quero só saber onde enfiaram o óleo, porque com 20 mil km e preto do jeito que tava, certamente não foi trocado. Além do que, pra trocar os 9 litros, só desmontando a caixa. Ou seja, passaram a perna no cara.

Aqui também é difícil achar um mecânico honesto. Geralmente, olham o carro e acham que a gente nada em dinheiro porque tem um Audi. Nem querem saber q é um carro 20 mil.

Eu revisei todas as mangueiras já. Estão todas perfeitas, inclusive algumas foram trocadas. To chutando mesmo alguma coisa eletrônica.
Sabe dizer de onde é a nota fiscal? Pra ficar bem longe do lugar...
Mas, as vezes vai mais óleo na troca porque eles fazem um "flush" na hora de trocar; já vi esse procedimento: esgota um pouco, bota uns litros a mais, segura o freio e acelera por alguns segundos, repetindo por algumas vezes. Depois esgota tudo e finaliza a troca.
O meu ta dando desgosto é com esses semi-eixos malditos, de resto não incomoda. Mas, prefiro vencer a batalha que entregar os pontos, nem que pra isso eu coloque um eixo Sapinho hehe. Até porque, o que se compra com o valor de um A3 tip? Na minha opinião, o único carro da categoria que supera ele é o Sportback, que custa mais que o dobro do preço.
Meu Omega foi assim também, quando comprei foi um inferno, o carro vivia quebrando e dando dor de cabeça, tudo efeito das porquices do dono anterior. Hoje adoro o carro, é perfeito e não incomoda, inclusive confio mais nele que no A3.
 
Topo