Tiptronic - Problemas começando.

dougaud1999

Membro
Pessoal.

Preciso de ajuda.

Meu tiptronic ano 02/03, esta apresentando alguns sintomas estranhos.

Quando passo uma lombada, sempre na retomada, ele demora um pouco para engrenar a marcha, este foi o primeiro sintoma que percebi, também acontece de quando arranco um pouco mas forte, ele da uma Flutuada, não é patinar, mas parece que ele demora a passar a marcha e o motor por alguns milésimos de segundos fica sem marcha, dai como estou acelerando o giro sobe, mas em menos de 1 segundo ele retoma ao normal com um leve tranco. nos últimos dias, percebi que ele começou a demorar um pouco mais para arrancar, quando tiro do "P" e passo para o "D", solto o freio e ele demora ums dois a 4 segundos para andar.

Este carro eu comprei em janeiro de 2014, andei o ano todo com os dois primeiros sintomas, a lombada e as flutuadas, mas na maior parte do tempo 80% eu diria ele é normal. este cambio esta com cerca de 25 mil KM, foi feito em 2013, trocado óleo, mas não sei se trocaram os solenoides, uma vez ele teve um vazamento de óleo, mas eu o vedei por completo.

O carro esta todo revisado, MAF, bobinas foram trocados e estão com menos de 10 mil Km. Neste panorama atual o que eu posso fazer para tentar descobrir o que ta acontecendo, já passei o VAG, e ele não mostrou erros na solenoide, apenas algo voltado a torque do motor.... Por favor me ajudem .

Tentei postar em outro tópico mas minguem respondeu então decidi criar um novo.


Aguardo a ajuda de vcs.


Abraço
 

Reinaldo.a3

Membro
Rafa Monteiro disse:
cara, ta com sintomas de solenoides,

é triste viu...

vag nao vai mostrar a solenoide com problema...
VAG mostra sim erro de solenoide, veja um exemplo de erro:
1 Fault Found:
00266 - Solenoid Valve 5 (N92)
30-00 - Open or Short to Plus

Na minha opiniao o correto eh procurar um especialista porque o ideal e testar a solenoide ( medir resistencia eletrica por exemplo) antes de trocar.

A3@180CV --Tenta falar com o @[member="Ricardo_Marinho"] ou o Domingos...ambos sao especialistas e podem te ajudar.
 

RaFa360x

Membro
ReinaldoDiasA3 disse:
VAG mostra sim erro de solenoide, veja um exemplo de erro:
1 Fault Found:
00266 - Solenoid Valve 5 (N92)
30-00 - Open or Short to Plus

Na minha opiniao o correto eh procurar um especialista porque o ideal e testar a solenoide ( medir resistencia eletrica por exemplo) antes de trocar.

A3@180CV --Tenta falar com o @[member="Ricardo_Marinho"] ou o Domingos...ambos sao especialistas e podem te ajudar.
amigo, vou te dizer que nesses problemas que ele citou ai nao vai mostrar, pois geralmente é problema de solenoide entupida, ao não ser que a solenoide deu problema elétrico mesmo,

eu tinha um Tiptronic,

ele estava ruim pra entrar em primeira com motor frio, tinha que deixar esquentando logo cedo, e só foi piorando,

e de segunda pra terceira dava essa demora pra passar a marcha e ficava como se fosse patinando um pouco...

ai esquentava e ficava certo.. mas isso só foi piorando...

troquei as solenoides, oleo.. ficou bom.. mas depois de um tempo voltou...

ai depois de muito pesquisar, troquei apenas a solenoide N92, ficou uma beleza novamente, mas um tempo depois.......... pau denovo!

ai desisti e fiz swap, deveria ter feito na primeira manutenção.
 

Reinaldo.a3

Membro
Rafa Monteiro disse:
amigo, vou te dizer que nesses problemas que ele citou ai nao vai mostrar, pois geralmente é problema de solenoide entupida, ao não ser que a solenoide deu problema elétrico mesmo,

eu tinha um Tiptronic,

ele estava ruim pra entrar em primeira com motor frio, tinha que deixar esquentando logo cedo, e só foi piorando,

e de segunda pra terceira dava essa demora pra passar a marcha e ficava como se fosse patinando um pouco...

ai esquentava e ficava certo.. mas isso só foi piorando...

troquei as solenoides, oleo.. ficou bom.. mas depois de um tempo voltou...

ai depois de muito pesquisar, troquei apenas a solenoide N92, ficou uma beleza novamente, mas um tempo depois.......... pau denovo!

ai desisti e fiz swap, deveria ter feito na primeira manutenção.
realmente muito ruim essa experiencia.....muita gente reclama dessas benditas solenoides.
 

dougaud1999

Membro
Então pessoal,

Obrigado pelas respostas.
Eu vou esperar mais um tempo, acredito que realmente se for, é solenoide.
Como a principio estes problemas não danificam a caixa como um todo.
Mas estou triste, pois a caixa rodou 25 mil e já esta com problema! Gosto muito do cambio tiptronic. mas se der pau realmente onde terei de gastar mais de R$2000, vou fazer o Swap, acredito que estas caixas quando feito reparo numca volta a ser 100% como original.


Ai eu pergunto, compensa esta mudança? Quem fez esta satisfeito?


Abraço
 

RaFa360x

Membro
A3@180CV disse:
Então pessoal,

Obrigado pelas respostas.
Eu vou esperar mais um tempo, acredito que realmente se for, é solenoide.
Como a principio estes problemas não danificam a caixa como um todo.
Mas estou triste, pois a caixa rodou 25 mil e já esta com problema! Gosto muito do cambio tiptronic. mas se der pau realmente onde terei de gastar mais de R$2000, vou fazer o Swap, acredito que estas caixas quando feito reparo numca volta a ser 100% como original.


Ai eu pergunto, compensa esta mudança? Quem fez esta satisfeito?


Abraço
Da uma procurada no forum, tem bastante relatos...

eu faria...
só vc achar um mecânico bom e não vai se arrepender, vira outro carro, outra pegada!

Abraços
 

dougaud1999

Membro
Rafa Monteiro,

Vou por na ponta do lápis, vamos ver, aqui em Curitiba tem um mecânico muito bom, o CARRIAO,que ta acompanhando comigo vamo ve o que acontece.

Abraço valeu
 
Faço coro com o @[member="Ricardo_Marinho"]. Fazer swap pra câmbio manual, além de ter um custo elevado e envolver outras alterações além da mecânica, faz com que o carro deixe de ser o carro que é. O chassis identifica o tipo de carro, e por ele dá pra saber se o câmbio já foi trocado. Eu, particularmente, não compraria um carro com este tipo de alteração.

Fora o fato de que, pra resolver o problema dos solenoides, o custo é baixo comparado com swap (sem falar nas posteriores substituições de embreagem e acessórios), e se for feito com peças boas (nada de solenoide chines do aliexpress), dura por mais 60 mil km ou mais, se fizer as trocas de oleo da maneira correta.

O meu também está começando a dar indícios de que tem algum problema relacionado a isso, pois, eventualmente, patina pra entrar a 3 marcha. Já comprei o kit e vou fazer a substituição eu mesmo. Requer habilidade (numa escala de 1 a 10, diria que isso é nível 3), por isso, não recomendo a outra pessoa que o faça a não ser que já tenha experiência no assunto.

De qualquer maneira, eu recomendaria levar em alguma oficina de confiança (pelo que já li, os clientes do @[member="Ricardo_Marinho"] sempre saem satisfeitos), para fazer o diagnóstico e reparo.

Esquece esse negócio de passar pra manual. É mais negócio você vender o carro com o problema e comprar outro, aí sim, sem o tiptronic.

Abs!
 

diego4100

Membro
Pior é que se trocar o óleo certinho o tiptronic não da pau. O meu deu pau nas solenoides porque o dono anterior passou 10.000km da troca do óleo, alias, como rodava pouco, ficou muitos anos com o mesmo óleo, devia ter trocado por tempo.

O meu também tem esse sintoma de dar uma trancada de 2ª para 3ª quando pressionado o "kick down", mas não é solenoide, já foram trocadas e não apresenta nada no VAG. Como é um defeito que só aparece quando estou de pé 100% no fundo, acredito que não vale a pena abrir a caixa para isso. Até porque não tenho coragem de fazer com ninguém aqui de Floripa, teria que levar pro Marinho em SP, ai já viu a mão de obra que é fazer isso hehe.




eduardo teodoro disse:
Faço coro com o @[member="Ricardo_Marinho"]. Fazer swap pra câmbio manual, além de ter um custo elevado e envolver outras alterações além da mecânica, faz com que o carro deixe de ser o carro que é. O chassis identifica o tipo de carro, e por ele dá pra saber se o câmbio já foi trocado. Eu, particularmente, não compraria um carro com este tipo de alteração.
Concordo. Passar pra manual também é muito comum no Omega 4.1 caixa de cristal, hahaha. Mas eu sempre olhei torto pra esses carros com swap, pode não ser o caso, mas fica uma impressão que o carro quebrou e o dono fez uma gambiarra pro conserto sair mais em conta, ai a gente já pensa: imagina o resto.
 

Paranazinho

Novato
Ai galera do clube, sou novo aqui e esse é meu primeiro post, espero ajudar pois passei por esse problema com minha TIPTRONIC.

Comprei a minha 180 CV com 120.000 KM, o cambio estava fazendo um barulho quando colocava em D, R 2, 3 e 4, mas em P e N não fazia barulho, o barulho era as solenoides, era semelhante a colocar uma tampa de margarina no raio da bike, TTTTTTTRRRRRRãããããããããã. Mas no restante estava tudo normal. Depois de uns 3.000 KM começou a flutuar e dar uns trancos na troca de marcha, as vezes fortes as vezes fracos mas de segunda para terceira era sempre a pior. Também fiquei desanimado com o carro e não sabia oq fazer. Resolvi procurar uns caras que só fazem cambio automático dos importados.

Troca das solenoides, Óleo e escaneamento no cambio. Total de R$2.500,00. Ficou jóia melhor que estava quando comprei.

O mecânico falou que aquele óleo estava muito velho, com certeza era o original, por isso que as solenoides deram pau. Também falou que tem que trocar o óleo a cada 50.000 KM e o filtro a cada 100.000 KM.

Vale a pena arrumar seu cambio mas não mande em picaretas.
 

dougaud1999

Membro
Pessoal,

Realmente, a ideia de fazer o swap não me soa bem, vou fazer a manutenção no cambio, que ta com óleo bom ainda 25000km ( PENTOSIN), vou ver o que acontece daqui pra frente, andar mais ums 10000 km e ai fazer troca de solenoide e óleo. Pena não ter o marinho aqui em Curitiba.

Paranazinho >>> Já percebi este ruído na minha caixa também, isto é um defeito nas solenoides??

Abraço
 

dougaud1999

Membro
Diego 4100,

O meu costuma flutuar na 2ª para 3ª, porem, em "kich down" ele funciona normal, é normalmente em subidas, quando esta com "aceleração moderada".


Marinho.

Você vende kit solenoide + óleo?
 
outra ref ao swap ... se você achar uma transmissão mecânica da AUDI OU GOLF 180 CV me diga ..

pois nem eu consigo achar .. só nova ..

no seu caso você também vai precisar do kit de discos e o pistão de aplique da 3 marcha ..
pois já ouve indícios de patinação dependendo do quanto foi forçado pode ter rebaixado as embreagens
 

Paranazinho

Novato
A3@180CV
No meu casso era defeito nas solenoides, mas segundo o mecânico também pode ser falta de pressão de óleo. Na minha próxima troca já falei como o mecânico e vamos abrir minha caixa e ver a bomba, só por desencargo.
 
A3@180CV disse:
Marinho,

Neste caso, basicamente vou ter que refazer a caixa........ você acha que trocando solenoides meu caso não resolve?


Att,
No seu caso trocaria as solenóides e kit da 3 marcha . amigo . porém primeiramente. Analizar como estão os discos ... Olhe na minha PG tenho uma reparação de uma 180 HP ... Lá mostra os discos rebaixados
 
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