Tip em D demora 2 para a 3 apos aclives

Oi pessoal meu carro 2004 teve dois donos, o primeiro fez revisoes na concessionaria e o segundo fez esses serviços na quatro imports em BH. Tenho muitas notas de serviços feitos ao longo desses anos, mas nao vi nada sobre troca de fluido da transmissao.
O carro acaba de virar 100.000 km. O problema que parece ser inicial, apos subir os morros de bh em D quando ele passa para a segunda marcha paro num sinal ainda em D. O sinal abre o morro acaba e estou desenvolvendo o carro no plano, a segunda demora um pouco mais para passar para a terceira, tenho que esticar mais um pouco e passa la pelos 3.000 rpm e poucos, isso irrita, consome combustivel e me sugere um inicio de problema (quem sabe), por isso estou andando so no tiptronic, pois no final das contas, para BH(altos e baixos) fica mais economico e inteligente guiar assim. Estou indo verificar o nivel e a aparencia do oleo de caixa, espero que ja de uma melhorada sendo só isso.
Procede minha analise?
 

MorpheuZ

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Para seu carro numa subida bem ingrime, deixa no D e tira o pé do acelerador e freio, se o carro descer chora.
 

diego4100

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MorpheuZ disse:
Para seu carro numa subida bem ingrime, deixa no D e tira o pé do acelerador e freio, se o carro descer chora.
Mas é normal o carro automático voltar de ré numa subida íngreme, principalmente carros com motor menor e pouco torque em baixa.
 
Creio que não seja problema, tem vezes que após exigir força do motor (após a subida de uma ladeira como mencionou) as marchas seguram um pouco mais (falo isso pois tenho um tip a um ano) . Mas não custa nada checar o câmbio.
OBs: oleo SEMPRE original


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jcjrsbc

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Marcelo, tenho um igual já fiz o câmbio e aparentemente parece problema nas solenoides. Mas, quando frio, ele está demorando pra engatar em D? Outra informação, óleo do câmbio trocado a cada 60mil km, para troca total dos 9 litros(na maquina própria para isso) ou a cada 30mil km após os 60 mil km a troca parcial 4litros. Em ladeira íngreme o carro pode voltar um pouco sim, depende da regulagem marcha lenta. Tanto o 09a como o 01m não possuem essa "Catraca" como em alguns ZF.
 

Bolaturbo

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Tenho um tip e isso tmb ocorre comigo.

Não acredito que seja um problema, mas sim um modo inteligente do cambio, numa subida ele sente o torque do motor e entende que nao deve subir marcha pra nao cair desempenho certo?

Quando voce termina a subida, ele não entende assim tao rapido que a subida acabou totalmente e mantem a mesma marcha por um pouco mais de tempo.

Quando acontece isso comigo, sempre na mesma subida ja chegando em casa, eu espero a subida acabar, e simplesmente tiro o pe do acelerador, em 2 segundos no maximo ele entende que nao precisa mais de tracao, e sobe uma marcha normalmente.

Se o seu tiver com problema, o meu tmb tá ....rs
 
Valeu pela resposta galera!!

;E isso mesmo, quente apos subidas em segunda logo que fica plano ele demora um pouco para passar a 3 em D. Ja pensei que isso seja um calculo do cambio de acordo com a aceleraçao ou inclinaçao.

meu cambio ja foi revisado, da para ver pela ultima vedaçao. o TECNICO me mostrou.

Este técnico, trabalha so com transmissao automatica, faz o reparo nela toda tbm se for preciso, tinham 2 caixas desmotadas la , foi bom que eu vi como é a famosa 01m. Loga a minha é jatco algo assim (tiptronic).

Oque aconteceu foi 5 litros de oleo lUBRAX aos 100.000. o TECNICO me disse que por experiencia propria, as solenoides gastam e um oleo um pouco mais espesso ajuda. Bom vou antecipar a proxima troca para um oleo original assim que eu puder, fiz esta pois peguei o carro a 2 meses e queria ficar tranquilo. Detalhe o oleo estava um levemente marrom avermelhado.

Outro sintoma que percebi, é que o meu carro passa 4 na subida se mantenho o pe no acelarador em modo economico, dai faço o kick down para ele reduzir, é uma coisa meuo constante, nao sei se meu cambio esta louco em D ou eu que nao estou sabendo comandar ele pelo acelerador.
 

Bolaturbo

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Explica esse "é uma coisa meuo constante" ?

Kick down vc reprograma pelo VAG, e zera o histórico do cambio. O @[member="marioaoliva"] fez isso pra mim e melhorou bem, tanto o kick quanto o comportamento do cambio. Pq dizem que o tip aprende conforme a tocada do dono.

Um kick bem afinado, se vc tiver de 5ª e chamar no botao lá do acelerador, ele chega reduzir 2, e espeta uma 3ª.
 

diego4100

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O tip é autoadaptativo;todo A3 tip faz isso. Depois de levar uns cacetes, ele troca a marcha em regimes mais altos, porque ele "entende" que você quer desempenho.
 

jcjrsbc

Membro
Só corrigindo: esse câmbio é o Jatco Jf506e chamado pela vw audi 09a. O 01M é o de 4 marchas dos 150cv. Abraço
 
Amigo , isso vai depender da porcentagem aplicada no pedal do acelerador e da rotação do motor ...
caracteristica dele ... porém faça a troca de fluido a cada 40 mil km . precisar temos o fluido disponivél .. :D
 
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