Tensor Corrente Comando

flaviocrp

Membro
Pessoal

Meu carro A3 1.8 aspirada, começou a fazer o famoso barulhinho logo cedo quando liga o carro. Pelo que pesquisei aqui pode ser o tensor da corrente do comando(O meu possui sensor).

Nas pesquisas porem não encontrei indicações de marca. Vi que algumas pessoas se aventuraram a limpar trocar reparos sem sucesso.
La fora existe um mundo de opções para esses tensores, de 45 a 600 dólares. Com o dólar a 3,60 não estou disposto a pagar 400 dólares em um tensionador FEBi que é OEM.
Achei marcas que não necessariamente são chinesas, BAPMIC(Germany), Kit ESC Tunning mas já vi pessoal falando mau em fóruns gringos, MTC, URO, enfim alguém aqui usou alguma dessas marcas ou a chinesa tipo ML da conta do serviço, a maioria dos posts que encontrei ou desligaram o conector ou se frustraram com peça da China.

Por exemplo se o que cansa é a parte móvel do tensionador, alguém aqui já testou um tensionador chinês com a solenoide original?

Abraços

Flávio
 

Alan74

Membro
Troquei o meu OEM a quatro anos atrás, fazia barulho somente na partida, não vi a marca que coloquei, mas acredito que é chines, agora voltou a fazer barulho, porém depois de quente, quando óleo fino, o motor liga , e fica tipo um guizo de cascavél por uns 15 segundos..... BOMBA, vou ter que trocar de novo...
 

JulioRJ

Membro
Já existem alguns tópicos cobrindo o assunto, porém ainda não há uma solução completa. Suspeito que esse tensor não foi corretamente dimensionado para durar a vida útil do motor toda.

Ele já começa a bater com (vou chutar aqui) depois do meio da vida do motor (uns 100-200kkm), quando deveria durar até o fim (entre 300-500kkm)

Também sofro com isso e tenho certeza de que a solução de substituir o tensor traz apenas um alívio temporário, digo isso pois já pesquisei no mundo inteiro.

Algumas soluções paliativas seriam limpeza do pescador, e/ou substituição da bomba de óleo. Porém seriam temporárias também, visto que a falta de pressão no cabeçote é fruto do desgaste natural nos mancais de comando.

Também poderíamos optar por modificar a bomba por uma shadek com um pouco mais de pressão ou usar um óleo mais evoluído.

Eu já estou com um 5w50 aqui pronto pra colocar no final do ano. Nesta troca vou remover a bomba e fazer a limpeza da mesma. Espero ganhar pelo menos mais uns 60 mil km de durabilidade nesse esticador... trocar ele? só se eu tiver que retificar o cabeçote.
 

flaviocrp

Membro
Alan e Julio valeu pelo retorno, abri esse tópico justamente pq não achei uma solução definitiva para o caso até comentei com o Julio em outro tópico.
Meu carro faz o barulho somente com o carro parado de um dia para o outro durante o dia é tranquilo não ocorre, como sou novo na marca espero estar falando do mesmo defeito o barulho que dizem é um que parece um rangidinho parece algum brinquedo dando corda(sei lá não achei nada pra descrever :risada: ) Se for isso o meu ocorre durante no máximo 2 segundos na primeira partida do dia. No decorrer do dia andando com o carro em qualquer situação não apresenta mais.

Julio quando comenta sobre a bomba de óleo ela em tese deveria apresentar queda de pressão certo, outra coisa que esta na minha lista é troca da válvula que comentou no outro tópico para garantir a pressão do óleo com o carro desligado.

Concordo com a troca de oleo, por vezes nossas temperaturas chegam a mais de 30º graus e sinceramente acha o 50 um oleo correto para nossas terras onde o calor é intenso, porem como estamos no inverno com temperaturas tranquilas o barulho deveria suavizar com o oleo 40.

Enfim ontem iniciei um teste e pretendo aguardar uma semana antes de trazer alguma informação concreta.

Se tiverem novidades não deixem de comentar.

ABraços

Flávio
 

JulioRJ

Membro
se aumentar a viscosidade com "mel" ele melhora na fase quente e piora à frio dependendo da temperatura.

quase certeza de que é uma falha de projeto.

digo isso pois até quem substitui tudo esticador/bomba acaba tendo o problema depois de alguma quilometragem, outros mais outros menos..

alguns levam 50kkm, mas apresentam novamente. a solução ideal era colocar o cabeçote com folgas OEM rsrs ou algum fabricante fazer uma versão atualizada do esticador,
fazendo ele funcionar ate com a pouca pressão q vemos nos motores cansados. mas esse motor ja foi descontinuado há muito tempo e até hj nada, duvido q isso aconteca um dia.
 
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