Temperatura

Olá pessoal....

Essa semana resolvi limpar o meu radiador que a agua estava com um pouco de ferrugem, esgotei a agua 3 vezes, usei uma mangueira até ela sair limpa... Coloquei um aditivo de limpeza, rodei o motor 10 minutos como o recomendado no modo de usar, retirei a agua e saiu mais um pouco de ferrugem, depois esgotei agua até sair agua limpa de novo.

Coloquei Agua desmineralizada, e aditivo na proporção indicada.

Nisso, percebi que meu carro fica em 60%, e só sobe a temperatura se eu acelerar bastante ou pegar um bom tempo de transito.

Na frente do carro tem duas ventoinhas que estão funcionando dessa forma:

Uma delas quando eu ligo o carro ela ja liga e fica ligada direta, quando eu acelero ela gira mais rapido conforme a aceleração, mais fica ligada direta, ligou o carro ela ja liga, desligou ela desliga.

A outra ventoinha fica desligada e ativa somente quando eu ligo o gelo do ar condicionado, ligou o gelo ela ativa, desligou ela desativa se apenas ligar o ar sem a função gelo ela não liga.

O que pode ser? a primeira ventoinha não é normal ficar girando direto né?

O que pode ser?

A agua do radiador parece que roda normalmente no sistema, quando está frio ela não roda, quando esquenta ela roda... acho que a valvula termostatica então está ok né?

Carro A4 1.8 aspirado 1998

roxo

Moderador
Meu caro,

Eu nao entendi quando vc diz que seu carro fica em 60% ... o que é isso seria a temperatura em 60 graus ???

No mais eu postei um Diy aqui sobre limpesa do sistema de arrefecimento, da uma olhada ... realmente nao é pra ficar a ventuinha ligada direto não a outra menor so liga quando o ar tá ligado isso ta correto...

No vag acusa alguma coisa ??? pode ser termostatica ou sensor de temperatura ou outra coisa .. explica ai melhor pois a temperatura tem que ficar em 90 graus - padrão motor Vag - nao pode ficar ocilando nem descendo ....

roxo disse:
Meu caro,

Eu nao entendi quando vc diz que seu carro fica em 60% ... o que é isso seria a temperatura em 60 graus ???

No mais eu postei um Diy aqui sobre limpesa do sistema de arrefecimento, da uma olhada ... realmente nao é pra ficar a ventuinha ligada direto não a outra menor so liga quando o ar tá ligado isso ta correto...

No vag acusa alguma coisa ??? pode ser termostatica ou sensor de temperatura ou outra coisa .. explica ai melhor pois a temperatura tem que ficar em 90 graus - padrão motor Vag - nao pode ficar ocilando nem descendo ....

Olá amigo tudo bom?

É 60 graus é que digitando escrevi errado rsrs

o carro fica em 60 graus e a ventoinha fica ligado direto, a do ar funciona normalmente quando ligo o ar condicionado ela aciona e quando desligo o ar ela desliga

o problema é a outra ventoinha que fica ligado direto, e assim o carro nao chega nos 90 graus, fica sempre em 60 graus e é dificil sair disso.

Se fosse problema na valvula termostatica a agua do radiador ou iria circular sempre ou então não iria circular né?

A agua do radiador nao circula quando esta frio e circula quando esta quente, acredito que a valvula esteja funcionando ou estou errado ?

Como eu testou o Sensor de temperatura?

eu não tenho Vagcom aqui

valeu cara

roxo

Moderador
Meu Caro,

Vamos fazer assim: ta parecendo que pode ser um problema eletrico que ta deixando o eletroventilador (ventuinha) ligada direto ai eu vou pesquisar aqui de onde vem esse acionamento, eu acho que é do sensor de temperatura, se for o sensor ele deve ta mandando a leitura errada da temperatura para a central e ai a ventuinha liga ... tipo: se o sensor tiver com problema ele ta dizendo a seu carro que o liquido ta com temperatura elevada por isso a ventuinha fica ligada e nao desliga porque essa informação é intermitente (por isso que é bom o vag .. vc é dos meus mete a cara tem que ter esse cabo rapaz).

Quanto ao teste deste sensor de temperatura eu até ja vi .. mas é mei complicado .. mas nao impossivel eu que fiquei com preguiça mesmo ... mas vc pesquisando acha, se eu achar eu te mando.

Esse problema começou depois que vc fez a limpesa e troca do fluido ? Se sim eu to aqui pensando em presença de AR no sistema ... pode fazer isso ... por isso que pedi pra vc ler o diy que fiz ...

Vamos resolver isso ai !!!!! pois carro rodando com temperatura errada = a consumo alto e perda de rendimento

Então Roxo,

o problema não aconteceu depois da troca do fluido não, eu descobri o problema e me toquei quando fui trocar o fluido, eu li bastante como trocar e fazer a limpeza na internet, inclusive o seu DY e eu dirigindo nem percebia que ela acionava sempre, nunca me toquei nisso, me toquei pela troca do fluido mesmo entendeu, ai fiquei mexendo naquilo, com essa historia de esperar ela armar, etc.. ai me toquei que a ventoinha fica ligado direto...

Se você tiver alguma informação do que pode ser ou como testar eu fico grato, o sensor até que é baratinho, 50 reais, o problema é trocar e não for, não curto ficar trocando peça para descobrir o problema, gosto de descobrir e depois trocar.

Se você souber ou descobrir um jeito de eu testar fico grato, será que pode ser algo eletrico, rele essas coisas?

Valeu ai cara pela ajuda...

Eu vou comprar um cabo desses sim, vou ver no mercado livre, faz muita falta...

Então eu tirei o Plug do sensor de temperatura e liguei o carro, para verificar se ela ficaria ligada ou desligada.

A ventoinha continua ligada sem o plug do sensor, com ele desconctado.

A ventoinha deveria desligar com o plug desconectado ou os audi tem alguma coisa de segurança que se estiver desconectado o cabo ela fica ligado direto?

Queria entender o sistema, porque se nao tiver um sistema de segurança entao o problema deveria ser do rele se ela fica ligada sem o sensor?

Valeu

Uma vez me carro inventou de ficar com o radiador ligado, ficou um tempao. Levei num eletricista, mandei trocar todos os fusiveis, e acredita que ateh o acendedor de cigarros que tava travado (afundado) pulou e voltou a funcionar? haha

Linnhu

Novato
fala galera tudo bom ? com meu 4 argolas acontece o seguinte chega aos 90º a ventoinha menor ativa , e quando ligo o ar a menor ativa também , a grande não esta funcionando parece era pra quando chegar na tal temperatura a grande ativar né ? pois ela esta so de enfeite e meu carro não passa dos 90

Iuri

Membro
Linnhu disse:
fala galera tudo bom ? com meu 4 argolas acontece o seguinte chega aos 90º a ventoinha menor ativa , e quando ligo o ar a menor ativa também , a grande não esta funcionando parece era pra quando chegar na tal temperatura a grande ativar né ? pois ela esta so de enfeite e meu carro não passa dos 90
bom dia amigo..

bom..pra vereficar se a ventoinha esta funcionando ou nao..veja os fusiveis encima da caixa da bateria..da uma olhda se tem algum queimado
veja tambem se ela ta rodando pesado...

a temperatura no painel nao altera,somente vai alterar quando chegar a 110c..isso no painel
mas a temperatura trabalha ate uns 97c...

Linnhu

Novato
Iuri vou ver os fusiveis assim que chegar em casa, eu rodei ela com a mão tava meia dura em comparação com a outra

Iuri

Membro
Linnhu disse:
Iuri vou ver os fusiveis assim que chegar em casa, eu rodei ela com a mão tava meia dura em comparação com a outra
provavel que esteja queimada entao..é normal a grande dar PT mesmo
eu ja troquei duas de tres audi que tive!

A3tche

Novato
Estou com problema semelhante: passando dos 90 as duas ventoinhas armam por uns 3 segundos e desarmam, passa mais ou menos 1 minuto e acontece de novo assim sucessivamente e a temperatura fica na casa dos 90 graus. Não deveria ligar apenas uma delas por um tempo maior? Poderia estar invertida a ligação da cebolinha do radiador (tinha uma cebolinha de dois pinos e recoloquei a de três pinos, porém não sei a posição dos estágios dos fios)! Valeu pessoal!

wellvaz

Novato
Galera, a ventoinha tem que funcionar as duas hélices ao mesmo tempo, independente se ligar o Ar condicionado ou não.
Se uma delas esta funcionando e outra não, isso é problema na Ventoinha e deve ser trocada o mais rápido possível.

Respondendo a informação do A3tche, se ela esta desligando após alguns segundos sua ventoinha pode estar queimada o primeiro estagio, seria legal pedir para um auto elétrico verificar.

Já tive problema igual ao de vocês, onde uma ventoinha funcionava e a outra não, somente quando ligava o ar condicionado.
No meu caso ambas as ventoinhas eram originais e nunca foram trocadas.

Vejo isso como um problema normal de uma carro usado com mais de 10 anos.