Temperatura x Liberação do Turbo

Caco

Novato
Pessoal, não sei se vocês já perceberam isso. Não achei em nenhum lugar escrito isso mas constatei que o Audi 2.0T (2012) tem um "sistema de proteção". Ele só libera a potência máxima após a temperatura do óleo do motor chegar a um certo ponto.
Nada tem a ver com a temperatura da água (ali no painel). Tem que ver a temperatura do óleo no computador de bordo. Não peguei a temperatura exata ainda, mas acho que aos 75o ele libera o turbo.

Ou seja, para chegar a essa temperatura tem que andar no mínimo uns 10 minutos. Até então o carro anda bem, imagino que deve ter uns 140cv que é do motor 2.0 16V. Mas a magia dos 200cv só ocorre após o óleo quente.

Alguém já percebeu isso?
E será que é o turbo que ele não aciona antes disso ou é um outro tipo de corte de potência?

Abraço
 
Na verdade isso tem na "maioria" dos carros turbo, enquanto não estiver trabalhando em temperatura ideal, ele atrasa o ponto algo assim dando menos potencia pra não forçar tanto o motor e turbina. O carro só tem a potencia real e confiavel quando atingindo a temperatura ideal de trabalho, isso tudo por causa de sensores e da injeção que até o carro ta na temperatura certa atrasa o ponto deixando o carro mais "manco". Expliquei de uma forma mais lógica que técnica mais é basicamente isso.
 

Caco

Novato
Sim. Deu pra entender Robson. Bom ter isso...nada de se emocionar com motor frio. A merda é que da minha casa ao trabalho ele não chega a atingir essa temperatura, e tem uma retinha legal pra brincar hehehe Abraço
 
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