Temperatura da agua (painel)

Gesdouglan

Novato
Galera
Vi varios topicos, varias informacoes, sempre sem 100% de certeza nas respostas e
Sobrando duvidas
Estou com a seguinte situaçao
Meu a3 2000 1.8 turbo parou do nada de marcar a temperatura no painel, porem as vezes da a louca no negocio e vai do nada pro 90’ mas com isso apareceram as duvidas

1 ventoinha. As duas ligam juntas? O que é correto?
Fiquei parado olhando pro motor do carro e as duas ligaram juntas porem nao ficaram 1 min ligadas e sei la posso estar errrado aparentemente rodando devagar

2 temperatura do painel, trocar somente o sensor de temperatura resolve? O que fica em cima ali da mangueira prox da bateria (ponto de referencia) preciso trocar mais algo? Valvula termostatica, essas coisas?

3 o aditivo do reservatorio ele fica rodando constantemente ou só gira no motor quando a valvula abre?

Meu carro nunca me deu problemas graves, sempre tudo em dia
Mas a temperatura sempre quando sobe trava nos 90 e nao desce nem por nada

DIEDE

Moderador
Gesdouglan disse:
Galera
Vi varios topicos, varias informacoes, sempre sem 100% de certeza nas respostas e
Sobrando duvidas
Estou com a seguinte situaçao
Meu a3 2000 1.8 turbo parou do nada de marcar a temperatura no painel, porem as vezes da a louca no negocio e vai do nada pro 90’ mas com isso apareceram as duvidas

1 ventoinha. As duas ligam juntas? O que é correto?
Fiquei parado olhando pro motor do carro e as duas ligaram juntas porem nao ficaram 1 min ligadas e sei la posso estar errrado aparentemente rodando devagar

2 temperatura do painel, trocar somente o sensor de temperatura resolve? O que fica em cima ali da mangueira prox da bateria (ponto de referencia) preciso trocar mais algo? Valvula termostatica, essas coisas?

3 o aditivo do reservatorio ele fica rodando constantemente ou só gira no motor quando a valvula abre?

Meu carro nunca me deu problemas graves, sempre tudo em dia
Mas a temperatura sempre quando sobe trava nos 90 e nao desce nem por nada

1)
Monitore pelo climatronic (canal 49) em qual temperatura as ventoinhas estão ligando. O correto é que o primeiro estágio seja em ~103ºC, e o segundo em ~110ºC.
As ventoinhas só ligam juntas no segundo estágio.
E, 1 minuto é mais que suficiente pra baixar a temperatura.
No seu caso, o primeiro estágio pode estar "queimado". Ou a ventoinha maior sem funiconar.
Ligue o ar condicionado (com o carro frio mesmo), e observe se ambas ventoinhas acionam.

2)
Opinião: Trocar só o sensor resolve, mas se você já vai mexer, e já vai perder fluido, já pense em trocar ambos. Não é a mesma mão de obra. O sensor e termostática estão em locais opostos, e você vai perder bem mais tempo trocando a termostática, mas fará uma preventiva mais completa.

3)
Fica circulando constantemente sim, com vazão baixa.

"Mas a temperatura sempre quando sobe trava nos 90 e nao desce nem por nada".
O esperado é isto. A temperatura não deve baixar, mesmo.