Tamanho Correia Dentada A3 aspirada cabeçote AGU

Ni.Jr

Novato
Bom dia galera, estou com um problema aqui que não consigo desvendar. A Correia dentada não quer encaixar, parece ser menor, ela tem 150 dentes mas não entra, o tensor está devidamente recolhido e com o pino de travamento, ela simplesmente não encaixa, será que comprei errado ? Na auto peças, eles dizem que é 150 dentes, mas essa não encaixa. Me ajudem se souberem de algo, obrigado. (Detalhe, foi substituída a junta de cabeçote)
 
ola amigo, é 150 dentes sim. Costumamos a colocar Contitech ou Gates.
deve te atendar a sequencia das polias... primeiro coloque a correia na engrenagem do virabrequim, depois pela bomba de agua e depois na polia do comando, por ultimo joga ela pro rolo tensor... caso não entre, tira o rolo tensor do lugar, poe a correia e parafusa tudo junto com a correia já dentro do rolo tensor. confere o ponto certinho e solta o pino do tensor hidraulico, dê 2 a 3 voltas completas do motor girando o virabrequim e confere o ponto novamente.

qualquer coisa tem video do Senai no youtube, um cara ensinando a instalar a correia. abraço
 

Ni.Jr

Novato
Oi Henrique, blz ?
Primeiramente, agradeço pela super dica. Então, segui com a sequência conforme indicou, e também abri esse vídeo do senai, e não entrou, aí fiz o que você também indicou, desparafusei o rolamento, encaixei passei a correi e e ela também não entra para parafusar, pega no tencionador, não entendo o que há de errado, até pensei que o cabeçote não estava encaixado direito mas está ok. Muito estranho, estou 1 semana tentando desvendar o que está acontecendo.
 
Estranho amigo, qual marca da correia? tem como postar fotos aqui da parte das polias? E a correia anterior que estava no motor? voce comparou o tamanho com a nova? abraço
 

Ni.Jr

Novato
Pois, muito estranho. A Correia que estou usando é a antiga ainda, porque troquei menos de 4 meses, e ela não quer entrar. Fui na loja mercado car, e comparei a minha com uma nova, ambas continental, e tem a mesma medida, e a mesma quantidade de dentes. Acabei de gravar um vídeo, se puder ver e de repente saber o que está acontecendo:
 
Amigo, olhei o video agora e achei bem estranha essa polia da bomba d'agua... você trocou ela?
além da correia, voce trocou quais outras peças?
 

Ni.Jr

Novato
Então, eu levei na oficina em Outubro/19 e foi trocado, Correia, rolamento tensor, bomba d’água. Agora foi desmontado para trocar junta cabeçote, pois estava escorrendo óleo, mas não chegou misturar com água, nem escorrer para o cilindro, enfim, agora que fui montar, a Correia não encaixa, o carro tá parado, muito estranho.
 

Ni.Jr

Novato
Eu mesmo troquei a junta do cabeçote, tenho conhecimento em mecânica, mas isso eu não consigo entender, já olhei tudo e o que me parece é que a Correia encolheu kkkkk está tudo certo, cabeçote devidamente encaixado, só não sei o torque nos parafusos novos do cabeçote, pois, se eu precisa remover, não vou perder os parafusos. Queria muito entender, pois, pode ser que na oficina estava com o mesmo problema e eles forçaram para encaixar, pois, vi marcas na polia do comando de válvulas, marcas como se fosse de chave de fenda.
 
Amigo, tenta fazer o seguinte: retire o parafuso superior do tensionador hidráulico( aquele que tem o pino), gire ele pro lado esquerdo, afastando ele do rolo tensor. Assim o rolo tensor vai descer mais, aí a correia vai entrar... depois coloca o tensor hidraulico devolta pro lugar.

segue alguns torques que tu vai precisar:

Parafusos Suporte coxim motor lado esquerdo: 45nm
Parafusos Tensor correia do alternador: torque 23nm
Parafusos Carter: Inicial de 5nm e final de 15nm
Porcas tampa de valvula: 10nm em formato cruzado
Tensor hidraulico correia dentanda: 10nm
Parafuso rolamento da correia dentada: 27nm
Parafusos carenagem correia dentada: 10nm

Cabeçote: 1° Etapa: 40nm
2° Etapa: 90°
3° Etapa: 90°
Formato de X do centro para as extremidades.
 

Ni.Jr

Novato
Obrigado irmão, todas as informações até o momento foram muito úteis, ainda mais essas com os torques, vlw mesmo.
Infelizmente continuo com o mesmo problema, já fiz todo o possível, só pode ser o cabeçote que comprei, vou tentar pegar outro cabeçote e colocar pra ver se vai encaixar a Correia, o foda e achar um cabeçote desse para alguém emprestar, pensando em comprar na internet e devolver depois ( dentro dos 7 dias ) não é muito certo fazer isso, mas .... acho que não tenho outra escolha.
 
Opa. Tranquilo.
Mas me diz uma coisa, qual a motorização do carro? é um aspirado ou é turbo 150 ou turbo 180?
está com cabeçote outra versão?
 
amigo, aí complica né. Não sei se tem diferença de altura o cabeçote dos turbos pros cabeçotes aspirados...
mas, o cabeçote AGU é do turbo 150cv, com dutos largos na admissão. Creio eu que vai ficar ruim para um motor aspirado... o coletor de admissão serviu??? Te aconselho a ir atrás de um cabeçote de aspirado mesmo. Assim tu mantem tudo certinho. abraço
 

Ni.Jr

Novato
Então brother, esse AGU é o que estava nele antes, comprei com a mesma numeração e letra, sei lá o que pode ter acontecido, to esperando outro cabeçote chegar para ver se vai encaixar
 

Ni.Jr

Novato
Resolvido !!
O cabeçote estava com problema, refizeram a rosca do rolamento tensor no esquadro correto. Ai ela encaixou ( correia de 150 dentes ) Obrigado por toda ajuda. Abraço
 
Topo