Swap de Cambio 01M pra manual

E ai galera do A3 clube, vou compartilhar com vocês minha história com o audera 1.8 t 150 cv 98automatico, vi o carro e logo quis, conservado demais, era de uma empresa de São Paulo,novo dono veio pra Rio Branco-AC, meu pai comprou com o motor batido, fizemos o motor e colocamos pra rodar, interior muito conservado, resposta muito rápida do acelerador, carro bem forte, porém só engatava até a terceira, fui buscar um amigo meu que ficou no prego na estrada ( cerca de 90 km ida e volta ), no outro dia o carro só engatou até a segunda, orçamento do câmbio muito caro, resolvi fazer o swap, como estava com muita dor de cabeça de andar com o carro só de segunda e com pouca grana, fiz um swap com pouca grana com o câmbio do escort europeu 1.8, mesmo câmbio do golf e logus, claro que vou colocar a original do Audi ainda, mais minha esposa está grávida ai já viu, prioridade é o mlk que vai nascer. Liguei para um ferro velho chamado San Martin de Curitiba, me fizeram o câmbio completo por 3000 do turbo 150 cv ( tudo que vou precisar ), futuramente vou pegar, mas gastei no swap que fiz caixa de marcha 400 reais com os eixos, motor de partida 150, trambulador tinha um do fox 2010 aqui por casa ( só adaptei as pontas ), pedal de embreagem e freio logus, volante do motor do logus, kit de embreagem do escort mesmo disco de 215 mm ( só mandei fazer a pastilha mais larga ficou igual do audi aspirado ), cabo de embreagem do logus ( o suporte do cabo de embreagem foi cerrado e furado pra que fosse preso no coxim superior da caixa de marcha, foi colocado umas buchas, ficou top kkk ) o suporte de baixo soldei um ferro de lado pra ser preso em um buraco da caixa de marcha que n foi preciso parafusar no motor), os eixos eu fiz a medição certa e soldei o do audi no do escort ( na caixa de marcha do escort não é tulipa por isso tive que soldar um no outro, assim ainda aproveitei as juntas homocinéticas do audi) em relação as soldas todas são de cromo níquel, mão de obra é minha mesmo, gastei 150 pra soldar os eixos, gasto de 700 reais em um swap, vai me evitar dor de cabeça por uns tempos, mesmo a relação de marcha sendo curta, segunda termino o carro e posto as fotos pra entenderem, e quem tiver com pouca grana e sem opção como eu, dá pra salvar enquanto não tem o kit manual do audi mesmo.
 

MorpheuZ

Membro
Rapaz, e eu acho que esse cambio vai te dar menos dor de cabeça que o proprio do audi, sem exagero, pq pelo menos voce ja esta livre das trizetas, do volante bi-massa e ainda economiza no preço da embreagem.

No meu eu tambem uso volante do motor e embreagem de logus 215MM (que é a mesma do golf mexicano), e uso semi-eixo com bolachão do aspirado, mas sei de quem usa do escort tambem.

Se eu fosse voce nem mexia mas no cambio, se tiver ficado bom realmente.

No aguardo de fotos do audera, abraço!
 
Ei mano, não é questão de estar louco não, acho que você nunca viu fabricação de peças e oficinas que corrigem até os erros das montadoras, é apenas uma alternativa pra quem está com o câmbio zuado, pouca grana e quer andar no carro, com todo respeito, aprenda a ajudar e não criticar.

E ai MorpheuZ, já quebrei 2 vezes o eixo, 1 vez 1 cm após a tulipa e outra o eixo quebrou dentro da tulipa pertinho da trizeta, certeza que bolachão é bem melhor, as esferas trabalham melhor que a trizeta. Futuramente vou trocar porque as relações de marcha é um pouco mais curta, tirando isso não tem nada que não agrade, vou postar as fotos logo que der.
 

Criz

Novato
Cara,como não manjo de câmbio,não vou criticar... acho que sejam parecidos mesmo. Se ta te atendendo bem até o momento,vai andando até conseguir por um do próprio 150. Como você falou,a prioridade é seu filho. Mas vai postando umas fotos da nave pra vermos,e falando das novidades...
 
Boa tarde galera do a3 club fiz um swap e estou com dificuldade em relação ao velocímetro que não funciona alguém poderia me ajudar?
 

MARCOSDF

Novato
Boa tarde Pessoal,

Me chamo Marcos sou de Brasília e cansado de falta de profissionais para manutenção do 01M, resolvir fazer o SWAP para manual.
Mecanico conseguiu finalizar com um kit do 1.6 SR que comprei em Goiania pela bagatela de 1mil, dei sorte.. muito sorte.
Agora falta algumas coisas ainda.

1 - Fazer o jumper para a ignição funcionar.
2- Luz de ré
3- Luzes dos painel

Fiquei com todos as peças do meu automatico ( semi-eixo, trizeta, pedais, e trambulador) e mais duas caixas 01M, a que comprei para fazer manutenção e não achei profissional e a propria do carro.

Por favor como sou novo, gostaria que alguem me orientasse como resolver estes dois itens ai.


Abraço a todos.
 
Para fazer o Jumper vc tem que tirar o painel abaixo do volante que vai até os pedais, e lá tem uma caixa de relés, vc tem que tirar o relé de partida e ver nas entradas da caixa do relé onde é o 50 (positivo do motor de partida) e a linha positiva do comutador de ignição. Resumindo, vc vai girar a chave e testar nas entradas qual é a entrada que estão tendo alimentação quando gira a chave, achando essa entrada pode colocar o fio com um encaixe apropriado, depois ache qual é o que recebe esse positivo quando se gira a chave, no caso é a linha 50 que alimenta o motor de partida, e encaixe o fio, pronto, quando vc for dá a partida pegará normalmente.

Luz de ré deve ser o fusível número 7 que está queimado, no meu a3 98 150 cv luz de ré é no 7, olha no manual do seu carro, na pior das hipóteses terá que dar uma pesquisada pra conseguir ligar.

Luzes do painel deve ser o encaixe que fica ao lado do seletor do farol, só tirar o painel e ver que está mal encaixado.
 

derek

Membro
Gustavo Alves disse:
Para fazer o Jumper vc tem que tirar o painel abaixo do volante que vai até os pedais, e lá tem uma caixa de relés, vc tem que tirar o relé de partida e ver nas entradas da caixa do relé onde é o 50 (positivo do motor de partida) e a linha positiva do comutador de ignição. Resumindo, vc vai girar a chave e testar nas entradas qual é a entrada que estão tendo alimentação quando gira a chave, achando essa entrada pode colocar o fio com um encaixe apropriado, depois ache qual é o que recebe esse positivo quando se gira a chave, no caso é a linha 50 que alimenta o motor de partida, e encaixe o fio, pronto, quando vc for dá a partida pegará normalmente.

Luz de ré deve ser o fusível número 7 que está queimado, no meu a3 98 150 cv luz de ré é no 7, olha no manual do seu carro, na pior das hipóteses terá que dar uma pesquisada pra conseguir ligar.

Luzes do painel deve ser o encaixe que fica ao lado do seletor do farol, só tirar o painel e ver que está mal encaixado.
@[member="Gustavo Alves"], vc sabe o numero do relé de partida? No 180 fica no mesmo local ne?
Outra coisa como faço para trocar o código pelo vag precisa de senha, tentei alterar para teste e não aceita.
 
Se você tirar uma foto e posta te digo qual é, no meu é o relé 175, a3 98 150 cv, no seu pode ser que mude.
Não manjo de vag, o cara que te indico nesse assunto é o OverSpeed, deixa a central com software de manual e ainda com alterações no mapa da ECU pro teu carro andar melhor, é o meu próximo investimento, quando você faz o swap, a ECU continua com mapas da automática, atraso no ponto de ignição pra não forçar tanto e por ai vai, então tem que alterar algumas coisas.
 
Com um multímetro teste qual contato recebe o positivo da ignição, coloca a ponta em um contato e gira a chave como se tivesse dando partida, alterna entre os contatos até achar qual recebe energia ao girar a chave pra dar partida. Achou, blz, coloca o plug nesse contato, agora coloca o outro plug em outro contato e gira a chave pra dar partida, testa aí um por um que vc acha.

Aqui no meu é assim: sequência de quem está olhando de frente para os contatos. 1 2 3
4 5 6
7 8 9

Liguei o contato 8 que recebe o positivo da ignição ao contato 4 que é da linha 50 do motor de partida.
 
Atualizando o post, consegui um câmbio que pela numeração saiu no A3 e no Golf, só não consegui confirmar se é do aspirado ou turbo, código 02j301107c, já estou com o câmbio, pedal de embreagem, os 2 atuadores com serpentina, o resta nem precisa mecher, só falta o suporte que é fixado ao câmbio que fixa os cabos da alavanca de marcha, próximo final de semana vou tentar montar na oficina do SENAI daqui, se não der vou montar em casa e posto umas fotos, já que fiquei devendo as anteriores posto da desmontagem pra quem ficou curioso na adaptação que teve que fazer, câmbio do escort/logus me salvou e muito, meu filho deu vários rolês, dei umas pisadas forte, trocando de marcha dps dos 5000 rpm, problema é a marcha curta demais, 120 km/h de quinta esta em 3000 rpm, na arrancada ficou bem arisco, na estrada ele força um pouco, mais pra quem anda na estrada abaixo de 120 é de boa, pra quem quer fugir do cambio automático e está com pouca grana ta ai um câmbio que quebra um galho enquanto você melhora financeiramente pra colocar o do A3 mesmo.
 
Coloquei o câmbio, serviço feito em casa, fácil de fazer, só foi ruim pra colocar o câmbio no lugar pois usei um macaco jacaré, enquanto eu guiava o câmbio minha esposa subia e descia o macaco kkkkk,agora o carro ficou bem melhor, marchas mais longas, bem melhor na troca de marchas, o antigo câmbio me salvou por uns meses, vou postar algumas fotos.
 

derek

Membro
Gustavo Alves disse:
Coloquei o câmbio, serviço feito em casa, fácil de fazer, só foi ruim pra colocar o câmbio no lugar pois usei um macaco jacaré, enquanto eu guiava o câmbio minha esposa subia e descia o macaco kkkkk,agora o carro ficou bem melhor, marchas mais longas, bem melhor na troca de marchas, o antigo câmbio me salvou por uns meses, vou postar algumas fotos.
Seu carro é 150 ou 180? Chegou a codificar a injeção novamente?
 
150, não fiz nada na central, mas pelo que já vi aqui tem que mudar um código no modulo 1 engine do vag, há um atraso de ponto nos automáticos, trocando o código a central passa a atuar como manual, mas acho que tem que trocar no de transmissão também pois aparece automático 4 marchas, ai tem que saber o do manual e trocar.
 
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