Superaquecimento Audi 1.8T... Ventoinha não aciona

Pessoal,

Por favor, preciso da ajuda de vocês.

Voltando um dia do trabalho...no transito meu carro esquentou. Encostei e completei a água quando ele esfriou.

Percebi que a ventoinha não está armando... só arma quando, obviamente, ligo o ar condicionado. Fora essa situação ela não arma.

Percebo a água quente passando pelas mangueiras quando a ventoinha arma... de qualquer forma sai uma pequena fumaça com vapor.

O que pode ser? Imagino bomba d'água e válvula termostática.... o que mais poderia ser?

Onde posso levar em SP sem medo? SEM SER A AUDRI... LÁ NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Esse AUDRI é um picareta... onde mais poderia levar pessoal?

Muito obrigado, desde já!

Abraços
 

gabrielm

Novato
só uma coisa. tem 2 ventoinhas. a maior tem 2 estagios, a menor é a do ar. mas tambem essa menor, se o ar nao estiver ligado, quando atinge 105cº (pelo painel do climatronic) ela arma. e dae arma a maior tambem....

a ventoinha maior do meu nao estava armando 1 estagio, depois nao armava mais o 2 estagio. o eletro conseguiu arrumar ela pra mim. mas um detalhe. meu carro enquanto esteve com problema NUNCA ferveu, tampouco baixo agua. pego estrada, cidade, nunca deu nada.

primeira coisa é ver os fusíveis em cima da bateria. veja se nao estao esquentando demais ou se nao tem nada errado.

quando deu o problema acendeu a luz no painel?

att
 
gabrielm disse:
só uma coisa. tem 2 ventoinhas. a maior tem 2 estagios, a menor é a do ar. mas tambem essa menor, se o ar nao estiver ligado, quando atinge 105cº (pelo painel do climatronic) ela arma. e dae arma a maior tambem....

a ventoinha maior do meu nao estava armando 1 estagio, depois nao armava mais o 2 estagio. o eletro conseguiu arrumar ela pra mim. mas um detalhe. meu carro enquanto esteve com problema NUNCA ferveu, tampouco baixo agua. pego estrada, cidade, nunca deu nada.

primeira coisa é ver os fusíveis em cima da bateria. veja se nao estao esquentando demais ou se nao tem nada errado.

quando deu o problema acendeu a luz no painel?

att

Obrigado pelo retorno!!

Não acendeu nenhuma luz, apenas a luz de que estava sem liquido refrigerante.

Pf, alguém me indica oficina de confiança em SP?

Abs
 

della

Membro
Aqui em SP procura o domingos, fone 7802-9255.
minhas observações:

Se está baixando água, procure vazamento. A3 tem conexões plásticas que costumam trincar e vazar, um Y abaixo do reservatório de expansão e um cavalete que vai atrás do cabeçote costumam vazar com o tempo.

Grandes chances da sua bomba d'água estar com problema.
 

xerminada

Membro
No meu quando aconteceu isso, troquei a ventoinha maior e a válvula termostática.
Bomba d'água eu já troquei também, mas ela só vaza com o carro parado e provavelmente não é o que está fazendo seu carro aquecer..

Boa sorte.
 

della

Membro
Não estamos falando de vazamento na bomba e sim do problema crônico de desprender o rotor de plástico e não circular água, causando aquecimento, capisce?!
 

lucasmenudo

Novato
Amigo dá uma olhada na válvula termostática (acho bem provável que seja.Vou trocar o meu hoje,pois eu tirei e normalizou a temperatura), sensor de temperatura do radiador (cebolão) e também nos fusíveis.

Tira sua válvula termostática e vê como fica...Se for ela me fala que eu consegui perto da minha casa mais barato que no ML.Saiu a R$95


Abraço
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Tem que verificar o sensor nº 14 (cebolão), se ele estiver danificado a ventoinha não arma..

a3-3191.png


  • Radiator fan thermo switch -F18/-F54 - 35 Nm
    • [size="-1"]◆ [/size]Switching temperatures:
      Stage 1
      on: 92...97 °C
      off: 84...91 °C
      Stage 2
      on: 99...105 °C
      off: 91...98 °C
 
bom dia galera... estou com um problema dificil de resolver aqui em Caldas Novas GO
o carro esta esquentando e a ventuinha não aciona.... ela aciona somente com o ar ligado

observo BOLHAS DE AR CIRCULANDO NO RESERVATORIO
 

Iuri

Membro
ONASSIS ROBERTO NASCIMENTO disse:
bom dia galera... estou com um problema dificil de resolver aqui em Caldas Novas GO
o carro esta esquentando e a ventuinha não aciona.... ela aciona somente com o ar ligado

observo BOLHAS DE AR CIRCULANDO NO RESERVATORIO
Aciona as duas ou somente a pequena?
 

Iuri

Membro
Topo