victorarrabal
Membro
Olá pessoal!
Depois de alguns anos de fórum, pentelhando, lendo MTO e aprendendo bastante finalmente realizei um sonho de infância... E depois de mais de um mês com o o carro consegui tirar um tempo para fazer a garagem dele... Talvez alguns reconheçam o carro dos anúncios, eu mesmo anunciei-o aqui para meu amigo... Mas vamos ao texto UHAuHAUhUAHu
Sonho em ter um A3 desde que era mlk... Desde 2009 qnd vendi meu primeiro Voyage (um CL 89 que comprei original, fiz funilaria completa e montei um motor 2.0 com preparação aspirada) queria comprar um... Desde que vendi o segundo Voyage (um CL 95 com motor 1.8 turbo que mediu 302WHP na Dynojet com 2,5 bar numa Garrett .50) comecei a me informar muito sobre o carro, inicialmente houve bastante resistência da minha família mas consegui convencê-los depois de mta conversa...
Assim sendo, fui "autorizado" a vender o Fiesta que eu estava usando (como tava financiado num sobrou quase nd da venda), juntei mais um dinheiro e arrumei um financiamento e consegui abraçar o carro, CLARO que com uma ajuda imensa do Rodrigo (nick dele é Yecora, ex-dono do carro) que também queria que o carro ficasse com alguém conhecido...
Não existem comentários sobre o carro, ele está MUITO integro, claro que tem detalhes mínimos como todo carro com 8 anos de uso e quase 90mil km... Mas entre os diversos A3 que vi este COM CERTEZA é o mais inteiro...
E como era um carro de garagem é obvio que com o uso daily que ele está recebendo já começaram a aparecer mais coisas... A primeira coisa foi a suspensão que começou a fazer um pouco de barulho... Depois foi o forro de teto que depois de somente dois dias de Sol começou à cair na traseira... E por fim um FDP de um invejoso na minha rua que fez um risco fundo de uns 40 cm no capô...
E com certeza o carro me surpreende sempre, a potência do motor... o conforto... TUDO hehehehehehehe a realização do sonho não tem explicação também...
Mas enfim, vamos às fotos:
No dia que peguei com o Rodrigo (07/11)
Aqui no dia seguinte já na garagem de casa, qnd dei uma levantada nele para ver o assoalho e ver se notava folga nas trizetas (acho que a esquerda tá indo pq as vzs faz barulho e sei q isso é crônico desses carros)
Visitando a noiva
Fotinhos dos logos pra usar de wallpaper no PC e no celular hahahahaha
No trabalho, já sujinho do uso, depois de uma viagem pra Sorocaba
Dia 15/11 fiz uma viagem pra Aparecida
E dia 16/11 lavei ele em casa
Ai depois de duas semanas comigo ele virou 88mil km, sendo que peguei ele com 86mil km com o Rodrigo UAhuHAuhUAh
Já comprei o VCDS com o Mfractal para ter sempre a mão uma boa ferramenta de diagnóstico (inclusive pq no primeiro FDS com o carro minha cunhada entrou de qlq jeito no carro e soltou o conector que fica embaixo do banco do passageiro, ai acendeu a luz do AIRBAG e só o cabo para apagar)... Ai vieram esses dois erros:
O de falha do sensor de temperatura já comprei o sensor na Crestana e o segundo precisa ser investigado pq pode ser mangueira, N75, MAF ou até alguma falha relacionada com a reprogramação da ECU... Como já foi comentado em tópico específico...
Falando em falhas, um dos detalhes dele é oscilar a lenta qnd o carro está em movimento... Ainda vou investigar o que é isso, tenho alguma dicas a seguir... Segundo o ex-dono é culpa do filtro inbox da INflow, pq começou assim que ele colocou o filtro e se voltar o filtro original ele pára com isso...
Qnt ao desempenho do carro, me surpreendeu positivamente... Ele puxa mto bem, não sinto o lag q mtos falam... Sem contar que dá para ouvir a turbininha enchendo e a DV original espirando pelo filtro (baixo, mas é suficiente para acalentar o espirito prezepeiro)...
Apenas para efeito de registro, fiz uma puxada no PocketDyno do iPhone... Puxada conservadora na saída, por amor às trizetas UAHuAHuHAUhUA
Potência estimada com peso 1400kg (1300 do carro + 1/2 tanque e 110kg da minha pessoa) = 167 whp
PISTA
R/T = 1,47 s
18,3 m (60 ft) = 2,86 s
100,6 m (1/16 mi) = 7,01 s
201,2 m (1/8 mi) = 10,28 s @ 122,78 km/h
304,8 m = 13,10 s
402,3 m (1/4 mi) = 15,48 s @ 152,91 km/h (já tinha tirado o pé)
ACELERAÇÃO
0-25 km/h = 1,7 s
0-50 km/h = 3,27 s
0-100 km/h = 7,3 s
0-150 km/h = 14,7s
Adicionalmente, usando o app Speedometer tb para iPhone cheguei nos 220,3 km/h de final (±235 de painel) hehehehehe Ele dá isso a um pouco menos de 6000 rpm, e com certeza só passa disso se a reta for MTO longa ou se tiver descida pq nessa RPM num tem mais ninguém no motor...
Como eu havia dito antes, um FDP riscou o capô e também deram um "tótó" no para-choque dianteiro... Então toca pra funilaria!
Aqui ele desmontado para fazer o serviço:
E aqui já "pronto" (ainda falta dar o polimento final para tirar aquele aspecto de casca de laranja):
Aqui o kitzinho de revisão:
Gastei um dinheiro viu! UhAuhAUhUAHuHAUhUA
O que tem ai:
- 5L de óleo Pentonsin Pentosynth HC 5W40 (VW 502 00)
- 1 filtro de óleo original VW
- 1 filtro de combustível original VW
- 2L de óleo Pentonsin CHF 11S (óleo sintético pra direção hidráulica)
- 2L de óleo MOtul Motylgear
- 1L de Fluído de freio Pentonsin Racing DOT 4 (similar ao RBF 600)
- 3L de Aditivo de arrefecimento Wurth concentrado que atende à norma G13 da VW + 4L de água desmineralizada
- 1 Válvula termostática MTC Made in USA
- 1 Reservatório de expansão OEM
- 1 Tampa MTC Made in USA
- 1 Jogo de Velas NGK BKR6EIX de Iridium
- 1 Antena de Golf mk4,5 (que não serviu pq a rosca é diferente)
- 1 Anel de vedação para sensor de temperatura da água
- 1 Trava para o sensor de temperatura da água
- 2 Parafusos plásticos que prendem a capa do motor
Quinta feira passada (aos exatos 89.700 km) já troquei praticamente tudo que está na foto, na loja do Bruno Bresciani aqui do Clube... Agora falta só mexer no sistema de arrefecimento que estou esperando chegar o sensor de temperatura que comprei na Crestana, mas o Correio fez o favor de extraviar... Assim que ele chegar vou trocar a termostática e colocar o fluído, sensor e reservatório novos... Assim o carro fica com todos os fluídos e filtros 100%
Não está na fotos, mas troquei também o filtro de cabine e fiz a higienização com o spray da STP.
Fotos das velas originais que ainda estavam no carro:
Sim estão com óleo, ou seja, preciso trocar a junta da tampa de válvulas... Como eu suspeito que a junta do tensor da corrente de comando também esteja vazando, mas para trocá-la dá MTO trabalho estou planejando trocar TUDO (junta e tensor) junto com a correia dentada aos 120.000 km... Como faço tudo em casa economizo com MO e dá para comprar o tensor da corrente junto com o restante dos itens de revisão...
Detalhe que quando fiz a troca de óleo percebi duas coisas desagradáveis, a primeira é que a pressurização na saída da turbina estava bastante babada de óleo, ou seja, provavelmente minha turbina esteja dando seus últimos suspiros antes de fumar... A segunda é que a suspeita de o dog bone estava quebrado se concretizou, as borrachas dele (que já não era mais original) estavam completamente moídas...
Mas antes mesmo de eu pensar em colocar PU como previa tive que trocar o dog bone completo... Sábado à tarde fui fazer uma graça dando uma lixada de 1ª e só senti uma pancada e ruído de metal caindo no chçai! Na hora fiquei em pânico achando que fosse trizeta, mas como o carro não perdeu tração fiquei mais tranquilo... Voltei pra casa a 20 km/h com o semi-eixo pegando em algo que não sei o que era e qnd cheguei já levantei e achei o estrago da foto abaixo que compartilhei no Whatsapp com a galera... o Dogbone simplesmente quebrou... Como já eram 17h não tinha mais nenhuma auto-peças aberta e a MercadoCar não tinha a peça em estoque, então fiquei sem carro no fds...
Mas a males que veio para o bem, ontem fui a caça do coxim e despretensiosamente entrei no Peças On-Line e joguei o PN do coxim... Não é que tinha na css VW de São Caetano! E o melhor, saiu bem mais barato do que oq pediam no ML por peça chinesa! E só um pouco mais caro que estavam pedindo nas auto-peças por coxim da Getoflex e Mobenzani
Ontem de noite montei tudo (2h de serviço fznd com calma, sendo que 1h para trocar o dog bone e 1h pra colocar o protetor de carter UHAuhUAHuHAUhUA)... Queria ter feito um DIY, mas como minha garagem é escura as fotos que tentei tirar ficaram horríveis, além do mais fazer esse procedimento sem as ferramentas corretas e conhecimento é bastante arriscado, então achei melhor dx quieto... Mas se alguém quiser saber o torque dos parafusos 13 que prendem a cabeça do coxim na travessa recebem 13 N.m + 90º de torque, enquanto os 16 mm que prendem o coxim à caixa de câmbio levam 40 N.m + 90º (dados encontrados no Vortex)... Eu recomendo apertar primeiro com o carro no alto e depois conferir com o carro no chão... E recomendo também usar trava rosca...
Agora o carro está perfeito! Detalhe que antes não tinha como engatar a 3ª no calor, agora com óleo novo e coxim 0km OEM pode engatar tranquilamente... Outro sintoma que foi embora foi uma pancada seca que vinha ao tirar o pé bruscamente do acelerador... Problema é que sem os barulhos do coxim agora percebo mais alguns barulhos de suspensão, mas vou ter que conviver com eles um boooom tempo ainda, até me recuperar financeiramente UAHuHAUhUAHuHAUhUAHuHUA
Ahhhh sim e outra coisa... tirei a MAF e vi que a danada está cheia de óleo... Acredito que isso esteja ocasionando a falhadinha que relatei anteriormente... Mas como não tenho álcool não tive coragem de mexer nela ainda, fiquei com medo de usar limpa-contato e foder de vez com um sensor que custa R$700 novo e R$400 usado UAHuHAuhUAhu
Enfim, desculpem o texto...
Depois de alguns anos de fórum, pentelhando, lendo MTO e aprendendo bastante finalmente realizei um sonho de infância... E depois de mais de um mês com o o carro consegui tirar um tempo para fazer a garagem dele... Talvez alguns reconheçam o carro dos anúncios, eu mesmo anunciei-o aqui para meu amigo... Mas vamos ao texto UHAuHAUhUAHu
Sonho em ter um A3 desde que era mlk... Desde 2009 qnd vendi meu primeiro Voyage (um CL 89 que comprei original, fiz funilaria completa e montei um motor 2.0 com preparação aspirada) queria comprar um... Desde que vendi o segundo Voyage (um CL 95 com motor 1.8 turbo que mediu 302WHP na Dynojet com 2,5 bar numa Garrett .50) comecei a me informar muito sobre o carro, inicialmente houve bastante resistência da minha família mas consegui convencê-los depois de mta conversa...
Assim sendo, fui "autorizado" a vender o Fiesta que eu estava usando (como tava financiado num sobrou quase nd da venda), juntei mais um dinheiro e arrumei um financiamento e consegui abraçar o carro, CLARO que com uma ajuda imensa do Rodrigo (nick dele é Yecora, ex-dono do carro) que também queria que o carro ficasse com alguém conhecido...
Não existem comentários sobre o carro, ele está MUITO integro, claro que tem detalhes mínimos como todo carro com 8 anos de uso e quase 90mil km... Mas entre os diversos A3 que vi este COM CERTEZA é o mais inteiro...
E como era um carro de garagem é obvio que com o uso daily que ele está recebendo já começaram a aparecer mais coisas... A primeira coisa foi a suspensão que começou a fazer um pouco de barulho... Depois foi o forro de teto que depois de somente dois dias de Sol começou à cair na traseira... E por fim um FDP de um invejoso na minha rua que fez um risco fundo de uns 40 cm no capô...
E com certeza o carro me surpreende sempre, a potência do motor... o conforto... TUDO hehehehehehehe a realização do sonho não tem explicação também...
Mas enfim, vamos às fotos:
No dia que peguei com o Rodrigo (07/11)



Aqui no dia seguinte já na garagem de casa, qnd dei uma levantada nele para ver o assoalho e ver se notava folga nas trizetas (acho que a esquerda tá indo pq as vzs faz barulho e sei q isso é crônico desses carros)



Visitando a noiva

Fotinhos dos logos pra usar de wallpaper no PC e no celular hahahahaha



No trabalho, já sujinho do uso, depois de uma viagem pra Sorocaba

Dia 15/11 fiz uma viagem pra Aparecida

E dia 16/11 lavei ele em casa

Ai depois de duas semanas comigo ele virou 88mil km, sendo que peguei ele com 86mil km com o Rodrigo UAhuHAuhUAh

Já comprei o VCDS com o Mfractal para ter sempre a mão uma boa ferramenta de diagnóstico (inclusive pq no primeiro FDS com o carro minha cunhada entrou de qlq jeito no carro e soltou o conector que fica embaixo do banco do passageiro, ai acendeu a luz do AIRBAG e só o cabo para apagar)... Ai vieram esses dois erros:

O de falha do sensor de temperatura já comprei o sensor na Crestana e o segundo precisa ser investigado pq pode ser mangueira, N75, MAF ou até alguma falha relacionada com a reprogramação da ECU... Como já foi comentado em tópico específico...
Falando em falhas, um dos detalhes dele é oscilar a lenta qnd o carro está em movimento... Ainda vou investigar o que é isso, tenho alguma dicas a seguir... Segundo o ex-dono é culpa do filtro inbox da INflow, pq começou assim que ele colocou o filtro e se voltar o filtro original ele pára com isso...
Qnt ao desempenho do carro, me surpreendeu positivamente... Ele puxa mto bem, não sinto o lag q mtos falam... Sem contar que dá para ouvir a turbininha enchendo e a DV original espirando pelo filtro (baixo, mas é suficiente para acalentar o espirito prezepeiro)...
Apenas para efeito de registro, fiz uma puxada no PocketDyno do iPhone... Puxada conservadora na saída, por amor às trizetas UAHuAHuHAUhUA
Potência estimada com peso 1400kg (1300 do carro + 1/2 tanque e 110kg da minha pessoa) = 167 whp
PISTA
R/T = 1,47 s
18,3 m (60 ft) = 2,86 s
100,6 m (1/16 mi) = 7,01 s
201,2 m (1/8 mi) = 10,28 s @ 122,78 km/h
304,8 m = 13,10 s
402,3 m (1/4 mi) = 15,48 s @ 152,91 km/h (já tinha tirado o pé)
ACELERAÇÃO
0-25 km/h = 1,7 s
0-50 km/h = 3,27 s
0-100 km/h = 7,3 s
0-150 km/h = 14,7s
Adicionalmente, usando o app Speedometer tb para iPhone cheguei nos 220,3 km/h de final (±235 de painel) hehehehehe Ele dá isso a um pouco menos de 6000 rpm, e com certeza só passa disso se a reta for MTO longa ou se tiver descida pq nessa RPM num tem mais ninguém no motor...
Como eu havia dito antes, um FDP riscou o capô e também deram um "tótó" no para-choque dianteiro... Então toca pra funilaria!
Aqui ele desmontado para fazer o serviço:

E aqui já "pronto" (ainda falta dar o polimento final para tirar aquele aspecto de casca de laranja):

Aqui o kitzinho de revisão:

Gastei um dinheiro viu! UhAuhAUhUAHuHAUhUA
O que tem ai:
- 5L de óleo Pentonsin Pentosynth HC 5W40 (VW 502 00)
- 1 filtro de óleo original VW
- 1 filtro de combustível original VW
- 2L de óleo Pentonsin CHF 11S (óleo sintético pra direção hidráulica)
- 2L de óleo MOtul Motylgear
- 1L de Fluído de freio Pentonsin Racing DOT 4 (similar ao RBF 600)
- 3L de Aditivo de arrefecimento Wurth concentrado que atende à norma G13 da VW + 4L de água desmineralizada
- 1 Válvula termostática MTC Made in USA
- 1 Reservatório de expansão OEM
- 1 Tampa MTC Made in USA
- 1 Jogo de Velas NGK BKR6EIX de Iridium
- 1 Antena de Golf mk4,5 (que não serviu pq a rosca é diferente)
- 1 Anel de vedação para sensor de temperatura da água
- 1 Trava para o sensor de temperatura da água
- 2 Parafusos plásticos que prendem a capa do motor
Quinta feira passada (aos exatos 89.700 km) já troquei praticamente tudo que está na foto, na loja do Bruno Bresciani aqui do Clube... Agora falta só mexer no sistema de arrefecimento que estou esperando chegar o sensor de temperatura que comprei na Crestana, mas o Correio fez o favor de extraviar... Assim que ele chegar vou trocar a termostática e colocar o fluído, sensor e reservatório novos... Assim o carro fica com todos os fluídos e filtros 100%
Não está na fotos, mas troquei também o filtro de cabine e fiz a higienização com o spray da STP.
Fotos das velas originais que ainda estavam no carro:

Sim estão com óleo, ou seja, preciso trocar a junta da tampa de válvulas... Como eu suspeito que a junta do tensor da corrente de comando também esteja vazando, mas para trocá-la dá MTO trabalho estou planejando trocar TUDO (junta e tensor) junto com a correia dentada aos 120.000 km... Como faço tudo em casa economizo com MO e dá para comprar o tensor da corrente junto com o restante dos itens de revisão...
Detalhe que quando fiz a troca de óleo percebi duas coisas desagradáveis, a primeira é que a pressurização na saída da turbina estava bastante babada de óleo, ou seja, provavelmente minha turbina esteja dando seus últimos suspiros antes de fumar... A segunda é que a suspeita de o dog bone estava quebrado se concretizou, as borrachas dele (que já não era mais original) estavam completamente moídas...
Mas antes mesmo de eu pensar em colocar PU como previa tive que trocar o dog bone completo... Sábado à tarde fui fazer uma graça dando uma lixada de 1ª e só senti uma pancada e ruído de metal caindo no chçai! Na hora fiquei em pânico achando que fosse trizeta, mas como o carro não perdeu tração fiquei mais tranquilo... Voltei pra casa a 20 km/h com o semi-eixo pegando em algo que não sei o que era e qnd cheguei já levantei e achei o estrago da foto abaixo que compartilhei no Whatsapp com a galera... o Dogbone simplesmente quebrou... Como já eram 17h não tinha mais nenhuma auto-peças aberta e a MercadoCar não tinha a peça em estoque, então fiquei sem carro no fds...

Mas a males que veio para o bem, ontem fui a caça do coxim e despretensiosamente entrei no Peças On-Line e joguei o PN do coxim... Não é que tinha na css VW de São Caetano! E o melhor, saiu bem mais barato do que oq pediam no ML por peça chinesa! E só um pouco mais caro que estavam pedindo nas auto-peças por coxim da Getoflex e Mobenzani


Ontem de noite montei tudo (2h de serviço fznd com calma, sendo que 1h para trocar o dog bone e 1h pra colocar o protetor de carter UHAuhUAHuHAUhUA)... Queria ter feito um DIY, mas como minha garagem é escura as fotos que tentei tirar ficaram horríveis, além do mais fazer esse procedimento sem as ferramentas corretas e conhecimento é bastante arriscado, então achei melhor dx quieto... Mas se alguém quiser saber o torque dos parafusos 13 que prendem a cabeça do coxim na travessa recebem 13 N.m + 90º de torque, enquanto os 16 mm que prendem o coxim à caixa de câmbio levam 40 N.m + 90º (dados encontrados no Vortex)... Eu recomendo apertar primeiro com o carro no alto e depois conferir com o carro no chão... E recomendo também usar trava rosca...
Agora o carro está perfeito! Detalhe que antes não tinha como engatar a 3ª no calor, agora com óleo novo e coxim 0km OEM pode engatar tranquilamente... Outro sintoma que foi embora foi uma pancada seca que vinha ao tirar o pé bruscamente do acelerador... Problema é que sem os barulhos do coxim agora percebo mais alguns barulhos de suspensão, mas vou ter que conviver com eles um boooom tempo ainda, até me recuperar financeiramente UAHuHAUhUAHuHAUhUAHuHUA
Ahhhh sim e outra coisa... tirei a MAF e vi que a danada está cheia de óleo... Acredito que isso esteja ocasionando a falhadinha que relatei anteriormente... Mas como não tenho álcool não tive coragem de mexer nela ainda, fiquei com medo de usar limpa-contato e foder de vez com um sensor que custa R$700 novo e R$400 usado UAHuHAuhUAhu
Enfim, desculpem o texto...