[SOLUÇÃO] marcação de tempeatura ocilando

roxo

Moderador
Meus caros,

Muitos aqui se batem com esse problema e ficam na dúvida, eu mesmo já tive, no mais vou esclarecer aqui o problema da temperatura ficar ocilando.

Bem, geralmente nota-se quando estamos em viajem e em altas velocidades que o ponteiro da temperatura, no painel, desce (indicando 70 ou 80 graus), quando anda-se mais devagar ou pega uma ladeira ele volta ao normal nos 90. Porque isso ?

Tenha em mente que os motores do grupo Vag são projetados, na sua maioria, para trabalhar na faixa de temperatura que os torna mais eficientes, isto é 90 graus. O sitema de arrefecimento é responsavél para que o motor se mantenha nesta temperatura ideal, utilizando 2 sensores a VALVULA TERMOSTATICA e O SENSOR DE TEMPERATURA (este ainda tem a função de informar a central parametros que influenciam na mistura ar+combustivel que vai para o motor), a bomba d'agua e o liquido de arrefecimento. Como o sitema e fechado para cumprir sua missão todos estes componentes tem que estar afinados e peças de boa qualidade (a agua é foda !!!!).

Para o problema:

As vezes o pessoal pensa que quando mais frio o motor tiver melhor, mas tão completamente errados! a temperatura ideal é 90 graus, ama das culpadas é a valvula termostatica que, neste caso em especifico, está sempre aberto a deixar sempre passar agua pelo radiador, logo com a velocidade o ar que entra arrefece a agua a temperatura desce! A função do valvula termostatica é abrir ou fechar o acesso da agua ao radiador conforme a temperatura do motor! nisso fazendo o balanceamento de agua + temperatura do motor + arrefecimento. O ideal é o ponteiro andar sempre nos 90º tanto a 20 km/h como a 200 km/h !. O que pode ocorrer é o sensor de temperatura informar errado ao painel o que também pode dar a ocilação no ponteiro.

A solução:

Bem, eu recomendo sempre nessa ordem: VagCom (pra ver se tem algum sinal de erro do sensor); troca do sesnor de temperatura (pelo fato de ser o mais barato e o menos trabalhoso na troca);Troca da valvula termostatica.

Espero que essa informação ajude !!!!! :legal:
 

House

Fundador do A3Clube
eu discordo, minha valvula termostatica é nova (Audi), aferi o sensor de temperatura e a variação de termperatura continua. Essa variação também existia no meu antigo civic que mesmo com o ponteiro parado no scanner marcava 72C na estrada e 90 na cidade. Explica-se, a vedação da termostática não é estanque e ainda com a bomba empurrando fica ainda pior, some isso a um radiador gigante como o dos audi e um boa ventilação pelas grades. Não tem como a temperatura ficar alta recebendo vendo a 120km/h com o pé na casquinha...

Temperatura baixa reduz o knocking mas prejudica o consumo.
 

Rodinei

Moderador
FUUU!!!!

Cada vez aumenta as minhas dúvidas sobre ser um defeito ou não o meu A3 ter marcado sempre em torno de 60graus qdo peguei a estrada.

O meu é um A3 125CV e fez uma média de 13,8Km/l rodando 1200Km a uma velocidade normal, 120/130Km, então não entendo estas informações de alteração ou aumento do consumo. Será que ainda seria mais econômico do que foi?

Vlw.
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

House ... eu ainda to na termostatica a função dela e justamente reter o liquido de arrefecimento (impedir que o sistema flua) até que o liquido tenha uma determinada temperatura ... acima dos 90 creio eu ... quando ela abre o sitema flui para qe o liquido seja resfriado e ela tranque novamente .. pelo menos esse foi eu entendimento e dessa forma o sistema fica balanceado e na casa dos 90 graus.... Eu acompanho o forum Audipt (de portugal) e l´as temperaturas são baixas e os membros tem seus carros trabalhando no frio e com temperatura nos 90.

Vou botar fogo aqu no topico ... rsrsrsrs
 

Rodinei

Moderador
KKKKKKKKKKKKK vai botar fogo literalmente, pois tá a favor da temperatura alta!!!

Só fiquei realmente curioso pra saber se meu A3 irá consumir menos que meu antigo Celtinha 1.0 original, rsrsrs

Vlw.
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Rodinei - ai vc querer consumo de celta, tira o motor do argolas e coloca um de caldo de cana ... rsrsrs

No mais pensem: Se o motor trabalhar com temperatura elevada é problema ... em temperatura baixa também é problema ... o ideal é 90 no grupo Vag. Saibam que o carro na real fica entre 82 e 105 graus no painel marca 90 (calibragem) agora maginem que temperatura ele deve estar NA REAL quando tá no painel em 100 ou 70 graus ???? ..

Agora eu quero é que pege fogo mesmo !!!!!
 

House

Fundador do A3Clube
Meu Audi marca bem real....de fato entre 85~97 (medido) ele fica no 90. Agora roxo eu te desafio....seu carro fica no 90 na estrada a 100km/h? o tempo todo andando na caskinha? se sim coloca o vag nele e sai pra dar um rolé.....

portugal nao é tao frio não....mas la tem muito transito.


suas considerações estão corretas vc só esqueceu q sua termostática não é estanque...
 
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