[SOCORRO] EPC ligado e carro sem acelerador!!!

jrbrevia

Novato
Buenas pessoal!!!
Preciso de uma ajuda de algum MAGO do A3!!!! Tenho um 180cv, ano 2003.

Deixei meu carro no chapeador, para fazer uns consertos nos parachoques e um espelhamento na pintura.
Tudo certo... carro pronto... pedi para minha namorada ir buscar ele pra mim na oficina.

Agora começa a novela:

Problema 1 - O cara me ligou, dizendo que a bateria tinha morrido (ela ja tava dando sinais de estar ruim, mesmo!) e que, depois de fazer uma "ponte" para dar partida, o carro estava falhando muito!
Como eu tive recentemente, problema em uma bobina que, mesmo após ser trocada voltou a queimar (em duas semanas...), eu logo imaginei: é a P... da bobina de novo!!! Pedi pra ele desconectar o plug da bobina 1 e ver se o "galope" do motor se alterava. Nao alterou!!! Pensei: É ELA. Eis que ele tirou o plug da bobina 2... e novamente NAO MUDOU o "galope!
Ai fiquei pensando: pode o motor funcionar só com DOIS cilindros??? Pedi pra ele entregar o carro pra ela falhando mesmo, que eu levaria de volta ao mecânico que trocou a bobina (já e a segunda em garantia!!!). Eis que ele voltou a me ligar, dizendo que o carro "nao andava"... que estava "sem força". Imaginei: se está em 2 cilindros, deve MESMO estar sem força!
Resolvi ir até lá, com uma bobina que eu tinha em casa (de funcionamento questionável, eu sei...) para, pelo menos deixar em TRES cilindros para conseguir levar o carro ate o mecânico!
Chegando la, tentei tirar a bobina 1 (XING-LING MASTER!!!!) e foi uma BRIGA, pois aquele isolador de borracha simplesmente DERRETEU dentro do motor. Pra resumir... troquei a bobina, liguei o carro e continuou a mesma coisa!
Mas reparei um detalhe que eu nao tinha visto: eis que veio o problema 2!

Problema 2: Luz do EPC acesa e acelerador sem resposta! Imaginei ser alguma "proteção" pelo fato de estar em 2 cilindros... sei la!
Voltei no dia seguinte... o carro ja nem pegava mais!!! Passei o VAG e haviam 895892358932659283 erros! Erros de Sonda Lambda, blablabla... um monte! Zerei tudo e, imediatamente voltam dois erros:

18039 - Accelerator Position Sensor (G79): Signal too High
18042 - Accelerator Position Sensor 2 (G185): Signal too High

Tirei o pedal, aparentemente tudo PERFEITO. Chicote parece OK, conector OK... Desconfiei ser "a outra ponta" do chicote, sei la!!


Considerações importantes: minha namorada me relatou que, depois da "ponte" na bateria, o chapeador ficou acelerando o carro "MUITO" (detalhe importante: o "muito" para minha namorada, pode não ser um "muito" realmente!!!) e que tava saindo MUITA (vale a mesma observação anterior) fumaça preta!!!!!
Imaginei que, se estava em 2 cilindros, poderia mesmo sair mais fumaça... estou errado?
Mas o mais intrigante é... que se ele estava "acelerando feito um louco", o acelerador ainda estava FUNCIONANDO!!! Mesmo em 2 cilindros... estava funcionando!!!


Bom.... ja dei uma pesquisada aqui, vi dois tópicos com problemas no acelerador, mas em ambos era algo que não tem relação com o meu problema.
Estou apreensivo, pois pesquisei um pouco, vi gringos tendo que trocar ECU....outros falam de "sensor de oxigênio" (onde é isso???)... outros falam que desconfiavam da sonda lambda (será que pode ter estragado por conta de "muita fumaça"???), mas nenhum tinha real problema no acelerador.

Já escrevi o "livro" relatando meu drama (estou "À PÉ"... e nesse CALOR que está fazendo aqui no sul!!!!), agora espero as opiniões, sugestões e, TOMARA, uma solução!

Forte abraço à todos.
 

Cfacioli

Membros VIP
Sensor de oxigenio eh sonda lambda.

Pelo jeito o erro eh na borboleta, isso tem como regular mas eu nao sei como.

O @[member="gabrielm"] sabe


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jrbrevia

Novato
Cfacioli disse:
Sensor de oxigenio eh sonda lambda.

Pelo jeito o erro eh na borboleta, isso tem como regular mas eu nao sei como.

O @[member="gabrielm"] sabe


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Beleza, cara... imaginei que Sensor de Oxigênio fosse a mesma coisa que Sonda Lambda... mas nao tinha certeza! Valeu....
Será que, por causa da quantidade excessiva de fumaça que saiu, pode ter "baleado" a sonda??? (ela já não estava "santa", segundo o mecânico que mexeu no meu carro ha um tempo atrás....)
E será que a sonda pauleada, pode deixar o carro com a EPC ligada e sem o acelerador??? Faz algum sentido pra alguém??

Valeu!!!
 
Verifica o chicote lá no corpo de borboleta.

Regular TPS faça assim;

http://www.youtube.com/watch?v=ZefvJg0Tp_4

A partir do 03:52"

Note;
tenho muito medo de chapeador pois dependendo da solda usada, pode dar vários problemas na parte elétrica do carro.
Converse com seu mecânico, se possível pegue opinião de outro mecânico, pois se foi feio o negócio como estou pensando, você vai ter que entrar com ação nas pequenas causas, o juiz vai indicar um engenheiro mecânico perito e este vai atestar que o erro foi causado por sobre tensão causada pela máquina de solda.
Se o carro chegou andando na oficina dele não era bom nem ter retirado.
E a fumaça, pode ser que realmente ele acelerou MUITO o carro, e pode ser que o carro está ruim de sonda e, que assim como aconteceu com o Marea de um amigo meu que foi fazer o escapamento, os caras aceleraram tanto que quebrou canaleta.

Se prepara para o pior e se for melhor é menos mau.
 

jrbrevia

Novato
jorgescosta disse:
Verifica o chicote lá no corpo de borboleta.

Regular TPS faça assim;

http://www.youtube.com/watch?v=ZefvJg0Tp_4

A partir do 03:52"

Note;
tenho muito medo de chapeador pois dependendo da solda usada, pode dar vários problemas na parte elétrica do carro.
Converse com seu mecânico, se possível pegue opinião de outro mecânico, pois se foi feio o negócio como estou pensando, você vai ter que entrar com ação nas pequenas causas, o juiz vai indicar um engenheiro mecânico perito e este vai atestar que o erro foi causado por sobre tensão causada pela máquina de solda.
Se o carro chegou andando na oficina dele não era bom nem ter retirado.
E a fumaça, pode ser que realmente ele acelerou MUITO o carro, e pode ser que o carro está ruim de sonda e, que assim como aconteceu com o Marea de um amigo meu que foi fazer o escapamento, os caras aceleraram tanto que quebrou canaleta.

Se prepara para o pior e se for melhor é menos mau.
Bah... valeu a força, garoto!!
Vou fazer o que sugeriu...

Porra... o PIOR é que o chapeador é um PRIMO meu, cara.... daí imagina a CONFUSÃO que eu me meti....

Uma coisa é certa: NUNCA MAIS meu carro entra lá... NUNCA!!!!!

Pois imaginei algo com a sonda. Vou tentar ir "cercando" o problema... e vou postando o andamento das coisas aqui.

Obrigado pela ajuda!!!
 

jrbrevia

Novato
Update do status:
Verificado chicote na TBI e no pedal do acelerador. Aparentemente, tudo certo! Passei limpa contatos em todos os conectores.... mesmo erro!!!
Fiz a regulagem pelo VAG... Quando entrei na opção para iniciar a regulagem, aparecia como "ERROR". Mandei calibrar e ficou "OK"... mas o erro permaneceu!!!
Testei as 4 boninas (teste da faísca)... todas faiscando aparentemente normal!!!
Carro NAO pega... da cheiro de gasolina, parece "afogado"!!! Mesmos 2 erros no VAG...

E agora??? Corpo de borboleta??? Como testar isso????
 

jrbrevia

Novato
marioaoliva disse:
Eu acredito em problema na ecu... Tente ligar o carro com a maf desconectada...


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Fala Mario... blz?!
Cara... será ECU??? E aí??? É forte a "mordida"???

Tambem ja tentei desconectar a MAF.... mesmo sintoma!!!

To ficando assustado............
 

gabrielm

Novato
Cfacioli disse:
Sensor de oxigenio eh sonda lambda.

Pelo jeito o erro eh na borboleta, isso tem como regular mas eu nao sei como.

O @[member="gabrielm"] sabe


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pelo jeito ja conseguiu ver a regulagem dela, mas o problema continua.
 

marioaoliva

Moderador
jrbrevia disse:
Fala Mario... blz?!
Cara... será ECU??? E aí??? É forte a "mordida"???

Tambem ja tentei desconectar a MAF.... mesmo sintoma!!!

To ficando assustado............
Ecu é o modulo de injeção... Meu amigo comprou um a3 esses dias que deu esse mesmo problema e ele teve q mandar recuperar o modulo de injeção... O pior é que queimou novamente depois...


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Guegué

Novato
Já levou num mecanico?

o ideal é levar em alguem experiente, melhor do q ficar tentando acertar e ficar sofrendo por antecipação.

Quando tinha um Bora 2.0, apareceu EPC no painel e luz de injeção, nao desligavam por nada, e o carro nao passava de 4k rpm.

Foi borboleta q tinha ido pro saco. Trocou, nunca mais teve problema algum.
 

jrbrevia

Novato
Guegué disse:
Já levou num mecanico?

o ideal é levar em alguem experiente, melhor do q ficar tentando acertar e ficar sofrendo por antecipação.

Quando tinha um Bora 2.0, apareceu EPC no painel e luz de injeção, nao desligavam por nada, e o carro nao passava de 4k rpm.

Foi borboleta q tinha ido pro saco. Trocou, nunca mais teve problema algum.
Fala Guegué... blz?

Cara... nao levei ainda... por um motivo bem simples: nao conheço NENHUM gabaritado e de CONFIANÇA em Canosa/RS.

Mas ja fiz contato com alguns e to inclinado por um deles... Devo resolver isso amanhã ou depois de amanhã.

Ele suspeitou da ECU... e disse que ele mesmo conserta... inclusive remapeia, se eu quiser. Vou avaliar...

Valeu a força.
 

jrbrevia

Novato
Fala galera...
Só para atualizar o status do meu problema...

Problema 1 - RESOLVIDO
Troquei a bobina 1 e 2 (que conforme falei, eu desligava e o carro continuava IGUAL... logo suspeitei delas!!!) e o carro continuou falhando. Fiz o "teste da faísca" e todas as bobinas estavam faiscando....
Pensei eu: se a bobina está faiscando.... e entre ela e a câmara só teu a VELA.... deve ser ela!!!! Troquei as 4 velas e... FEITO. Carro aparentemente "liso" de novo.
De qualquer forma, vou trocar logo de uma vez as quatro bobinas!! Alguem sabe me indicar alguma marca BOA e onde consigo um preço bom???

As velas, coloquei de volta as Iridium que estavam nele (coloquei ainda em dezembro, antes da primeira troca de uma bobina, que por sinal, ja estava queimada!). Acontece que, depois ada troca da bobina, ela queimou DE NOVO e o mecânico muito OPORTUNISTA, me disse: "isso são essas tuas velas que estão fazendo a bobina queimar"!!!! Alguem sabe me dizer se isso é possivel???? Creio que nao.. .mas mesmo se fosse, com as velas dele a bobina (MUITOOOO XING-LING, por sinal) além de queimar de novo, DERRETEU o isolador la dentro do motor... foi uma mão de obra pra tirar toda a meleca que ficou!


Bom... agora o Problema 2 permanece. Carro sem acelerador e EPC ligada. Um mecânico de confiança de um primo meu vai pegar o carro amanhã.... dedos cruzados!
Se for ECU, ja vou mandar fazer um remap... AZAR!!! hahahahah....
 

WillDf29

Novato
Tudo bom jrbrevia!! Você conseguiu resolver o seu problema com o acelerador? Estou com o mesmo problema também!!! Se conseguiu resolver por favor me dá uma luz pra eu tentar resolver o meu problema também!!! Valew!!!
 

halison

Membro
Estou com o mesmo problema, "ele ta perdendo o acelerador eletronico, ando 100m e o acelerador para, ta acendendo a luz do controle de traçao e do epc"
 

lorenz

Membro
Bom dia ... Confere o corpo de borboletas ... Limpa ele e verifica se não existe algum fio com mal contato!


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