Sobre óleo e filtros

Cfacioli

Membros VIP
Pessoal, boa tarde!

Sou novo no fórum e recentemente comprei meu A3 de um membro aqui do fórum (A3 1.8 T 150cvs 2006).

Li várias coisas sobre óleo e filtro aqui e de acordo com experiências minhas e tirei as seguintes conclusões...

O manual diz o seguinte:
Recomendado:
A- óleos sintéticos: VW 500 00 ou VW 502 00
B- óleos multiuso (mineral ou semi sintético): VW 501 01
Aceitável (grande maioria dos mineirais mais finos, seja 15w40, 10w40, 15w50):
ACEA A2 ou A3.

Portanto, a maioria dos óleos "servem". Claro que tem várias questões, mas na PRÁTICA, não influenciam tanto na durabilidade do motor (claro, respeitando algumas questões). O que resume é que óleo bom é óleo NOVO, como já foi dito aqui.

EU particularmente não gosto muito de óleos sintéticos, pq "induzem" a manter o óleo muito tempo no motor, e para quem anda pouco (cerca de 1000km por mês) não compensa... pois quando chegar o intervalo da troca, mesmo o óleo estando dentro do intervalo de quilometragem permitido, já está com suas características comprometidas.

Tenham em mente que óleo VENCE dentro do motor, ele contamina e OXIDA, perdendo suas propriedades. E esse intervalo tanto faz seja em sintético ou mineral. Algumas fontes indicam que o prazo é de 04 meses. Logo, é um erro grande colocar um óleo sintético caro para quem vai trocar o mesmo a cada ano por exemplo. É melhor num caso desse colocar um mineral bom e trocar a cada 03 meses. A prática confirma isso.

Óleo para motores diesel modernos
Outra coisa... Óleo mineral premium para motores DIESEL modernos, exemplo o TOP TURBO (15w40) da BR.
Esses óleos são projetados para uso SEVERO em caminhões turbinados, e recomendam a troca nesse caso com até 45000 km. Muita coisa não? Ainda mais em motores que funcionam quase que 100% do tempo com carga total. Lembro que já foi o tempo de motores diesel com construção antiga, vide esses motores mwm novos (multivalvulados inclusive) que geram cavalaria semelhante a carros de mesma capacidade volumétrica que usam gasolina.
Já vi muita gente usando esse óleo em carros turbo adaptados, e relatando maravilhas de desempenho com ele; Se vcs lerem as especificações, verão que ele atende às especificações ACEA A2, e têm grande aditivação e poder de limpeza/etc.
Vale muito pensar no caso. Muitas empresas especializadas em troca de óleo vendem esse aí a cerca de R$ 8,00 o litro A GRANEL.
Óleo para motor Diesel tem um mundo de aditivos , na prática é muito bom colocado no motor de velas. Dura demais sem exigir troca, limpa bem, não é facilmente contaminado por gasolina ruim, e o rendimento do motor, só experimentando para ver como fica redondo.

Filtro:
filtro longo x curto
De acordo com técnico da MANN, não há diferença de FLUXO entre os dois, tanto que o curto PODE ser utilizado. O que muda é só tamanho do elemento filtrante, q no caso do modelo maior, garante que ele vai preservar suas características de filtragem por mais tempo). Aqui em Uberlandia, já não encontrei o modelo longo, só o curto. Inclusive fui informado que esse longo será (foi) descontinuado por algumas fábricas.
Resumo: Se você vai trocar em intervalos mais curtos para manter o óleo novo, pra que colocar o longo que custa 04 x mais?

Bom acho q é isso... espero que ajude!

Abs
 

della

Membro
Respeito sua opinião e concordo em parte, mas tem coragem de rodar num motor audi turbo com esse óleo para ciclo diesel e relatar o resultado? Seria interessante para os users do clube ter um feedback de alguém que tenha experimentado essa façanha.
Pessoalmente, uso óleo 100% sintético e mesmo assim troco de 5 em 5 mil Km, incluindo filtro. Motor = 0km.
Meu carro é de uso diário, em transito de anda e pára (SP) então, prefiro não arriscar...
Quanto ao filtro soube da mesma informação que vc, em breve só teremos o modelo menor, mas atende perfeitamente a especificação do motor.
 
eu faço o mesmo uso do della, dia-a-dia, pára e anda, pára e anda...

to usando mineral e trocando de 4 em 4

n vejo vantagens no sintético, na boa...
 

Cfacioli

Membros VIP
della disse:
Respeito sua opinião e concordo em parte, mas tem coragem de rodar num motor audi turbo com esse óleo para ciclo diesel e relatar o resultado? Seria interessante para os users do clube ter um feedback de alguém que tenha experimentado essa façanha.
Pessoalmente, uso óleo 100% sintético e mesmo assim troco de 5 em 5 mil Km, incluindo filtro. Motor = 0km.
Meu carro é de uso diário, em transito de anda e pára (SP) então, prefiro não arriscar...
Quanto ao filtro soube da mesma informação que vc, em breve só teremos o modelo menor, mas atende perfeitamente a especificação do motor.

Sim, entendo perfeitamente o desconforto em "arriscar" (tanto que eu ainda vou esperar um pouco) mas o que eu disse se baseia em fatos. Depois consulta relatos de quem usa em carros turbo adaptados para vc ver o que o pessoal fala. E na prática, qual seria a dif de um motor turbo diesel que trabalha qse a vida toda com carga (acelerador aberto) e do uso no motor do audi? Eu sei que fica a dúvida e o medo... Eu já usei em motor aspirado, e por enquanto nao vou colocar no meu audi pq o antigo usava o 0w30 e eu achei muito arriscado fazer uma mudança tão brusca. Acho que na 3ª ou 4ª troca que eu fizer, vou tentar.
 

Cfacioli

Membros VIP
Outra coisa, se vcs lerem as espec do top turbo br, verão que ele é para multifrota, ou seja, gas e diesel. Inclusive tem um depoimento de um tec da br confirmando. Vou tentar achar isso e posto aqui.
 

della

Membro
Legal e concordo contigo, tb já usei óleo de motor diesel num motor aspirado, mas a finalidade era "preencher" melhor as folgas do motor e cumpriu muito bem a missão.

Não sou especialista em motores, embora seja de formação mecânica, mas sei que motores diesel tem folgas bem diferentes de motores ciclo otto, daí meu receio em usar um óleo recomendado para o ciclo diesel...

Enfim, prefiro ficar com a recomendação do fabricante afinal o custo de uma troca com sintético (duas por ano no meu caso) não justifica essa economia. Quanto a escolha entre mineral ou sintético, prefiro o sintético apenas por sua linearidade e estabilidade quando submetido a situações extremas, além de maior resistência a formação de borra no motor.
 

Cfacioli

Membros VIP
AndreDal disse:
Tenho um Audi igual o teu, 150cv 2006, peguei ele tem 3 meses, fiz minha primeira troca tem 1 mês, coloquei Pentosin 5w40.

Eu coloquei agora um 5w40, elaion 100% sintetico. Paguei 25 no litro mais 15 no filtro MANN.
O oleo que tava no meu qndo peguei era de 03/2011, velho já, embora estivesse com 3000 km rodados nele.

O meu tá com 57 k km... e o seu?
 

Cfacioli

Membros VIP
Ahhhh galera, esqueci de falar. Conforme manual, se vc usar o filtro grande, são 4,5 litros de óleo. PORÉM, com o filtro pequeno, 04 L são suficientes. Fica no meio da faixa de medição de óleo.
 

Thomas

Administrator
Bom pessoal, respeito também a opinião dos colegas, mas penso igual o Della.

O custo/beneficio da troca de óleo e filtros é IRRISÓRIO perto dos problemas de motor que esses componentes podem gerar se usado fora das especificações ou se feito na forma de testes....

Se existe uma especificação da concessionária, use aquela principal e troque sempre com menos kilometragem ou menos tempo que o fabriante recomenda, assim nunca terá problemas.

Existem economias que não valem a pena.....a menos que alguém aqui rode 5 mil kilometros em 2, 3 meses corriqueiramente...

Abração
 

Cfacioli

Membros VIP
Concordo, mas o ponto principal é que é melhor colocar óleo mineral e trocar a cada 03 meses do que sintético a cada 08.

Mas como vcs disseram, se dá para colocar sintético e trocar a cada 03 meses ou 5k km, pq não? Melhor assim mesmo!

Abs
 
resumo da história:

vamos trabalhar muito;
ganhar muito dinheiro (se é que trabalhar dá dinheiro),
trocar óleo de 3 em 3 meses ou de 5 em 5 mil km,
gastando 250 a cada troca,
e ser felizes!

é isso??? kkkkkkkkkk
 

Cfacioli

Membros VIP
freddymamede disse:
resumo da história:

vamos trabalhar muito;
ganhar muito dinheiro (se é que trabalhar dá dinheiro),
trocar óleo de 3 em 3 meses ou de 5 em 5 mil km,
gastando 250 a cada troca,
e ser felizes!

é isso??? kkkkkkkkkk


LMAO
Acho que é o que todo mundo aqui gostaria! Nisso é opinião unânime!
 

brunoiuri

Novato
Bom dia pessoal,
Vou trocar o óleo do meu argolas e estava pensando em colocar aquele castrol magnatec o meu e 150t..o que me dizem..??
Abs
 

Cfacioli

Membros VIP
brunoiuri disse:
Bom dia pessoal,
Vou trocar o óleo do meu argolas e estava pensando em colocar aquele castrol magnatec o meu e 150t..o que me dizem..??
Abs

Qual óleo vc vem usando? Se for um muito fino igual estava no meu (0w30), mantém um com os mesmos graus para nao ir engrossando tanto. Sobre o óleo q vc quer colocar, pode mandar bala que atende às recomendações. Nao esquece de trocar o filtro...
 
freddymamede disse:
resumo da história:

vamos trabalhar muito;
ganhar muito dinheiro (se é que trabalhar dá dinheiro),
trocar óleo de 3 em 3 meses ou de 5 em 5 mil km,
gastando 250 a cada troca,
e ser felizes!

é isso??? kkkkkkkkkk

R$250 cada troca? Onde ta trocando o oleo?

Eu to usando o Bardhal Sintetico e gasto isso:

R$18 reais o litro do Badhal sintetico (uso 4 litros R$72)
R$15 reais o filtro de oleo
Totalizando R$87 na troca de oleo, troco 2 vezes por ano a cada 6 meses porque não chego na kilometragem, rodo pouco.
Se eu colocar um oleo mais barato, a diferença por ano vai ser quase nada, eu prefiro colocar um oleo de melhor qualidade do que economizar quase nada.
 

gabrielm

Novato
eu pago 32,00 o litro do mobil super 5w40. filtro pago 15,00 tambem....nunca achei esse oleo mais barato...sempre por esse preço; até na internet.
 

Agnão

Novato
Meu motor tá c/ 97.000 km, o ex dono mandava mineral...
To usando 15/50w Shell Helix + Molycote + filtro, tá perfeito...
To pensando na próxima, mandar um 15/40w, menos que isso não arrisco, pq como falei, o ex dono, mandava mineral...
Abs.
 

Cfacioli

Membros VIP
Agnão disse:
Meu motor tá c/ 97.000 km, o ex dono mandava mineral...
To usando 15/50w Shell Helix + Molycote + filtro, tá perfeito...
To pensando na próxima, mandar um 15/40w, menos que isso não arrisco, pq como falei, o ex dono, mandava mineral...
Abs.

Pode ir usando sem problemas, troque a cada 3 ou 4 meses.

Obs> O que é esse molycote? É tipo o MILItec?
 

Felipepk

Novato
Ok, é tipo o militec, o molycote é um condicionador de metal o que ele faz e diminuir o atrito internamente, só pra ter idéia ele não pode ser usado em moto por causa do disco que trabalha dentro do oleo começa a patinar, em carros uso á tempo descobri ele nos km de arrancada la no sul, aumenta a vida util dos motores, da impressão que muda o barulho fica mais silencioso, eu uso no meu oleo 15w40 elaion mineral e o um tubo de molykote troco com 5000km e filto tb, o oleo sai bom, to com 3000km, coloquei oleo deixei no maximo da vareta abaixou um pouco até agora do jeito que vai não precisarei nem completar com 5000, o produto é bom e eu uso á 2 anos.
 

Agnão

Novato
Sempre usei Molykote e recomendo, já usei o Militec tbm, a diferença é que o Militec custa uns 70,00 e o Molycote paguei 22,00 nessa útima troca, diferença boa né, hehehehehe...
 
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