Cfacioli
Membros VIP
Pessoal, boa tarde!
Sou novo no fórum e recentemente comprei meu A3 de um membro aqui do fórum (A3 1.8 T 150cvs 2006).
Li várias coisas sobre óleo e filtro aqui e de acordo com experiências minhas e tirei as seguintes conclusões...
O manual diz o seguinte:
Recomendado:
A- óleos sintéticos: VW 500 00 ou VW 502 00
B- óleos multiuso (mineral ou semi sintético): VW 501 01
Aceitável (grande maioria dos mineirais mais finos, seja 15w40, 10w40, 15w50):
ACEA A2 ou A3.
Portanto, a maioria dos óleos "servem". Claro que tem várias questões, mas na PRÁTICA, não influenciam tanto na durabilidade do motor (claro, respeitando algumas questões). O que resume é que óleo bom é óleo NOVO, como já foi dito aqui.
EU particularmente não gosto muito de óleos sintéticos, pq "induzem" a manter o óleo muito tempo no motor, e para quem anda pouco (cerca de 1000km por mês) não compensa... pois quando chegar o intervalo da troca, mesmo o óleo estando dentro do intervalo de quilometragem permitido, já está com suas características comprometidas.
Tenham em mente que óleo VENCE dentro do motor, ele contamina e OXIDA, perdendo suas propriedades. E esse intervalo tanto faz seja em sintético ou mineral. Algumas fontes indicam que o prazo é de 04 meses. Logo, é um erro grande colocar um óleo sintético caro para quem vai trocar o mesmo a cada ano por exemplo. É melhor num caso desse colocar um mineral bom e trocar a cada 03 meses. A prática confirma isso.
Óleo para motores diesel modernos
Outra coisa... Óleo mineral premium para motores DIESEL modernos, exemplo o TOP TURBO (15w40) da BR.
Esses óleos são projetados para uso SEVERO em caminhões turbinados, e recomendam a troca nesse caso com até 45000 km. Muita coisa não? Ainda mais em motores que funcionam quase que 100% do tempo com carga total. Lembro que já foi o tempo de motores diesel com construção antiga, vide esses motores mwm novos (multivalvulados inclusive) que geram cavalaria semelhante a carros de mesma capacidade volumétrica que usam gasolina.
Já vi muita gente usando esse óleo em carros turbo adaptados, e relatando maravilhas de desempenho com ele; Se vcs lerem as especificações, verão que ele atende às especificações ACEA A2, e têm grande aditivação e poder de limpeza/etc.
Vale muito pensar no caso. Muitas empresas especializadas em troca de óleo vendem esse aí a cerca de R$ 8,00 o litro A GRANEL.
Óleo para motor Diesel tem um mundo de aditivos , na prática é muito bom colocado no motor de velas. Dura demais sem exigir troca, limpa bem, não é facilmente contaminado por gasolina ruim, e o rendimento do motor, só experimentando para ver como fica redondo.
Filtro:
filtro longo x curto
De acordo com técnico da MANN, não há diferença de FLUXO entre os dois, tanto que o curto PODE ser utilizado. O que muda é só tamanho do elemento filtrante, q no caso do modelo maior, garante que ele vai preservar suas características de filtragem por mais tempo). Aqui em Uberlandia, já não encontrei o modelo longo, só o curto. Inclusive fui informado que esse longo será (foi) descontinuado por algumas fábricas.
Resumo: Se você vai trocar em intervalos mais curtos para manter o óleo novo, pra que colocar o longo que custa 04 x mais?
Bom acho q é isso... espero que ajude!
Abs
Sou novo no fórum e recentemente comprei meu A3 de um membro aqui do fórum (A3 1.8 T 150cvs 2006).
Li várias coisas sobre óleo e filtro aqui e de acordo com experiências minhas e tirei as seguintes conclusões...
O manual diz o seguinte:
Recomendado:
A- óleos sintéticos: VW 500 00 ou VW 502 00
B- óleos multiuso (mineral ou semi sintético): VW 501 01
Aceitável (grande maioria dos mineirais mais finos, seja 15w40, 10w40, 15w50):
ACEA A2 ou A3.
Portanto, a maioria dos óleos "servem". Claro que tem várias questões, mas na PRÁTICA, não influenciam tanto na durabilidade do motor (claro, respeitando algumas questões). O que resume é que óleo bom é óleo NOVO, como já foi dito aqui.
EU particularmente não gosto muito de óleos sintéticos, pq "induzem" a manter o óleo muito tempo no motor, e para quem anda pouco (cerca de 1000km por mês) não compensa... pois quando chegar o intervalo da troca, mesmo o óleo estando dentro do intervalo de quilometragem permitido, já está com suas características comprometidas.
Tenham em mente que óleo VENCE dentro do motor, ele contamina e OXIDA, perdendo suas propriedades. E esse intervalo tanto faz seja em sintético ou mineral. Algumas fontes indicam que o prazo é de 04 meses. Logo, é um erro grande colocar um óleo sintético caro para quem vai trocar o mesmo a cada ano por exemplo. É melhor num caso desse colocar um mineral bom e trocar a cada 03 meses. A prática confirma isso.
Óleo para motores diesel modernos
Outra coisa... Óleo mineral premium para motores DIESEL modernos, exemplo o TOP TURBO (15w40) da BR.
Esses óleos são projetados para uso SEVERO em caminhões turbinados, e recomendam a troca nesse caso com até 45000 km. Muita coisa não? Ainda mais em motores que funcionam quase que 100% do tempo com carga total. Lembro que já foi o tempo de motores diesel com construção antiga, vide esses motores mwm novos (multivalvulados inclusive) que geram cavalaria semelhante a carros de mesma capacidade volumétrica que usam gasolina.
Já vi muita gente usando esse óleo em carros turbo adaptados, e relatando maravilhas de desempenho com ele; Se vcs lerem as especificações, verão que ele atende às especificações ACEA A2, e têm grande aditivação e poder de limpeza/etc.
Vale muito pensar no caso. Muitas empresas especializadas em troca de óleo vendem esse aí a cerca de R$ 8,00 o litro A GRANEL.
Óleo para motor Diesel tem um mundo de aditivos , na prática é muito bom colocado no motor de velas. Dura demais sem exigir troca, limpa bem, não é facilmente contaminado por gasolina ruim, e o rendimento do motor, só experimentando para ver como fica redondo.
Filtro:
filtro longo x curto
De acordo com técnico da MANN, não há diferença de FLUXO entre os dois, tanto que o curto PODE ser utilizado. O que muda é só tamanho do elemento filtrante, q no caso do modelo maior, garante que ele vai preservar suas características de filtragem por mais tempo). Aqui em Uberlandia, já não encontrei o modelo longo, só o curto. Inclusive fui informado que esse longo será (foi) descontinuado por algumas fábricas.
Resumo: Se você vai trocar em intervalos mais curtos para manter o óleo novo, pra que colocar o longo que custa 04 x mais?
Bom acho q é isso... espero que ajude!
Abs