eric

Membro
Galera, deixa eu deixar um depoimento que pode ser útil para alguém.
Meu A3 estava rodando normalmente, sem nenhum problema aparente, até que o óleo do motor vazou todo pro radiador e reservatório de expansão.
Achei que tinha perdido o motor, mas depois de algumas pesquisas aqui, e de ver que a junta do cabeçote estava normal, descartei, apesar do mecânico jurar que era a junta e que teria que fazer a parte de cima.
Chequei a conclusão que seria o resfriador de óleo, e fui no lugar certo. Troca do resfriador realizada, tudo ok aparentemente.
Resolvido esse problema, o carro começou a ferver. Troquei a central que fica em baixo da bateria, o carro rodou uns dois dias e ferveu novamente.
Meus conectores da ventoinha estavam quebrados, os troquei achando que era mal contato e nada. O carro estava fervendo e o fusível das ventoinhas (em cima da bateria) estava entrando em curto, a ponto de derreter a capinha do fusível.
Como tinha feito o reparo na ventoinha a pouco tempo, pensei que podia ser a ventoinha. Troquei a ventoinha e nada. Nesse ponto, na hora que a ventoinha armava o fusível estourava.
Já estava ficando preocupado porque tudo foi trocado, só faltava o chicote. Pô, será que o curto está no chicote, por isso que o fusível está estourando? pensei....
Retirei as ventoinhas, fiz as ligações, e fiz a ligação direta no interruptor térmico, com as ventoinhas fora do motor.
Ok, funcionou perfeitamente. As deixei ligadas por mais de dois minutos, e o fusível esquentou pouco, o normal, não partiu e não surgiu nenhum problema.
Então, após trocar tudo, só faltava uma peça a ser trocada e que não fez parte do teste, pois fiz a ligação direta no conector do interruptor térmico: FALTAVA O INTERRUPTOR TÉRMICO, CONHECIDO COMO CEBOLÃO.
Fiz a troca e já rodei bastante e a princípio está ok.
Nunca pensei que pudesse ser o interruptor, fui primeiro na central debaixo da bateria pq é o que apresenta problema. Até o vendedor falou que vende o interruptor mas é uma peça que não dá manutenção, costuma durar a vida inteira.
Mas era o infeliz que estava fazendo o carro ferver pq ele estava em curto e na hora que chegava aos 92ºC, (diga-se de passagem que a temperatura estava normal no painel, ele armava no momento correto), dava o contato para armar a ventoinha, mas como estava em curto, o fusível partia, isso quando ele não derretia completamente, o que aconteceu mais de uma vez.
Então, resumindo, o interruptor térmico em curto fazia o fusível queimar e, consequentemente, as ventoinhas não armavam e o carro fervia.
 

MONGS

Novato
meu audi a3 1.8t 180cv 2001 quando ando com ele a médias/altas rotações e estaciono em casa quando chego ja chegou a sair fumaça do motor algumas vezes. Amanhã vou levar na casa de radiadores para ver o que eles me dizem! Se alguem souber o que é ou pode ser me avisem por favor! Valeu.
 

eric

Membro
Amigo MONGS, isso pode ser várias coisas. Pode ser óleo pingando como já foi dito, pode ser uma lavagem de motor que se utilizou diesel e quando aquece cria fumaça, vazamento coletor de escapamento. Tenta rastrear a origem da fumaça, de onde ela está partindo, frente ou parte de trás do motor, por exemplo. Vai eliminando possibilidades. Acompanha a temperatura no painel, se a agua do reservatório de expansão está abaixando, se alguma mangueira está vazando, aí vc elimina o arrefecimento. É o que eu posso te dizer. Faça isso antes de levar em um mecânico, pois, eles não são muito confiáveis.
 

MONGS

Novato
Valeu pessoal depois de semanas ja descobri que a ventoinha não estava acionando por causa da tampa do reservatório sem pressão e que a fumaça era da embreagem que agora vou ter que fazer e não sei qual peças usar!
 
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