eric
Membro
Galera, deixa eu deixar um depoimento que pode ser útil para alguém.
Meu A3 estava rodando normalmente, sem nenhum problema aparente, até que o óleo do motor vazou todo pro radiador e reservatório de expansão.
Achei que tinha perdido o motor, mas depois de algumas pesquisas aqui, e de ver que a junta do cabeçote estava normal, descartei, apesar do mecânico jurar que era a junta e que teria que fazer a parte de cima.
Chequei a conclusão que seria o resfriador de óleo, e fui no lugar certo. Troca do resfriador realizada, tudo ok aparentemente.
Resolvido esse problema, o carro começou a ferver. Troquei a central que fica em baixo da bateria, o carro rodou uns dois dias e ferveu novamente.
Meus conectores da ventoinha estavam quebrados, os troquei achando que era mal contato e nada. O carro estava fervendo e o fusível das ventoinhas (em cima da bateria) estava entrando em curto, a ponto de derreter a capinha do fusível.
Como tinha feito o reparo na ventoinha a pouco tempo, pensei que podia ser a ventoinha. Troquei a ventoinha e nada. Nesse ponto, na hora que a ventoinha armava o fusível estourava.
Já estava ficando preocupado porque tudo foi trocado, só faltava o chicote. Pô, será que o curto está no chicote, por isso que o fusível está estourando? pensei....
Retirei as ventoinhas, fiz as ligações, e fiz a ligação direta no interruptor térmico, com as ventoinhas fora do motor.
Ok, funcionou perfeitamente. As deixei ligadas por mais de dois minutos, e o fusível esquentou pouco, o normal, não partiu e não surgiu nenhum problema.
Então, após trocar tudo, só faltava uma peça a ser trocada e que não fez parte do teste, pois fiz a ligação direta no conector do interruptor térmico: FALTAVA O INTERRUPTOR TÉRMICO, CONHECIDO COMO CEBOLÃO.
Fiz a troca e já rodei bastante e a princípio está ok.
Nunca pensei que pudesse ser o interruptor, fui primeiro na central debaixo da bateria pq é o que apresenta problema. Até o vendedor falou que vende o interruptor mas é uma peça que não dá manutenção, costuma durar a vida inteira.
Mas era o infeliz que estava fazendo o carro ferver pq ele estava em curto e na hora que chegava aos 92ºC, (diga-se de passagem que a temperatura estava normal no painel, ele armava no momento correto), dava o contato para armar a ventoinha, mas como estava em curto, o fusível partia, isso quando ele não derretia completamente, o que aconteceu mais de uma vez.
Então, resumindo, o interruptor térmico em curto fazia o fusível queimar e, consequentemente, as ventoinhas não armavam e o carro fervia.
Meu A3 estava rodando normalmente, sem nenhum problema aparente, até que o óleo do motor vazou todo pro radiador e reservatório de expansão.
Achei que tinha perdido o motor, mas depois de algumas pesquisas aqui, e de ver que a junta do cabeçote estava normal, descartei, apesar do mecânico jurar que era a junta e que teria que fazer a parte de cima.
Chequei a conclusão que seria o resfriador de óleo, e fui no lugar certo. Troca do resfriador realizada, tudo ok aparentemente.
Resolvido esse problema, o carro começou a ferver. Troquei a central que fica em baixo da bateria, o carro rodou uns dois dias e ferveu novamente.
Meus conectores da ventoinha estavam quebrados, os troquei achando que era mal contato e nada. O carro estava fervendo e o fusível das ventoinhas (em cima da bateria) estava entrando em curto, a ponto de derreter a capinha do fusível.
Como tinha feito o reparo na ventoinha a pouco tempo, pensei que podia ser a ventoinha. Troquei a ventoinha e nada. Nesse ponto, na hora que a ventoinha armava o fusível estourava.
Já estava ficando preocupado porque tudo foi trocado, só faltava o chicote. Pô, será que o curto está no chicote, por isso que o fusível está estourando? pensei....
Retirei as ventoinhas, fiz as ligações, e fiz a ligação direta no interruptor térmico, com as ventoinhas fora do motor.
Ok, funcionou perfeitamente. As deixei ligadas por mais de dois minutos, e o fusível esquentou pouco, o normal, não partiu e não surgiu nenhum problema.
Então, após trocar tudo, só faltava uma peça a ser trocada e que não fez parte do teste, pois fiz a ligação direta no conector do interruptor térmico: FALTAVA O INTERRUPTOR TÉRMICO, CONHECIDO COMO CEBOLÃO.
Fiz a troca e já rodei bastante e a princípio está ok.
Nunca pensei que pudesse ser o interruptor, fui primeiro na central debaixo da bateria pq é o que apresenta problema. Até o vendedor falou que vende o interruptor mas é uma peça que não dá manutenção, costuma durar a vida inteira.
Mas era o infeliz que estava fazendo o carro ferver pq ele estava em curto e na hora que chegava aos 92ºC, (diga-se de passagem que a temperatura estava normal no painel, ele armava no momento correto), dava o contato para armar a ventoinha, mas como estava em curto, o fusível partia, isso quando ele não derretia completamente, o que aconteceu mais de uma vez.
Então, resumindo, o interruptor térmico em curto fazia o fusível queimar e, consequentemente, as ventoinhas não armavam e o carro fervia.