Sistema de Arrefecimento / Válvula Termostática

Bom dia Pessoal, preciso de uma ajuda do pessoal aqui. Tenho um Audi A3 1.8T 180cv 2000/2000, minha duvida é a seguinte.

A uma semana atrás efetuei a limpeza do sistema de arrefecimento, porem para titulo de informação meu Velocimetro esta meio zuado e preciso fazer uma manutenção nele, pois não esta marcando corretamente as vezes, e as vezes volta ao normal do nada. Bom vamos lá, depois que efetuei a limpeza do sistema de arrefecimento notei que via velocimentro a temperatura dele as vezes tem um queda quando estou dirigindo na BR, mais tenho feito o controle da temperatura pelo Climatronic do A/C, os valores de temperatura apresentados pelo Climatronic são, BR liquido de arrefecimento trabalha entre 75 e 85 graus e temperatura cravada em 90 graus, quando entro na cidade o liquido de arrefecimento já trabalha entre 85 a 95 graus (95/96 graus aciona o primeiro estagio da ventoinha) e temperatura cravada nos 90 graus, como disse todas essas informações venho medindo pelo climatronic, minha pergunta é se o climatronic é 100% confiável ou necessito verificar e substituir a válvula termostática? também medi os valores do liquido de arrefecimento e acionamento da ventoinha via OBD2 Torque e também bate em 95/96 graus o acionamento da ventoinha, só não estou conseguindo medir a temperatura do motor via OBD2 Torque.

Se alguém puder me ajudar fico grato.
 

ABoehringer

Membro
Vamos lá, isso tá com cara que seu carro está sem válvula termostática, á principio o eletroventilador está acionando corretamente, pode ser que essa variação seja devido ao seu problema do painel, as vezes não é só o velocímetro que está danificado, o mostrador de temperatura também, mas do mesmo jeito eu verificaria a valvula termostática, no meu tive o mesmo problema, quando comprei, o antigo dono não tinha valvula termostática, andando na BR pé em baixo, temperatura começava a baixar
 
Anderson Boehringer disse:
Vamos lá, isso tá com cara que seu carro está sem válvula termostática, á principio o eletroventilador está acionando corretamente, pode ser que essa variação seja devido ao seu problema do painel, as vezes não é só o velocímetro que está danificado, o mostrador de temperatura também, mas do mesmo jeito eu verificaria a valvula termostática, no meu tive o mesmo problema, quando comprei, o antigo dono não tinha valvula termostática, andando na BR pé em baixo, temperatura começava a baixar
Então, na verdade acho que não me fiz entender na minha duvida, entendo que o acionamento do eletroventilador esta ocorrendo no devido tempo também, porem devido ao meu painel estar com problemas nas quatros medições (Giro, Velocidade, Combustível e Temperatura (tanto que quando ligo o carro frio o marcador de temperatura já inicia nos 70graus, esta desregulado ele) porem quando estou na BR a temperatura acaba baixando no painel, mas no climatronic a mesma permanece cravada em 90 graus, ela nunca baixa e nem sobe de 90graus no climatronic mesmo em BR quanto em cidade, minha duvida é se o climatronic é 100% confiável em sua medição, acredito que meu problema maior seja o painel mesmo, porem como meu veiculo é ano 2000 vou trocar de qualquer forma a válvula termostática, entendo como prevenção para não haver uma futura correção. mas minha duvida principal é se o climatronic usada na função scanner é 100% confiável em suas medições.
 

DIEDE

Moderador
Os valores do painel são adaptados. A leitura real é a do climatronic.
No meu carro o painel só mantém os 90°C até 78°C. Se bate 77° já começa a cair no painel.
Seu carro ou está sem termostática, ou com ela travada aberta, ou com o oring ben ruim deixando passar água...
 
Beleza, vou levar para trocar a válvula termostatica dele, só mais uma dúvida, ele depois de aquecido trabalhar em 90graus cravados todo tempo sem oscilar é normal certo? Pelo que entendi 90graus é a temperatura correta e deve ser constante depois de aquecido.

DIEDE disse:
Os valores do painel são adaptados. A leitura real é a do climatronic.
No meu carro o painel só mantém os 90°C até 78°C. Se bate 77° já começa a cair no painel.
Seu carro ou está sem termostática, ou com ela travada aberta, ou com o oring ben ruim deixando passar água...
 

DIEDE

Moderador
Sim, o correto é ficar cravado em 90°C, mas no painel.
No climatronic vai oscilar.
No meu carro, em rodovia, marcando 10°C de temperatura externa, lembro de estar 88°C no climatronic.
Na cidade, com trânsito parado chega a 105..107°C.
 
No meu a temperatura do motor fica gravada em 90graus, já a temperatura do liquido de arrefecimento na BR fica entre 75 e 85graus , na cidade na média de 85 a 95 graus que é quando aciona o eletrovrntilador,mais a temperatura do motor nunca baixa e sempre 90, que coisa hein.


DIEDE disse:
Sim, o correto é ficar cravado em 90°C, mas no painel.
No climatronic vai oscilar.
No meu carro, em rodovia, marcando 10°C de temperatura externa, lembro de estar 88°C no climatronic.
Na cidade, com trânsito parado chega a 105..107°C.
 
Amigo,minha dúvida não era referente a temperatura do painel, tanto que como explico o meu Esta com problemas e sei qhe aquela temperatura e somente um balizador, minha dúvida era se o climatronic é 100% correto, somente isso, se cometi algum equívoco aqui no blog de vocês, de verdade peço desculpas.

JulioRJ disse:
parabéns, acho que com essa, respondemos essa questão do painel em 90º pela 1.000 vez... :parede: :parede: :parede:
 

JulioRJ

Membro
everton silva disse:
Amigo,minha dúvida não era referente a temperatura do painel, tanto que como explico o meu Esta com problemas e sei qhe aquela temperatura e somente um balizador, minha dúvida era se o climatronic é 100% correto, somente isso, se cometi algum equívoco aqui no blog de vocês, de verdade peço desculpas.
eu te entendo... a culpa é nossa mesmo por ser tolerante. isso aí já foi respondido inúmeras vezes... porém ninguém usa a busca. ou quem usa não consegue/não sabe usar acaba abrindo um tópico...

por isso q é um forum e não é blog/facebook. aqui a gente guarda informações de forma organizada pra não acontecer isso rsrs o problema é q se nego modera demais a galera fica puta, eis o homem e seus problemas! onde tem ser humano tem problema kkkk

abraço!
 
Boa tarde galera. Peguei um a3 2000 1.8, no dia o dono já me disse q ele tava com problema em uma ventoinha. Bom como eu gosto de mexer, descobri q as 2 estão queimada, chega corrente normal até os plugs das 2, mais nenhuma liga.
E também estão usando um cebolao q não sei de qual carro, só possui 2 pólos, só q pra isso fizeram uma gambiarra nos fios pra usar esse cebolao. Pelo q entendi, as ventoinhas estão funcionando apenas com 1 velocidade, provavelmente a segunda (não sei pq nenhuma ligou kkkk).
Procurei aqui pelo fórum mais não encontrei a informação q preciso, se alguém puder tirar algumas fotos do cebolao original dele, do plug do cebolao e de onde vem o fio dele, agradeço muito, pois vou comprar o original e desfazer a gambiarra, só q já tenho alguns plugs "sobrando" próximo a bateria e pode ser q algum deles seja o do cebolao.
Abraço a todos.
E o fórum é ótimo, muita informação, galera gente boa.
 
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