Pessoal bom dia, sou novo no forum se eu estiver postanto em lugar inadequado favor me direcionar ao correto, mas enfim vamos lá.
Certo dia liguei meu carro e acusou no painel a falta de água no reservatório, como não estava em casa, verifiquei o nivel da água no reservatório que estava bom e resolvi partir. Ao chegar em casa o carro chegou a 100º sem acionamento da ventoinha e houve um vazamento de água assim que eu cheguei em casa, o mais curioso foi que a agua estava fria. Como não houve acionamento da ventoinha, deixei o motor ligado para ver se acionava no segundo estágio, o que aconteceu aos 110º somente a ventoinha do ar condicionado. Mandei o carro pra eletro, segundo o eletricista a ventoinha do radiador estava com a resistencia queimada e o modulo na estava enviando o sinal a mesma, e que dava para corrigir. O problema foi resolvido mas segundo ele o carro ainda demorava para acionar a ventoinha. Resolvi fazer uma revisão no sistema de arrefecimento, foi feita a limpeza de todo o sistema e a troca do reservatório. Ao ligar o carro o problema continuou, o carro acionava as duas ventoinhas já no segundo estágio aos 110º.Oberservei que a mangueira que entra no radiador estava fervendo e a que sai não estava quente somente com uma temperatura amena. Mandei a um mecânico de confiaça que fez a retirada da valvula termostática e a mesma estava funcionamento adequado, fez a retirada da bomba d'água e bingo, a mesma estava com os rotores de plástico quebrado. Fiz a substituição das duas peças e correia dentada só pra aproveitar a mão de obra. Problema resolvido, o carro não passa dos 90º. Porém o painel acusa o mesmo erro de falta de água no reservátorio, fiz o uso do carro dois dias seguidos e agua está no nivel desejado, fiz o teste das ventoinhas e somente a ventoinha do ar condicionado aciona aos 92º com uma rotação menor (como se ela estivesse atuando no primeiro estágio) e a ventoinha (radiador) não testei ainda o funcionamento. Próximos passos vou levar o carro na eletro novamente e pedir para revisar o trabalho que foi feito pois acredito que ele possa ter invertido os comandos das ventoinhas, substituir os sensores de temperatura e do reservatório. Pessoal preciso da opnião de vcs pra saber se estou no caminho correto, ou se estou deixando algum ponto importante para trás.
Desculpem pelo tamanho do texto.
Certo dia liguei meu carro e acusou no painel a falta de água no reservatório, como não estava em casa, verifiquei o nivel da água no reservatório que estava bom e resolvi partir. Ao chegar em casa o carro chegou a 100º sem acionamento da ventoinha e houve um vazamento de água assim que eu cheguei em casa, o mais curioso foi que a agua estava fria. Como não houve acionamento da ventoinha, deixei o motor ligado para ver se acionava no segundo estágio, o que aconteceu aos 110º somente a ventoinha do ar condicionado. Mandei o carro pra eletro, segundo o eletricista a ventoinha do radiador estava com a resistencia queimada e o modulo na estava enviando o sinal a mesma, e que dava para corrigir. O problema foi resolvido mas segundo ele o carro ainda demorava para acionar a ventoinha. Resolvi fazer uma revisão no sistema de arrefecimento, foi feita a limpeza de todo o sistema e a troca do reservatório. Ao ligar o carro o problema continuou, o carro acionava as duas ventoinhas já no segundo estágio aos 110º.Oberservei que a mangueira que entra no radiador estava fervendo e a que sai não estava quente somente com uma temperatura amena. Mandei a um mecânico de confiaça que fez a retirada da valvula termostática e a mesma estava funcionamento adequado, fez a retirada da bomba d'água e bingo, a mesma estava com os rotores de plástico quebrado. Fiz a substituição das duas peças e correia dentada só pra aproveitar a mão de obra. Problema resolvido, o carro não passa dos 90º. Porém o painel acusa o mesmo erro de falta de água no reservátorio, fiz o uso do carro dois dias seguidos e agua está no nivel desejado, fiz o teste das ventoinhas e somente a ventoinha do ar condicionado aciona aos 92º com uma rotação menor (como se ela estivesse atuando no primeiro estágio) e a ventoinha (radiador) não testei ainda o funcionamento. Próximos passos vou levar o carro na eletro novamente e pedir para revisar o trabalho que foi feito pois acredito que ele possa ter invertido os comandos das ventoinhas, substituir os sensores de temperatura e do reservatório. Pessoal preciso da opnião de vcs pra saber se estou no caminho correto, ou se estou deixando algum ponto importante para trás.
Desculpem pelo tamanho do texto.