Sensor Park do Câmbio

russo

Novato
Meu carro só da a partida se o câmbio estiver no neutro, alguém sabe onde fica o sensor park do câmbio automatico da Audi A3?
 

della

Membro
Cara, a chave chega a virar ou o miolo fica travado, como se estivesse com alguma marcha engatado?
 

russo

Novato
della, a chave vira normalmente, o miolo não fica travado mas o carro não liga. O motor de arranque não funciona. Se pisar no freio e jogar para o N o carro funciona normalmente. Eu dei uma pesquisa e li alguns relatos parecidos com outras marcas. Alguns dizem que é mau contato nesse sensor park outros que pode ser o interruptor de segurança do câmbio automático mas pelo que entendi se fosse esse interruptor ele não pegaria também no N. Eu li em um site especializado em cambio automático que pode acontecer de escapar esse sensor, inclusive, citou um outro sensor do tiptronic que também pode escapar e essa função não funcionar no câmbio. No Audi eu estou buscando a informação, onde se localizam esses sensores. Imagino que ficaria dentro da alavanca do câmbio. abraço.
 

della

Membro
Pois é russo, realmente já ouvi falar que existe um sensor de posição no manete do cambio auto, alguém aqui comentou que na esteira do manete tem uma chapinha que é responsável por indicar esta posição, mas só estou especulando... Conheço alguém que pode te ajudar, vou mandar o telefone por MP.
 

russo

Novato
della disse:
Pois é russo, realmente já ouvi falar que existe um sensor de posição no manete do cambio auto, alguém aqui comentou que na esteira do manete tem uma chapinha que é responsável por indicar esta posição, mas só estou especulando... Conheço alguém que pode te ajudar, vou mandar o telefone por MP.

Valeu della, peguei sua MP, vou entrar em contato com ele. Hoje percebi que quando o carro esta ligado no park no painel acusa que esta na Ré, a luz de ré acende porém o carro não anda, de fato pelo sua especulação, é possível que houve algum problema na esteira. abs.
 

russo

Novato
Foi feito o diagnóstico digital, não apresentou avarias.

Então foi sugerido um defeito mecânico como uma regulagem na chave seletora ou verificação do cabo.

Sendo assim o carro foi levado ate a concessionária onde foi constatado que esses itens estão em seu funcionamento normal.

O carro tem 43.000km originais, ano passado eu fiz uma manutenção no cambio onde foi feito a troca do óleo Pentosin, filtro e bomba de óleo, conversor de torque e Master Kit.

Não posso afirmar com certeza mas a impressão que tive antes de apresentar esse problema é que a esteira "enrrugou" quando estava estacionado e fui passar do Drive para o Park, não engatou de imediato, sendo assim não forcei, coloquei no Neutral e tentei novamente e logo após o engate foi feito normalmente para o Park. A partir desse evento o carro apresentou esse problema de não dar contato no Park.

Ao chegar na concessionária, o consultor técnico colocou a alavanca no 1 para ver se a esteira não estava travando, logo após aberto onde foi conferido a chave seletora e o cabo foi verificado tb que a esteira esta em seu funcionamento normal.

Esta dificil encontrar o problema.
 

della

Membro
Que zica hein russo...
A esteira do meu zuou uma vez, ficou toda encavalada, mas dava pra engatar normalmente...

Que estranho com menos de 43000Km vc precisou fazer essa manutenção pesada no cambio, até o conversor de torque!!! Por quê?
 

Tang

Membro
Russo,

Eu já troquei a esteira do meu, no caso eu importei uma esteira do A4, que ao adaptar na cx da esteira original, havia um ímã no original que no novo não tinha e nisso não entrava na função tiptronic.

Importei a esteira correta nova e troquei, aí passou a funcionar tudo novamente. Se já foram feitos os testes na chave seletora, acho estranho não acharem o problema.
Ali na parte de cima onde indica e acende a luz da marcha engrenada, vai uma placa, um circuito eletrônico. Pelo que ocorreu comigo com relação ao tiptronic, eu acredito que esta placa é responsável por receber o sinal de posição da alavanca e repassar a central do câmbio. Pode ser que algum contato ali esteja ruim ou o magnético (imã) de um dos pontos se perdeu.

Veja esta material. Aqui pode estar a solução para o teu problema.

http://forums.audiworld.com/showthread.php?t=1719743
(a propósito, garagem pobre a atual do cara que postou isso né ...só um 996 turbo S e uma cayenne turbo s)
 

Tang

Membro
Russo,

Pesquisando melhor, vi que pode ser apenas problema no ajuste do cabo ou do próprio esquema do Shift Lock.


Eu imprimi em PDF as páginas referentes a transmissao auto 01M e 09A (tiptronic) do Manual Bentley pra VW e fiz upload no site abaixo ....acesse o link e vá no botão vermelho (download), digite o código e baixe o pdf.

Nele vc vai encontrar toda a referência para ajuste do seu tiptronic, seja o shift lock ou ajuste do cabo para a seleção de marchas funcionar corretamente. Espero que ajude.

http://pdfcast.org/pdf/01m-and-09a-tipt ... and-adjust

abs!
 

russo

Novato
Eu fiz essa manutenção no cambio por conta própria, tenho um GTi que me deu uma série de problemas com o câmbio e como ja tinha esse kit resolvi efetuar a troca. Algumas peças do cambio que retirei da Audi coloquei no Golf, ou seja, ao invés de zerar o câmbio do Golf resolvi zerar o da Audi pois é um carro que pretendo ficar um bom tempo por ser de fino trato, forro do teto zerado, painel sem descascados, carro com todas revisões feitas na Caraiga até os 40.000km O câmbio esta zero, as peças todas originais novas, com menos de 3000km.

Virgilio, muito obrigado pelo material, esse caminho da sua segunda postagem foi mais ou menos o primeiro diagnóstico que recebi onde levei o carro na Motor Max através de recomendações, o dono é um engenheiro mecânico que ja trabalhou em montadora. Lá passaram um aparelho especifico para o câmbio, foi feito um diagnóstico digital para obter um levantamento de falhas através do uso do computador e de testes reais feitos no carro. Foi estudado o banco de dados para confrontar com o sintoma observado. Nada foi encontrado, sem erros.

A partir dai foi afirmado que a falha seria mecânica, segundo ele, no cabo. Uma ajuste ou alguma avaria nele. Disse que teria que desmontar o console do cambio e uma parte do motor para verificar o cabo. Como ele só pega serviços de segunda e terça e fui na quarta a tarde resolvi agendar na quinta feira para levar o carro na concessionaria porque esse cara disse que caso fosse alguma avaria no cabo, a alavanca poderia ficar frouxa e não engataria mais nenhuma marcha.

Havia consultado um consultor técnico da Sorana recomendado pelo della e la na Caraiga disseram a mesma coisa que o possivel problema seria uma regulagem na chave seletora. (não falaram nada sobre o cabo).

La na concessionaria desmontaram o console, conferiram o cabo e a chave seletora e disseram que esta tudo OK. O consultor técnico disse que provalvelmente seria algum problema eletronico, que precisaria ficar com o carro mais tempo para poder diagnosticar.

Vendo esse esquema que o Tang postou, fiquei na dúvida porque na concessionaria eles só abriram o console do câmbio e afirmaram que o cabo esta em perfeito funcionamento e regulado. Mas como mostra no desenho e como o engenheiro citou teria que desmontar uma parte do motor para verificar o cabo em um tudo, pelo que compreendi.

Esse shift lock seria o que? o interruptor de segurança?

Obrigado pelas respostas. abs.
 

Tang

Membro
Russo,

Esse shift lock eh o interruptor de seguranca, que trava o cambio quando nao esta com a chave virada na ignicao.



Pedro,

O link que passei vai pra uma pagina onde tem um primeiro "download" em verde, ele eh um pega trouxa e tenta baixar um programa... se vc seguir mais abaixo na pagina, tem um botao "download" em vermelho.

Caso nao consiga, me passa teu e-mail que eu te envio.

Abraco!
 

Adryano

Novato
Alguém poderia me ajudar estou com um audi e não está dando partida e no painel aparece a msg engrene N ou P e não liga
 
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