Sangria de freio, procedimento correto.

halison

Membro
Qual é a maneira correta de sangrar os freios?
  • máquina pressurizada?
  • bombando o pedal?
  • precisaria conectar o aparelho de diagnóstico para sangrar a unidade do ABS?
  • sangria com o carro ligado e pisando no pedal de freio para pressurizar o sistema e jogar o ar para fora?
Problema:
1º pedal mole já, pisava até o fundo, o sistema tinha pressão para fazer os pneus cantarem (bem pouquinho) no asfalto, mas sem força para fazer travar/funcionar o ABS.

Verificado:
Mandei trocar o óleo de freio (bosh dot4, procedimento feito com máquina pressurizada), pastilhas trocadas e conferir o disco, tudo okay.

roxo

Moderador
Meus Caros,

O procedimento é feito com maquina, sem mistério vamos lá:

Coisa de mexanico ficar com esquema de bombar pelo pedal .. isso pode criar calosidade no cilindro mestre inutilizando-o e ar no sistema também. Eu aconselho a troca do fluido dentro do prazo de 12 meses e de 3 em 3 vc fazer um teste para ver se o fluido não foi contaminado (existe uma caneta de teste para isso).

Interessante e vc verificar toda parte de freio (pastilhas, discos, tubulações) e importante também e seguir os procedimentos corretos para a sangria ... carros com ABS tem uma sequencia de sangria por rodas...

André Brugnerotto

Hellspeed69

Sequence of operations
  • [size="-1"]‒ [/size]Connect up brake filling and bleeding appliance VAS 5234 or
    V.A.G 1869 A.
  • [size="-1"]‒ [/size]Detach protective cap at bleed screw of brake caliper and attach bleed hose of bleeder bottle to bleed screw.

Bleeding sequence

• 1 - Front left brake caliper
  • 2 - Front right brake caliper
  • 3 - Rear left brake caliper
  • 4 - Rear right brake caliper
  • [size="-1"]‒ [/size]With bleeder bottle hose attached, leave bleed screw open until the brake fluid which emerges is clear and free from bubbles.
  • [size="-1"]‒ [/size]Press brake pedal 5 times to assist bleeding process.
  • [size="-1"]‒ [/size]Tighten bleed screw to 10 Nm, detach bleed hose and attach protective cap to bleed screw.
  • [size="-1"]‒ [/size]Repeat bleeding procedure in stated sequence at other brake calipers.
  • [size="-1"]‒ [/size]Making allowance for pad wear, fill brake fluid reservoir as far as max. mark and screw on cap.
  • [size="-1"]‒ [/size]Start engine and check both brake pedal travel and pressure.
  • [size="-1"][/size]In the event of excessive pedal travel, check brake system for leaks/repeatbleeding procedure.

On completion of bleeding, perform test drive involving at least one ABS control operation at all four wheels.

Fonte Audiworkshop

prisco disse:
Com máquina é melhor pois não corre o risco de estragar o cilindro mestre!
Desenterrando esse post. Na sangria do sistema pode estragar mesmo o cilindro mestre? Pergunto pois é o segundo carro que levo pro mesmo mecânico fazer a troca de pastilhas e é o segundo carro que vem baixando fluído após a troca. Levei no mecânico e ele condenou o cilindro nas duas vezes. Na primeira vez não dei bola pois o carro já estava velhinho e acreditei no mecânico, porém agora no meu Audi estava tudo certinho nunca baixou o fluído de freio!

JulianoPorto90 disse:
Desenterrando esse post. Na sangria do sistema pode estragar mesmo o cilindro mestre? Pergunto pois é o segundo carro que levo pro mesmo mecânico fazer a troca de pastilhas e é o segundo carro que vem baixando fluído após a troca. Levei no mecânico e ele condenou o cilindro nas duas vezes. Na primeira vez não dei bola pois o carro já estava velhinho e acreditei no mecânico, porém agora no meu Audi estava tudo certinho nunca baixou o fluído de freio!
Acredito que esta baixando pois nao foi sangrado 100%. as vezes ficou um pouco de ar no sistema e ele pode estar voltando fazendo voltar.
(me corrija se estiver errado)

Danylo disse:
Acredito que esta baixando pois nao foi sangrado 100%. as vezes ficou um pouco de ar no sistema e ele pode estar voltando fazendo voltar.
(me corrija se estiver errado)
Acho que não é isso pois já completei mais de 500ml de fluído e o freio não está falhando nada só baixando mesmo. Se fosse ar no sistema não iria baixar tanto assim eu acho

JulianoPorto90 disse:
Acho que não é isso pois já completei mais de 500ml de fluído e o freio não está falhando nada só baixando mesmo. Se fosse ar no sistema não iria baixar tanto assim eu acho
já procurou por vazamentos?

Olha roda por roda, depois olha no cilindro mestre se nao tem alguma sujeira

Danylo disse:
já procurou por vazamentos?

Olha roda por roda, depois olha no cilindro mestre se nao tem alguma sujeira
Não procurei vazamentos ainda, nas rodas acredito que não seja pois se não iria aparecer na garagem. O mecânico tirou a mangueira de vácuo ali no tbi e me mostrou que tinha um pouco de fluído dentro (muito pouco) e condenou o cilindro mestre. Daí minha dúvida quanto a ele poder estragar na sangria incorreta pois já é o segundo carro.

Krustyy

Novato
O meu começou a baixar fluido também, vim ver se alguém tinha uma dica, faz 6 meses que efetuei a troca e já estava acusando nível baixo depois de 2 anos e 6 meses com o carro. Nas rodas em princípio não é, já que não apresenta nenhuma sujeira recente. Estou suspeitando dos cilindros de embreagem, vou dar uma verificada neles.