Rodas + Transmissão Automatica =

Uma das artes mais desfrutadas no setor automotivo, é a de modificar o carro, com RODAS ,
seja de Aro maiores com pneus de perfils menores possiveis , coloridas ,

só que em alguns casos . desfrutar dessa arte não pode ser muito vantajoso, para seu veiculo e o seu bolso ..
DODGE JOURNEY 2009,QUEBRA DO CONJUNTO PLANETARIO,
Vilão da historia , as rodas ..
De PORTO ALEGRE PARA SP
Conjunto Planetario R$: 6,000,00 na consessionaria

Pensem 2 vezes antes de usar uma roda em uma veiculo que possui transmissão automatica
FOTOS:
579236_471265259607659_1867492361_n.jpg

Estado do carter, pedaços da planetaria espalhados por ele
537711_469106529823532_3647522_n.jpg

Nem se ve mais o Imã .. um pouquinho da planetaria foi parar nele
625536_469106539823531_1676207975_n.jpg

Parte superiror da planetaria
69845_469106799823505_892051677_n.jpg

Parte inferior
5475_469106953156823_464255311_n.jpg

Sensor de Rotação, reteve uma parte da limalha causada pela quebra da planetaria
150470_469107023156816_403360771_n.jpg



kkkk pensem duas vezes, antes de por uma roda diferente em seu veiculo ......quebro mais coisa só nao tive tempo de tirar mais fotos ...

mais fotos ou duvidas ..
Abraço, se possivél uma forcinha curta minha pagina :D
https://www.facebook.../M.Transmissoes
 

della

Membro
Marinho,

De modo geral aprecio seus posts e comentários, mas este não curti.

Na boa, eu não concordo... cadê o embasamento técnico?

Eu mudei o aro do meu carro duas vezes, original era 15", depois fui para 18" e atualmente ando de 19", sempre mantendo o perímetro do pneu próximo ao original.

A diferença entre as atuais 19" e as OEM 15" é de apenas 2%, uso o carro com big wheels há quase três anos e já rodei mais de 40Kkm (meu carro é de uso diário) e a transmissão auto segue 100% em ordem.

Achei importante comentar, pois parece simples demais jogar a culpa de uma quebra dessas num jogo de rodas... parece desculpa esfarrapada de concessionária... o carro chega com rodões e cambio quebrado, pronto... desculpa perfeita para a css fugir da responsa...
 

DouglasM

Novato
Acho que o arrasto ajuda nesse caso . A roda grande não forjada é muito mais pesada que a pequena, mesmo com tamanho total parecido .

Abs !
 

gabrielm

Novato
sempre ouvi falar que rodas maiores faz sim todo o conjunto da transmissao trabalhar mais pesado...eu acredito que tenha relaçao sim...

eu prefiro nao arriscar colocar 18, 19...o carro nao foi feito pra andar com essa roda.
 

della

Membro
O negócio não é ficar só no "sempre ouvi falar" e sim dizer o "porquê" tecnicamente.
Não vejo motivos significativos se as dimensões do conjunto roda + pneu forem mantidos próximos ao OEM.
 

paulomko

Novato
Minhas humildes opiniões, se me permitirem....:

Opinião 1- Uma das variáveis seria a diferença de massa (Kg) que uma roda de um aro maior ou outro material teria em relação a uma de aro menor OEM, o qual provavelmente o eixo foi dimensionado para suportar. Essa variação poderia supostamente causar maior esforço ao eixo que não suportaria, ou reduz o tempo de vida útil...algo do tipo....

Opinião 2 - Aumentando o aro acaba por diminuir o perfil do pneu. quanto maior o aro mnenor o perfil do pneu...com uma espessura menor de borracha do pneu o mesmo tem uma menor absorção de impacto transmitindo maior impacto ao eixo do que com as rodas OEM para o qual foi projetado o eixo e tal......isso causaria um esforço muito maior no eixo que pode não suportar.....as vezes a margem de segurança nãoi suporta uma miudança muito brusca......

Lembrando que estou viajando aqui imaginando respostas a questão.......são apenas opiniões........ o que acham???

abs
 

djleob

Membro
Mudando a circunferência final do Pneu (perímetro) você muda toda a relação da transmissão. Aumentando-a, o resultado é que as marchas ficam menos "reduzidas", o que aumenta muito o esforço do sistema de transmissão.
 
É facil jogar a culpa nas rodas.
ta certo que consessionaria faz isso mesmo,pois diagnostico tecnico deles é,quebrado só outro novo,se veiculo tem roda ai eles aproveita.
maioria não procura saber o que o porque e como levou a quebra.. viu ta

acabou ocorrendo ali que , o veiuclo usufluia de uma roda aro 17, fez um up para 20 ficou bonito,cada roda ali pesa 25kg pra mais,com pneu.
o veiculo não tem saida, sai forçado como se stivesse sendo arrastado,
mais neste caso havia lubrificação,eletrônicamente não havia nem uma havaria .os kit de embreagens perfeitos não ouve queima.conversor de torque foi aberto zerado parte de estator, turbina ,rolamento fita do lock-up .
O veiculo tinha a roda desde 2011 segundo o dono,nesse tempo que passou, andando com veiculo .parrando em semaforos,lombadas buracos .. subidas ... não tem como tem veiculos que acaba não suportando toda essa carga

tava conversando com um pessoal , sobre isso hoje do mesmo jeito que estamos aqui ,e é aquela uns concorda outros discorda.
veiculo pode perder na saida mais ganha na rotomada da 2 marcha,
uma tala maior ajudam bastante na pista requisitos de curva aderencia estabilidade.

poxa aumenta 2%. mais desses 2% não pode estar se agravando para mais ao passar do tempo ?
umas das coisas que percebi que veiculos das montadoras alemã,
são mais resistentes a essas altereções.
mais selecionando um joguinho de rodas de boa procedencia que forneca a capacidade que a OEM fornecia.
pode de não estar acarretando possiveis danos posteriormente ..
 
Topo