Rodas aro 17"

Rodinei

Moderador
Olá galera,

estou precisando trocar meus pneus para viajar, e meu A3 está com rodas aro 15" pneus 205x60x15.
To em duvida entre trocar estes pneus e reformar as rodas ou trocar todo o conjunto por rodas aro 17".

Me ajudem dizendo sobre as diferenças que irei sentir, caso eu troque as rodas e qual a melhor medida para os pneus na roda 17"?

Valeu.

AdrianoY

Membro
Se eu fosse vc, colocaria as 17". É oque eu quero fazer, pq não quero perder o conforto, pois o S3 é 17" calçado com 225/45. Se o modelo original ja vem com roda 17", com certeza no quesito conforto vc não perde. E vou colocar as molas Heibach pra deixar o conjunto mais baixo.

RafaPR

Consultor Técnico
Roda 17 é mais esportiva, fica mais bacana esteticamente e vai aumentar a estabilidade.

Em contra-partida, via de regra o consumo aumenta (pois o arrasto será maior) e qualquer uma dessas marcas nacionais de rodas, a qualidade não chega nem perto das originais 15" ou 16".

Já prepare-se pra ter que balancear com certa frequência, ainda mais que elas são maiores e mais fáceis de amassar...

Klaus

Membro
que eu saiba qnto maior a roda menos o carro consome, pq a roda gira menos vezes pra percorrer uma distancia que uma roda menor giraria mais vezes...
o que faz aumentar o consumo eh a largura do pneu, se colocar um pneu largo de mais o arrasto vai ser maior...
dependendo do tamanho da roda, e da largura do pneu o consumo pode arte continuar igual...o meu dps que eu colquei as 18 ta consumindo menos andando normalmente, e pisando ta a msm coisa...

Rodinei

Moderador
RafaPR , você saberia me dizer qual a porcentagem que irá aumentar no consumo com rodas 17"?

e sobre as medidas dos pneus, 225x45 não ficarão muito largos?

Valeu.

jaltinier

Plantonista
Eu uso esse set que o codezito falou...e nem precisei rebaixar...não ficou balão..mas tem que redobrar a atenação nos buracos...

Kitsune

Membro
Klaus disse:
que eu saiba qnto maior a roda menos o carro consome, pq a roda gira menos vezes pra percorrer uma distancia que uma roda menor giraria mais vezes...
o que faz aumentar o consumo eh a largura do pneu, se colocar um pneu largo de mais o arrasto vai ser maior...
dependendo do tamanho da roda, e da largura do pneu o consumo pode arte continuar igual...o meu dps que eu colquei as 18 ta consumindo menos andando normalmente, e pisando ta a msm coisa...

Infelizmente não é assim Klaus. Primeiro que, normalmente, o conjunto pneu+roda mantem +/- o mesmo diâmetro (porque o perfil do pneu diminui). Mesmo assim, aumenta um pouco. E o momento de inércia (energia que um corpo em rotação detém) aumenta. E essa energia vem de algum lugar...

Tanto que um carro com rodas maiores PIORA em desempenho (principalmente em arrancada). Repare que em caminhões que vão tracionar cargas muito pesadas, eles colocam aquelas rodas menores, que aumenta a potência na roda (potência = torque * rotação).

Abraço!

Klaus

Membro
ah tem logica, mas o meu carro gasta menos com as rodas grandes, e mais com as 15...
e sim qndo o diametro total continua o msm, ai conta a largura, se o diamentro eh igual mais os pneus são bem mais largos o carro vai consumi mais msm...
roda grandeperde na saida mais ganha de final, por isso caminhao poe roda menor, eles tem que ter arrancada e nao velocidade...

STissue

Novato
Não tenho o A3 ainda, mas no meu carro atual troquei as 15 por 17. Tentei mudar o minimo possível o diametro total e largura. O que te digo é: Vai perder conforto sim, inversamente proporcional à estabilidade. Um pneu de perfil baixo não consegue absorver o primeiro impacto, o que será traduzido na suspensão. Vc vai sentir qualquer pedrinah que estiver pelo caminho. E se vc pretende rebaixar, vai ficar pior ainda. Porém, a estabilidade fica um tesão, o pneu de perfil baixo não vai "dobrar" na curva.
Em relação a consumo, o meu ficou entre 5 e 10% mais gastão. Pode ser até pq piso mais por conta da estabilidade.