Iuri_Brasília
Novato
Saudações A3 Clube,
Recentemente comprei um A3 Turbo 180 2004 e felizmente consegui fazer um bom negócio: o carro está só com 72 mil km. Mesmo que a máquina esteja funcionando, eu já pretendo investir para deixar o motor bem redondo.
Nessa missão, fui pesquisando os tópicos e fiz um levantamento dos principais problemas que os A 3 costumam dar.
A ideia dessa postagem é agrupar os principais problemas para trocarmos experiências de forma mais fácil, indicando as possíveis soluções e as mecânicas mais confiáveis para se fazer os serviços.
Assim, proponho uma reunião de postagens que poderia obedecer a seguinte forma.
Exemplo de resposta a esse post:
2. refrigeração
2.1 Problema : o carro esquenta quando paro no sinal
2.2: Possível problema: dei uma olhada no motor e está saindo uma fumaça de tal lugar
2.3 Solução: Meu mecânico de confiança falou que a mangueira tal que liga a parte X a Y estava ressecada e foi preciso trocá-la.
2.4. Detalhes do produto: Mangueira tal, marca tal por XXX reais na loja tal. Também encontrei por XXX reais no site tal, mas levava 10 dias para chegar e resolvi não comprar.
2.5. DIY - Possíveis estratégias para que o próprio dono faça o serviço
2.6 - Possíveis problemas relacionados: o sistema de refrigeração sobrecarregou e tal peça derreteu e também precisou ser trocada duas semanas depois que troquei a mangueira.
2.7 - Símbolo que apareceu no painel para indicar o referido problema: tentar descrever o símbolo que aparece no painel ou indicar um link com a foto
2.8 - Algum outro detalhe que possa ser pertinente para resolver esse problema.
Espero que possamos montar essa lista de problemas/soluções para tornar a necessária manutenção menos complicada e MAIS barata.Para dar dicas de possíveis produtos, também podemos seguir esses tópicos para organizar de forma mais clara a sugestão.
1. Motor
Embreagem – sem o bi-massa, a embreagem ficou mais seca
Sonda Bosh – 180cv tem duas - =R$ 280 (cada?) + 4 fios do tipo narrowband
MAF – Sensor de Fluxo de Massa – BOSCH
Corpo de borboleta
Sensor de rotação do motor - desligando do nada só pode ser esse sensor
Filtro de combustível
Mangueira do turbo – em baixo da tampa do motor
Sensor de temperatura - válvula termostática travada?
Filtro de ar
velas originais NGK
NGK Iridium BKR6EIX
IDIUM POWER Mod. IK20 5304
Regulador de pressão
Sensor de detonação (na caixa de ar)
Correia Poli V + Esticador
Correia dentada
Pressão da turbina - A3 e golf 150cv: pico de 0,6Bar (até 0,7Bar é normal em dias quentes) caindo pra 0,45 a 0,35bar
- demora para subir pressão (lag), pode indicar carcaça trincada
O modulo de ignição
óleo nos tubos de admissão, bem pouco na parte de baixo (até o intercooler) é aceitável.
2. Refrigeração
Resfriador de óleo. --- peça muito importante que não da aviso de desgaste...simplesmente quebra e mistura água e o óleo do motor
mangueira do respiro do óleo
Bomba d'água
5 litros de Castrol Magnatec profissional 5w40 sintético com filtro
Trocar o filtro de óleo e o oring que tem em cima
Interruptor térmico – Cebolão
Ventoinha não estava acionando por causa da tampa do reservatório sem pressão
Filtro de ar = Pra coletar ar mais frio com ronco usa o cônico + CAI (cold Air Intake). filtro K&N conico – Tem que adaptar. Mais simples é o Inbox
3. Estrutura
Hemocinética -marca Kic Tech, cerca de 300 pilas. Substituir os trizetas do semi-eixos por homocinéticas! Não aguento mais trocar trizeta, 3 em menos de 1200km!
São 3 calços (coxins), um em baixo da caixa do filtro de ar, um em baixo do fluido de direção hidráulica, e o dog-bone que só da pra ver por baixo do carro tirando o protetor de carter borrachas Oem.
Amortecedores
Cofap turbo gas consegui os 4 por 935,00
Buchas e as dois pivo da marca FebiBilsten - procedencia alemã - R$ 289,00
Batentes traseiros o par tambem marca acima - R$ 139,00
Batentes dianteiros "iden" R$ 226,00
1 Par de batente superior original = R$ 70
- 1 Par de coxim do amortecedor dianteiro original = R$ 80
- 1 Par de rolamento do batente original = R$ 120,00
- 1 Par de pivo original = R$ 140,00
- 1 Par de bucha inferior da bandeja original = R$ 76,00
4. Interno
sensor da bomba da direção hidráulica
Vidros
bomba a vácuo
Todos os vidros possuem um número pequeno da fabricação. ex. meu 2004/2005 tem um - 4 - gravado em todos os vidros.
O módulo conforto está acoplado na Bomba de vácuo, na lateral esquerda do seu porta molas (tem uma tampa). Abre ela e vai ter bem na sua frente uma caixa preta de plástico, é o subwoffer. Será necessário removê-lo, e aí é que está a encrenca... se não tiver lá, sorte sua, é só olhar logo abaixo da lanterna esquerda, está lá geralmente protegida por um envólucro de borracha. Desconecte as mangueiras com cuidado e o chicote elétrico (aliás, muitooo cuidado pois a bomba pode danificar-se com algum movimento ou choque mais brusco), enfim... boa sorte na empreita!
Dentro da bomba de vácuo tem um regulador de pressão que pode estragar/soltar. Quando esse regular de pressão solta, a bomba sabe qual a pressão dentro e continua tentando bombear mais, que foi o que a minha estava fazendo. Eles retiraram a bomba e colocam o regular, que no meu caso apenas soltou, no lugar. Foi serviço rápido de 10 min.
Esse problema tem algumas causas, ou uma das 2 mangueiras está fraca, ou mal encaixada.
5. Barulhos = problemas
para 3 bips tem 3 possibilidades
- falha no sistema de freios;
- nível ou temperatura do líquido de arrefecimento;
- pressão do óleo do motor muito baixa;
Recentemente comprei um A3 Turbo 180 2004 e felizmente consegui fazer um bom negócio: o carro está só com 72 mil km. Mesmo que a máquina esteja funcionando, eu já pretendo investir para deixar o motor bem redondo.
Nessa missão, fui pesquisando os tópicos e fiz um levantamento dos principais problemas que os A 3 costumam dar.
A ideia dessa postagem é agrupar os principais problemas para trocarmos experiências de forma mais fácil, indicando as possíveis soluções e as mecânicas mais confiáveis para se fazer os serviços.
Assim, proponho uma reunião de postagens que poderia obedecer a seguinte forma.
Exemplo de resposta a esse post:
2. refrigeração
2.1 Problema : o carro esquenta quando paro no sinal
2.2: Possível problema: dei uma olhada no motor e está saindo uma fumaça de tal lugar
2.3 Solução: Meu mecânico de confiança falou que a mangueira tal que liga a parte X a Y estava ressecada e foi preciso trocá-la.
2.4. Detalhes do produto: Mangueira tal, marca tal por XXX reais na loja tal. Também encontrei por XXX reais no site tal, mas levava 10 dias para chegar e resolvi não comprar.
2.5. DIY - Possíveis estratégias para que o próprio dono faça o serviço
2.6 - Possíveis problemas relacionados: o sistema de refrigeração sobrecarregou e tal peça derreteu e também precisou ser trocada duas semanas depois que troquei a mangueira.
2.7 - Símbolo que apareceu no painel para indicar o referido problema: tentar descrever o símbolo que aparece no painel ou indicar um link com a foto
2.8 - Algum outro detalhe que possa ser pertinente para resolver esse problema.
Espero que possamos montar essa lista de problemas/soluções para tornar a necessária manutenção menos complicada e MAIS barata.Para dar dicas de possíveis produtos, também podemos seguir esses tópicos para organizar de forma mais clara a sugestão.
1. Motor
Embreagem – sem o bi-massa, a embreagem ficou mais seca
Sonda Bosh – 180cv tem duas - =R$ 280 (cada?) + 4 fios do tipo narrowband
MAF – Sensor de Fluxo de Massa – BOSCH
Corpo de borboleta
Sensor de rotação do motor - desligando do nada só pode ser esse sensor
Filtro de combustível
Mangueira do turbo – em baixo da tampa do motor
Sensor de temperatura - válvula termostática travada?
Filtro de ar
velas originais NGK
NGK Iridium BKR6EIX
IDIUM POWER Mod. IK20 5304
Regulador de pressão
Sensor de detonação (na caixa de ar)
Correia Poli V + Esticador
Correia dentada
Pressão da turbina - A3 e golf 150cv: pico de 0,6Bar (até 0,7Bar é normal em dias quentes) caindo pra 0,45 a 0,35bar
- demora para subir pressão (lag), pode indicar carcaça trincada
O modulo de ignição
óleo nos tubos de admissão, bem pouco na parte de baixo (até o intercooler) é aceitável.
2. Refrigeração
Resfriador de óleo. --- peça muito importante que não da aviso de desgaste...simplesmente quebra e mistura água e o óleo do motor
mangueira do respiro do óleo
Bomba d'água
5 litros de Castrol Magnatec profissional 5w40 sintético com filtro
Trocar o filtro de óleo e o oring que tem em cima
Interruptor térmico – Cebolão
Ventoinha não estava acionando por causa da tampa do reservatório sem pressão
Filtro de ar = Pra coletar ar mais frio com ronco usa o cônico + CAI (cold Air Intake). filtro K&N conico – Tem que adaptar. Mais simples é o Inbox
3. Estrutura
Hemocinética -marca Kic Tech, cerca de 300 pilas. Substituir os trizetas do semi-eixos por homocinéticas! Não aguento mais trocar trizeta, 3 em menos de 1200km!
São 3 calços (coxins), um em baixo da caixa do filtro de ar, um em baixo do fluido de direção hidráulica, e o dog-bone que só da pra ver por baixo do carro tirando o protetor de carter borrachas Oem.
Amortecedores
Cofap turbo gas consegui os 4 por 935,00
Buchas e as dois pivo da marca FebiBilsten - procedencia alemã - R$ 289,00
Batentes traseiros o par tambem marca acima - R$ 139,00
Batentes dianteiros "iden" R$ 226,00
1 Par de batente superior original = R$ 70
- 1 Par de coxim do amortecedor dianteiro original = R$ 80
- 1 Par de rolamento do batente original = R$ 120,00
- 1 Par de pivo original = R$ 140,00
- 1 Par de bucha inferior da bandeja original = R$ 76,00
4. Interno
sensor da bomba da direção hidráulica
Vidros
bomba a vácuo
Todos os vidros possuem um número pequeno da fabricação. ex. meu 2004/2005 tem um - 4 - gravado em todos os vidros.
O módulo conforto está acoplado na Bomba de vácuo, na lateral esquerda do seu porta molas (tem uma tampa). Abre ela e vai ter bem na sua frente uma caixa preta de plástico, é o subwoffer. Será necessário removê-lo, e aí é que está a encrenca... se não tiver lá, sorte sua, é só olhar logo abaixo da lanterna esquerda, está lá geralmente protegida por um envólucro de borracha. Desconecte as mangueiras com cuidado e o chicote elétrico (aliás, muitooo cuidado pois a bomba pode danificar-se com algum movimento ou choque mais brusco), enfim... boa sorte na empreita!
Dentro da bomba de vácuo tem um regulador de pressão que pode estragar/soltar. Quando esse regular de pressão solta, a bomba sabe qual a pressão dentro e continua tentando bombear mais, que foi o que a minha estava fazendo. Eles retiraram a bomba e colocam o regular, que no meu caso apenas soltou, no lugar. Foi serviço rápido de 10 min.
Esse problema tem algumas causas, ou uma das 2 mangueiras está fraca, ou mal encaixada.
5. Barulhos = problemas
para 3 bips tem 3 possibilidades
- falha no sistema de freios;
- nível ou temperatura do líquido de arrefecimento;
- pressão do óleo do motor muito baixa;