eu estou passando pelo mesmo dilema do cambio...tem gente que fala para nao trocar tem gente que fala para trocar...sou de SP e liguei na vw mais conceituada daqui e me disseram q o oleo é para trocar com 4 anos...ai o cara me aconselhou que se nao tivesse trocado nessa data nao trocar mais pq pode dar pau no cambio...ai fica a duvida...eu gostaria de trocar oleo e filtro de oleo de cambio...porem em todos os lugares q eu liguei me disseram que poderia dar pau...mas q eles acham q deve trocar mas que eles tem q me avisar que pode dar pau....eita duvida cruel...alguem ai sabe ajudar??RafaPR disse:Algumas considerações:
- Amortecedores: não tá nada do outro mundo, mas achei caro. Dá pra conseguir mais em conta!
- Óleo do câmbio tiptronic: teoricamente todo câmbio automático necessita de troca de óleo. Tem uma longa discussão quanto a isso aqui no fórum já, contudo pesquisando um pouco na net realmente existe um óleo "long life" que não precisa de troca; este é o óleo usado pelo A3, inclusive conversei com meu primo que é ex-Audi (5 anos de concessionária aqui em Curitiba) e ele confirmou essa informação que o óleo é long life e não necessita de troca. Inclusive, este é o motivo do litro custar tão caro!
Eu era a favor da troca, mas depois desta pesquisada acho melhor vc se informar um pouco mais antes de trocar. Se o câmbio tiver com comportamento normal, acho que não precisa trocar.
- Mão de obra: meu deus cara, isso tá um assalto a mão armada! Até R$ 400 era aceitável pq vc tá fazendo bastante coisa, mas 800 pila é osso viu...a não ser que vc confie muito na oficina e não tenha pra onde correr, acho que dava pra conseguir coisa mais em conta...