Revisão 100.000 km[O que fazer?]

shogun

Novato
galera seguinte, tenho um A3 1.8T 150 cv automatico 04/05.

Comprei o carro com 90mil rodados, sem muita informação do que ja foi feito, sei apenas o que foi trocado nas revisões da autorizada que consta no manual e tambem não mexi em muita coisa ainda.

Meu carro esta chegando ja aos 100mil e gostaria de saber o que vcs acham que eu devo trocar, aonde trocar e quanto gastarei +/-, isso supondo que NUNCA foi trocado nada.

Eu tentei achar um tópico sobre o assunto mas não encontrei, se ja existe me desculpem.
 
Nos seus 100k km não sei o que deve ser trocado, mas posso falar algumas coisas que já deviam ser trocadas aos 100k km:

-Óleo e filtro do câmbio. A sua caixa é a 01M, portanto se não me engano um Dextron 3 já é bom o suficiente. Deve pagar uns R$20 no litro, mas não faço ideia do volume da caixa. Filtro deve custar uns 90~120 reais. Alguém com o mesmo câmbio que você pode te ajudar melhor
-Tensor e correias, poli-v etc... varia muito o preço dependendo de onde comprar.
-Bomba d'água e válvula termostática (acredite, se elas ainda não estragaram, logo te deixarão na mão) R$150,00 + 70,00
-Troca de todos os fluídos; freios, radiador(com limpeza), direção.. não deve passar de R$ 150,00
Mais umas besteirinhas, como limpeza de bicos, dar uma olhada nas velas, medir pressão do combustível etc...


São manutenções básicas que deveriam ser feitas gradativamente dos 70 até uns 110 mil km

Que me lembre é isso por enquanto!
 

Cfacioli

Membros VIP
Ja na parte de suspensao, verifique:
- Embuchamento suspensao e da barra estabilizadora
- Bieletas
- Pivos (ou terminais) de direcao
- Rolamentos de rodas
- Rolamento da torre de suspensao dianteira
- Discos de freio + pastilhas
- Amortecedores + batentes

Mais algumas coisas que é bom revisar antes de dar problema, pq se der vc fica na mao:
- Rolamento alternador + escovas novas
- Revisao motor de partida

Refrigeracao:
- Eu trocaria todas as mangueiras onde passa agua por novas, deve ficar barato isso e vc fica garantido por muito tempo (vc nao sabe a dor de cabeça que é ter uma mangueira furada em viagem). Compre as goodyear.
- Revisao/limpeza do radiador + fluido novo.
- Troca de bomba dagua.

Cara, se vc fizer/revisar isso tudo, vc tem carro pra mais 10 anos tranquilo.
 

Northon

Membro
pedrolimaumturbo disse:
Nos seus 100k km não sei o que deve ser trocado, mas posso falar algumas coisas que já deviam ser trocadas aos 100k km:

-Óleo e filtro do câmbio. A sua caixa é a 01M, portanto se não me engano um Dextron 3 já é bom o suficiente. Deve pagar uns R$20 no litro, mas não faço ideia do volume da caixa. Filtro deve custar uns 90~120 reais. Alguém com o mesmo câmbio que você pode te ajudar melhor
-Tensor e correias, poli-v etc... varia muito o preço dependendo de onde comprar.
-Bomba d'água e válvula termostática (acredite, se elas ainda não estragaram, logo te deixarão na mão) R$150,00 + 70,00
-Troca de todos os fluídos; freios, radiador(com limpeza), direção.. não deve passar de R$ 150,00
Mais umas besteirinhas, como limpeza de bicos, dar uma olhada nas velas, medir pressão do combustível etc...


São manutenções básicas que deveriam ser feitas gradativamente dos 70 até uns 110 mil km

Que me lembre é isso por enquanto!

se for colocado DEXRON vai ferrar com a caixa, só podes por pentosin ou um oleo atf da esso, nao lembro o modelo, mas no topico sobre caixa automatica tem certinho, com todas as infos necessárias para trocar
se for colocada
 
Isso mesmo. Dextron é o "tipo" de óleo. E ATF significa Automatic Trasmition Fluid.
Até onde eu sei o Dextron III é bem recomendado para transmissões de 4 marchas, assim como essa 01M. Mas é melhor pesquisar antes.
 

shogun

Novato
A troca do oleo do cambio no começo do ano eu fiz um orçamento com o Domingos que é bem recomendado pelo pessoal aqui do forum e não ficou caro, mas acabei não fazendo pq os caras da sorana falaram que não era recomendado. Eu sou leigo, mas pelo que eu to vendo aqui no forum é realmente necessario.
 
shogun disse:
A troca do oleo do cambio no começo do ano eu fiz um orçamento com o Domingos que é bem recomendado pelo pessoal aqui do forum e não ficou caro, mas acabei não fazendo pq os caras da sorana falaram que não era recomendado. Eu sou leigo, mas pelo que eu to vendo aqui no forum é realmente necessario.

Te disseram uma bela asneira de cores cintilantes!
 

shogun

Novato
pedrolimaumturbo disse:
shogun disse:
A troca do oleo do cambio no começo do ano eu fiz um orçamento com o Domingos que é bem recomendado pelo pessoal aqui do forum e não ficou caro, mas acabei não fazendo pq os caras da sorana falaram que não era recomendado. Eu sou leigo, mas pelo que eu to vendo aqui no forum é realmente necessario.

Te disseram uma bela asneira de cores cintilantes!


kkkk, eu percebi isso tambem.
Uma duvida aquelas coisas que vc listou que seria bom eu trocar, tirando o oleo do cambio que eu ja sei, quanto sera que ficaria a mão de obra?
 
Fora a revisão do câmbio, de resto deve ficar em torno de R$200,00 a R$300,00 de mão de obra. Pode oscilar pra mais ou pra menos a depender da oficina. Mas toma cuidado com mecânicas que não recomendam trocar o óleo da caixa haha

Tem um tópico de oficinas recomendadas por usuários do clube, dá uma olhada lá que estas costumam dar descontos pros membros.
 

shogun

Novato
pedrolimaumturbo disse:
Fora a revisão do câmbio, de resto deve ficar em torno de R$200,00 a R$300,00 de mão de obra. Pode oscilar pra mais ou pra menos a depender da oficina. Mas toma cuidado com mecânicas que não recomendam trocar o óleo da caixa haha

Tem um tópico de oficinas recomendadas por usuários do clube, dá uma olhada lá que estas costumam dar descontos pros membros.

Eu dei uma olhada la mesmo, o cambio eu vou fazer com o Domingos, agora o resto eu vou dar um pulo no Centro Automotivo Tamboré que das que foram indicadas é a que fica mais proximo da minha casa.

Alem disso eu vo te que da um jeito na turbina que ta fumando, ai ja vai mais uma paulada, mas esse eu tenho que procurar um lugar ainda.
 

padovani

Novato
Shogun, me permite usar aqui seu tópico, mas leio muito o pessoal falando que quando a turba tá começando a pedir retífica (na HZL, claro!!!) ela fuma. Mas como eu nunca vi isso, alguém poderia me explicar melhor como isso acontece?

Tipo, onde aparece essa fumaça? E como fazer pra diagnosticar/saber se a turbina está boa ou com problema?
 

Cfacioli

Membros VIP
padovani disse:
Shogun, me permite usar aqui seu tópico, mas leio muito o pessoal falando que quando a turba tá começando a pedir retífica (na HZL, claro!!!) ela fuma. Mas como eu nunca vi isso, alguém poderia me explicar melhor como isso acontece?

Tipo, onde aparece essa fumaça? E como fazer pra diagnosticar/saber se a turbina está boa ou com problema?

Ela precisa de retifica qndo o eixo da turbina está com folga no mancal, deixando escapar óleo e esse óleo vai para a admissao fazendo o carro fumar (queimar esse óleo)
 

Cfacioli

Membros VIP
Uma forma grosseira de verificar seria pegar o eixo da turbina e movimentar, tentando ver se tem folga. Fora isso seria medir o eixo com micrometro e o mancal com súbito e ver se as folgas estao dentro dos limites aceitáveis.
 

Cfacioli

Membros VIP
Nao, a turbina manda ela pra dentro do motor, e o motor queima esse oleo, fazendo a fumaca sair pelo escapamento.

A parte quente da turbina é girada pelos ares que saem do escape, certo? E a parte quente é ligada à parte fria por um eixo, montado num mancal (ou rolamento no caso das roletadas, que sao diferentes das nossas). Tem que ter óleo ali para nao fundir os metais. Aí a o eixo faz movimentar a parte fria, que joga ar com mais pressao que a pressao atmosférica para dentro do motor. Como esse eixo está com folga, o retentor nao é suficiente para vedar o oleo, o que faz o mesmo ir junto com o ar para o motor. Aí o motor queima esse oleo junto com a mistura de ar + combustivel.

É a mesma coisa que um motor com folga nos aneis do pistao. Nesse caso, tb passa oleo pra camara de combustao, fazendo o carro fumar. Mesma coisa com retentor de válvulas...

Abs!
 

chedid

Administrador
depende da folga, o óleo sai parte quente também, ou seja, vai direto pro escape que quente faz fumaça também
 

chedid

Administrador
nem tanto.... o meu, quando desmontei o escape, mais precisamente a saída da turbina, tinha óleo lá e não faz isso que vc falou;
 

shogun

Novato
vale a pena fazer a retifica ou é melhor trocar? eu mandei um e-mail pro pessoal da hzl pra ver se eles me passam um orçamento.
 
Topo